Variedade de raças

A origem da raça, cuidado e criação de gatos exóticos

A origem da raça, cuidado e criação de gatos exóticos
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Personagem
  4. Vida útil
  5. Visualizações
  6. Recursos de cuidados
  7. Nutrição
  8. Reprodução
  9. Saúde

Hoje, uma das raças de gatos mais populares é o gato exótico. Esta raça conquistou o coração dos amantes de animais de estimação graças à sua simpatia e aparência afetuosa - olhos enormes, rosto bonito e belas cores. É importante destacar que cuidar de um gato desta raça não é tão simples, e aqui vale a pena considerar algumas características.

História de origem

A raça exótica do gato foi criada nos Estados Unidos da América no início dos anos 60 do século passado. Os gatos exóticos surgiram como resultado do cruzamento de duas raças - gatos persas e gatos de pêlo curto americano. Ou seja, essa raça foi criada artificialmente.

O objetivo do experimento dos criadores americanos era melhorar a cor do gato de pêlo curto padrão. Para dizer o mínimo, o resultado do experimento de travessia foi extremamente inesperado e imprevisto. Os gatinhos criados a partir do cruzamento mostraram-se muito fofos e charmosos - com cabelos felpudos, olhos arregalados e grandes volumes corporais.

Os experimentos continuaram e, como resultado, a espécie híbrida resultante de gatos foi decidida a ser isolada em uma raça separada, e não atribuída a gatos de pêlo curto, como foi planejado originalmente.

A data oficial de nascimento da raça exótica é 1966. Embora inicialmente os cientistas tenham dado o nome de "esterlina", que mais tarde não se enraizou, a raça passou a ser chamada de exótica. Na verdade, para os americanos, essa raça era algo extremamente exótico e novo.

Em seguida, outro evento aconteceu, aproximando a raça do tipo que estamos acostumados a ver hoje.E este evento interessante aconteceu em 1973, quando, como resultado de uma série de experimentos regulares, apareceu um traço característico dos exóticos, que conquistou muitos - um focinho de nariz arrebitado. Essa característica engraçada tornava a raça ainda mais adorável. Com isso, as tentativas de cruzamento não pararam, e somente na década de 90 foram definidos os padrões de requisitos para a raça de gatos exóticos. Depois disso, esse tipo de gato foi proibido de cruzar com outras raças.

Descrição

Mesmo nos padrões oficiais de requisitos para a raça de gatos exóticos, todos eles praticamente coincidem com os requisitos para a raça persa. Porém, a principal diferença é a lã. Os exotais distinguem-se pela sua "acidez", porque a sua lã pode atingir os dois centímetros de comprimento, e também tem um subpêlo bastante grosso. Esses gatos adoráveis ​​têm bochechas cheias, um pescoço curto e forte e um nariz incomum. Este tipo de nariz, como o dos exóticos, é denominado "nariz com pé". A maioria dos amantes de animais de estimação exóticos caseiros foi capaz de conquistá-la com seus olhos grandes e expressivos.

Esta raça de gatos distingue-se pelas patas curtas, mas muito desenvolvidas e fortes. Em geral, o corpo dos animais exóticos é bastante forte e atarracado, apesar da beleza fofa.

De acordo com os padrões aceitos estabelecidos ao criar esses gatos, existem algumas regras básicas sobre sua aparência.

Por exemplo, a cabeça de um gato exótico deve ter uma forma arredondada com bochechas proeminentes. Um parâmetro obrigatório é um nariz arrebitado. A cor dos olhos pode ser muito diferente. Geralmente depende da cor da pelagem do gato. É importante notar que às vezes há exóticas com olhos de cores diferentes... Acontece que um olho pode ser amarelo e o outro azul.

Esse fenômeno é denominado heterocromia e em nenhum caso deve ser considerado uma doença, muito menos grave.

Esta é apenas uma pequena anomalia decorrente da abundância de um determinado segmento colorido do olho. Este fenômeno não afeta a visão do gato.... Mas a aparência de um gato exótico já fofo torna-se ainda mais atraente.

Recentemente, fotos e vídeos de gatos com heterocromia ganharam particular popularidade na Internet, apesar do fato de os gatos comuns serem os líderes da Internet há muito tempo. Portanto, não se preocupe se o gatinho tiver cores de olhos diferentes. Não é necessário levá-lo com urgência ao veterinário, e mais ainda, tentar fazer um "tratamento" independente. Não há nada para tratar neste caso.

Lã e cor... Pele foi mencionada acima. A lã bonita e felpuda é uma das principais diferenças entre os animais exóticos. Normalmente não atinge um comprimento tal que fique no corpo, embora a lã dos exóticos seja mais longa do que a dos gatos comuns. A cor da pelagem pode ser completamente diferente. Existem exóticos muito escuros e claros. Muitas pessoas combinam várias cores em seus pêlos ao mesmo tempo, que são distribuídas em manchas de tamanhos diferentes.

Também vale a pena distinguir entre exóticos de pêlo curto e exótico de pêlo comprido. A pelagem dos representantes de cabelos curtos, como o nome sugere, é bastante curta, mas muito grossa. E os gatos exóticos de pêlo comprido têm pêlo comprido, e com isso um aspecto negativo que muitos donos não gostam tanto - o pêlo dos gatos fica por todo o lado.

O tamanho do corpo dos animais exóticos pode atingir até 30 cm na cernelha. O indicador padrão é 25-27 cm.

E também as espécies exóticas se distinguem das outras raças pela cauda. É curto, geralmente mais curto em relação ao corpo do gato, mas bastante fofo e arredondado na ponta.

O peso dos machos desta raça pode chegar a até 7 kg, e das fêmeas - até 4,5.

Personagem

Do gato persa, os exóticos foram capazes de herdar uma de suas principais características, além da aparência - os hábitos.

Os exot são extremamente gentis e afetuosos. É improvável que, entre animais independentes como os gatos, você possa encontrar alguém mais obediente e afetuoso do que um gato exótico.

Os representantes desta raça são animais extremamente silenciosos.Eles expressam sua voz em ocasiões muito raras, e mesmo assim muito baixinho. Portanto, o futuro dono de tal gato não deve se preocupar se à noite ele será acordado por um miado alto em seu ouvido.

Muitos proprietários exóticos observam que esta raça é extremamente amigável com crianças pequenas. Uma grande vantagem se a família tiver um filho. Os exot nunca irão arranhá-lo ou mordê-lo, eles irão brincar e explorar o mundo juntos.

Gatos exóticos são absolutamente discretos, mas extremamente leais. Um gato pode esperar pacientemente por seu dono enquanto ele está ocupado com seus negócios, ficar quieto, não exigir carinho ou guloseimas, ou seja, não atrair atenção. Mas assim que o dono chamar seu animal de estimação, ele imediatamente virá correndo e pulará em seu colo, feliz por o dono finalmente ter lhe dado tempo. Nesse sentido, os exóticos são animais extremamente compreensivos.

Deve-se notar que esses gatos não são caçadores e quase nunca têm disposição para lutar.

Raramente um exótico briga com outro gato ou outro animal. Eles praticamente não desejam caçar ratos ou pássaros. Podemos dizer que se trata de um gato 100% domesticado.

Os gatos desta raça suportam a separação do proprietário de forma extremamente aguda. Sentem-se realmente entediados, o apetite desaparece e a atividade motora diminui. Em princípio, eles são capazes de suportar viagens com bastante firmeza, então você pode levar animais exóticos com você se precisar partir por muito tempo.

Os exot são gatos realmente socialmente ativos. Eles só precisam estar com a pessoa o tempo todo. Eles gostam muito de jogos, mas apenas sentar ao lado de uma pessoa é muito agradável para eles.

Deve-se notar que esta raça se presta muito bem ao treinamento e treinamento.

Vida útil

Claro, o principal fator que afeta a expectativa de vida de qualquer animal de estimação são as condições de vida. O gato deve ser levado ao veterinário de vez em quando para monitorar como ele se alimenta, prestar atenção ao seu comportamento e periodicamente caminhar com ele. Em condições normais, os animais exóticos vivem em média de 15 a 16 anos. Alguns indivíduos podem viver até 20 anos.

Visualizações

Falando em gatos exóticos, seria errado dizer que esses gatos são todos iguais. Eles têm suas próprias variedades. Ou seja, gatos da mesma raça podem ser diferentes, mas, mesmo assim, terão sinais externos semelhantes. Portanto, para começar vale a pena destacar o gato exótico de pêlo comprido e de pêlo curto. Eles já foram mencionados acima. A principal diferença está no comprimento da pelagem. Representantes de pêlo comprido são mais fofos, têm uma pelagem longa de mais de 2 cm. Um gato de pêlo curto tem uma alta densidade de pelagem, mas o comprimento de sua pelagem não ultrapassa dois centímetros.

Caso contrário, os gatos desta raça diferem na cor. Vale a pena observar os tons mais comuns.

  • Azul. Cor muito bonita da pelagem, desprendendo tons cinza-azulados. Na Rússia, existe até uma raça semelhante com o mesmo tom - o azul russo.
  • Preto. Nesse caso, a pelagem do gato é preta brilhante, praticamente sem outras tonalidades. Menos comum é a transição do preto para o cinza escuro.
  • Tartaruga... Muitos estão se perguntando qual é a aparência exata da cor da carapaça de tartaruga. Na verdade, não tem tonalidade específica. A carapaça de tartaruga é uma cor de pelagem que combina várias cores ao mesmo tempo. Por exemplo, branco, cinza e vermelho. Juntos, eles serão chamados de "casco de tartaruga".
  • Branco. Este tom de casaco é extremamente bonito. A lã branca pura raramente tem quaisquer outros tons. O branco é uma cor muito relaxante, por isso um animal de estimação com esta pelagem terá um efeito ainda mais relaxante.
  • Mármore... Esta cor de pelagem geralmente combina dois tons. Na maioria das vezes é preto e cinza.
  • Tabby vermelho. Às vezes, é erroneamente chamado simplesmente de "gengibre".Mas a diferença é que essa cor é mais brilhante nas costas, e na barriga e nos membros fica muito desbotada. Mas os gatos exóticos de cor vermelha geralmente têm um tom delicado e cremoso. Ou seja, uma cor tão vermelha, não muito pronunciada.

Recursos de cuidados

A aparência de qualquer gato doméstico deve ser monitorada de perto. Cuidar de gatos exóticos tem características próprias.

Se falamos sobre dar banho em um gato, então é aconselhável lavar as plantas exóticas uma vez a cada 3-4 meses. Claro, isso depende de quão sujo está o casaco, portanto, o banho pode ser feito com mais frequência, se necessário. Isso geralmente é recomendado quando começa a cair. A lã solta deve ser lavada, caso contrário, a lã velha permanecerá no gato. Isso está carregado tanto com a aparência feia do animal quanto com o fato de que a lã permanecerá nos móveis, pisos e outros lugares.

É melhor resgatar o exótico mais uma vez do que resolver os problemas com sua lã e limpar constantemente a casa. Não se esqueça que a maioria dos gatos tem uma percepção extremamente negativa da água e, além disso, dos procedimentos da água. Para um gato com medo de água, o banho pode ser um verdadeiro desafio e stress.

O próprio procedimento para banhos exóticos deve ocorrer de uma certa maneira.

Não se esqueça que a lã do exótico é extremamente densa, e às vezes o shampoo utilizado simplesmente não consegue penetrar profundamente, lavando apenas a parte superior da lã. Muitas pessoas recomendam que você ensaboe um pouco o seu gato com um detergente desengordurante para louças antes do banho. Isso não fará mal nenhum a seis gatos, mas irá desengordurar a superfície da pelagem, de modo que o shampoo pode penetrar profundamente na pelagem. Depois de aplicar o desengordurante, enxágue-o bem e, em seguida, prossiga para o procedimento de banho principal.

Para produtos exóticos, shampoos contendo quaisquer ervas medicinais ou extrato de algas marinhas são recomendados. Isso tem um efeito extremamente positivo na condição da pelagem e subpêlo - fortalece sua estrutura e dá uma aparência saudável.

Vale a pena lavar especialmente os lugares que estão mais sujeitos a sujeira - pernas, rabo e queixo. Depois de enxaguar o shampoo, você também pode usar um condicionador para enxaguar. Além disso, você pode usar remédios especiais para pragas e parasitas da pele. Na pelagem densa, existe a possibilidade do seu aparecimento. Não quer dizer que os exóticos sejam frequentemente suscetíveis a esse problema, mas é aconselhável usar esses fundos para a prevenção.

Terminado o banho em si, e o dono e o gato exalaram de alívio, é necessário começar a secar a lã. Este momento também tem características próprias. Tentar secar o pêlo do gato com uma toalha comum é um procedimento demorado e pouco eficaz. A densidade e densidade da lã desempenham um papel aqui. Portanto, você pode usar um secador de cabelo normal. Com esse dispositivo, o processo será notavelmente acelerado e mais eficiente.

Proprietários experientes de plantas exóticas às vezes usam pó de limpeza após a secagem. Considere o que é e por que você precisa dele.

O pó de limpeza é um agente de limpeza especial que pode remover a sujeira sem o uso de água... Esta é uma maneira muito conveniente quando é necessário remover qualquer contaminação em uma área específica do pelo, pois por causa de uma mancha não é muito aconselhável lavar o gato completamente. No entanto, o pó de limpeza pode ser usado como um remédio adicional após o banho. Remove completamente a umidade residual e a pelagem torna-se sedosa e brilhante.

Você precisa aplicar este produto contra a pele do animal. Vale a pena assistir para que o produto não entre nas orelhas, olhos e boca do gato. Na verdade, ao tomar banho com shampoo, isso também deve ser evitado. Olhos exóticos são grandes, então a probabilidade de obter detergentes é alta. Hoje em lojas de animais existem shampoos e produtos que não irritam os olhos.

Após a aplicação do pó, é necessário pentear cuidadosamente a pelagem de acordo com o seu crescimento. E apenas pentear a lã é o próximo passo na preparação, que será discutido aqui.

Quanto a pentear exóticos, aqui vale a pena observar um fato engraçado - focas desta raça são jocosamente chamadas de "persas para preguiçosos"... E tudo porque, embora se pareça com um gato persa em muitos aspectos, não lhe tirou os problemas com o casaco, que exige cuidados cuidadosos. Animais exóticos de pêlo curto deixam seus pelos apenas se começarem a cair, e mesmo assim não há tanto. No entanto, escovar o pêlo é um aspecto importante da preparação de um gato.

Os lados do exótico e sua barriga devem ser penteados de acordo com o crescimento da pelagem, no resto do corpo recomenda-se pentear contra o pelo.

Exótico de pêlo curto pode ser escovado 1-2 vezes por semana com um pente normal. Com um pouco mais de frequência, você pode usar uma escova de massagem. Em uma raça de pêlo comprido, o procedimento de escovação deve ser feito com mais frequência. Na verdade, não há nada de complicado e incomum em pentear lã exótica. Conjunto de cuidados padrão - pente, escova de massagem. Você também pode usar uma capa impermeável, mas é melhor usá-la apenas quando o gato estiver mudando. Esta ferramenta faz um bom trabalho na remoção de cabelos soltos.

Olhos grandes exóticos também requerem atenção do dono do animal. É necessário realizar procedimentos preventivos periodicamente, mantendo a higiene não só dos olhos exóticos, mas também da cavidade oral, orelhas, além de realizar procedimentos estéticos para aparar as unhas e retirar os pelos ásperos.

Olhos exóticos não são apenas sua característica mais bonita, mas também o órgão mais vulnerável a infecções, fungos e bactérias. Especialistas e veterinários recomendam a realização de procedimentos preventivos algumas vezes por mês. Isso também se aplica à prevenção de aurículas. Para muitos proprietários, o problema da prevenção está na "fixação" do animal. Nenhum animal vai gostar quando seus olhos ou orelhas forem esfregados por algum motivo desconhecido, e mesmo às vezes todo tipo de "sujeira" goteja ali. Mas o procedimento é necessário para o seu próprio bem. Portanto, vale a pena fixar a posição do gato embaixo do braço, mas com cuidado, tentando não pressionar com força.

Os olhos podem ser enxugados com um guardanapo embebido em água fervida comum. Em casos mais graves, várias pomadas, gotas, às vezes contendo antibióticos, são usadas. Uma observação importante sobre antibióticos é que eles nunca devem ser usados ​​se o gato for saudável.

A bactéria rapidamente se torna viciante em antibióticos, portanto, em uma situação mais séria, esses remédios serão simplesmente inúteis.

Outro aspecto importante no cuidado de olhos exóticos é que eles não precisam ser esfregados. Isso só irrita os olhos do animal. Eles precisam ser eliminados - com cuidado e sem movimentos bruscos. Para prevenção dos olhos, é recomendável limpar o nariz exótico. As substâncias nocivas freqüentemente se acumulam nas membranas mucosas, que podem evoluir para doenças mais graves.

Em relação aos cuidados com as aurículas, é importante ressaltar que este também é um problema comum com as exóticas. Se você não remover as secreções naturais do ouvido por um longo tempo, a poeira se acumulará neles, o que também pode causar o aparecimento de vários parasitas, fungos e até ácaros da orelha. O cuidado da orelha pode ser feito com um cotonete comum, removendo a secreção. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar os órgãos auditivos.

Além disso, você pode usar gotas para os ouvidos acaricidas, que apenas previnem o aparecimento de ácaros nas orelhas.

Além dos procedimentos anteriores para a prevenção de doenças do amigo felino, outra parte extremamente importante do aliciamento é aparar as garras. O procedimento não é tão simples quanto pode parecer à primeira vista. Para o próprio gato, cortar a garra é bastante desagradável, mas vale a pena domesticá-lo com um gatinho. Clippers especiais são vendidos em pet shops ou farmácias veterinárias.É altamente desencorajado aparar as garras com uma tesoura comum. Nas garras dos gatos existem veias sangrentas, ao longo das quais o corte é estritamente proibido:

  • o animal é ferido de forma selvagem, já que eles têm grande sensibilidade neste lugar;
  • cortando as garras dessa forma, há o risco de infecções, crescimento impróprio da garra e assim por diante.

Portanto, você precisa usar estritamente um cortador de unhas. Eles se parecem com uma pinça, com a qual apenas a ponta da garra precisa ser cortada. A propósito, é importante notar que os exóticos são especialmente incomuns para a liberação de garras e o desejo de arranhar uma pessoa. Eles são tão amigáveis ​​que são praticamente incapazes de mostrar agressividade. No entanto, o gato necessita de fazer uma "manicura", principalmente se a mascote tiver o hábito de rasgar papéis de parede ou móveis. Nesse caso, você não pode dispensar a compra de um poste para arranhar, mas também é necessário aparar as garras.

Poucas pessoas prestam atenção a outro aspecto inerente a alguns exóticos - cabelo protetor rígido. Alguns gatos às vezes apresentam pêlos longos e ásperos por causa de seus belos pêlos de pelúcia. Isso ocorre periodicamente em animais obtidos por cruzamento. Esses cabelos são claramente visíveis. Eles geralmente são mais longos do que o resto da pelagem e diferem na cor. Você pode remover esses pêlos depenando-os normalmente com uma pinça. Depois de remover esses pelos, a pelagem do gato ficará bonita e limpa.

Cuidar da cavidade oral de um animal de estimação também é obrigatório. Para eliminar completamente os problemas dentais de um gato, recomenda-se realizar a profilaxia 1 a 2 vezes a cada duas semanas. Muitos serão céticos ou irônicos sobre este ponto. No entanto, os gatos também têm os dentes limpos. Em nosso país, de alguma forma não é costume prestar atenção à higiene bucal dos animais, mas mesmo assim, eles também podem ter dor de dente. Só que eles não podem nos falar sobre isso e simplesmente têm que suportar a dor.

Nas mesmas farmácias veterinárias e pet shops existem escovas especiais para a limpeza dos dentes e pós dentais. No início, você pode escovar os dentes do seu animal simplesmente com uma escova umedecida em água morna. Para dentes mais fortes, você pode usar pós para os dentes. Claro, esse procedimento para um animal de estimação é extremamente extremo, por isso é provável que se retorça e arranhe. O gato deve ser consertado e, no dia anterior, as garras devem ser cortadas.

Para organizar a vida de um animal de estimação e cuidar dele, você precisa comprar várias coisas. Vamos começar com o que absolutamente qualquer animal de estimação precisa em primeiro lugar - um banheiro. A bandeja sanitária é a primeira coisa que já deveria estar na casa quando um novo morador peludo aparece. Para plantas exóticas, os especialistas recomendam o uso de um enchimento de madeira feito de serragem prensada. Os exóticos não gostam de cargas aglomeradas.

Também é necessário arrancar postes para exóticos, caso contrário, os móveis e as paredes da casa podem ser danificados.

Arranhar os postes pode ser bastante simples - plano, que é uma placa com um cordão macio esticado sobre ela. E você pode comprar postes de arranhar volumosos, que vêm em diferentes formatos.

Se o espaço da casa permitir, então você pode encontrar grandes estruturas que são uma atração para os gatos. Eles têm várias camadas, brinquedos em cordas e eles próprios são estofados com cordas, nas quais o animal de estimação pode afiar suas garras.

E também para momentos de lazer mais divertidos poderá comprar para a sua mascote uma variedade de brinquedos, a escolha dos quais nas lojas de animais hoje é muito ampla. Os ponteiros laser são populares - os exóticos adoram correr atrás de uma luz forte. O principal é não apontar o ponteiro para os olhos grandes e sensíveis do seu animal de estimação ou para cortinas, vidros ou outros itens valiosos.

Esses foram os principais pontos a serem considerados ao cuidar de um gato. Isso não significa que isso é tudo que há para saber. Recomenda-se estar atento tanto à alimentação do gato quanto aos exames médicos por um especialista.

Nutrição

Curiosamente, mas o que há de exótico e despretensioso na comida. Claro, você não deve dar nada, além de alimentar o gato exclusivamente com ração seca. Você pode dar carne dietética exótica, por exemplo, carne bovina. Essa carne contém taurina, que terá um efeito extremamente positivo no sistema cardiovascular do animal. Ganhou grande popularidade ao alimentar animais exóticos miudezas, que são derramadas com água fervente.

Os exotais, como todos os outros gatos, gostam muito de peixes. É aconselhável não dar peixes de rio ao gato, pois costuma conter parasitas. E também é aconselhável retirar primeiro as escamas e os ossos das futuras guloseimas para que o exótico não danifique a sua boca ou estômago.

Em princípio, os produtos cárneos podem ser misturados com vários cereais (trigo sarraceno, arroz) e cereais, que são extremamente nutritivos e saudáveis.

O principal é que a dieta não seja escassa. Além disso, você pode dar ao gato creme de leite com baixo teor de gordura ou outros laticínios uma vez por semana. Isso vai reabastecer o suprimento de proteínas exóticas. Não é recomendável alimentar o seu animal com o mesmo dia após dia. Isso afeta a saturação do corpo com as substâncias e vitaminas necessárias e o sistema digestivo do animal de estimação. Como já mencionado, os exóticos são exigentes com a comida.

Muitos donos de animais experientes dizem que você precisa alimentar seu gato com o que você mesmo come. Em princípio, a afirmação é mais correta.

Reprodução

Uma questão muito importante que deve ser dada muita atenção é a criação de gatos. Uma coisa é cuidar de um animal de estimação. Outra é lidar com a venda de gatinhos e sua criação. Este é um negócio muito complicado, como pode parecer para aqueles que desejam começar a criar gatos por dinheiro fácil.

Esta é uma ocupação muito responsável, pois o estado físico e psicológico dos gatinhos, seus hábitos, caráter e aparência vão depender das ações do dono.

Para pessoas irresponsáveis, esta lição não é adequada. Você precisa fazer este negócio com dedicação total, amar seus animais de estimação e dedicar muito tempo a eles. Vamos primeiro listar os principais pontos necessários para a criação correta de gatos exóticos:

  1. escolher um gato e um companheiro para ela;
  2. esperando a época de acasalamento;
  3. tricô;
  4. cuidar de uma gata grávida;
  5. parto de um gato;
  6. cuidar de um gato e gatinhos recém-nascidos;
  7. educação correta de gatinhos para venda posterior.

Agora vamos analisar esses pontos com mais detalhes.

Seleção de parceiro

    Um gato para posterior criação de gatinhos deve ser de raça pura, ter uma cor bonita e boa saúde. Na hora de escolher um parceiro, é preciso levar em consideração a cor e os parâmetros físicos que os gatinhos dele obtiveram.

    Tanto o gato quanto o macho devem ser vacinados rigorosamente e vacinados, o que deve ser realizado anualmente. A completa ausência de problemas de saúde, um belo casaco e um caráter benevolente serão a chave para uma boa descendência no futuro.

    Se houver alguma suspeita relacionada à saúde de ambos os indivíduos, o acasalamento deve ser adiado.

    Época de acasalamento

    Muitas pessoas acham que não é difícil: trouxeram um gato, um macho, esperaram o acasalamento e estão esperando os gatinhos. Mas este não é o caso. O gato deve ter entre 16 e 17 meses para começar a admiti-lo ao parceiro. Acredita-se que é nessa idade que o corpo felino está pronto para dar à luz e reproduzir seus filhotes. A época de acasalamento é um processo responsável que dura vários dias. Normalmente, até uma semana ou até mais.

    Um gato no cio dura cerca de 7 a 8 dias. É durante este período que a fêmea estará pronta para o acasalamento. Tudo aqui é como as pessoas têm - conhecimento, namoro. Freqüentemente, as fêmeas exot podem ser agressivas durante a temporada de acasalamento, especialmente se não estiverem acostumadas com um parceiro. Portanto, ambos os lados devem primeiro ser reunidos, para observar sua reação. Normalmente o gato é trazido para o território do macho. Não espere que eles corram imediatamente um para o outro.

    Inicialmente, muita tensão reinará entre eles. O gato precisará explorar um novo território, familiarizar-se com novos cheiros e, só então, proceder ao encontro do macho. Às vezes, houve até casos em que os gatos param no cio em um novo território e não estão mais prontos para o acasalamento. Isso se deve ao estresse e às novas experiências.

    Recomenda-se que o proprietário esteja sempre por perto. E você também pode esperar uma reação agressiva de ambos os lados. Portanto, leva tempo para os animais se acostumarem uns com os outros.

    Tricô

    Embora o macho exótico esteja pronto para acasalar na maior parte do tempo, isso não significa que ele irá imediatamente correr para a fêmea para fertilizá-la. O homem aborda esse processo com grande cautela, apesar dos hormônios em fúria. Normalmente o exótico anda em volta do gato por muito tempo, fareja. Às vezes, ele pode nunca decidir acasalar por apenas um motivo conhecido por ele. O gato, quando pronto para o processo, começa a miar e cai sobre as patas dianteiras.

    Mesmo que o acasalamento tenha acontecido, isso não significa que uma vez seja suficiente. Ele pode ser completamente malsucedido. Portanto, é necessário dar à fêmea e ao macho alguns dias para o acasalamento posterior.

    Mas também o gato pode ser muito agressivo neste momento, tentando atacar o macho. Uma briga aberta deve ser evitada e um casal deve ser constantemente supervisionado.

    Ao final do acasalamento, é necessário examinar cuidadosamente os dois animais. Durante o acasalamento, os machos têm o hábito de morder o pescoço do gato e às vezes podem danificá-lo sem calcular a força. Se houver ferimentos, eles devem ser manuseados com cuidado. Com consequências mais graves, você não pode prescindir da ajuda de um veterinário.

    Gravidez

    Se todos os pontos anteriores forem concluídos com sucesso e o novo casal estiver maduro para criar uma família de gatos, a gravidez do gato começa. O processo é lento, exigindo paciência e cuidados especiais não só com a fêmea, mas também com seus futuros filhos. O período de gestação dos exóticos é de até 65 dias, mais ou menos 1-2 dias. Observa-se que os gatinhos nascidos entre 50 e 58 dias geralmente morrem imediatamente.

    Portanto, é extremamente importante criar todas as condições necessárias para o porte completo e confortável de todos os gatinhos para o gato. Como determinar o início da gravidez em um gato? Normalmente, uma fêmea exótica tem atividade extremamente baixa dentro de 10 dias após o acasalamento. Pode até haver náusea. No futuro, o gato pode começar a se comportar de maneira diferente do que antes.

    A gravidez também afeta o caráter. A fêmea exótica pode começar a mostrar mais afeto e pode se tornar agressiva. Como exatamente ela se comportará é impossível de prever.

    O principal é mostrar periodicamente o animal ao veterinário, principalmente nas últimas semanas de gestação.... E também vale a pena se preocupar com um local para futuro parto com antecedência. Você pode usar uma grande caixa de papelão para isso, forrando o fundo com jornais e pedaços de pano.

    Parto

    A duração do processo em si pode ser de 2 a 6 horas. Os gatinhos podem aparecer em intervalos diferentes. Uma pessoa não deve interferir neste processo. Se o parto ocorrer normalmente, a gata será capaz de lidar com a situação por conta própria. É importante garantir que o gato não pise acidentalmente nos gatinhos recém-nascidos, bem como estimular sua respiração. Os gatos fazem isso simplesmente lambendo - eles lambem o nariz e a boca dos gatinhos para limpar o muco, e o gatinho não interfere na respiração.

    Cuidando de gatinhos e gatos

    Na primeira vez após o parto, a gata apresenta corrimento, que deve ser sempre higienizado na hora certa, mantendo a limpeza no local onde costuma deitar-se. O principal é a nutrição. É necessário alimentar um gato após o parto várias vezes mais, porque seu corpo está extremamente esgotado. Também é importante dar a ela muitos líquidos.

    Os gatinhos recém-nascidos são cegos e dormem a maior parte do tempo, por isso não se preocupe se eles não forem muito ativos.A própria gata vai alimentar os gatinhos, o principal é não se esquecer de alimentá-la em abundância.

    Os gatinhos abrem os olhos cerca de 9 a 10 dias após o parto. É inútil tentar determinar imediatamente sua aparência futura. Quase todos os gatinhos têm olhos azulados e a pigmentação começa a partir da terceira semana de vida. Os gatinhos logo aprenderão a andar, mas se alimentarão do leite da fêmea por cerca de três semanas. Após esse período, você pode ensinar os gatinhos a comer em uma tigela. A dieta deve ser mudada gradualmente, é difícil para os bebês passarem do leite para alimentos pesados. Para começar, você deve dar laticínios, depois mingau. Para gatinhos relativamente maduros, você pode começar a dar um pouco de carne ou peixe.

    Educação

    A frase mais comum em anúncios de gatinhos é que eles são treinados para criar uma ninhada. E isso é verdade, porque as pessoas tendem a comprar um gatinho que já sabe ir ao banheiro e não rasga móveis com paredes. Portanto, já com o surgimento da atividade física inicial, vale a pena começar a acostumar pequenos exóticos à bandeja. O local da bandeja deve ser colocado próximo a ela, pois será difícil para os gatinhos encontrarem um banheiro que esteja em outro cômodo.

    Se um dos gatinhos adquiriu o hábito de cagar no mesmo lugar, mas não na bandeja, você pode reorganizar a bandeja exatamente nesse local. O método é extremamente simples, mas eficaz.

    O mais provável é que o gatinho comece a entrar na caixa de areia e acabe por se acostumar com isso. É necessário comprar postes e brinquedos para gatinhos. Já em tenra idade, eles precisam afiar as garras e roer alguma coisa, pois seus dentes estão começando a dentição. Portanto, os brinquedos devem ser comprados sem partes pontiagudas que possam machucar a boca do gatinho ou entrar em seu estômago. O brinquedo deve ser simples e confiável. Mas você também pode levar os gatinhos para um check-up no veterinário para profilaxia.

    Saúde

    Vamos considerar quais são os problemas de saúde mais comuns dos exóticos.

    Comecemos com uma pergunta que é característica não só de gatos exóticos, mas também de outras raças. Isso é castração ou esterilização. Nem todo mundo sabe cuidar bem de um gato após a castração, e esse é um ponto muito importante em relação à sua saúde futura.

    A castração e esterilização são realizadas em indivíduos que não se destinam a reprodução posterior. O animal de estimação deve ser dado para castração por volta dos 8 meses de idade.

    Nessa idade, ele já conseguiu se fortalecer, mas os sistemas reprodutivo e reprodutivo ainda não estão totalmente formados. Nos primeiros dias após a operação, o exótico deve receber repouso completo. Talvez na primeira vez ele precise de analgésicos. Olhos secos são comuns em gatos imediatamente após a cirurgia. O fato é que a operação é realizada sob anestesia, mas durante a anestesia os olhos não fecham, portanto ressecam. Você pode secar os olhos suavemente com um pano úmido para ajudá-los a cicatrizar mais rapidamente ou usar colírios.

    Freqüentemente, os exóticos são caracterizados por um problema nos seios da face do nariz. A dificuldade respiratória ou outros defeitos geralmente estão associados às características estruturais do nariz achatado.

    Acima, foi falado sobre a necessidade de escovar os dentes e prevenir doenças da cavidade oral dos exóticos. A doença mais comum que afeta os dentes é a formação de tártaro.

    Às vezes, há doenças associadas a doenças cardiovasculares. Nesse caso, é necessário fazer mudanças fundamentais na dieta do animal.

    Para todos os gatos, os problemas renais também persistem. Em princípio, essa doença também está associada às características da dieta alimentar. Alimentando seu gato com uma dieta saudável e variada, o problema pode ser evitado.

    De qualquer forma, se você suspeita que o gato não está se sentindo bem, não vale a pena fazer um tratamento caseiro, mas antes de tudo você deve mostrar o animal a um especialista. O veterinário examinará cuidadosamente o gato, se necessário, fará os exames necessários, prescreverá medicamentos e dará recomendações sobre a alimentação e manutenção do animal.Em geral, os animais exóticos têm boa saúde e boa imunidade.

    Se você seguir corretamente todas as recomendações para cuidar deles, os riscos de quaisquer doenças serão minimizados e a expectativa de vida do gato será muito alta.

    Resultado

    Assim, os gatos exóticos conquistaram merecidamente o mundo e a Internet devido à sua aparência fofa e natureza extremamente amigável. É o animal de estimação ideal que requer poucos cuidados, é exigente com a comida e pode ser treinado rapidamente. Não te aborrecerás com ele, porque os exóticos gostam muito de brincadeiras ao ar livre com os donos, tratam bem as crianças. Via de regra, eles são muito apegados e dedicados a uma pessoa e certamente nunca a esquecerão. A presença de tal gato adiciona aconchego a cada casa.

    Para obter detalhes sobre os cuidados e manutenção de plantas exóticas em casa, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa