Variedade de raças

Gatos tailandeses: descrição da raça, opções de cores e características do conteúdo

Gatos tailandeses: descrição da raça, opções de cores e características do conteúdo
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Quantos anos eles vivem?
  5. Tipos de cor
  6. Condições de detenção
  7. O que alimentar?
  8. Saúde
  9. Crescendo
  10. Reprodução
  11. Apelidos populares
  12. Semelhanças e diferenças com o gato siamês
  13. Críticas do proprietário

Se você deseja obter não apenas um belo animal doméstico, mas um amigo dedicado, você deve prestar atenção aos gatos tailandeses. São animais afetuosos, porém dignos, que conquistaram o coração de muitos donos de gatos. Criaturas graciosas de longe chamam a atenção por seus hábitos e olhos azuis expressivos. Neste artigo, contaremos a história da origem desses gatos e listaremos suas principais diferenças em relação aos representantes de outras raças.

História de origem

Como o nome sugere, a história da raça começou na Tailândia. É derivado da raça siamesa antiga e possui uma cor, formato de cabeça e curvas corporais especiais. Como seus parentes, os gatos viviam em templos e palácios budistas. Esses ronronados eram tão caros que as pessoas comuns não podiam pagar. Acreditava-se que após a morte do dono, eles acompanharam sua alma até o reino dos mortos.

Eles foram convidados para as procissões fúnebres de pessoas nobres e, em seguida, levados ao templo, onde os gatos tailandeses viviam em condições luxuosas: comiam em pratos de ouro e dormiam em luxuosos travesseiros caros. Tudo para que os animais que têm ligação com o mundo superior possam ajudar o dono a ganhar a graça de Deus.

Os ancestrais dos tailandeses, os velhos gatos siameses, são conhecidos pelo homem pelo menos desde o século XIV. Eles podem ser vistos em miniaturas da coleção "Livro de Poemas sobre Gatos", uma raridade na Biblioteca Nacional de Bangkok. As belezas foram nomeadas nele apenas como diamantes brilhantes.Esses animais não podiam ser retirados da Tailândia, mas no século 19 eles foram trazidos para países europeus - dois gatinhos foram apresentados ao general britânico. Após deixar a pátria, a raça Old Siamese começou a ser selecionada, e as raças Thai e Siamese receberam um status separado.

A graciosa Thais de olhos azuis conquistou imediatamente a nobreza inglesa; mesmo a Rainha Vitória, que estabeleceu as belezas em seus domínios, não resistiu aos seus encantos. A raça tailandesa foi oficialmente aprovada apenas em 1990, e um ano depois apareceu seu padrão. No nosso país os taeks gostam muito, são criados em viveiros, onde todos podem comprar um gatinho com pedigree e documentos.

Descrição

A estrutura do gato parece harmoniosa. De acordo com as características do padrão, as tailandesas são de tamanho médio, não muito altas na cernelha, compactas e com músculos bem desenvolvidos. O peso ronronante varia de 4 a 6 kg, os gatos parecem menores do que os machos e têm um corpo mais gracioso.

A cabeça tem o formato de uma maçã ou, como também é chamada, uma gota, é bem arredondada na extremidade, não tem contornos angulares ou achatados. O comprimento do focinho é médio, o queixo parece bastante poderoso, mas não muito grande, as bochechas se destacam nos machos. As orelhas, como o nariz, são de tamanho médio, bem separadas. Se você desenhar linhas das pontas até a ponta do nariz, deverá obter um triângulo retângulo. Os olhos têm a parte inferior mais arredondada, colorida em vários tons do azul ao azul.

O pescoço é mais curto nos homens do que nas mulheres, o corpo é compacto e os músculos peitorais bem desenvolvidos. As patas também são bem desenvolvidas, a cauda afinando suavemente em direção à ponta. A pelagem fina tem subpêlo médio.

Traços de caráter

Os traços de caráter desses ronronados estão em sua curiosidade e obediência, que é muito popular entre seus donos. O focinho quase sempre tem a expressão de um gato tentando entender o que está acontecendo, o que propicia o contato. Ela gosta de participar de qualquer atividade da casa, mas se você pedir que ela não interfira, ela aceitará seu desejo.

Se o animal for fechado dentro de casa sozinho, ele miará lamentavelmente. No caso de a própria gata querer ficar sozinha, ela pode ir para uma sala vazia e ficar sozinha com seus pensamentos. Quando um gatinho acaba de cruzar a soleira da sua casa, sua necessidade de comunicação é extremamente alta. Deixá-lo sozinho no momento de conhecer uma nova casa em um espaço confinado é fortemente desencorajado, caso contrário, será difícil para ele confiar em seus novos proprietários.

Essas garotas espertas entendem rapidamente como abrir e fechar portas, olhando para uma pessoa, elas podem começar a colocar comida em sua boca. A observação natural permite que ela encontre rapidamente o dono do apartamento, pois ela se lembra onde ele está mais frequentemente neste momento.

Uma mulher tailandesa brincalhona e não conflituosa rapidamente encontra contato com todos os membros da família, incluindo crianças. Em raras exceções, os ronronados emocionais demais têm ciúmes de seu dono ou anfitriã amado e, por essa razão, não gostam da criança. Além disso, essas criaturas orgulhosas podem se ofender com as crianças se se permitirem machucá-las durante os jogos. Você precisa explicar a seus filhos que precisa cuidar do gato e demonstrar isso com seu exemplo. A mulher tailandesa geralmente não tem nada contra cachorros, então não se preocupe se você já tem um amigo de quatro patas.

Quantos anos eles vivem?

Taiki são gatos que vivem uma vida longa - em média, sua duração é de 17 anos. Claro, a longevidade natural desta raça deve ser sustentada por condições de vida confortáveis ​​e boa nutrição. Para que esses petardos ativos não se machuquem durante os jogos, que eles gostam tanto de dar, é necessário seguir algumas regras de segurança:

  • proteja bem as prateleiras e outros elementos internos pesados ​​para que não caiam no seu ronronar;
  • coloque uma rede anti-gato nas janelas;
  • afaste-se dos curiosos objetos cortantes de animais de estimação, agulhas, pratos frágeis, bem como fios nos quais possa se enredar;
  • Esconda do gato o que ele pode engolir: sacos, detergentes tóxicos, medicamentos e plantas perigosas como a hera;
  • recomenda-se andar na coleira.

Tipos de cor

Na maioria das vezes, os gatos tailandeses têm cores de ponta de foca. É caracterizada por corpo levemente escurecido e manchas pretas na máscara, pontas das pernas e cauda. Mas existem outras cores que são consideradas mais raras, mas não têm menos beleza:

  • ponto azul - possuem marcas cinzentas não só características da raça, mas também o nariz, assim como as almofadas plantares;
  • ponto de verificação - máscara de chocolate, pontas das patas e cauda estão localizadas sobre um fundo branco;
  • ponta lilás - combina tons de branco e lilás delicados, os gatos têm nariz e almofadas quase rosa;
  • ponto vermelho - sugere uma cor do corpo creme pálido e manchas vermelhas;
  • ponto de creme - o corpo branco é adornado com manchas creme;
  • bolo - cor da carapaça de tartaruga;
  • malhado - cor com um padrão.

Não se surpreenda ao ver um gatinho tailandês completamente branco. Sua pelagem começará a mudar de cor com o tempo, do nariz e bochechas. Ele adquirirá a cor final apenas um ano ou até mais tarde. Você pode julgar a cor do bebê pela cor dos pais.

Condições de detenção

Taeks não podem ser chamados de exigentes, eles se adaptam facilmente a novas condições. Mas, se vai ter um gatinho desta raça, adquira com antecedência tudo o que precisa para uma vida confortável. Praticamente não há necessidade de pentear os cabelos desses lindos gatos, já que eles não são muito fofinhos, e essa raça não tem pêlo comprido. Basta andar sobre o casaco de pele com a mão úmida semanalmente. Eles não precisam ser especialmente lavados no banho.

Normalmente, esses pequeninos bem-arrumados fazem um excelente trabalho ao marcarem eles próprios uma maratona. Eles podem precisar de procedimentos com água se ficarem muito sujos ao caminhar ou dentro de casa, durante jogos ativos.

Os gatos tailandeses, como todo mundo, adoram afiar suas garras. Para fazer isso, eles precisam de um poste para arranhar, caso contrário, os móveis e outros itens internos que seu animal de estimação considere adequados para triturar podem ser danificados. Garras altas com varas funcionam bem para eles, pois os gatos adoram escalar. Ao mesmo tempo, também conseguem "fazer uma pedicura", já que as garras das patas traseiras também precisam ser afiadas periodicamente.

Os dentes e as orelhas não precisam de mais cuidados do que os outros gatos. Normalmente, este último pode ser mantido em um estado saudável alimentando os animais com ração seca. Para a prevenção de parasitas, são fornecidas preparações felinas padrão.

Por mal terem comprado um gatinho, muitos donos se deparam com o problema de treinar para a caixa sanitária. Com a idade de 3 semanas, os gatinhos tailandeses geralmente sabem onde colocar a caixa sanitária. Por serem muito inteligentes, se desejarem, podem ser facilmente ensinados a ir ao banheiro. Se o bebê não teve tempo de aprender as regras de higiene em casa com a mãe-gato ou o dono, então você terá que lidar com o papel de uma professora. Para um processo bem-sucedido, siga as diretrizes abaixo:

  • mostrar para a criança uma bandeja com recheio, colocar nela para que ela cheire tudo e conheça o local do banheiro;
  • se notar que o gatinho já está fazendo o seu negócio no lugar errado, umedeça um pano ou papel com urina e coloque na bandeja, e depois coloque o gatinho lá;
  • não mergulhe o rosto em uma poça, isso pode ofender o gatinho e desencorajá-lo de qualquer desejo de dominar o banheiro.

Na maioria dos casos, os gatinhos acabam em uma nova família já treinada nos truques de ir ao banheiro. Basta perguntar aos criadores que tipo de cama eles usam para o banheiro e comprar o mesmo. Nos primeiros dias, certifique-se de que o bebê não se esqueça de suas habilidades no novo lar e, se possível, cuide dele.

O que alimentar?

Uma dieta balanceada de um gato tailandês desde a infância será a chave para sua saúde durante a maturação, o que significa que ela poderá trazer mais gatinhos com excelente saúde.Esta afirmação é verdadeira tanto para gatos quanto para gatos. Assim que o bebê aparecer em sua casa, você precisa organizar imediatamente a alimentação dele de maneira correta. Certifique-se de que a proporção de certas substâncias na dieta do gato está correta. O menu deve atender aos seguintes requisitos.

  1. Racionalidade. Determine as necessidades calóricas e nutricionais do seu animal de estimação. Com base nisso, calcule a quantidade de porções, pois tanto a falta quanto o excesso de alimento afetam negativamente a saúde do animal.
  2. Equilíbrio. A comida de um gato deve ser variada e incluir todos os ingredientes necessários: vitaminas, minerais, aminoácidos, etc.
  3. Qualidade. O alimento deve cumprir os requisitos de segurança do produto.

Para esses gatos, as mesmas recomendações se aplicam às outras raças. Se você é adepto da nutrição natural, produtos como carnes magras, de preferência carne bovina, coelho e frango, queijo cottage, gemas e ovos, são adequados como fonte de proteína. Carne de porco cozida, peixe desossado é permitido. É melhor dar a Thais exatamente peixes de rio, e se houver muitos peixes do mar em sua dieta, seu casaco de pele pode ficar mais escuro. O mesmo vale para frutos do mar.

É tudo sobre iodo, que é rico em dons do oceano. Não se deve organizar um carnaval de sabores para o seu ronronar, segundo os veterinários, os alimentos familiares aos gatos são mais bem absorvidos pelo seu sistema digestivo. Às vezes, é útil adicionar uma colher de chá de óleo vegetal às refeições do seu gato. Isso será benéfico para a digestão. A manteiga, dentro de limites razoáveis, também a beneficiará - a pelagem ficará mais brilhante e saudável.

Alimentos saudáveis, mas nem sempre desejáveis ​​para um gato em sua mesa, são vegetais sem cor, assim como trigo germinado. Se a sua mascote concordar em comê-lo, então você só pode ficar feliz por ela, porque esses produtos são muito úteis. Mingau cozido em água pode ser um complemento igualmente bom para a dieta diária.

Alimentos proibidos, como alimentos fritos, gordurosos, defumados, doces - podem conter a substância destrutiva teobromina para gatos, vegetais que podem manchar o cabelo do gato. Quando se trata de ração comercial, as variedades super premium ou holísticas são as melhores. Entre eles estão produtos desenhados especificamente para raças pontilhadas, bem como animais puramente brancos.

Na natureza, os gatos são comidos muitas vezes ao dia, dependendo de quando a presa aparece. Obviamente, em um ambiente doméstico, fornecer 10 refeições por dia a um animal é muito problemático, então apenas certifique-se de que sempre haja comida fresca em seu prato e água no copo. Ter líquido disponível gratuitamente é muito importante para os gatos, principalmente para aqueles que comem muito alimento seco.

Numerosos estudos indicam que com o uso constante desse tipo de alimento, mesmo nas classes mais altas, as doenças do trato urinário ocorrem duas vezes mais do que em animais que não os comem.

Saúde

Gatos tailandeses são propensos a doenças dentais. Portanto, idealmente, além de um punhado de ração seca, eles precisam de medidas de prevenção mais sérias, ou seja, exames preventivos pelo veterinário. Afinal, se um gato começar a perder os dentes, isso pode lhe causar muitos problemas. Nativos de um país quente, tailandeses não toleram temperaturas muito baixas. Se o apartamento tem um clima frio ou as correntes de ar são frequentes, a buceta pode sofrer de resfriados frequentes.

É recomendado que os gatos andem na coleira para evitar que o gato coma alimentos duvidosos ou até mesmo coisas não comestíveis. Os veterinários aconselham o início dos passeios somente após a aplicação das vacinas necessárias. Porém, não é necessário que eles saiam para passear - se o animal não mostrar iniciativa, não vale a pena puxá-lo para o ar livre à força.

Se você não espera gatinhos de seu animal de estimação ou animal de estimação, esterilize-o.Fazendo isso na hora certa, cerca de seis meses, você evitará que o instinto de procriação se desenvolva no gato, e nunca lhe ocorrerá arranjar concertos. É especialmente importante castrar os gatos, pois os meninos que não passaram por esse procedimento marcam constantemente tudo em fila, o que provoca um odor desagradável na casa.

Crescendo

Levando um gatinho gato tailandês para casa, muitos ficam perplexos quando devem começar a criá-lo, pois esse minúsculo caroço ainda não está acostumado com o novo ambiente. Para que o treinamento adicional nas regras de comportamento seja bem-sucedido, vale a pena começar com o amor. Seu bebê vai sentir isso ao ver como você cria diligentemente condições confortáveis ​​para ele, prepara comida, fala com ele e o acaricia. É especialmente importante animar o gato quando ele faz algo certo, por exemplo, vai ao banheiro onde precisa estar.

Via de regra, a partir da segunda semana de vida, os gatinhos procuram organizar a oportunidade de jogos, durante os quais aprenderão sobre o mundo, desenvolverão a mente e as habilidades físicas. Ao entrar em contato com as pessoas, as crianças se tornam sociáveis ​​e abertas. Com a idade de um mês, um gatinho já pode comer alimentos que são consumidos por animais adultos.

Ele também está começando a beber água em vez de leite. Então o bebê se desenvolverá muito rapidamente, e você só terá que educá-lo em tempo hábil. E, claro, aproveite essa idade maravilhosa, em que aprende o mundo ao seu redor, brinca o tempo todo e proporciona emoções agradáveis ​​a todos os moradores da casa.

Reprodução

A maioria dos proprietários compra gatos tailandeses porque eles caem no charme deles. No entanto, se você deseja criar essas belezas para venda, então você deve descobrir quais são as sutilezas de criar esta raça. Para o primeiro acasalamento, a idade ideal é considerada um ano e meio, pelo menos um ano. A puberdade em animais pode ocorrer aos 4 meses, porém, nessa idade, nem o macho nem a fêmea estão prontos para se tornarem pais.

O acasalamento entre indivíduos muito jovens pode causar problemas de saúde em ambos. Nesse caso, os gatos têm uma alta probabilidade de parto difícil e os gatos têm problemas precoces em conceber os filhos. Os filhos desses sindicatos também não ganham, muitas vezes têm problemas de saúde e alguns morrem imediatamente.

O primeiro acasalamento do macho é importante para organizar em sua casa. Isso lhe dará autoconfiança e permitirá que enfrente a tarefa com sucesso. Normalmente, pouco antes da data, os animais são preparados - recebem remédios profiláticos para vermes, fazem "manicure" para não se arranharem durante as brincadeiras de acasalamento.

Para um acasalamento bem-sucedido, o gatinho geralmente fica com o gato por um período de 3 a 5 dias. Não faz sentido mantê-los juntos por mais tempo. Os dias mais produtivos para o acasalamento em um gato são os dias 2 e 4. Após o tempo previsto, preste atenção ao comportamento da fêmea. Se ela calmamente soltar o gato, significa que o encontro foi bem-sucedido.

Será possível entender se a gravidez ocorreu somente após 3 semanas, ou mesmo um mês. O aparecimento de sinais de um novo estro indica que a concepção não ocorreu. Nesse caso, é realizada uma segunda reunião com o gato e, se a primeira for a título de reembolso, a próxima deverá ser gratuita.

Apelidos populares

Escolher o nome de um novo membro da família é sempre agradável e ao mesmo tempo responsável. Muitas pessoas acreditam que um nome pode determinar o destino, o que significa que não é apenas bonito dar um nome a um bebê. O apelido deve dotá-lo de qualidades valiosas que você gostaria de transmitir a ele.

A Tailândia tem suas próprias celebridades conhecidas em todo o mundo, por exemplo, o jogador de golfe Tiger Woods. Alguns proprietários de gatos são inspirados por nomes geográficos tirados deste país: Chang, Samun, Moon, Salween, etc. Entre os proprietários de qualquer gato de raça pura, são populares nomes que, traduzidos do inglês, indicam certas qualidades, por exemplo, Lucky "Lucky "ou Dodger -" trapaça ".

A beleza da cor dos olhos de um gato tailandês é enfatizada por nomes como Skye "céu" ou Azur "azul".

Existem muitas palavras eufônicas em tailandês que podem ser usadas como nomes, se o significado corresponder. Por exemplo, Wanida - "garota", Bunsi - "beleza altamente estimada", Narong - "vencedor", Sombun - "perfeição", Somchair - "corajoso". O principal é que é conveniente pronunciá-lo na vida cotidiana, você pode inventar uma forma abreviada do apelido.

Normalmente, os proprietários de gatos asiáticos tendem a dar-lhes um nome com raízes orientais. Ao mesmo tempo, tendo um gatinho só para você, você não pode quebrar a cabeça com o apelido dele. Se este for o sucessor de uma certa família e no futuro ele participará de um acasalamento planejado, ele terá que levar o assunto a sério. Além disso, a primeira letra do seu nome é normalmente fornecida pelo índice de uma determinada ninhada, será comunicada a você pelo proprietário do gatil. Neste caso, o apelido deve ser combinado com o nome deste gatil, pois passará a fazer parte do nome.

Semelhanças e diferenças com o gato siamês

Como já observamos, tanto os siameses quanto os tailandeses descendem do velho gato siamês. Têm um temperamento alegre, brincalhão, adoram "meter o nariz" em todos os negócios dos proprietários. Eles também têm uma semelhança externa - uma pelagem clara com manchas escuras, olhos azuis. No entanto, se você olhar atentamente para as fotos dessas duas raças, as diferenças se tornarão óbvias e você não vai mais confundi-las. É tudo uma questão de estrutura corporal diferente desses gatos.

Os gatos siameses são caracterizados pela magreza, alongamento do corpo, cauda alongada, sua cabeça se assemelha a uma cunha, e a testa e o nariz são quase uma única característica, ou seja, a ponte do nariz em seu rosto sim. não aparecer. Já os tailandeses apresentam uma depressão bastante distinta na região da ponte nasal. Seus olhos também são mais alongados que os dos tailandeses. As orelhas dos siameses são tão grandes que parecem desproporcionais à cabeça, enquanto entre os tailandeses são de tamanho médio, suas pontas são ligeiramente arredondadas.

Críticas do proprietário

Normalmente, os proprietários de gatos domésticos tailandeses deixam comentários elogiosos nos fóruns sobre seus animais de estimação - muitos gostam que esses gatos são afetuosos e se dão bem com toda a família, incluindo cães. É verdade que, em alguns casos, os gatos se apegam tão fortemente a um dono que, na ausência dele, caem em uma depressão real - comem mal, miam alto e mostram indiferença para com as outras pessoas.

Uma mulher contou um caso surpreendente em que um gato ficou muito ofendido por ela por uma longa ausência, não comeu por vários dias e, quando a anfitriã voltou, ela desafiadoramente não se permitiu ser acariciada. É verdade que, depois de um tempo, o ronronar suavizou e veio se recompor. Outro proprietário contou sua história de uma curta separação do tailandês - quando ele se conheceu, o gato literalmente o repreendeu em sua língua felina por uma longa ausência, com tanta violência que ele expressou suas emoções.

Outra qualidade interessante desse bigode também está associada ao apego aos humanos. Eles gostam tanto de acompanhar suas famílias a todos os lugares que ficam felizes em andar com eles de carro. Alguns dos animais de estimação nem mesmo são contra assentos aquecidos, porque essas criaturas são muito termofílicas. Se estiver frio lá fora, você pode tentar vestir o gato com roupas de uma loja de animais ou fazer algo semelhante com suas próprias mãos.

Uma vez que essas belezas orientais adoram dar carinho a todos os membros da família, elas esperam uma resposta em troca. Se uma pessoa, mesmo sem querer, ofende uma pessoa secreta, ela pode correr até a pessoa e morder sua perna. Por toda a gentileza, se esta gata pensa que foi traída, ela pode se ofender com o dono.

Felizmente, essas lutas geralmente terminam em reconciliação. Em suma, você não precisa ficar entediado com esses bichinhos - eles fazem você sentir o máximo possível o que é o amor do gato e outras emoções que o acompanham.

O gato tailandês é um companheiro maravilhoso para o seu dono. Ela está sempre pronta para estar presente, mesmo em viagens. Observando as atividades da casa, o gato procura sempre fazer a sua parte, ou pelo menos sentar-se ao lado e trocar olhares com a pessoa.Particularmente agradável é o fato de que esses animais podem viver o suficiente. O seu carácter vivaz permite-lhes tornar-se a “alma da empresa” em qualquer família e proporcionar muitos momentos agradáveis ​​ao lar.

Fatos interessantes sobre gatos tailandeses são mostrados no vídeo a seguir.

8 comentários

Os caninos são brancos e limpos, mas por algum motivo eles não querem comida seca.

Um gato tailandês fica triste na água, tipo, "Finjo que gosto de nadar, mas realmente não gosto."

Eu tenho um cruel tailandês! Ronrona quando ela é repreendida e morde às escondidas, mas eu ainda a amo.

Maria ↩ Marina 26.03.2021 14:01

Meu gato não está com raiva.

Comprei pasta de dente para meu gato))

Não sei como meu tailandês vai lidar com a viagem de avião. Preparei tudo: vacinas, passaporte veterinário, caderneta de endereços, coleira, malas Hilss com peixes para gatinhos e uma tigela, uma transportadora, já tem um brinquedo - uma coruja.

Bem transferido.

Mas se você molhar a comida seca com o peixe, ele virá correndo e comerá.

Moda

a beleza

casa