Gato birmanês

Gatos birmaneses: características, escolha e cuidado

Gatos birmaneses: características, escolha e cuidado
Contente
  1. Origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Tipos de cores
  5. Como escolher?
  6. Como nomear?
  7. Contente
  8. Doenças possíveis
  9. Críticas do proprietário

O gato birmanês é conhecido por sua natureza amorosa e afetuosa. Ela se dá bem com crianças pequenas por causa de sua natureza brincalhona e gentil. Essas belas criaturas de olhos azuis são reconhecidas como extremamente orientadas para o homem. Freqüentemente, são chamados de "gatos humanos" porque encontram rapport rapport com os humanos. Esses gatos adoram se comunicar com seus donos, especialmente quando são acariciados em uma pelagem bonita, fofa e brilhante.

Origem

Uma vez considerados santos, os gatos birmaneses são verdadeiramente uma raça real. O gato sagrado birmanês é conhecido principalmente por lendas. Como diz a lenda, no mosteiro da Birmânia esses gatos sempre acompanhavam os monges. Os animais tinham pelos brancos e olhos amarelos.

O Sumo Sacerdote Moon Ha tinha um gato chamado Sinh. Quando os inimigos atacaram o templo, ele foi morto junto com muitos outros monges. O gato perturbado saltou sobre o corpo de seu dono e de repente mudou seu pelo para um mais escuro. E os olhos mudaram de amarelo para azul, e tornaram-se semelhantes aos olhos da deusa que era adorada no templo. No dia seguinte, todos os gatos pareciam Singh. Acreditava-se que a deusa ajudou os monges a repelir o ataque e salvar o templo.

É o que diz a lenda. No entanto, a razão para manter gatos no templo era um pouco mais prosaica. Sua tarefa era manter os roedores sob controle.

Embora esta lenda tenha alguma relação com a história documentada, o principal objetivo da sua proclamação foi exaltar esta raça de gatos, para a sua posterior venda.

O primeiro par europeu de gatos birmaneses realmente veio da Birmânia. Eles foram enviados em 1919 de navio para a França.O reconhecimento da raça ocorreu na França em 1925, onde um gato desta raça foi exibido pela primeira vez em uma exposição. Na década de 1950, o nome de gato birmanês foi alterado para o gato sagrado da Birmânia.

Descrição

O gato birmanês é um animal de tamanho médio, pesando de 3 a 6 kg (os machos são maiores que as fêmeas). A cabeça tem a forma de um triângulo e a testa é ligeiramente convexa. Os olhos são grandes, redondos, azuis. O nariz é de tamanho médio, ligeiramente côncavo. As orelhas não são inseridas muito baixas, mas sim pequenas e cobertas por tufos de cabelo. A cauda é de comprimento médio. Os gatos são atarracados, um tanto alongados, musculosos e fortes. Lã com subpêlo pequeno, semilongo e sedoso, agradável ao tato. Vamos considerar algumas outras características.

  • Cor... Pode haver marcas multicoloridas na cabeça (parte do focinho, orelhas), membros e cauda. O resto do corpo é da cor de casca de ovo. Caracterizado por “luvas” brancas nas patas dianteiras e “esporas” nas patas traseiras - sempre simétricas.
  • Atividade equilibrado, um cruzamento entre o gato britânico e o Sphynx.
  • Vida útil - dos 15 aos 18 anos.
  • Existem espécies de pêlo curto e pêlo comprido Gatos birmaneses.

    A criação da raça birmanesa foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial, mas 1955 trouxe um aumento no número de gatos birmaneses. Nos Estados Unidos e na Europa, os gatos com cores clássicas de pelagem eram criados principalmente. Novas opções de cores foram introduzidas na Inglaterra. Os gatos eram tons de rosa chocolate e lilás. Anos posteriores trouxeram combinações de cores adicionais, como creme e vermelho.

    O gato birmanês é uma raça bastante rara. Portanto, obter o gato ideal desta espécie com recursos visuais simétricos como “luvas” e “esporas” é bastante problemático. Por causa da coloração característica, que é o mais restritivo dos padrões da raça, criar um gato birmanês não é a coisa mais fácil de se fazer.

    As mulheres são mães muito boas e dão à luz de 2 a 4 gatinhos em média. Os gatinhos nascem completamente brancos e sua verdadeira cor pode não aparecer até dois dias depois, e às vezes até duas semanas depois.

    O treinamento inicial desses animais não é difícil, pois este amigo de quatro patas tem um caráter calmo e amigável e uma mente excepcional. A gata sente-se muito bem rodeada de muitas pessoas e animais, mas acima de tudo gosta de representantes da sua própria raça. Isso torna a criação muito mais fácil.

    O gato birmanês moderno foi formado por meio de programas de criação com a participação de espécies siamesas e persas, além de felinos europeus de pêlo curto. Com o tempo, descobriu-se que a maioria das linhas europeias estão firmemente entrelaçadas entre si, o que afetou a aparência geral dos gatos.

    Traços de caráter

    Embora cada gatinho tenha seu próprio temperamento, é possível observar muitas semelhanças que são características de todos os representantes da raça. Sociabilidade e afeto pelo dono estão em harmonia com autocontrole e contenção em relação a estranhos. Esses gatos não são muito ativos, mas também não são muito preguiçosos. Eles podem exigir carícias do gato quando ignorados por muito tempo. Mas eles fazem isso com muito tato - em uma voz suave, melódica e agradável para o ouvido humano.

    Eles também usam essa voz para comunicar ao proprietário tudo o que consideram importante.

    Os gatinhos aprendem rapidamente e mostram grande criatividade para encontrar novos jogos. A razão e a curiosidade pelo mundo à sua volta, assim como a solidão e o tédio, fazem com que aceitem de boa vontade a companhia de outros animais. Mas de preferência representantes de sua própria espécie, com a mesma natureza gentil e livre de conflitos. Amam a vida em família, podem viver com todos os membros da família e participar de boa vontade em suas atividades diárias.

    Na família dos gatos birmaneses, pode-se observar uma tendência de criar "encontros" quando os gatos se sentam em círculo e se olham em silêncio por alguns segundos ou minutos, como se estivessem pensando. Nenhum dos representantes de outras "raças" é convidado para tal reunião.

    O caráter do gato birmanês se manifesta, antes de tudo, em uma grande gentileza para com as pessoas e uma disposição muito amigável. Esses gatos são inteligentes e sociáveis, eles não serão excessivamente intrusivos. Eles rapidamente e por muito tempo se apegam às pessoas, mas escolhem um membro especial da família. Os gatos birmaneses definitivamente precisam de pessoas, pois não toleram a solidão.

    Sentem-se ainda melhor entre um grande grupo de pessoas, tornando-os ideais para famílias com vários filhos. Além disso, suportam com paciência carregar nas mãos todo o carinho que os pequenos generosamente recompensam. Ao mesmo tempo, a criança deve ser informada de que um gato não é um brinquedo, mas uma criatura viva que também precisa do seu lugar. Com o comportamento certo, um gato e uma criança podem se tornar melhores amigos.

    O personagem do gato birmanês pode ser descrito como uma mistura de um persa calmo com a alegria de um representante siamês - é um gato quieto com uma voz melódica, mas um entretenimento muito curioso e exigente.

    Você deve fornecer a ele muitos esconderijos, locais para afiar as garras e pontos de observação. Para um determinado animal de estimação, isso é tão importante quanto o tempo gasto com uma pessoa e um grande número de carícias.

    Esses gatos são verdadeiramente domesticados e se sentem bem mesmo em um apartamento pequeno.

    Os gatos sagrados birmaneses se distinguem por seu apego aos humanos. Eles estão prontos para criar um vínculo profundo com seu cuidador. Tanto na brincadeira quanto na comida, esses gatos conservam grande delicadeza e graça impecável. Tem-se a impressão de que sabem de sua origem mística de seus ancestrais. O gato birmanês é extremamente educado e calmo, mas não deve ser apenas um mascote doméstico, mas sobretudo um membro da família. Ele participa da sua vida. E sempre que você precisar, ele está ao seu lado.

    Birman amadurece mais cedo do que a maioria dos gatos de pêlo comprido. Os machos desta raça são famosos por seu temperamento e as fêmeas são mães maravilhosas. Os gatos sagrados birmaneses se distinguem por sua atividade e saúde física. Ao mesmo tempo, são bastante resistentes ao estresse. Eles têm um caráter forte.

    Alguns especialistas dizem que a Birmânia é um gato absolutamente quieto. Na verdade, um birmanês é um tagarela, e todas as suas necessidades, insatisfações, alegrias ou até mesmo de ir ao banheiro são comentadas com uma ampla gama de sons - desde um leve grunhido até um ronronar alto ou um miado insistente.

    Tipos de cores

    A raça birmanesa deve sua origem ao cruzamento de gatos siameses e persas, que começou na França na década de 1920, portanto, não é surpreendente que seu caráter e aparência sejam diferentes de outros gatos.

    A coloração birmanesa pertence aos mais rigorosos, mas não os únicos padrões da raça. Afinal, nem todo gato com patas brancas e pelo comprido é birmanês. A cauda dos gatos desta raça é muito fofa e fofa. Seus olhos redondos e azuis safira são particularmente impressionantes. O pelo é semilongo e sedoso ao toque. No entanto, ao contrário dos persas, eles têm pouco subpêlo.

    A pelagem semi-longa é principalmente branca. A cor escura aparece apenas no rosto, orelhas, patas e cauda. Esta designação é chamada de "ponto". Devido às condições genéticas, qualquer coloração possível pode aparecer como uma “cor especial”. As cores mais comuns desses animais também podem incluir preto, vermelho e seus tons.

    A paleta iridescente de variedades de cores desta raça irá certamente satisfazer até as pessoas mais exigentes. Se originalmente o gato sagrado birmanês era principalmente branco, agora podemos escolher entre vinte e duas espécies oficialmente reconhecidas (e várias novidades experimentais).Claro, todos os gatinhos nascem com uma cor clara, mas depois de alguns dias, a vida começa a mudar. Orelhas, nariz e cauda escurecem primeiro. Em seguida, a mudança de cor se espalha gradualmente para o topo das pernas e para o focinho, criando uma certa máscara.

    O processo de mudança de cor termina no terceiro ano de vida do animal.

    Opções básicas de cores:

    • cor bege ou creme com manchas cor de chocolate;
    • fundo de marfim com manchas escuras;
    • pelagem azulada com brilho branco e manchas azuis;
    • fundo branco com manchas lilás.

    Além disso, os gatinhos também podem ter uma cor de tartaruga. Os tons de cinza azulado combinados com damasco, uma combinação de cinza e lilás, chocolate e um leve avermelhado parecem especialmente interessantes.

      Cientistas investigaram a causa da descoloração do pelo em gatos birmaneses. Uma mutação é responsável por isso, o que leva ao enfraquecimento da função da tirosinase, uma enzima envolvida na produção da melanina, que causa albinismo parcial. Os pés brancos como a neve (chamados de esporas) característicos desta raça também foram atribuídos a mudanças genéticas em 2009.

      Como escolher?

      Antes de começar a escolher um gatinho, você deve decidir seu sexo. Os gatos birmaneses podem ser bastante brincalhões, afetuosos, criativos e fofinhos. A desvantagem é que eles fazem barulho quando querem acasalar e marcam o território com secreções com um cheiro específico. Se você não planeja criar gatos, então a castração é a melhor solução.

      Os gatos são mais independentes e sábios, moderadamente brincalhões. A desvantagem é o comportamento inadequado durante o estro. Se uma fêmea não for acasalada com um gato por vários anos, seus problemas de saúde podem aparecer. Muitos problemas também podem ser evitados pela esterilização.

      Os preços dos gatinhos desta raça variam de 10 a 50 mil rublos. Acontece que os gatinhos são vendidos muito mais baratos. Claro, documentos e garantias não são fornecidos neste caso. E aqui você pode cair nas mãos de um vigarista que pode passar um bebê fofo com uma cor siamesa por um birmanês sagrado caro. Não se deixe enganar pelo anúncio "Pedigree Burmese Cats Giveaway".

      Muitas vezes, você só pode receber um espécime semelhante ao birmanês. Portanto, considere os sinais da verdadeira raça do gato birmanês sagrado descritos acima.

      Você também deve pensar sobre os limites de tempo. O birmanês é relativamente fácil de manter, mas é importante passar tempo com ele regularmente. É bom para o bem-estar do animal e é ótimo para fortalecer seu vínculo. O gato também precisará de estímulo quando você não estiver em casa. Você pode considerar a adoção de dois gatos se eles passarem muito tempo sem você. Graças a isso, os gatinhos ficarão mental e fisicamente ativos, vão se divertir juntos, escalar, acariciar e assim por diante.

      Além disso, esteja ciente de que é preferível levar gatos de criadores profissionais que, trabalhando com gatis registrados, garantam a origem do pedigree de seus gatos. Animais de criadores de renome são testados para doenças genéticas. Os profissionais terão o maior prazer em discutir a sua escolha e ajudá-lo a decidir qual a raça mais indicada. Você pode visitar e ver os gatos antes de levá-los para casa.

      Se você não tiver a oportunidade de comprar um gato de um gatil certificado, examine cuidadosamente o animal antes de comprar. Um gatinho birmanês saudável deve ser ativo, brincalhão, com olhos claros, orelhas limpas e um pelo brilhante e espesso. Se você encontrar secreção nos olhos ou ouvidos, descarte esse indivíduo. Você também precisa perguntar ao proprietário sobre a disponibilidade de passaporte veterinário e vacinas. Especifique o que o bebê come para que não haja problemas de estômago em casa.

      Como nomear?

      Ao procurar um nome para um novo membro da família, levamos em consideração vários critérios. Alguns analisam as características externas do animal. Outros se inspiram em seus filmes e livros favoritos.Outros ainda escolhem um nome ao acaso. Mas poucas pessoas pensam nas preferências do próprio gato.

      De acordo com especialistas, nem todo gato tem um nome “bom” que soa igualmente agradável. Algumas palavras soam muito melhor aos ouvidos de gato do que outras. De acordo com essa teoria, se quisermos que nosso animal responda a um comando sem problemas, devemos considerar vários fatores importantes ao escolher.

      O que achamos bonito e original não funciona necessariamente na vida cotidiana. Se o seu gato, apesar das repetições repetidas, parece "surdo" ao som de seu nome, isso nem sempre significa que ele o está ignorando deliberadamente. É possível que a palavra não soe clara o suficiente em seus ouvidos para fazê-la reagir.

      As orelhas de gato se concentram na captura de sons agudos. Eles ouvem muito melhor do que tons baixos, porque a maioria das vítimas de gatos são pássaros e roedores. E os últimos se comunicam em altas frequências que nós, humanos, muitas vezes não ouvimos. Isso significa que um nome que termina em um tom baixo (por exemplo, Lancelot) será percebido por um gato muito menos do que um som que contém frequências mais altas (por exemplo, Pixie). E isso não é tudo. As orelhas de gato também são sensíveis a assobios e farfalhar.

      Nomes como Fluff têm uma reação animal mais vívida, exceto, é claro, em situações em que o gato simplesmente não quer atender a chamada.

      Além disso, os especialistas sugerem que é mais fácil para os gatos aprenderem nomes mais longos com 3-4 sílabas. Existem outros fatores que podem ser levados em consideração para sugerir bons nomes.

      • Dependendo do comportamento. Um gato gentil pode ser chamado de Laska ou Purr, e a amante do sono é Sonya.
      • Da cor. Dependendo dele, os gatos podem ser chamados de Smoke, Snow, Peach.
      • De qual profissão ou hobby o proprietário possui. O programador pode chamar o animal de estimação de Mouse ou Klava. Amante do tênis - foguete ou bola.
      • Por personagens de filmes ou desenhos animados os gatos podem ser chamados de Luna, Nala, Bagheera, Matilda.

        Nomes populares para meninas:

        • Musya;
        • Asya;
        • Bagheera;
        • Birmânia;
        • Sonya;
        • Busya;
        • Nyusha;
        • Simka;
        • Jesse;
        • Véspera;
        • Confusão;
        • Masyanya;
        • Cleo;
        • Adele;
        • Roxy;
        • Atena;
        • Martha;
        • Alfa;
        • Maia;
        • Xerez;
        • Fenichka;
        • Linda.

        Rapazes:

        • Kuzya;
        • Barsik;
        • Pêssego;
        • Alex;
        • Sortudo;
        • Tikhon;
        • Felix;
        • Bucks;
        • Zeus;
        • Fumaça;
        • Timon;
        • Volume;
        • Simba;
        • Marquês;
        • Simon;
        • Coco;
        • Garfield;
        • Tyson;
        • Oscar;
        • Marte;
        • Loki;
        • Casper;
        • Alf;
        • Gelo;
        • César;
        • Semyon;
        • Leon;
        • Marselha;
        • Kai;
        • Afonya;
        • Richard;
        • Watson;
        • Jackie;
        • Ricky.

        Contente

          O gato birmanês é um animal bonito e aristocrático com cabelos maravilhosos e olhos incomuns, o que é uma raridade entre as raças de gatos. É um gato muito pouco exigente em termos de carinho, com uma disposição gentil e pacífica. No entanto, deve-se lembrar que, devido ao subpêlo pequeno, as baixas temperaturas são incômodas para esses animais - trata-se de um gato doméstico típico. Não se esqueça também que os gatos birmaneses sofrem muito com a solidão. Eles podem ficar muito chateados por viverem sozinhos em um apartamento vazio.

          Portanto, vale a pena pensar várias vezes antes de escolher esta raça.

          Nutrição

          Na dieta dos gatos birmaneses, a comida úmida é a consideração mais importante, embora os gatos não sejam muito exigentes quanto à comida. Você precisará fornecer-lhes alimentos com a quantidade necessária de nutrientes para manter o corpo em boas condições. Para manter a pelagem de um gato bem cuidada, é necessário o uso de vitaminas que nutrem a pele e, consequentemente, proporcionam um pelo saudável, bonito e brilhante.

          A pesquisa científica confirmou que gatos preferem comida que corresponda a sua comida original - roedores. A “presa” média de um gato geralmente consiste em 50-60% de proteína, 20-30% de gordura e 5-8% de carboidratos. Portanto, não deve ser surpresa que a carne esteja no topo da lista de ingredientes para rações.A legislação exige a listagem dos ingredientes nos rótulos das embalagens e classificá-los de acordo com a quantidade no produto. Portanto, você pode navegar pelo rótulo.

          Os birmaneses preferem comida deliciosa. Para eles, a qualidade da comida é mais importante do que a quantidade. A prioridade para esses gatos é a obtenção de alimento natural à base de carne. Eles comem frango, peru ou carne com alegria. Alguns gatos adoram peixes. É indesejável dar-lhes carne gordurosa e comida com teor de sal. Esses alimentos podem afetar adversamente os rins e o fígado.

          Dar comida de gato birmanês "fora da mesa" é contra-indicado. Além disso, sua dieta não deve conter alimentos picantes e defumados. Você pode misturar alimentos naturais com alimentos de qualidade. Alimentos baratos podem prejudicar o funcionamento do trato gastrointestinal.

          No menu de gatinhos, você pode incluir um pouco de frango magro ou carne moída e laticínios. Os bebês recebem comida 4-5 vezes ao dia. Porções - não mais de 150 g Os idosos recebem alimentos duas vezes ao dia, em quantidade não superior a 250 g.

          Em geral, o gato birmanês não tem necessidades nutricionais especiais. Como outros felinos, deve ser fornecido com uma alimentação balanceada e adaptada às necessidades do animal. Também vale a pena dar-lhes medicamentos para facilitar a digestão.

          Higiene

          Quanto à higiene do animal de estimação, existem várias nuances importantes a serem consideradas aqui.

          • O gato birmanês é pouco exigente e fácil de cuidar. O birmanês sagrado requer uma escovagem regular para que os tufos não se formem no cabelo. O banho também é aconselhável. Pêlo comprido com subpêlo pequeno não tem uma forte tendência para emaranhar. Basta esfregar com um raspador de metal uma ou duas vezes por semana. No entanto, durante um período de queda intensa, escovar regularmente os pelos mortos, sem dúvida, tornará a vida mais fácil para o gato e para o dono, reduzindo a quantidade de pelos remanescentes no carpete.
          • A contaminação dos olhos ou ouvidos é removida conforme necessário (o que não acontece com frequência). É muito importante limpar os olhos porque, como os gatos persas, os birmaneses têm canais lacrimais curtos.
          • Preste mais atenção aos cuidados bucais, especialmente em gatos mais velhos, que tendem a ter tártaro. Uma pasta de dente comestível especial funciona melhor porque não requer o uso de uma escova, coisa que os gatos realmente não gostam.
          • Lembre-se de aparar suas unhas periodicamente.

          Doenças possíveis

          A saúde dos gatos birmaneses não deve ser um grande problema. A maioria deles vive com boa saúde por muitos anos. O gato birmanês é considerado um representante saudável e resistente desses animais domésticos. A melhor prevenção de doenças é uma alimentação saudável e adequada. A base deve ser uma dieta completa - ração com carne úmida, rica em proteínas, gorduras e carboidratos.

          Uma dieta adaptada às necessidades da raça ajuda muito o gato a manter uma boa saúde e boa forma.

          Infelizmente, comer bem nem sempre pode prevenir certas doenças.

          • Doenças oculares. As doenças dos gatos birmaneses freqüentemente afetam seus olhos. Inflamação e tendência a apertar os olhos são comuns.
          • Cisto. Outra ameaça são os cistos, que em gatos birmaneses geralmente são encontrados nos ovários e testículos, com menos frequência ao redor da cabeça.
          • Doenças neurológicas. Uma delas é a degeneração espongiforme. Causa problemas de coordenação e até paralisia.
          • Tumores. O aparecimento de um tumor benigno na córnea - dermóide da córnea. O tumor está operável.
          • Hipometilação... A hipometilação é uma doença comum nesta raça. Para reduzir a prevalência dessa doença, é necessário evitar o acasalamento de animais doentes. A comunicação celular é interrompida pelo gene danificado, resultando em convulsões graves. Os sintomas desta doença em um gato birmanês podem aparecer nas 3 semanas de vida.Isso inclui distúrbios do movimento e tremores temporários. A doença pode levar à perda de audição ou redução da expectativa de vida.

          Embora, em alguns casos, esses sintomas possam desaparecer com o tempo.

          • Doenças genéticas. Eles são as causas mais comuns de cardiomiopatia. Um estudo de 2017 feito por cientistas britânicos mostrou que a cardiomiopatia afeta cerca de 10% dos gatos birmaneses. A mais comum é a cardiomiopatia hipertrófica, que afeta cerca de 7% da raça.

            O surgimento de doenças genéticas nos lembra a importância da seleção seletiva e do acasalamento cuidadoso dos animais. Criadores que se preocupam com o bem-estar de seus animais investem em testes genéticos adicionais e não hesitam em excluir animais doentes da criação. Para o futuro proprietário, isso significa uma coisa - você precisa confiar apenas em criadores profissionais que podem fornecer documentação médica completa para o animal e os resultados de quaisquer testes genéticos possíveis.

            As pessoas que buscam aumentar a criação e os lucros investem em rações de alta qualidade, na pesquisa necessária e no bom manejo de seus animais. Eles também cuidam do tempo que os gatinhos devem ficar com a mãe. Este momento é extremamente importante para o bom desenvolvimento, saúde física e mental do gatinho, pois ele aprende tudo o que é importante para uma vida longa e equilibrada.

            Críticas do proprietário

            A maioria das críticas sobre os gatos birmaneses é positiva. Considere o que exatamente os proprietários marcam nos fóruns.

            • Uma exótica beleza sagrada birmanesa com lindas peles será o orgulho de qualquer lar. Ela também é uma amiga leal e leal.
            • Um gatinho treinado desde cedo para brincar com as crianças será amigável e gentil com elas. O animal gosta quando os membros da família tendem a cercá-lo com ternura e dedicar seu tempo a ele.
            • O gato birmanês, graças à sua suavidade inerente, será o companheiro perfeito para as crianças.
            • Os gatos birmaneses são muito apegados ao dono e cada separação é muito dolorosa para eles. Lembre-se disso ao planejar uma viagem mais longa. Um animal precisa de contato constante com humanos. Portanto, esta raça não é adequada para pessoas que passam a maior parte do dia fora de casa.
            • Às vezes, eles desconfiam de estranhos, mas se dão bem com outros gatos.
            • Vale a pena fazer uma escolha a favor desta gata também pelo facto de ela se encontrar bem de saúde. As doenças são raras, embora, é claro, sim. Portanto, para adquirir um gatinho, é aconselhável escolher um gatil especial onde se criem gatos birmaneses de raça pura, comprovados e saudáveis.

            A julgar pelos comentários, a única desvantagem desses gatos é a presença de uma pelagem bastante longa. No entanto, esse problema pode ser facilmente resolvido com escovação periódica.

            Para obter mais informações sobre os gatos birmaneses, veja o vídeo abaixo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa