Psicologia, caráter e educação dos gatos

Psicologia do gato: informações úteis sobre o comportamento

Psicologia do gato: informações úteis sobre o comportamento
Contente
  1. Sobre o que o rabo está falando?
  2. Por que o gato dobra as costas?
  3. As orelhas são um indicador de comportamento
  4. Hábitos felinos
  5. O olhar de um animal imóvel
  6. Variedade de sinais sonoros

Quem cuida de gatos constantemente, mora com eles desde a infância, sabe tudo sobre os hábitos desses animais e pode dizer muito sobre eles não pior do que um especialista. Quem decidiu recentemente ligar a vida aos gatos acha que os animais são difíceis de gerir, não são fáceis de negociar e, em geral, é difícil perceber quem manda na casa - um gato ou uma pessoa.

De repente você percebe que o gato não está dormindo em sua cama, mas na cama do dono, a alimentação não está ocorrendo conforme o planejado. O próprio animal ensinou o dono com seus caprichos a dar a comida que ele deseja. Depois de observar a mascote, você chega à conclusão de que precisa conviver com ela no respeito mútuo, não obedecer às regras dela, mas também não impor as suas, olhar de perto, estudar e entender um ao outro. Para tornar a vida juntos mais bem-sucedida, vamos nos voltar para a psicologia dos gatos, vamos dizer a você o que diferentes formas de comportamento de animais de estimação podem significar.

Sobre o que o rabo está falando?

Existe a expressão "segure o rabo com uma pistola", ou seja, erguido. É o que dizem quando se sintonizam com o positivo. Uma situação espionada por gatos - se eles andam pelo apartamento com o rabo para cima, ficam felizes com tudo. Nesse momento é fácil se comunicar com eles, eles aceitam carinho, se desejar, podem brincar com o dono.

Uma cauda trêmula deve alertar o dono, pois reflete uma manifestação de descontentamento, sugere que o gato está nervoso. Se neste momento você chamar a atenção para o animal com suas carícias, poderá enfrentar a agressão.

Se um gato contrai os músculos da base da cauda, ​​causando uma contração, ele fica nervoso e se lambe constantemente, provavelmente está com tensão nervosa.

É preciso dar-lhe mais atenção discretamente e, no caso de uma situação negligenciada, entrar em contato com o veterinário que irá prescrever sedativos.

Se o gato se agacha e enfia o rabo, escondendo-o entre as patas, significa que está com muito medo. Essa postura pode ser observada quando os animais se separam e o gato dominante introduz o oponente em um estado de estupor.

Existem razões mais sérias que fazem um animal de estimação dobrar o rabo - elas estão relacionadas a doenças. Se o gato está abaixando o rabo em uma posição inclinada, está tremendo e não consegue ficar de pé, provavelmente ele tem diabetes mellitus, acompanhado de convulsões. O animal precisa ser levado ao veterinário com urgência.

Uma cauda dobrada, um comportamento nervoso e uma incapacidade de sentar podem indicar uma lesão no quadril ou na coluna. Nesse caso, também é necessário um veterinário.

Por que o gato dobra as costas?

Dorso curvo com cabelo levantado, nuca protuberante e cauda fofa indicam forte medo do animal. Neste momento não deve ser tocado, em estado de estresse o gato pode bater, soltar as garras ou morder. Melhor se afastar e acalmá-la com uma voz gentil. Tente entender a origem do medo e elimine-o. O gato pode se assustar com uma coisa estranha vista em um lugar inesperado, ou pelo dono vestido com uma túnica longa e incomum. Quando ela perceber que este é o mestre, ela irá gradualmente se acalmar.

Os gatinhos às vezes, enquanto brincam, dobram as costas, empinam o pêlo e, ao mesmo tempo, saltam para o lado.

As orelhas são um indicador de comportamento

Duas orelhas pequenas podem dizer sobre o humor do gato, basta observá-los. Conversa direta e aberta sobre paz completa e desapego do que está acontecendo. Se em tal momento você se voltar para um animal de estimação com um caráter fleumático, ele mostrará completa indiferença, nem mesmo virará a cabeça para o dono, mas uma orelha ainda se virá - a curiosidade natural o forçará.

Se as orelhas do gato estão bem pressionadas contra a cabeça, as pupilas estão dilatadas e ela mesma se comprimiu como uma mola - o animal está em uma posição de extrema irritação e raiva. Melhor dar um passo para o lado e esperar até que ela se acalme.

As orelhas voltadas para trás transmitem a emoção do bichinho - ele quer e está pronto para brincar, se recuperar, se esconder. Em uma palavra, caçar.

Hábitos felinos

Muitas vezes é possível notar como o gato esfrega suavemente contra as pernas ou vários objetos, neste momento ele deixa um cheiro. Marca uma pessoa, móveis, roupas com seus feromônios. Principalmente coisas novas ou roupas em que você veio da rua, pois tem cheiros estranhos. O animal deve torná-los "seus". O gato também esfrega as pernas com ternura, como sinal de seus sentimentos.

Outro hábito felino é rolar de barriga para cima. Isso acontece por vários motivos: ela só expõe a barriga para aquele em quem confia incondicionalmente, enquanto ronrona e se deixa acariciar. O gato pode cair de costas mesmo em caso de proteção.

Nesses momentos, ela se comporta de forma ameaçadora, colocando as patas para frente com garras abertas.

O olhar de um animal imóvel

Um olhar demorado fala de um pedido. Por exemplo, um gato senta muito tempo e olha para um prato vazio, o que significa que pede comida, se senta e olha para a porta da varanda, pede para abri-la. Além de perguntar, um olhar demorado pode significar muito, você deve dar uma olhada nisso:

  • o gato pega uma ameaça ou está insatisfeito com alguma coisa;
  • pede para jogar;
  • parece isso por excesso de sentimentos.

O que o olhar significa pode ser entendido pelo comportamento posterior do animal.

Variedade de sinais sonoros

O gato é capaz de miar, ronronar, bufar, mudar o timbre da voz de baixo para alto. A comunicação com um animal pode ser muito facilitada se você entender seus pedidos e avisos de voz.

  • O gato sibilante está assustado, ela tenta se defender ou assustar o inimigo.
  • Os animais bufam por vários motivos - eles estão preocupados; algo entrou no nariz; nariz escorrendo; uma raiz de dente inflamada pode causar dor no nariz. Se o animal cheira com frequência, é melhor consultar um veterinário para não deixar passar a doença.
  • O ronronar trai o amor e o bom humor dos animais de estimação. Mas se o ronronar quase se transforma em rugido, o gato está expressando insatisfação. Existem outras razões para o ronronar felino. Cientistas britânicos descobriram que o som do ronronar nas frequências de 20 e 140 hertz ajuda o animal a se recuperar, promove a cura óssea, alivia o inchaço, a falta de ar e reduz a dor.
  • O gato geralmente encontra os donos após a ausência com miados abruptos de "arrulho". Ela estava esperando, feliz por voltar, então com toda sua aparência ela comunica seus sentimentos. Nesse momento, você precisa acariciar o animal, caso contrário ele ficará ofendido.
  • Um miado prolongado pode ser emitido por um gato preocupado, por exemplo, se o dono sai de casa. O animal fica muito tempo sentado em frente a uma porta fechada e mia uivando. Quando o dono volta para casa, o gato muitas vezes segue em seus calcanhares e mia novamente, mas com uma entonação diferente - alegre, intercalada com lamentosa, como se contasse o quão solitária ela estava.

    Apesar da ênfase na autossuficiência, os gatos nos amam e precisam muito. Se você observar de perto o comportamento do animal e aprender a entendê-lo, poderá se tornar o melhor amigo do seu gato, além de não perder os problemas com sua saúde.

    A psicologia dos gatos é discutida no próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa