Esfinge

Tudo sobre a raça de gatos Sphynx

Tudo sobre a raça de gatos Sphynx
Contente
  1. História de criação
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Descrição
  4. Variedades
  5. Características de cuidado e manutenção
  6. Doenças e predisposição para eles
  7. Para quem são adequados?
  8. Opiniões do proprietário e conselhos sobre a escolha de gatinhos

As esfinge são a raça mais misteriosa de gatos, sua aparência assusta e desperta interesse ao mesmo tempo. Apenas algumas décadas atrás, eles pareciam ser habitantes de outros planetas. Hoje, esta raça ganhou grande popularidade.

História de criação

A origem dos gatos sem pêlos tem sua própria história. Os animais nasceram sem lã em diferentes épocas e entre diferentes povos. Quando a mutação ocorreu, um bebê nu apareceu na ninhada de gatinhos comuns. Ele não era considerado algo especial, pelo contrário, esses gatinhos eram descartados. Mas alguns povos apoiaram a manifestação de mutações e criaram gatos sem pelos. A história registra casos de criação de animais carecas pelos astecas e egípcios. Infelizmente, essas raças não sobreviveram até hoje.

Os gatos e gatos modernos, que estamos acostumados a ver em exposições, pertencem a três tipos de esfinges: canadense, Don e São Petersburgo. A primeira raça de Sphynxes modernas foi criada pelos canadenses. Foi originalmente uma tentativa malsucedida em Ontário em 1966, quando um gato normal tinha um gatinho sem pêlo. No futuro, os bebês pareciam fracos, não resistentes. Em 1975, em Minnesota, a natureza voltou a apresentar um gato sem pêlo e, um ano depois, um gato. Este par único se tornou o progenitor de toda a raça canadense.

Gatinhos carecas, com graça e olhos fantásticos, pareciam estátuas egípcias, por isso receberam o nome de Esfinges, e são chamados assim em todo o mundo. Na Rússia, a designação "canadense" foi adicionada ao nome "Sphynx" para distingui-los das duas raças russas que apareceram um pouco mais tarde.

O Don Sphynx descendia do gato careca Varvara de Rostov-on-Don, seu gatinho sem pelos nasceu em 1987.

Em 1994, em São Petersburgo, outra raça de esfinges foi criada, que eles começaram a chamar de Peterbalds. A espécie é baseada no Don Sphynx e nos gatos orientais.

A mutação da espécie Sphynx canadense foi o resultado de um gene da calvície recessiva. No caso da raça Don, os animais tinham um gene dominante.

Vantagens e desvantagens

Não só o aparecimento das esfinges causa uma opinião polêmica, há disputas sobre sua saúde, caráter, dificuldades de higiene. Antes de comprar esse animal de estimação, você deve considerar todos os prós e contras associados à criação desses animais. As esfinges são dotadas de muitas virtudes.

  • Esta ainda é uma raça de elite. Seus representantes têm uma aparência exótica única.
  • Os aspectos positivos incluem hipoalergenicidade parcial. Pessoas alérgicas a pelos de gato podem conter esfinges, mas os indivíduos hipersensíveis ainda reagem às secreções salivares e ao suor do animal.
  • A ausência de pelos no animal não cria problemas com a limpeza adicional da casa.
  • As esfinge têm um caráter benevolente, não são caprichosas.
  • Os animais são inteligentes, fáceis de treinar, suas habilidades devem ser desenvolvidas no processo de comunicação.
  • A maioria desta raça está com boa saúde.
  • Esfinges bem-humoradas se dão bem com crianças e se dão facilmente com outros animais de estimação.
  • Eles são gentis, leais e afetuosos com seus donos. Por natureza, eles são animais ativos, brincalhões e curiosos.

Desvantagens da raça também devem ser observadas:

  • alto custo dos animais - de 200 a 1000 dólares americanos;
  • precisam de higiene especial, cuidados com a pele e ouvidos;
  • muitas pessoas não gostam da camada pegajosa marrom nas costas;
  • às vezes os proprietários reclamam de um cheiro específico de animais de estimação;
  • devido à falta de lã, os animais costumam estar congelando e são suscetíveis a doenças associadas à hipotermia;
  • a esfinge quase nunca deixa o dono, nem todas as pessoas ficam satisfeitas com esse apego excessivo.

Descrição

Sphynxes eram originalmente uma mistura de raças básicas e animais com uma mutação no gene da calvície. O novo indivíduo era o chamado mestiço, eles tentaram cruzá-la com um animal semelhante, que também era um cruzamento entre um gato de pêlo liso e um gato nu mutante. Foi assim que se formou a raça Sphynx, que hoje possui três tipos: Canadense, Don e São Petersburgo. A presença de várias disfunções genéticas devido a genes recessivos e dominantes contribuíram para suas características distintivas no aparecimento desses animais.

Quanto ao caráter, além das diferenças, todas as espécies apresentam qualidades semelhantes - são benevolência, apego aos donos e excelentes habilidades mentais.

Aparência

Todos percebem a aparência dos animais de forma diferente. Para alguns, a esfinge é assustadora, mas para outros parece fantasticamente fofa. Várias cores de pele (preto, branco, roxo, azul) podem pertencer a qualquer tipo de esfinge. Caso contrário, todas as 3 espécies diferem significativamente umas das outras. Se você colocá-los lado a lado para comparação, a diferença será óbvia.

Para ter certeza disso, vamos considerar cada espécie separadamente.

canadense

Os animais são de tamanho médio, mas pesam mais do que aparentam, devido à sua densa massa muscular. A cabeça é triangular (em forma de cunha) com maçãs do rosto bem definidas, uma testa plana e um queixo forte. Olhos grandes de âmbar são redondos ou ligeiramente alongados, semelhantes em forma de limão... Eles têm orelhas enormes e largas. A pele é quente, com cerdas leves, agradável ao toque. Corpo em forma de barril com caixa torácica oval. As pernas são fortes, as anteriores são mais curtas do que as posteriores. Uma cauda longa e fina, semelhante a um chicote, com uma extremidade pontiaguda.

vestir

Das três espécies, os Don Sphynxes são os mais atarracados, fortes e saudáveis, com um esqueleto e sistema muscular bem desenvolvidos.Eles também têm uma cabeça em forma de cunha com maçãs do rosto proeminentes e seu focinho é curto e arredondado. Os olhos são amendoados, pequenos a médios, ligeiramente oblíquos, as íris podem ser de qualquer cor. As orelhas são grandes e altas, arredondadas e bem separadas. As dobras ativas são recolhidas no focinho, o bigode está ausente ou retorcido. Donchaks são dotados de um corpo padrão ou grande com proporções regulares, uma barriga notável, uma cauda reta de espessura média.

As espécies de esfinges Don e São Petersburgo têm subespécies que caracterizam as diferentes linhas dos cabelos dos animais.

Petersburgo

Os Peterbalds são muito parecidos com os Orientais, pois são a base da raça. As esfinges de Petersburgo diferem das demais por sua graça e elegância. Eles têm um corpo longo e alongado, os mesmos membros e cauda, ​​uma cabeça em forma de cunha, um nariz longo característico, uma testa achatada, um bigode retorcido e um pescoço fino e curvo. Olhos oblíquos em forma de amêndoa são predominantemente azuis ou verdes.

Personagem

As esfinge de todas as três espécies têm muitas semelhanças de caráter. Eles são afáveis, sociáveis, adoram hóspedes. Se houver outros animais de estimação na casa, as esfinges sempre encontrarão uma linguagem comum e jogos comuns com eles. Apesar do fato de que os animais são muito apegados às pessoas e requerem atenção, eles podem se entreter perfeitamente brincando com qualquer coisa.

As esfinges são curiosas, enérgicas e móveis, capazes de subir até o teto, andar em cornijas e dar saltos acrobáticos. Eles são inteligentes e fáceis de treinar. Eles podem ser ensinados a jogar bola, trazer coisas, brincar de esconde-esconde.

Pelo seu carinho especial para com o proprietário, são chamados de "Velcro". Estes gatos caminham sobre os calcanhares e participam em qualquer trabalho que as pessoas façam e, à noite, dormem, cobertos com uma manta, com o dono.

Cada raça tem pequenas diferenças no caráter e comportamento dos gatos. Por exemplo, o ressentimento quase não é característico das Esfinges. Essa qualidade só pode ser possuída por canadenses. Eles não podem ser repreendidos ou repelidos. Eles não vão se vingar, mas podem se ofender, sofrer e parar de comer.

As esfinges de Don e São Petersburgo são absolutamente desprovidas de egoísmo, não são melindrosas e ainda menos vingativas. Esses gatos são mais enérgicos do que seus colegas canadenses, para os quais às vezes se observa preguiça banal.

Peterbols é a raça mais afetuosa, a qualquer momento conveniente um gato assim subirá em seus braços e pedirá para ser acariciado. A psique mais estável e equilibrada dos animais da raça Don.

Fatos interessantes

Comunicando-se com as esfinges, você esquece que são gatos, há muito mais lógico e razoável no caráter deles. As pessoas gostam de observar animais únicos, aprender fatos interessantes sobre eles.

  • O metabolismo de Sphynx difere significativamente de todos os felinos. Eles gostam de comer bem, mas sua figura não sofre. Eles precisam de maior potência devido ao aumento da transferência de calor.
  • A temperatura corporal do animal é de 39 graus, então parece que eles estão com calor.
  • Alguns indivíduos têm uma vida útil recorde de 19 anos, mas a maioria dos gatos vive de 12 a 15 anos.
  • As orelhas dos gatinhos recém-nascidos pendem para baixo e endireitam-se apenas por volta de um mês de idade.
  • As esfinges adoram nadar.
  • Esses gatos podem tomar sol e suar como os humanos.
  • Antes da criação da raça Sphynx, os proprietários de gatinhos sem pêlos raramente mutados tentavam tratar o líquen.

Variedades

Já descobrimos que a raça Sphynx possui três linhagens principais. A divisão dos gatos sem pelos não termina aí. À primeira vista, parece que os animais não têm lã, na verdade, estão cobertos de penugem. De acordo com o tipo de pilha, as esfinges são divididas em subespécies: rebanho, veludo, pincel. Existe outro tipo de raça - os nascidos nus, que não têm absolutamente nenhum cabelo, nem mesmo um canhão. Eles são chamados de borracha ou plasticina. Esta subespécie pertence à linha Don. Atípico para esfinges é uma variedade que apresenta um couro cabeludo bem desenvolvido, o chamado cabelo reto.

Considere os tipos de lã inerentes a Don Sphynx e Peterbald.

Nu

Pelo nome fica claro que os gatinhos nascem completamente sem pelos, mesmo sem bigodes, sobrancelhas e pelos de contato nas patas. A pele desses animais tem muitas dobras, é quente e pegajosa ao toque. Devido à presença de suor viscoso marrom, os animais requerem procedimentos de higiene diária. Bebês nus podem nascer com os olhos abertos, assim como os humanos. A sua pele de pergaminho ainda não tem uma cor definitiva, que cor o animal vai ficar na idade adulta, dá-se pela almofada dos pés. Às vezes, no inverno, os animais ficam cobertos de lã rara, mas em um período quente ela desaparece. Indivíduos grandes permanecem sem cabelo durante todo o ano.

Esta subespécie é de particular interesse para criadores e muito apreciada em exposições.

Rebanho

Os gatinhos, com sua penugem delicada, parecem pêssegos aveludados. É muito agradável tocá-los, como os ursinhos de pelúcia. Durante os primeiros dois anos após o nascimento, a linha do cabelo gradualmente se torna mais fina e desaparece, os bulbos perdem completamente sua vitalidade.

Velours

Visualmente, os gatinhos parecem estar nus, mas se você tocá-los, as vilosidades ficam ainda mais densas à mão do que no rebanho. Especialmente pelos longos no rosto, cauda e membros, mas o topo da cabeça permanece completamente careca. Ao passar a mão no pelo, você pode observar a rapidez com que a grossa pilha aveludada assume sua posição original.

As esfinges de veludo, por sua vez, são subdivididas em vários outros tipos que determinam a densidade da pilha.

O veludo claro possui uma vegetação clara com um comprimento de cabelo de 2 milímetros. A maioria deles está nas patas e não na cabeça. Cada gatinho tem sua própria dureza de pelo.

Ponta - esse tipo de esfinge é dotada de uma pilha bastante longa (até 4 milímetros), que cresce em determinados pontos - nas patas, focinho e cauda. No inverno, os pontos tornam-se especialmente perceptíveis.

O aspecto felpudo dos gatinhos aveludados parece muito fofo devido ao pêlo bastante comprido, mas por isso mesmo pouco interessa aos criadores. Os gatos desse tipo têm lindas caudas fofas.

A maioria das subespécies de esfinges aveludadas na época da puberdade são completamente carecas, e apenas algumas delas andam por aí com as patas, cauda e focinho.

Escovar

O cabelo desse tipo de animal é muito duro e bagunçado, como as cerdas de uma escova velha. Às vezes, a vegetação na cabeça, pescoço e pernas está completamente ausente. Os criadores estão interessados ​​apenas em escovas para continuar a população de esfinges nuas. Infelizmente, de dois indivíduos absolutamente calvos, uma prole inviável nasce. Os pincéis são usados ​​como um dos pais para o aparecimento das esfinges da variedade sem pelos.

Com a idade de um ano e meio, em escovas fracamente expressas, a pelagem pode desaparecer. Os animais dotados de pêlo denso, sem a qual nem mesmo a pele é visível, o usarão para o resto de seus dias.

Cabelos lisos

Sphynxes têm uma pelagem completa, eles não têm um gene de queda de cabelo. A espécie veio da seleção de Sphynxes com gatos orientais e siameses. Representantes desta raça repetem a cor dos gatos participantes da seleção, seus pêlos são curtos e aderentes à pele ao estilo oriental.

Características de cuidado e manutenção

Ao trazer um animal único para dentro de casa, você deve estar pronto para cuidar dele. As esfinge não são caprichosas, mas a falta de pelos implica um cuidado especial com a pele. E o resto do conteúdo da esfinge não é muito diferente de cuidar de qualquer outro animal de estimação.

Alimentando

As esfinges não são exigentes com a comida, adoram de tudo, o principal é que tem muita comida. O dono deve regular a alimentação de seu animal de estimação, para que ele tenha calorias suficientes para manter a troca de calor, mas não há excesso armazenado na gordura.

Para alimentar as esfinges, foram desenvolvidos alimentos secos especiais como Orijen Cat & Kitten ou Royal Canin Sphynx Adulto.

Além da ração de uma pet shop, produtos naturais podem ser introduzidos na dieta: carne bovina, peru (moído), peito de frango (cozido). Vegetais crus ou cozidos, ervas são dadas várias vezes por semana. O menu de esfinges inclui peixes do mar, ovos, cereais.

Você não pode alimentar animais com fígado, carne de porco, leite.

Domesticar as mãos

Se a esfinge acabou de ser trazida para dentro de casa, ela precisa de tempo para se adaptar. Esses animais são muito carinhosos, e quando o bichinho se acostumar com as mãos, ele mesmo vai implorar por carinho.

Regras padrão para treinamento de mãos foram desenvolvidas.

  • Quando o gatinho comer, ficará com sono. Este é um bom momento para pegá-lo com cuidado.
  • Conversando com o gatinho em uma voz monótona e gentil, procuram relaxá-lo. Neste ponto, o bebê deve ser acariciado levemente atrás da orelha ou no pescoço.
  • Não é difícil atrair seu animal de estimação para o colo com uma guloseima e, quando ele começar a se mimar, você pode acariciá-lo levemente, mas sem segurá-lo com força.
  • Uma criança que adora brincar pode ser atraída para os joelhos com um brinquedo.

Treinamento em bandeja

    O treinamento em bandeja para a esfinge começa virtualmente desde o primeiro dia. Quando o gatinho é muito pequeno, a bandeja é colocada no local onde ele mora (dorme, come). O preenchimento deve ser natural e pequeno, pois o bebê poderá sentir o gosto. As patas pequenas podem não gostar de grânulos grandes e não vão querer ir para a bandeja.

    A esfinge deve ser observada. Se ele fica preocupado e começa a girar, então está procurando um lugar para um banheiro, neste momento é cuidadosamente transferido para a bandeja. Às vezes, o bebê faz uma poça no chão. Nesse caso, é necessário umedecer um pouco do recheio e colocar na bandeja. Da próxima vez, o gatinho encontrará seu banheiro pelo cheiro.

    Higiene

    A esfinge sem pêlos transpira com um líquido marrom pegajoso, que deve ser removido diariamente com guardanapos especiais, principalmente enxugando as dobras da pele. Uma vez por semana, os animais são banhados com xampu para gatos.

    O segredo marrom escuro também se acumula nas orelhas da esfinge. Ele é removido com um cotonete à medida que fica sujo.

    Os olhos dos animais não têm cílios para protegê-los da poeira, mas possuem uma secreção gelatinosa que acumula a poeira. O excesso de secreções é removido com um disco de gaze seco ou levemente úmido.

    Treinamento

    As esfinges são fáceis de treinar, são intelectuais e, além disso, procuram agradar ao seu dono. Aos 8 meses, o gato pode começar a ensinar vários truques. A execução de comandos é reforçada por uma guloseima. Você precisa observar o que o animal gosta. Se ele adora correr e pular, pode ser ensinado a superar obstáculos sob comando. É fácil ensinar um gato que carrega todos os tipos de coisas nos dentes ao comando "trazer".

    Se for difícil estabelecer contato com o gato, ele mostra agressividade, pode precisar de castração.

    confecções

    As esfinges têm medo do frio e das correntes de ar. Em apartamentos arejados e durante caminhadas ao ar livre, roupas para gatos ajudam. Ela deve ser de alta qualidade, macia, de materiais naturais. As costuras não devem pressionar e interferir nos movimentos do animal. A pele do Sphynx é sensível, então se eles sentirem desconforto, eles tentarão arrancar suas roupas.

    O curso da gravidez e do parto

    A gravidez em um gato dura 58-72 dias. Nesse período, ela precisa de cuidados e nutrição de acordo com a orientação de um veterinário. Conforme se aproxima a hora do parto, a gata precisa preparar um local, como uma caixa de lençol macio. VDurante o parto, principalmente o primeiro, a gata precisa do apoio dos donos, ela costuma chamá-los em voz alta. Quando o último gatinho nasce e a mãe o lambe, ela deve trocar a ninhada.

    O parto com Sphynx é fácil e sem problemas. Avaliações de processos difíceis de parto em gatos desta raça são mais a exceção do que a regra.

    Doenças e predisposição para eles

    Esfinge tem boa imunidade e é considerada uma raça bastante saudável, especialmente a linha Don.Mas devido à falta de lã, estar em uma corrente de ar pode levar a resfriados.

    Os gatos adoram tomar sol, mas isso costuma ser acompanhado de queimaduras na pele, o que faz com que os animais adquiram doenças associadas ao superaquecimento.... Com cuidados inadequados, as esfinges também sofrem de doenças de pele. E se você não cuidar seriamente dos olhos deles, eles desenvolvem conjuntivite. Você precisa conhecer o cartão de vacinação e vacinar seu animal na hora certa.

    Uma gata que deu à luz pode posteriormente desenvolver problemas que causam mastite e caroços císticos.

    Para quem são adequados?

    As esfinge são adequadas para o paciente amante de gatos que não viaja em viagens de negócios e costuma estar em casa. Ao escolher uma esfinge, deve-se levar em consideração sua natureza e as exigências de atenção constante por parte do proprietário. Deve-se lembrar também que as esfinges são muito ativas e, para quem deseja uma vida tranquila, esse tipo de gato não é adequado.... Mas se você precisa de um amigo dedicado e "companheiro" ronronante - as esfinge são a raça mais adequada para esses propósitos.

    Opiniões do proprietário e conselhos sobre a escolha de gatinhos

    Segundo os proprietários, esta raça é saudável, inteligente e simpática. Queixas ocasionais de sérios problemas de saúde estão associadas à escolha malsucedida de um gatinho. Depois de analisar os conselhos dos proprietários sobre a escolha de um gato, as seguintes conclusões podem ser tiradas.

    • Ao escolher um gatinho, você deve acariciá-lo. Se ele for alegre e bajulador, provavelmente o bebê é saudável.
    • Deve alertar o vendedor que não pergunta quem é o comprador e para que finalidade ele leva o animal de estimação. Um criador atencioso está sempre preocupado com o destino de seus gatinhos e como eles serão cuidados.
    • Melhor arranjar um gatinho com pelo menos 3 meses.

    Esfinges misteriosas não são adequadas para todos, mas aqueles que as escolheram como seus animais de estimação definitivamente não ficarão entediados.

    Tudo sobre a raça Sphynx, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa