Variedade de raças

A origem, descrição e conteúdo dos gatos egípcios Mau

A origem, descrição e conteúdo dos gatos egípcios Mau
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Prós e contras da raça
  5. Visualizações
  6. Condições de detenção
  7. Alimentando
  8. Reprodução
  9. Educação

O egípcio Mau é a raça de felinos mais antiga conhecida desde o reinado dos faraós. Quase desapareceu completamente, mas com os esforços dos geneticistas foi preservado.

História de origem

A raça é às vezes chamada de "aborígene", o que significa que não foi originalmente criada por humanos. Os egípcios apenas domesticaram alguns representantes selvagens africanos. Traduzido do antigo egípcio "Mau" significa um gato. Muito pouco se sabe sobre sua origem. Os arqueólogos encontraram objetos nas escavações em que os deuses são representados na forma de um gato malhado. Por exemplo, em um papiro de 1100 aC, Rá é retratado nesta imagem, matando o deus do caos, encarnado em uma serpente.

Um pouco mais tarde, os antigos egípcios começaram a divinizar em Mau a deusa do amor - Bast, que também patrocinava a fertilidade, a alegria e a diversão. Ela se apresentava em forma feminina com cabeça de gato, e às vezes reencarnava completamente como um gato. O egípcio Mau era mantido em templos e era reverenciado como um animal sagrado. Daí seu caráter independente.

No entanto, a vida centenária ao lado de uma pessoa suavizou um pouco a disposição felina, ensinou carinho e discrição.

Por 1.500 mil anos, pinturas foram dedicadas a gatos, estatuetas foram criadas a partir de pedras e metais preciosos. Templos foram construídos em homenagem aos gatos, ela foi solenemente enterrada, mumificada e homenageada como os faraós. Quando um incêndio começou, foi o egípcio Mau quem foi salvo primeiro. Após sua morte, o proprietário, e às vezes toda a família, raspou as sobrancelhas em sinal de pesar. Naquela época, no antigo Egito, a pena de morte era imposta pelo assassinato de um Mau.

Arqueólogos encontraram cemitérios de gatos onde múmias eram cercadas por sarcófagos de ouro e prata com joias. Por exemplo, na cidade de Beni-Khasan, esse tipo de sepultamento consistia em 180 lugares. Animais são conhecidos por serem capazes de aliviar a dor.

Os egípcios consideravam os gatos verdadeiros curandeiros. Com a ajuda deles, a pressão arterial foi normalizada, as dores de cabeça foram tratadas. É verdade que a energia agia apenas sobre aquelas pessoas que acreditavam sinceramente na essência divina.

Ao longo da história centenária da raça, houve altos e baixos. Sob os faraós, os Mau eram reverenciados e bem alimentados, mas quando caíam, os gatos se tornaram residentes comuns das ruas egípcias e guardas de casas contra roedores. O renascimento da raça começou há cerca de um século. Vários criadores da Itália, França e Suíça participaram dessa ação genética. Infelizmente, a guerra anulou todos os esforços e a raça estava à beira da extinção.

Só depois dela, com a ajuda da princesa russa Natalia Trubetskoy, o trabalho foi retomado. A mulher estava na cidade de Pompéia, onde um menino vizinho deu a ela um gatinho prateado com manchas escuras. Para a princesa, seu casaco de pele manchado lembrava as imagens de gatos de mosaicos antigos. A senhora interessou-se pela história deles e, nos anos 50, após conhecer o embaixador egípcio, tornou-se dona de mais dois Maus egípcios. Em 1953, Trubetskaya demonstrou os primeiros representantes da raça em uma exposição. Em 1956, o trabalho de criação começou na América, onde uma nobre senhora emigrou.

Da Itália à emigração, ela levou dois gatos de prata e um gato de bronze. Havia o suficiente para começar a procriar. Em 1958, Trubetskaya registra um viveiro chamado "Fátima", que na época incluía uma dezena de Maus egípcios. Com a participação dela, foi desenvolvido um padrão para a seleção dos representantes da feira, três cores foram definidas: prata, fumê e bronze. Gatinhos pretos apareciam em ninhadas, mas eram usados ​​exclusivamente para reprodução. Na década de 60, espanhóis, tchecos e húngaros se juntaram ao trabalho de revitalização da raça.

Devemos prestar homenagem aos felinologistas americanos. Foram eles que desenvolveram o programa de melhoramento, que se propunha a se basear em rebotes não castrados por meio de seleção intensiva. Os descendentes eram nativos com parâmetros específicos do Norte da África, pegos diretamente na rua. Em seguida, sua prole foi cruzada com indivíduos do tipo selecionado, mas de origem oriental ou americana.

Para expandir a população, também foram entregues gatos do Norte da África. Em cada ninhada, os gatinhos eram cuidadosamente selecionados, adequados ao padrão, cuja aparência correspondia ao antigo padrão egípcio. Foi a selecção intensiva que contribuiu para o sucesso do renascimento desta raça, bem como o facto de se ter como base a espécie “selvagem” de Mau. Na década de 1980, o gato Tory foi importado da Índia para a América. Sua característica era um casaco de bronze brilhante com um padrão contrastante manchado.

Além disso, ele gozava de excelente saúde. Seus descendentes foram reconhecidos como a "linhagem indígena". Tory também serviu como o início da formação da raça do gato de Bengala. Já na década de 90, abriram-se viveiros europeus: holandês, suíço e italiano. São muito menos do que na América, devido às dificuldades de aquisição e ao alto preço.

Até o momento, a raça é fechada, ou seja, no momento do cultivo não são permitidos cruzamentos. Ela é considerada "limpa", portanto, pertence à elite felina. Cada gatinho é cadastrado no Studbook.

Descrição

À primeira vista, parece que na sua frente está um gato malhado comum, mas apenas alguns minutos para observá-lo é o suficiente para mudar de ideia. Este gato é extraordinariamente gracioso, com uma reação instantânea e músculos desenvolvidos, lembra uma chita. A pelagem manchada melhora a impressão.Observa-se que alguns representantes são capazes de atingir velocidades de até 48 quilômetros por hora, o que é facilitado por pernas traseiras mais longas. No abdômen, duas dobras cutâneas são claramente visíveis, as mesmas das chitas, elas conectam o centro do abdômen com os joelhos das patas traseiras. Este recurso permite grandes saltos. Entre os gatos domesticados, os Mau são considerados os mais rápidos.

As dimensões de um animal adulto estão dentro da média, no entanto, resistência e força às vezes dão margem a dúvidas sobre a diminuição. A constituição do corpo é muito proporcional, flexível e graciosa, ligeiramente alongada. Ao contrário das fêmeas, os gatos têm ombros mais largos. O formato da cabeça é em cunha, sem alongamento excessivo. Orelhas grandes são inseridas largas nele. Alguns representantes apresentam borlas nas pontas.

Existem critérios estritos para o "Mau egípcio", que são fixados como um padrão. Todos os gatinhos que aparecem devem atender às características especificadas.

  • Cor - manchas naturais. Esta é uma característica distintiva. O padrão do corpo é assimétrico, os pontos brilhantes são dispostos aleatoriamente e têm formas e tamanhos diferentes. Nas pernas há listras claras, que, ao se aproximarem do corpo, se transformam em manchas. Um padrão em forma de anel é visível ao redor do pescoço e na cauda. A área do peito não tem manchas. Na face, há um padrão pronunciado na forma da letra "M".
  • Olhos. Amplo e sempre um pouco surpreso. A cor é apenas verde. Borda preta ao redor de cada olho. Essa cor também é chamada de "maquiagem da rainha". Os cientistas especulam que o delineador de mulheres egípcias imita traços felinos.
  • Altura. Em média, um gato adulto não ultrapassa os 25-30 cm, mas não existem regras rígidas, o principal é que a sua constituição seja proporcional.
  • O peso... Para mulheres de 3 a 4 kg, para homens cerca de 5-6 kg.
  • Era - cerca de 14-15 anos.

Traços de caráter

O egípcio Mau é um grande companheiro. Ela é equilibrada, raramente mostra agressividade, rapidamente se apega, sofre com uma longa ausência de donos. Uma vez que o gato tem um senso de sua própria dignidade, ele não gosta de obsessões excessivas. Por esse motivo, não é recomendável fazer em casa onde morem crianças pequenas. Mau se dá bem com outros animais, com exceção daqueles animais de estimação em que consegue avistar as presas: pássaros, hamsters, camundongos, etc. A gata não se esforça para ser líder no rebanho doméstico, ela se comunica com todos em pé de igualdade.

A raça é caracterizada por energia irreprimível, especialmente em uma idade jovem. Sua saída deve ser direcionada, caso contrário, espere problemas. A melhor solução é o treinamento. Os animais são capazes de memorizar comandos simples, truques de mestre ou aprender palavras.

Se trabalhar com eles obterá excelentes resultados, e o animal estará sempre ocupado, o que não lhe permitirá encontrar outras diversões não tão seguras.

O gato entende bem e rapidamente as regras de comportamento na sala onde mora, permite andar com ele em um arnês. Com o tempo, ela vai formar para si uma ideia de cada um dos que moram na casa e estabelecer uma relação individual. Nesse sentido, é importante alertar que O egípcio Mau é capaz de mostrar agressividade aos forasteiros, associada ao desejo de proteger seu território e "família". Ela também pode ter ciúme de seus próprios brinquedos, então certifique-se de que seu animal de estimação não se importe antes de pegá-los.

Inteligência desenvolvida, observação e interesse por tudo o que acontece ajudam os gatos a lidar com tarefas difíceis, eles aprendem rapidamente a abrir portas e encontrar uma saída. Infelizmente, é essa qualidade que pode causar teimosia em uma idade jovem, quando o dono deve incutir no animal de estimação as habilidades básicas de comportamento na casa. Outra característica é conservadorismo. Essas chitas pequenas não gostam de mudanças repentinas, sons altos e ásperos.

Desde o nascimento, eles vão se acostumando gradualmente ao barulho doméstico, ligando uma TV ou rádio mais alto.

Prós e contras da raça

A raça de elite não é apenas caracterizada por traços de caráter únicos, mas também tem alguns requisitos que nem todos os proprietários são capazes de cumprir. Criadores conscienciosos sempre alertam sobre as deficiências ocultas da raça para que o dono entenda que está levando um animal de estimação não apenas para seu próprio prazer. Antes de escolher um animal de estimação, avalie suas capacidades, regime e hábitos de acordo com a lista de vantagens e desvantagens indicadas.

As vantagens incluem os seguintes recursos.

  • Boa saúde, baixa morbidade. Os Mau são uma raça indígena, portanto, caracterizam-se por uma forte imunidade. O sistema de vacinação ajudará a proteger o gato de infecções.
  • Alta inteligência e boa capacidade de aprendizagem exigem um desenvolvimento constante para não ficar entediado.
  • Devoção, carinho, alta socialização. Ele não gosta de ficar sozinho por muito tempo. A partir disso, você pode ficar deprimido ou começar a se comportar mal.
  • Amor de banho... Os procedimentos de água estão prontos para serem realizados com freqüência. Às vezes, ele pode brincar com um jato de água da torneira ou abaixar as patas em uma banheira cheia para o dono.
  • Alta atividade, independentemente da idade. Jogos constantes são necessários para que o animal não fique entediado.

Ao mesmo tempo, as desvantagens incluem os critérios que decorrem das vantagens indicadas.

  • Independência. Não dá para impor na gata, ela não gosta. Portanto, se você quer ceceio e abraços constantes, então esta raça não é para você. Pelo mesmo motivo, mau não é adequado para crianças pequenas.
  • Volume. Os gatos desta raça ronronam muito alto durante o estro, todas as emoções são expressas com um miado característico, são capazes de "falar" com o dono, expressando as suas emoções. Nem todos os proprietários podem tolerar os sons constantes feitos pelo Mau. Deve-se destacar que a maioria dos gatos ainda está em silêncio, é mais fácil para eles expressar sentimentos com movimentos de sua cauda ou batendo os pés.
  • Prepare-se para o fato de que seu animal de estimação não suporta de forma alguma o tédio e a solidão. Se você não ficar em casa por um longo tempo, saiba que fará o gato sofrer. Ela vai expressar sua experiência em algum tipo de entretenimento, por exemplo, ela começa a brincar com arames, tirar coisas de armários, pular em prateleiras e outras atividades "divertidas".
  • Problemas durante a caça "sexual"... Se o gato ou gato não for esterilizado, na primavera você terá um comportamento incontrolável. Eles gritarão alto, arranharão e arruinarão itens internos. Os especialistas aconselham a realização do procedimento de esterilização se a reprodução não for planejada. A operação é realizada aos 6 meses de idade, o que deixará o animal mais calmo.
  • Comer compulsivamente. Infelizmente, essa característica é inerente à raça, você terá que monitorar constantemente o gato.
  • Raridade... A proximidade da raça fala de sua exclusividade, o que consequentemente aumenta seu valor e aumenta o risco de encontrar fraudadores.

Visualizações

Na verdade, a raça não tem subespécies, mas como o trabalho de restauração do gado foi realizado em diferentes países, foram identificadas cerca de 3 categorias principais.

  • egípcio... Os geneticistas pegavam os gatos direto das ruas, selecionando-os de acordo com padrões estabelecidos. Graças a isso, o Mau ganhou boa saúde.
  • Americano. Os pupilos de Trubetskoy se tornaram os progenitores. Uma raça africana e nativos de outros continentes foram usados ​​para o acasalamento.
  • indiano... Criado a partir do cruzamento de Mau com representantes indígenas locais. Posteriormente, os gatos de Bengala e Ocicats passaram dos mestiços.

Dependendo da tonalidade da pelagem, podem ser distinguidos 3 tipos.

  • Cor prata. Esta cor é considerada a principal. A tonalidade muda de cinza claro para cinza escuro. O padrão manchado varia de cinza escuro a preto. As áreas monocromáticas no peito, queixo e ao redor dos olhos são geralmente brancas.Orelhas rosa suave com cabelo curto cor de rato têm borlas escuras nas pontas.
  • Cor bronze. A cor de base é marrom escuro, passando para vermelho ou creme. Manchas e listras de tom chocolate.
  • Cor esfumaçada... Semelhante à prata, mas muito mais escura. Outro nome para "fumaça preta". O tom de base é cinza escuro com um padrão preto.

Condições de detenção

As regras para manter o Mau egípcio não são muito complicadas. O animal é cuidado regularmente, mas os procedimentos não são onerosos, não requerem muito esforço e tempo.

Cuidado

Os cabelos curtos não precisam de penteados frequentes, basta realizar o procedimento uma vez por semana. Durante a muda - a cada dois dias... Para este fim, são adequadas várias escovas, por exemplo, feitas de borracha ou silicone, bem como um pente fino. Além de uma razão puramente estética, pentear é necessário como massagem. Estimula a circulação sanguínea. Como regra, os gatos adoram o procedimento e colocam eles próprios os lados e a cabeça sob a escova. Antes das exposições, alguns proprietários esfregam seus animais de estimação com guardanapos de camurça ou seda, o que realça o brilho do casaco. A pele limpa e bem penteada brilha suavemente ao caminhar.

Os gatos respondem bem à água. Se você ensinar um gatinho a procedimentos de rega desde muito jovem, não haverá problemas com o banho. Você não precisa lavar seu animal de estimação com frequência, é ideal - 2 a 3 vezes por ano, de preferência durante o período de muda ativa. Você pode secar o gato com uma toalha ou secador de cabelo, se ele não se importar. A limpeza dos ouvidos e olhos deve ser feita semanalmente. A sujeira acumulada é removida com cuidado com um cotonete ou disco umedecido com água morna. Você pode usar ferramentas especiais.

Se notar que o corrimento mudou de cor ou adquiriu um odor desagradável, consulte um médico.

As garras de gatos domésticos listrados devem ser aparadas 2 vezes por mês. Isso é feito com uma ferramenta especial - um aparador. A ponta é cortada em 2-3 mm. Você não pode cortar mais profundamente, existem terminações nervosas. Pela primeira vez, é melhor realizar o procedimento sob a supervisão de um veterinário. Se o animal anda na rua, as garras são trituradas de forma natural, então você pode cortá-lo com menos frequência. Deve ser ensinado a cortar as unhas desde a infância, então não haverá problemas na idade adulta.

Criadores recomendam escove os dentes do animal com escovas e pastas especiais... São uma medida preventiva que impede a formação de tártaro. O procedimento deve ser ensinado desde cedo. A fim de proteger seu animal de estimação de doenças infecciosas, a vacinação é realizada regularmente. Começa com a idade de dois meses, e outro mês depois.

O procedimento a seguir é realizado anualmente, após o qual é repetido anualmente. Os veterinários observam que mesmo os gatos que não saem de casa precisam de vacinação, pois a doença pode ser transmitida pelas pessoas nas roupas, sapatos ou mãos.

O tratamento de um animal contra pulgas e vermes é feito duas vezes por ano. É necessário tomar vitaminas durante o período da muda. É preferível confiar a escolha do complexo a profissionais da clínica veterinária. A raça está sujeita à obesidade. Examine seu animal de estimação regularmente, pois ele causa problemas no trato digestivo, no sistema cardiovascular e nas articulações. Com uma estrutura corporal normal, os ossos claramente não se projetam, mas são palpáveis.

Se você desviar para uma direção ou outra, deve prestar atenção à dieta e consultar um médico.

Preparação

O egípcio Mau é notável por sua paixão pela caça, portanto, antes de levá-lo para dentro de casa, vários procedimentos preparatórios devem ser realizados.

  • As cortinas em cascata são mais bem arrumadas e protegidas com fechos especiais. Os criadores aconselham, até o gatinho amadurecer e aprender a usar equipamentos especiais para se divertir, a tirar completamente as cortinas ou pendurar sua versão curta.
  • Os itens nas prateleiras dos armários devem ser movidos para o interior ou colocados em armários.Isso é especialmente verdadeiro para objetos quebráveis.
  • As telas das janelas devem ser protegidas com cuidado. Se o gatinho pular sobre eles no calor do jogo, eles não devem cair com ele.
  • É necessário ocultar todos os cabos elétricos e antenas, não deixe carregadores de gadgets e fones de ouvido sem vigilância. Com base na prática, são os itens favoritos para mimos felinos.
  • Como a raça é muito curiosa e não tem medo de água, vale a pena manter um pequeno animal longe de encrencas e fechar aquários, banheiros e pias.

Acessórios necessários

O egípcio Mau é despretensioso em conteúdo, mas precisa de um espaço privado onde possa se esconder e descansar. Portanto, você precisará de uma casa ou cama para gatos. Você pode comprar um abrigo pronto ou fazer você mesmo com suas próprias mãos. O principal requisito é não colocá-lo em corredores e rascunhos. Para o conteúdo, você precisa dos seguintes itens.

  • Uma tigela. Escolha panelas com fundo pesado, que serão mais difíceis de virar. As lojas de animais oferecem tigelas feitas de metal ou cerâmica.
  • Bandeja. O banheiro deve ser instalado em uma área isolada, mas deve ser acessível ao gato. É melhor para um gatinho escolher uma bandeja pequena e baixa, os adultos terão que substituí-la por um modelo maior.
  • Filler... Utilizar inicialmente o mesmo do criador, posteriormente poderá ser substituído.
  • Carregando. Como você terá que sair de casa, por exemplo, para o veterinário, é melhor adquirir um dispositivo especial para transportar seu animal de estimação com segurança. Escolha de acordo com as dimensões do animal.
  • Brinquedos... Uma variedade de brinquedos permitirá que você mantenha o interesse do seu gato. Eles deveriam estar rangendo, movendo-se mecanicamente, pendurados em uma corda. Para garantir a mobilidade, mas ao mesmo tempo limitar o movimento nas prateleiras e cortinas, organize um campo de jogo com escadas de corda, armações de trepar, cordas de pular, uma espécie de árvore.
  • Coçando a postagem. Este item é essencial para manter seus móveis protegidos do vandalismo de gatos. Ensine Mau desde muito jovem.

May zelosamente guarda o espaço pessoal e seus pertences. Portanto, todas as tentativas de invasão são punidas imediatamente. Prepare-se para isto.

Alimentando

A raça é muito ativa e possui um excelente metabolismo. No entanto, se ela não tiver mobilidade constante, especialmente por morar em um apartamento na cidade, o gato ganhará excesso de peso rapidamente. E isso está repleto do aparecimento de várias doenças, incluindo o sistema cardiovascular. A obesidade causada por uma dieta desequilibrada pode levar à morte prematura do animal de estimação, portanto é melhor proporcionar-lhes atividade constante, movimento para prevenção.

Entre as características observadas está a predisposição da fraternidade felina às alergias. Com base nestes dois motivos, é necessário escolher o alimento certo para o seu animal de estimação. Sua alimentação deve ser balanceada, com foco na idade, peso inicial e grau de atividade no cálculo das calorias. Normalmente, os adultos precisam de 80 Kcal por 1 kg de peso corporal por dia. Criadores alertam que, se o animal não gostar da comida, pode deliberadamente fazer greve de fome, demonstrando teimosia. Os alimentos podem conter não apenas ingredientes secos, mas também naturais. Vamos considerar dois esquemas de fonte de alimentação e também listar os principais prós e contras de cada um.

Menu à base de alimentos secos

Todos os especialistas observam que misturas especiais premium ou super-premium são necessárias para alimentar o Mau. Isso é necessário para excluir reações alérgicas às quais a raça está predisposta. A dosagem recomendada indicada nas instruções do fabricante deve ser rigorosamente seguida.... Ao misturar alimentos secos e enlatados, escolha a mesma marca.

As vantagens desse esquema incluem comodidade para os proprietários: não há necessidade de cozinhar, selecionar os produtos e calcular a porção balanceada, tudo já está feito.Além disso, esses alimentos têm uma longa vida útil. Entre as desvantagens, vale destacar o alto custo das misturas secas premium, alguma monotonia das opções oferecidas.

Os criadores observam que se um gato for alérgico a um dos componentes, será necessário substituir a marca por completo, já que não é possível retirá-la ou substituí-la no alimento acabado.

Cardápio com produtos naturais

Você só pode usar carne magra ou vitela, frango e peru também são bem-vindos. É melhor tratar previamente os produtos à base de carne com calor. Alguns animais comem miudezas bem fervidas. Peixe permitido. Criadores enfatizam que é aconselhável usar apenas espécies marinhas, pois as espécies de rio são mais ósseas e contêm helmintos. O peixe, assim como a carne, deve ser fervido com antecedência.

Ovos, vegetais cozidos e mingaus são adequados como acompanhamento (de preferência arroz ou trigo sarraceno). Uma vez por semana, produtos lácteos fermentados devem ser adicionados ao menu para normalizar o trabalho do trato gastrointestinal.

Os benefícios dos produtos naturais são óbvios. Em primeiro lugar, são mais baratos, além disso, podem ser facilmente encontrados na geladeira, já que os donos também os comem.

A alternância de vários componentes permite diversificar o menu. Uma vez que os pratos são compostos por vários produtos do próprio proprietário, se for alérgico a algum deles pode substituí-lo facilmente. A própria pessoa escolhe os produtos, por isso há confiança na qualidade de cada um. Os contras resumem-se principalmente ao tempo, emprego e preguiça do proprietário. Claro, leva tempo para preparar a comida. Claro, no início será difícil calcular calorias e criar uma dieta balanceada, mas a experiência virá com a prática. Outro requisito é a suplementação de vitaminas e minerais. Criadores ou veterinários podem ajudar aqui.

Antes de dar o gatinho, um criador zeloso certamente familiarizará o futuro dono com a comida que o animal comeu. E também alertar sobre todos os meandros da adesão à dieta alimentar. Os pequenos Mau devem ser alimentados cinco vezes ao dia, diminuindo gradualmente o número para dois até um ano de idade. No início, é preciso seguir a dieta do criador, mas com o tempo ela pode ser revisada. Em nenhum caso você deve alimentar seu gato frito, salgado e picante. Não dê comida da mesa do anfitrião ou desperdício de comida.

Se você deseja alimentar seu animal de estimação com produtos naturais, lembre-se que peixes e carnes devem ser pré-tratados com calor. Isso salvará o animal do aparecimento de vermes. Entre as regras necessárias está a disponibilidade de água potável 24 horas por dia.

Ao escolher um feed pronto, você deve prestar atenção a alguns recursos e diferenças entre as classes "premium" e "super-premium".

  • As misturas de rações superpremium contêm a quantidade necessária de proteínas, gorduras e carboidratos. Componentes da proteína - carne, às vezes na forma de proteína de ervilha ou batata. Nenhum glúten de milho é usado. Aveia, arroz e cevada são adicionados como carboidratos. Possuem baixo grau de alergenicidade e são bem digeridos pelo organismo do animal.
  • O alimento premium contém trigo e milho, alguns gatos são alérgicos a eles.
  • Uma mistura de vitaminas E e alecrim serve como conservante e também desempenha o papel de antioxidantes. Se uma lista de conservantes não for indicada na descrição do alimento, ela não pode ser considerada uma "super" classe.
  • O custo da mistura de ração premium é menor.
  • Para não se enganar com a escolha e não desperdiçar dinheiro com ração cara, leia atentamente a descrição, estude a composição. Verifique com o criador ou veterinário se tiver alguma dúvida.

Reprodução

Os criadores avisam que uma abordagem inepta de acasalamento quase destruiu toda a raça uma vez, então primeiro você precisa obter o máximo de informações possível sobre este procedimento.E o mais importante, você não pode cruzar com outras raças.

Primeiro acasalamento

O relacionamento com um casal pode começar após 10 meses. Lembre-se de que o gato tem uma disposição independente, então não espere que ele goste imediatamente do primeiro representante. Uma abordagem individual é importante aqui, embora de acordo com todos os critérios principais, o acasalamento do egípcio Mau difere pouco de outras raças. O acasalamento só é possível no terceiro estro. Os dois primeiros devem ser ignorados para que o organismo felino se forme. Caso contrário, o gato usa forças não para o desenvolvimento, mas para gerar, dar à luz e alimentar os filhotes, o que afetará sua saúde. Posteriormente, sua recuperação pode não atingir o nível normal, haverá perda de tempo. Portanto, você deve ouvir a opinião dos profissionais e aguardar a terceira bateria.

Como determinar seu início? Analise o comportamento do animal cuidadosamente. Se ela se tornou mais afetuosa, constantemente esfregando e ronronando, batendo as patas dianteiras como se estivesse morrendo de alguma coisa, então começou.

Outro sinal é que o animal se abaixa no chão, sem se deitar, e levanta a bunda, ronronando ao mesmo tempo.

O primeiro acasalamento é um passo sério. Melhor gastar até um ano e meio... As dificuldades surgem com a idade. Não é necessário abafar o calor com meios médicos. Tal exposição prejudicará a saúde da fêmea e de sua futura prole. Podem surgir distúrbios no funcionamento do sistema reprodutor da mãe, o que pode causar doenças nos bebês. Criadores experientes aconselham o uso de um parceiro desamarrado para o primeiro acasalamento.

Um Mau inexperiente pode ficar confuso. Antes do acasalamento, o gato e o gato devem ser submetidos a um exame médico completo. O veterinário vai concluir que todas as vacinas estão disponíveis, senão vale a pena fazer. Além disso, ambos os parceiros devem ser programados algumas semanas antes do evento agendado.

Certifique-se de aparar suas garras de Mau para que durante os jogos, que são muito agressivos, elas não se machuquem. Nunca lave seus animais de estimação antes do acasalamento. Você vai privá-los de seu cheiro característico que atrai membros do sexo oposto.

Se o Mau se destina à reprodução, então antes do primeiro acasalamento deve-se participar da exposição para que os expertos dêem a sua opinião e avaliação.

Processo

É comum trazer um gato para outro gato, e não vice-versa. Esta regra se deve ao seguinte. Os gatos mais medrosos e tímidos se assustam com o ambiente desconhecido, e os mais corajosos começarão a explorar territórios desconhecidos e marcá-los, o que não agradará aos donos. Normalmente, a fêmea é trazida no segundo ou terceiro dia do estro. Ela é deixada em uma festa por um tempo, dependendo das preferências individuais dos parceiros, geralmente cerca de 3-5 dias.

Na reunião, a participação dos proprietários é reduzida a uma observação de curto prazo do comportamento na fase inicial. Então, ele precisa ser minimizado. É melhor providenciar um quarto separado para animais de estimação. Se o gato valorizar a fêmea por seu verdadeiro valor, ela começará a se importar imediatamente. Agora tudo vai depender do gato. Talvez no início ela mostre agressividade. Se isso for expresso na forma de um jogo, então os parceiros podem ser deixados, se não, então, provavelmente, a fêmea não gostou do gato, e seu acasalamento não ocorrerá.

Para criar um ambiente favorável, use itens familiares aos animais de estimação: brinquedos, tigelas, bandejas. Isso o acalmará, criará uma atmosfera confortável e reduzirá a ansiedade.

Gravidez e parto

Após o acasalamento bem-sucedido, a gravidez pode ser determinada após 3 semanas. A taxa máxima de natalidade não deve exceder uma vez por ano. O corpo deve ter tempo para se recuperar após o parto e a lactação. Em média, o período de gestação dos filhotes é de cerca de 10 semanas. Normalmente, há 5 a 6 bebês em uma ninhada.

Um fato interessante é que os gatos Mau estão envolvidos na criação de filhos e às vezes ajudam um gato durante o parto.

Filhos de amamentação

Até a idade de um mês, a egípcia Mau cuida integralmente dos bebês, alimenta, lambe, protege. Em seguida, ela começa a desmamar os bebês para ensiná-los a comer a comida dos adultos. Aos três meses, o gato é capaz de ensinar aos filhotes todos os meandros da vida em casa: encontrar comida, ir ao banheiro, higiene. É por isso que é aconselhável tirar um gatinho dela durante este período.

Na idade de seis a 7 meses, os gatinhos começam a trocar seus dentes. Às vezes, os "de leite" demoram a perder e então se forma uma dupla fileira de dentes, o que leva a um estado de desconforto e sensibilidade excessiva. Deve-se notar que os bebês nascem com olhos não verdes. Eles ficam verdes apenas no terceiro mês, e a conclusão total ocorrerá apenas em 1,5 ano. Se aos 3-4 meses os olhos não ficarem verdes, o gatinho é considerado não show.

Um legado de parentes selvagens está se espalhando - um fenômeno de camuflagem inerente a gatinhos com menos de 20 semanas de idade. Nesse período, as manchas quase desaparecem sob os pelos protetores esbranquiçados emergentes, o que dificulta a avaliação da cor. Os bebês prateados nascem com uma pelagem prateada clara, mas também existem representantes negros. Uma característica distintiva dos gatinhos prateados dos esfumados é o bigode. Para o primeiro, eles são brancos, para o segundo, eles são pretos.

Os criadores acreditam que quanto mais clara a tonalidade ao nascer, melhor. Em um casaco de pele clara, as manchas são mais contrastantes. Representantes esfumados ainda escurecem com o tempo, então o padrão se torna menos perceptível. Os criadores sabem que uma mesma ninhada pode conter bebês de cores diferentes, inclusive pretos ou “marmorizados”. Claro, eles não são adequados para exposições, no entanto, eles são uma excelente companhia por um custo muito menor.

Se procura um animal de estimação para a alma, não para criar, então talvez esta seja a sua opção.

Escolhendo um gatinho

Infelizmente, na Rússia é difícil adquirir bebês desta raça, pois existem poucos criadores domésticos. Isso se deve ao fato dos ancestrais estarem na América, é problemático e caro adquirir deles um reprodutor. O principal requisito ao comprar é escolher um viveiro de boa reputação, que esteja a funcionar activamente há vários anos e que tenha um determinado estatuto. Como a raça é pequena, você pode precisar reservar um gatinho com antecedência.

Ao comprar, leia atentamente o pacote de documentos. O pedigree deve conter a confirmação de várias gerações de ancestrais. Lembre-se de que o bebê egípcio Mau é caro. O custo de representantes fora da exposição começa em 35 mil rublos. Os filhotes de criadouro são estimados em 50 mil e mais, chegando a 150. Tudo depende da cor, o mais caro é o prata.

Os principais critérios de seleção são os seguintes.

  • Mantenha seus olhos e ouvidos limpos.
  • A pelagem é lisa e brilhante, saudável.
  • Um bebê brincalhão e ativo é o primeiro sinal de excelente saúde.
  • As patas traseiras são mais longas que as anteriores de acordo com os critérios da raça.
  • A cauda não tem dobras ou defeitos, é lisa.
  • Preste atenção na cor dos seus olhos. Aos 3 meses, já começam a adquirir uma tonalidade esverdeada, e aos 3,5 já estão verdes.
  • O padrão em forma de anéis no pescoço não fecha completamente.
  • Verifique se os gatinhos prateados não têm manchas marrons ou cinza desbotadas em qualquer lugar. Eles devem ser apenas cinza.
  • Em bebês com cor de bronze, o verdadeiro padrão pode ser visto no focinho.
  • Os representantes esfumados escurecem à medida que envelhecem, portanto, quanto mais claros, melhor.

As qualidades de beleza e pedigree podem ser apreciadas plenamente somente após três meses. Na mesma idade, recomenda-se levar o gatinho para outra casa. Ele já vai ficar mais forte, vai aprender a sabedoria, vai se vacinar.

Castração

Se você não planeja se envolver na criação de pedigree, mas adquiriu um animal de estimação para a alma, então é melhor consultar um médico para esta operação. Como a prática confirma, os animais esterilizados vivem mais e adoecem com menos frequência. Como o temperamento dos Mau durante o período sexual é violento, pode ser difícil lidar com ele.

E é prejudicial extinguir os sintomas com hormônios, isso pode causar doenças do aparelho reprodutor. Por isso, os especialistas aconselham esterilizar o animal. O procedimento é realizado por médicos experientes. A idade dos Mau não deve ultrapassar 9 meses, pois nessa idade aparecem os primeiros sinais de calor sexual.

Educação

Desde tenra idade, o egípcio Mau requer atenção redobrada. Sua atividade deve ser constantemente direcionada na direção certa. Isso exigirá persistência, paciência e engenhosidade. Se tudo for deixado ao acaso, o gato encontrará seu próprio entretenimento, então não parecerá um pouco, principalmente em um apartamento na cidade. Ou ela irá para o outro extremo, dormir e comer muito, o que certamente prejudicará sua saúde.

A alta inteligência da raça permite que os animais de estimação se acostumem muito rapidamente com um novo local, analisem as ações e o caráter de todos os membros da família. Portanto, você deve criar algum tipo de código de regras, que deve ser seguido por todos, sem exceção. Se pelo menos alguém recuar, o gato entenderá que isso é possível e será extremamente difícil desmamar.

Os principais requisitos são os seguintes.

  • Não alimente seu animal de estimação na mesa ou no prato. Arrume um lugar especial para ele comer.
  • Não permita que alimentos sejam roubados da mesa e implorando por eles ao receber convidados.
  • Não deixe seu gato pular na mesa de jantar ou na área de preparação de alimentos.
  • Evite castigos corporais, use um sistema de recompensa melhor.

A raça é treinável. Envolva-se no treinamento, ele permitirá que você cative não só o gato, mas também você. Aprenda novos comandos, palavras, ações. Mau pode ser levado para fora usando um arnês. Caminhe com ela em casa inicialmente, deixe o animal se acostumar com isso.

Lembre-se que a raça é do sul, o que significa que tem medo de vento, geada e umidade. Portanto, é melhor ficar em casa com mau tempo.

Para as características da raça egípcia Mau, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa