Variedade de raças

Ragdoll: variações de cores, caracteres e regras de conteúdo

Ragdoll: variações de cores, caracteres e regras de conteúdo
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Opções de cores
  4. Traços de caráter
  5. Quantos anos eles vivem?
  6. Condições de detenção
  7. Cuidado capilar
  8. Higiene
  9. Seleção de bandeja
  10. Espreguiçadeira e pratos
  11. Andando
  12. Exames preventivos
  13. Alimentando
  14. Reprodução
  15. Críticas do proprietário

Ragdolls pertencem a raças grandes e pacíficas. Eles são populares entre os criadores e são os favoritos de todos os membros da família. Com o material deste artigo, você aprenderá como esses gatos são e de onde vêm, quais são suas características e como cuidar adequadamente deles.

História de origem

Ragdoll significa "ragdoll" na tradução. Ela deve sua aparência a um criador persa de Riverside (EUA), que criou gatos persas. A origem da raça, única patenteada, remonta a 1963. Ann Baker, notando um gato angorá em seu vizinho, decidiu acasalar-se com um gato birmanês pertencente à família Pennels.

Ambos os pais eram calmos, agradáveis ​​e obedientes. Não se sabe ao certo se o acidente causou complacência do gato, o que o deixou relaxado e até inibido. No entanto, Josephine (esse era o nome da mulher) era muito devotada àqueles que a alimentavam. A gata tinha uma aparência linda e espetacular, e todos os vizinhos gostavam especialmente de seus olhos azuis brilhantes.

O gatinho nascido Daddy Warbuks e seu descendente Fugianna se tornaram os primeiros indivíduos da raça a serem reconhecidos pela National Cat Fanciers Association (NCFA). Os gatinhos eram extremamente amorfos, podiam ser sacudidos e apertados tanto quanto necessário. Eles herdaram a natureza estática de sua mãe, tinham um casaco de pele fofo e grandes olhos azuis.

No futuro, o criador decidiu dar atenção à criação de novos gatos, dando atenção especial à preservação das qualidades da raça.A sua ideia principal era obter uma raça de gatos com uma natureza dócil e pacífica. Ao mesmo tempo, o American Ragdoll Club introduziu requisitos para seus membros, proibindo o uso de indivíduos de outras espécies para a criação desta raça. Era importante para eles preservar os sinais externos e os traços de caráter.

Descrição

Ragdoll tem uma aparência verdadeiramente única. Os representantes desta raça possuem um corpo proporcionalmente desenvolvido, sendo considerados um dos maiores felinos domésticos. O peso de um gato adulto pode chegar a 12 kg, enquanto a fêmea pesa cerca de 3-4 kg a menos. O tamanho dos animais também impressiona.

O comprimento do gato do nariz à ponta da cauda às vezes chega a 1 m. Nas fêmeas, esse indicador não ultrapassa 80 cm.

Às vezes, ragdolls são confundidos com seus parentes mais próximos - gatos birmaneses, cuja razão é a cor característica. No entanto, o padrão em gatos delineia claramente suas características. O formato da cabeça lembra uma cunha ampla modificada com contornos ligeiramente suavizados. O crânio é achatado, pequeno, a testa é ligeiramente arredondada, o focinho é arredondado.

Os olhos de Ragdoll são grandes e ovais. Eles são moderadamente afastados e ligeiramente inclinados (os cantos externos são ligeiramente elevados). O perfil do gato é um tanto curvo, termina com um nariz reto e bem cuidado, o queixo da raça é bem desenvolvido e a mordida é correta. As orelhas dos gatos são pequenas, largas na base e arredondadas nas pontas, ligeiramente inclinadas para a frente.

O pescoço do gato é bastante poderoso, é proporcional à cabeça e ao corpo. O corpo em si não é comprido, para alguns parece bastante atarracado. A mama é forte e larga, com uma prega de gordura no abdômen. As patas dos animais de estimação são grandes, arredondadas e diferem em comprimento - as patas traseiras são mais longas que as dianteiras. Existe pubescência entre os dedos dos pés.

O corpo do felino é maciço, a parte posterior é mais pesada. A largura dos ombros é comparável à largura da região pélvica. A cauda da raça é longa e grossa, embora se afilie no final. Ele é coberto com cabelos longos. A pelagem do gato em si é bastante espessa e sedosa.

O padrão permite comprimentos longos e médios. Porém, a prioridade entre os criadores é justamente o tipo de pêlo comprido. Neste caso, o comprimento da pelagem nas diferentes partes do corpo é diferente. Por exemplo, é mais longo na cauda, ​​barriga e nas laterais. As plantas também gostam das bochechas grossas dos gatos, mas o padrão não inclui alguma inclinação dos olhos em gatos individuais, nariz romano e subpêlo desnecessariamente espesso.

Opções de cores

Hoje existem três tipos de cores ragdoll. A seleção inclui o seguinte: coloppoint, mitted e bicolor. Cada um deles tem suas próprias nuances.

  • Colorpoint significa um casaco de pele de tom claro no corpo, sombreado com pontos escuros na cabeça, pernas e cauda. A máscara cobre a área da testa. O tom mais claro é encontrado no peito e no pescoço.
  • Luva (ou cor da luva) tem uma distribuição de pontos semelhante. A diferença é a cor branca das patas. Uma faixa branca corre do queixo e desce pelo peito, barriga, terminando na base da cauda. Ao mesmo tempo, há menos branco nas patas dianteiras, a cor das patas traseiras forma as chamadas botas.
  • Bicolor não há nada mais do que uma cor de dois tons. Existe um claro contraste entre áreas de cores diferentes. Esses gatos têm uma marca branca no rosto no formato da letra V. O pigmento escuro captura a maior parte da testa, a área ao redor dos olhos e também nas bochechas. O dorso é mais claro em comparação com o ponto escuro, pode ser manchado.

O padrão de tonalidades que compõe a cor inclui várias cores: lilás, marrom, azulado e forte.

Isso torna cada variedade de cor especial à sua maneira. Por exemplo, a ponta lilás (ou cor lilás) na raça é considerada a mais única e rara. A cor principal do casaco de pele desses gatos é o branco neve, a cor de contraste é um tom marfim com um subtom cinza-rosa sutil.

A norma reconhece como ponta aqueles fios de cabelo que são coloridos uniformemente ao longo de todo o comprimento.Point brown (ou chocolate) é baseado em uma sugestão de leite quente cozido. Está sombreado por marcas da tonalidade do chocolate ao leite, pelo que recebeu esse nome. É digno de nota que os gatinhos nascem brancos e a cor final é obtida aos dois anos.

Um ponto azul (ou o chamado ponto azul) nada mais é do que uma pelagem com uma tonalidade cinza claro básico e pontos cinza escuro (marcas) com um tom azulado. A ponta do selo é a cor clássica do siamês. A cor de fundo principal é um tom de castanho claro, a cor das marcações é castanho escuro.

Quanto ao bigode, eles são sempre brancos como a neve para bonecos de pano.

    Vale a pena considerar que o padrão não inclui gatos de cor preta ou vermelha... Se eles estão tentando lhe vender um gatinho desses, você pode ter certeza de que ele não é um representante desta raça - a "boneca de pano" não tem essas cores.

    Traços de caráter

    Ragdolls são animais de estimação extremamente socializados. Eles são muito sociáveis ​​e precisam de comunicação e atenção constantes. Seus hábitos e características visuais são indicativos de catarro. No entanto, apesar de um certo relaxamento, os movimentos dos gatos são graciosos.

    Isso não quer dizer que eles fiquem incrivelmente nervosos, o que se deve à diminuição do tônus ​​muscular. No entanto, adoram brincar com os donos, além de demonstrar sua agilidade. Ao mesmo tempo, uma parte considerável dos representantes desta raça adora sentar nos currais, conversar com o dono. Os gatos estão longe de ser preguiçosos, mas quando chegam em seus braços, eles literalmente relaxam e se dissolvem em um abraço.

    Nesse caso, o animal pode ficar sentado por muito tempo mesmo em uma posição que não seja totalmente confortável para ele. Isso deve ser levado em consideração pelo criador, pois se o animal, que está em uma posição impensável, precisar pular com urgência para o chão, isso pode machucá-lo. Você precisa colocar os bichanos nas mãos e nos joelhos para que possam pousar nas quatro patas.

    Um gatinho flexível ou um gato adulto não resistirão se as crianças cuidarem deles. Apertar vai agradá-lo, mas há um grande risco de que o movimento descuidado da criança prejudique o animal. Nesse caso, o fofo pode não reagir imediatamente devido à redução do limiar de dor.

    O desejo de comunicação constante entre bonecos de pano é explicado pela intolerância à solidão. O animal está fortemente apegado ao dono e não pode resistir a uma longa separação dele.

    Ele concorda em suportar uma longa mudança e uma mudança de cenário, mas não apenas a perda de uma comunicação preciosa. Ele não se vingará do proprietário por separação ou reprimendas severas - este não é o seu personagem.

    Desde a infância, os gatinhos têm boa memória e raciocínio rápido. São desprovidos de qualquer agressão, mostram curiosidade e adoram estar no centro dos acontecimentos. Nem bebês nem adultos entram em conflitos, eles não são os instigadores deles. Os animais de estimação não gostam de gritos altos ou música agressiva. De vez em quando, gostam de desfrutar do silêncio e precisam de seu lugar. Sem ele, muitas vezes dormem na cama do mestre.

    Notável é o fato de que os gatos costumam ser monogâmicos. O macho costuma cuidar da fêmea por muito tempo, e esse período pode se estender por dois a três anos. Os machos individuais raramente se permitem cobrir mais de duas mulheres em suas vidas. Outros traços de caráter interessantes incluem a capacidade de ceder. Esses bichanos não entram na batalha e fazem o possível para evitar situações que possam levar a isso.

    Ragdolls são afetuosos e gentis, sentados nas mãos de seus donos, eles apenas ocasionalmente se permitem "conversar". Sua voz difere do som às vezes comovente dos gatos domésticos comuns: é mais calma e silenciosa. Além disso, o ragdoll não fará sons desnecessários sem fazer nada. Você tem que tentar muito irritá-lo.

    Os animais são sensíveis ao humor dos donos. Eles percebem até as menores mudanças na entonação, com o treinamento oportuno, eles entendem perfeitamente o que querem deles.

    Eles rapidamente se acostumam com a bandeja, poste de arranhar e seu lugar.Eles adoram vários brinquedos e podem brincar com eles tanto com o dono quanto sem ele, desde que você os ensine desde a infância.

    Quantos anos eles vivem?

    O recurso vital da raça em questão depende de vários fatores. Os critérios principais são as condições, a qualidade do conteúdo. Apesar de a maioria da raça viver até 12-15 anos, a expectativa de vida pode variar. É importante fornecer gatos de calcinha nutrição balanceada, vacinação oportuna e exames preventivos.

    Reduzir o recurso vital pode incapacidade de rolar no ar, que é repleto de lesões. Além disso, as doenças a que os gatos desta raça estão sujeitos também afetam a esperança média de vida. Por exemplo, entre os animais de estimação, existem indivíduos com displasia da anca. Em vista disso, eles podem experimentar claudicação ou até mesmo imobilidade completa.

    A cardiomiopatia hipertrófica é observada em alguns gatos com a idade. Para que um animal de estimação viva mais, sua saúde deve ser tratada com atenção redobrada, examinando regularmente o funcionamento do sistema cardiovascular. Deve-se notar que o desenvolvimento em indivíduos desta raça é lento. Seu período de maturação física dura em média quatro anos.

    Condições de detenção

    Aqueles que decidirem comprar bonecos de pano fofos terão que levar em consideração várias regras para sua manutenção. Por exemplo, você terá que cuidar de comprar as coisas e utensílios necessários, comprar produtos de higiene pessoal, arranjar tempo para exames diários, jogos, passeios e outras comunicações.

    Estes gatos devem ser manuseados com cuidado, não devem ser atirados ao chão, pois podem causar ferimentos. Sua necessidade de cuidado é alta.

    Cuidado capilar

    Os Ragdolls têm um casaco comprido e, portanto, durante a lambida e a queda, será em todas as coisas em casa. Apesar de os animais de estimação estarem bem limpos e tentarem livrar-se do excesso de pelos sozinhos, não podem prescindir de escovas, pentes e furminator. Quem quer que diga alguma coisa mas sem cuidados constantes, a aparência dos gatos não será tão bonita.

    É necessário pentear o casaco de pele pelo menos uma vez por semana. Durante a muda, isso pode ser feito com mais frequência (duas a três vezes por semana). Se você usar um pente com um pente aparador, não só removerá novos pelos que dificultam o crescimento, mas também massageará a pele. O cabelo que morreu pode se acumular no casaco de pele. Quando um gato se lambe, a maior parte vai para o estômago.

    O uso de escovas irá reduzir a quantidade de pelos mortos, o que por sua vez é bom em climas quentes, quando os animais são especialmente difíceis devido ao comprimento dos pelos. Para facilitar o processamento da pelagem, o pente furminator é selecionado levando-se em consideração o comprimento da pelagem e a idade do gato. Um dispositivo simples, semelhante a um aparelho de barbear, pode remover facilmente os pelos mortos sem gastar muito tempo. A distância entre os dentes do acessório é selecionada com base na espessura do casaco de pele.

    Higiene

    A boceta deve ser ensinada a procedimentos higiênicos desde tenra idade. Com o tempo, ela os tratará com calma, apesar de não gostar de água. Dar banho nela com muita frequência não vale a pena: é estressante para o animal. A multiplicidade do procedimento dependerá do local de residência do animal. Por exemplo, gatos de apartamento precisam ser lavados com menos frequência do que seus colegas, que costumam andar na rua.

    Para o banho, você precisa comprar zooshapoons especiais. Além deles, fabricantes de sabonetes oferecem enxágues para deixar o pelo do animal obediente e sedoso. Você não pode pentear a lã imediatamente após o banho - isso é feito após a secagem. O barulho de um secador de cabelo pode assustar animais de estimação complacentes e, portanto, nem sempre é possível contar com ele.

    É necessário limpar os olhos com guardanapos especiais, retirando a sujeira do canto dos olhos. Na ausência de guardanapos para se livrar do lixo, pode-se usar tecido natural com textura macia.Já as orelhas são limpas regularmente, retirando-se a cera com um guardanapo umedecido em água quente fervida.

    Apesar do fato de que ragdolls arranham extremamente raramente, eles ainda precisam cortar suas garras. Para encurtar a duração do procedimento e não esgotar o animal, pode-se comprar um cortador de unhas. Cortar comprimentos com ele é mais fácil e rápido. Nesse caso, as garras crescidas podem ser cortadas de cada vez em no máximo 1 mm. Além do cortador, você pode adquirir um poste para arranhar para que seu animal de estimação afie as garras sem mirar nos estofados ou no papel de parede.

    Seleção de bandeja

    O banheiro do animal é selecionado de acordo com o tamanho e a que o gatinho está acostumado. Via de regra, quando ele é retirado do viveiro, ele já sabe muito bem o que é, portanto a caixa deve ser semelhante àquela que ele foi do criador antes de comprar. Com o tempo, será possível alterar o tamanho da bandeja, selecionar opções com a altura desejada das laterais.

    Dados o peso e as dimensões da boneca de pano, ele deve levar uma bandeja com laterais altas e uma moldura removível. Isso ajudará a evitar que o espaço ao redor da caixa sanitária espalhe a areia granular quando o gato raspar os excrementos com a pata e não caia na caixa sanitária ao defecar. Para evitar que o cheiro desagradável se espalhe por toda a casa, é melhor usar massa para madeira. Areia ou serragem não são adequadas para isso: repetidamente, elas aparecerão como um caminho da bandeja até a porta do banheiro.

    Você precisa levar uma bandeja com pernas emborrachadas. Como regra, esses produtos não precisam de tapetes de borracha sob a caixa, eles não escorregam nem viram. O plástico deve ser forte e espesso, o que é especialmente importante para modelos com treliça (o material não deve dobrar com o peso do gato). O tamanho do produto é selecionado de forma que o gato dentro do recipiente possa girar. Se for apertado para ele, ele pode procurar outro lugar para o banheiro.

    Espreguiçadeira e pratos

    A escolha de uma cama para um animal de estimação depende das preferências do proprietário e de sua capacidade financeira. O tamanho deve ser suficiente para a acomodação confortável do animal, enquanto o modelo pode ser bem diversificado. Por exemplo, pode ser distinguido pela forma, pela altura dos lados, outras opções têm uma chamada entrada. Eles podem ser abertos ou fechados.

    Desde a infância, o gato não deve subir nas camas e no sofá. Não será possível segui-lo por toda a vida, mas se ele cair de lado na tentativa de pular para o chão, será difícil para o criador entender por que o gato está doente.

    Desde o primeiro dia de permanência em casa, o bebê deve ter seu próprio local de dormir. Ao mesmo tempo, a cama pode ser macia e baixa... O perigo reside no fato de que os animais tendem a esconder suas doenças.

    Se o orçamento da compra for ilimitado, você pode comprar duas camas para o gato. Isso protegerá os móveis estofados e o próprio gato permitirá que você relaxe e descontraia. Você não deve comprar camas suspensas para esses gatos, a fim de minimizar o risco de quedas acidentais. Quanto às opções de casas em forma de complexo lúdico, os ragdolls não precisam de estruturas complexas de vários andares. No entanto, as opções do tipo fechado de um andar com duas ou até três entradas são bastante adequadas para recreação e jogos ativos.

    O gato precisa escolher os pratos que são confortáveis. Se houver cãibras, o animal esfregará constantemente suas bordas com vibrissas, o que está associado a sensações táteis extremamente desagradáveis ​​para ele. Além disso, com pratos de tamanho reduzido, o animal pode simplesmente jogar o conteúdo para fora das tigelas para comê-lo sem tocar nas paredes dos recipientes.

    Uma tigela de água limpa perto da buceta deve estar sempre parada, não se deve criar situações em que o animal seja forçado a procurar por líquido em diferentes lugares da casa. (por exemplo, na pia do banheiro ou na cozinha). Além disso, a água na tigela deve ser sempre fresca, deve ser constantemente trocada.

    A qualidade da água deve ser monitorada: se cheira a lixívia na torneira, é porque está totalmente inadequada para o uso.

    Andando

    Os Ragdolls gostam muito de caminhar ao ar livre, mas na maioria dos casos eles próprios não conseguem andar sem incidentes. Essas caminhadas podem ser estressantes para eles, porque os animais de estimação não estão acostumados com o comportamento agressivo dos animais de rua (em particular, os cães). Eles estão indefesos na frente deles, bem como na frente dos carros que passam rapidamente. Para minimizar a probabilidade de ferimentos ao animal, para uma caminhada, você precisa comprar um arnês ou coleira.

    O acessório não vai deixar o animal se perder, pois ele próprio não conseguirá encontrar o caminho de casa (aplica-se tanto a crianças como a adultos). Ficar ao ar livre é bom para os gatos: fortalece a imunidade fraca. Freqüentemente, durante uma caminhada, os instintos de caça despertam nos animais de estimação. No entanto, os gatos literalmente ficam moles e esquecem tudo no mundo assim que se veem nos braços do dono novamente.

    Todas as vezes, após uma caminhada, você deve examinar o gato em busca de pulgas ou carrapatos. Se for identificado um problema, você deve visitar um veterinário com urgência, que selecionará o tipo de medicamento para parasitas e lhe dirá como usá-lo corretamente. É impossível puxar com esses problemas: os parasitas se multiplicam muito rapidamente, o que causa grande desconforto aos gatos com cabelo fofo.

    Exames preventivos

    Comprando um gatinho em um gatil, um criador ganha um bebê com passaporte veterinário e pedigree. No momento, o bebê está vacinado, mas o novo esquema de vacinação dependerá de vários fatores. Normalmente, o próprio veterinário marcará o horário da visita e a introdução de uma determinada vacina. Via de regra, trata-se de vacinações regulares contra parasitas.

    Uma visita sistemática ao médico é uma medida preventiva para muitas doenças.

    O tempo de vacinação pode variar dependendo da saúde do animal. Por exemplo, se um gato está doente, o procedimento é adiado até que ele se recupere.

    Alimentando

    Os Ragdolls têm um apetite excelente e não pecam como a obesidade. Os gatos desta raça não devem receber leite, uma vez que o seu corpo não o digere bem. Proprietários peludos observam que na maioria dos casos, ragdolls raramente comem comida natural, preferindo comida industrial. Os gatos gostam de comer não só a sua variedade seca, mas também comida enlatada, que é considerada uma iguaria especial.

    Os gatos precisam de vitaminas e minerais. Não precisam de mingaus, assim como de comida de mesa humana: seu uso pode prejudicar a saúde do animal. Além disso, não é permitido nada gorduroso, frito e defumado. Os alimentos comprados em lojas especializadas devem ser apropriados para a idade e o tipo de gato.

    Ao escolher um feed, vale a pena considerar que está longe de ser universal, sua composição é diferente, assim como o nível de qualidade. Alimentos baratos não são ricos em vitaminas e geralmente não trazem nenhum benefício para a saúde felina. A escolha do fabricante deve ser tratada com responsabilidade. Por exemplo, na avaliação de alguns criadores, os produtos das empresas têm se mostrado bem. Almo Nature e Schesir.

    Você não deve levar comida imediatamente em uma embalagem grande, pois existe a possibilidade de que ela não seja adequada para um determinado animal de estimação. É importante dar carne aos bonecos de pano de vez em quando, mas há algumas nuances aqui. Por exemplo, carne de porco é contra-indicada para esses gatos, a carne deve ser magra. Frango ou carne servem.

    Reprodução

    No nosso país não é fácil adquirir um gatinho desta raça, visto que existem poucos gatis na Federação Russa. Apesar do fato de que os bebês podem ser comprados de criadores em círculos estreitos de amantes de gatos, a escolha é complicada pela classe de gatos. Na maioria dos casos, será oferecido ao comprador um gatinho de estimação (um gatinho que é completamente saudável, mas não adequado para reprodução).

    Essas maricas de três meses custam aos compradores de 20.000 a 40.000 rublos. Seus primos da classe de reprodução, recomendados para participação na criação, são muito mais caros.

    Apesar de os gatinhos nascerem brancos, as manchas coloridas começam a aparecer já no 10º dia a partir do momento do nascimento. São retirados do berçário quando os bebês já estão com três ou quatro meses, quando seus dentes mudam, o formato da cabeça e do corpo já se formou.

    Às vezes você tem que escolher um parceiro para criar por muito tempo e com cuidado. E a razão pode estar precisamente na monogamia inerente aos machos desta raça.

    Às vezes, o período de cuidados com a mulher é bastante longo, e a mulher simplesmente não permite seu parceiro. É desejável ter animais no local de residência do macho, para que ele se sinta confiante e não se distraia com o desenvolvimento do território.

    Eles trazem o gato para o gato no segundo ou terceiro dia do estro, deixando o gato com os donos por vários dias. O mesmo calor nas fêmeas passa com relativa calma: os gatos não emitem gritos de partir o coração, não rolam no chão, comportam-se de maneira bastante adequada. Você não pode cruzar com outras raças de ragdoll. Ao mesmo tempo, um gato pode trazer três ou quatro gatinhos, cuja criação ele terá.

    As gatas são consideradas excelentes mães, elas monitoram cuidadosamente cada bebê, protegendo-o de quedas acidentais, ensinam-no a comer na tigela.

    O acasalamento do gato é feito depois que seu corpo está totalmente formado. Como regra, alguns vazamentos são transmitidos ao mesmo tempo. O macho neste momento já pode estar desamarrado. Não é recomendável lavar o gato antes do acasalamento, para que o cheiro que o atrai permaneça.

    Críticas do proprietário

    A natureza dos ragdolls pode ser diferente, conforme evidenciado pelos comentários de criadores deixados em fóruns e portais de informação na Internet. Os proprietários observam que esses gatos têm uma disposição tranquila e mansa, eles são prestativos e incrivelmente gentis. Alguns representantes da raça são muito ativos, podem acordar seus donos pela manhã, morder os dedos e correr com uma bola. Outros tomam coragem e roubam comida de outros animais de estimação que vivem na casa.

    No entanto, a maioria dos comentaristas aponta: Ragdolls costumam pedir suas mãos e literalmente se pendurar nelas, não parando de fazer barulho e aproveitar a atenção dos donos. Eles acalmam não apenas a si próprios, mas às vezes os criadores, eles podem olhar silenciosamente nos olhos por um longo tempo. Mas quanto à educação, você não pode prescindir dela: os gatos precisam aprender as regras reconhecidas na casa, além disso, precisam de um controle constante.

    Os criadores têm opiniões diferentes sobre nutrição. A razão para isso são as preferências individuais dos próprios animais de estimação. Alguns estão acostumados a alimentos secos e, portanto, podem recusar alimentos naturais. Além disso, os proprietários acreditam que o alimento seco é o suficiente. Outros criadores têm certeza de que sem alimento natural o gato não receberá vitaminas e nutrientes suficientes para uma boa saúde. Portanto, eles alimentam animais de estimação com carne magra e frutos do mar.

    Para obter informações sobre como cuidar e manter gatos ragdoll, veja o próximo vídeo.

    1 comentário

    Ótimo artigo! Obrigado!

    Moda

    a beleza

    casa