Gato de bengala

Gato de Bengala: características da raça e caráter

Gato de Bengala: características da raça e caráter
Contente
  1. Descrição da raça
  2. Caráter e comportamento
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Críticas do proprietário

Antes de comprar um animal de raça pura, é aconselhável estudar todas as nuances que terá que enfrentar. Os gatos de Bengala são uma raça jovem e relativamente pouco conhecida que está ganhando popularidade rapidamente. Portanto, vale a pena considerar as principais características dos gatos de Bengala e descobrir em que caráter os representantes desta raça se diferenciam.

Descrição da raça

A "mãe" desta raça única é o geneticista americano Jig Sugden, que, durante uma viagem ao Sul da Ásia em 1961, adquiriu um gato de Bengala selvagem e o levou para casa. Somente em 1982 ela conseguiu obter híbridos estáveis ​​de um gato selvagem asiático com um doméstico.

Pois bem, o ano oficial de nascimento dos Bengals é considerado 1991, quando foi aprovado o padrão internacional para gatos desta raça, que combina a cor e a rapidez dos leopardos selvagens com a complacência dos gatos domésticos comuns. De acordo com esta norma, um gato de Bengala adulto (com mais de 2 anos) tem as seguintes características:

  • o peso corporal desses animais geralmente varia de 5 a 6 kg;
  • a altura de Bengals na cernelha varia entre 25 e 32 cm;
  • a expectativa de vida de tal animal de estimação será de 12 a 15 anos;
  • o corpo desses animais deve ser musculoso e alongado;
  • o comprimento das patas traseiras dos bengalis deve ser mais longo do que o das dianteiras;
  • o pescoço deve ser longo e grosso;
  • a cabeça tem pequenas dimensões em relação ao corpo, em forma de cunha e difere nos contornos arredondados;
  • os olhos devem ser verdes profundos ou dourados (para pontos de cores, o azul é permitido) e ter formato oval;
  • o nariz desses gatos é bastante largo;
  • as orelhas devem estar nas bordas da cabeça e ser relativamente curtas em comprimento, alargadas em direção à base e também com pontas arredondadas;
  • as bochechas desta raça são relativamente rechonchudas e os conjuntos são bastante massivos.

Um dos sinais importantes é a cor, em que a tonalidade principal costuma ser em diferentes tons de marrom. Existem também os bengalis, cuja cor é dominada pelos tons neve, azul, carvão e até prateados. Independentemente da cor de base, todos os Bengals devem ter um padrão, que pode ser:

  • mármore;
  • manchado (um leopardo);
  • roseta (manchas com borda mais escura).

A cor da imagem geralmente é preto, cinza ou marrom, enquanto a imagem é sempre mais escura do que o tom principal. Quaisquer manchas brancas na pelagem são consideradas um defeito, tais gatinhos de criadores profissionais devem ser descartados. A cor da cauda pode ser manchada ou anelada, e a ponta da cauda deve ser escura. Independentemente da opção de cor, todos os gatos desta raça se distinguem pela presença de pelagem espessa, macia e brilhante.

O comprimento da pelagem varia entre curto e médio. Finalmente, a voz de Bengals difere da maioria das raças clássicas - é visivelmente mais alta, tem muito mais tons sônicos.

Caráter e comportamento

Apesar de existirem muitos felinos realmente selvagens entre os ancestrais desta raça, seria simplesmente impossível mantê-los em casa, um Bengala puro-sangue se distingue por um caráter afetuoso e brincalhão, além de um intelecto muito desenvolvido. Além disso, se em outras raças apenas os gatinhos são ativos e brincalhões, então os Bengals retêm esse traço de caráter por toda a vida. Graças a isso, esses gatos se dão muito bem com crianças e outros animais.

Esses hábitos exigem que o animal de estimação receba sempre brinquedos e receba a atenção dos donos. Nessas condições, os bengalis "florescem" e até começam a se comportar um pouco como cachorros - podem vir correndo a pedido do dono, trazer seus brinquedos para ele.

O amor pela atividade e pelas brincadeiras também tem uma desvantagem - um Bengala crescendo em um aviário ficará com medo e pode até mostrar uma agressão desmotivada. E se o seu animal achar que você está prestando pouca atenção nele, ele pode começar a roubar pequenos objetos deliberadamente. Finalmente, na ausência de brinquedos para gatos, as coisas necessárias na casa podem se tornar o tema dos jogos do bengali.

Estes gatos são totalmente dedicados ao dono e aceitam de bom grado outros membros da sua família, outros gatos, cães e até hóspedes. Claro, você não deve acariciar imediatamente um bengali, tendo vindo visitar seus donos, mas depois de alguns minutos de conhecimento, ele ficará feliz em brincar com você. Deve-se ter em mente que a ludicidade em todos os gatos é uma continuação dos instintos de caça, portanto os bengalis são igualmente ativos, “brincando” com brinquedos comuns e com ratos vivos, pássaros e outros pequenos animais.

Mas o fim dessas brincadeiras costuma ser a morte de um "brinquedo vivo", por isso as gaiolas com papagaios e roedores domésticos na casa onde vive o gato de Bengala devem estar sempre fechadas. Uma característica interessante do caráter desses animais de estimação pode ser chamada de um amor atípico pela água para os felinos. Os bengalis gostam muito de brincar com a água que escorre de uma torneira aberta, e alguns representantes da raça podem até tomar banho alegremente.

Vantagens e desvantagens

As principais, do ponto de vista dos criadores, são as vantagens dos gatos desta raça sobre as demais:

  • Cor "leopardo", olhos expressivos, contornos corporais nítidos (no exterior dos Bengals tudo fala do seu sangue selvagem), pelo que esta raça é ideal para os amantes de gatos exóticos e simplesmente lindos;
  • devido à sua sociabilidade, esta raça é uma boa opção para famílias onde já existe uma criança ou outros animais de estimação;
  • apesar da origem, eles geralmente se distinguem por um caráter agradável e uma mente desenvolvida, o que permite até mesmo um pequeno treinamento de tais gatos;
  • o caráter desses gatos se distingue pela devoção, ludicidade e amor à comunicação;
  • como todos os híbridos, eles gozam de boa saúde e raramente ficam doentes;
  • a maioria desses gatos tem cabelo curto, o que os torna fáceis de cuidar;
  • A lã de bengala é praticamente hipoalergênica;
  • esses animais de estimação são muito limpos e adoram água;
  • Bengals pode ser percorrido na rua.

Esta raça também tem uma série de desvantagens:

  • os ancestrais dos bengalis levavam um estilo de vida muito ativo, então sua saúde é prejudicada sem atividade física regular (você pode até precisar comprar "simuladores");
  • se, em resposta à lealdade e brincadeira, o gato não recebe atenção suficiente, a agressão pode surgir nele;
  • o amor pela água, combinado com uma mente inquiridora viva, pode fazer com que o animal de estimação aprenda a abrir as torneiras e drenar a água do banheiro por conta própria, o que pode criar uma série de inconvenientes para os donos;
  • é impossível caminhar pelos bengalis sem coleira - sangue selvagem pode fazer um animal escapar a qualquer momento;
  • Esses gatos não gostam de ficar sentados nos braços do dono por muito tempo - o amor pela liberdade e pela atividade tem precedência sobre a devoção;
  • machos não castrados têm o hábito de marcar móveis;
  • a voz alta e rica desta raça pode acordar qualquer um.

Críticas do proprietário

A maioria dos proprietários destes gatos está muito satisfeita com sua aparência e caráter. Além disso, muitos proprietários estão satisfeitos que esta raça quase não solta e não deixa pelos por todo o apartamento. Acima de tudo, as críticas às vezes são causadas por brincadeiras excessivas, que, com a falta de atenção, se transformam em travessuras. Além disso, nem todos os amantes de gatos estão prontos para suportar a voz alta dos gatos e gatos desta raça na primavera ou quando eles querem comer.

Para as características da raça, veja abaixo.

7 comentários

Pegamos um gato de Bengala com a idade de dois meses. Ele cresce rapidamente - em um mês mais meio quilo. Bonito, mas excessivamente ativo. Ela corre pelo apartamento, enrola as cortinas (tive que tirar), tirou a segunda gata (britânica) - destemida, adora água - ela sempre ajuda a lavar a louça, o chão, joga a tigela de água dela. Não recomendo veementemente um gatinho pequeno para uma família com crianças - eles podem arranhar e morder. E é melhor não levá-los para um apartamento pequeno - essa raça precisa de espaço.

Tenho um gato de Bengala prateado chamado Leonardo.

Quero ter um gato, não consigo decidir a escolha da raça, estou pensando em um bengala, é verdade que eles podem escrever na cama?

Angélica ↩ Oksana 05.08.2021 17:16

Oksana, nunca. Eles são muito organizados, com caráter, inteligentes, destemidos e muito ativos.

Esperança ↩ Oksana 19.08.2021 00:06

Oksana, porém, especialmente quando ela pede comida. É necessário acompanhar e transplantar imediatamente para a bandeja. Pode ser desmamado.

Victoria ↩ Oksana 18.10.2021 17:55

Todos podem fazer isso))))

Pegue um Bengala, você não vai se arrepender: gatos muito bonitos, gentis, espertos. Nosso gato é muito falante))) Nós o levamos aos 2 meses, houve um caso: ele nos escreveu na cama de madrugada, quando ainda estávamos dormindo, nos primeiros dois dias, depois apenas para sua bandeja. Agora ele já tem um ano e nunca pregou uma peça suja.

Moda

a beleza

casa