Gato britânico

Tudo sobre gatos e gatos britânicos

Tudo sobre gatos e gatos britânicos
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Quantos anos vivem os gatos?
  5. Visualizações
  6. Contente
  7. O que alimentar?
  8. Reprodução
  9. Fatos interessantes
  10. Críticas do proprietário
O nome oficial da raça: British Shorthair
País de origem: Reino Unido
O peso: mulheres - 3,5-6,5 kg, homens - 5,5-9 kg
Expectativa de vida: até 15 anos

A raça de gatos britânicos é uma das mais populares do mundo hoje. Esses animais são altamente valorizados não apenas por sua aparência extremamente atraente, mas também por seu caráter muito agradável. Ao mesmo tempo, a singularidade e a aristocracia dessa raça requerem que seus representantes sejam cuidados de uma maneira especial - de repente, um animal majestoso precisa de algum tipo de cuidado incomum.

Se você está interessado na oportunidade de ter um animal de estimação há muito tempo, nossa curta excursão certamente o ajudará a decidir se esta é uma boa escolha para você.

História de origem

Hoje é impossível encontrar uma resposta exata para a questão de onde veio o gato britânico moderno - existem pelo menos duas versões. A primeira delas diz que os gatos, naquela época já domésticos e bastante fofos, foram trazidos para as Ilhas Britânicas pelos romanos há dois mil anos. Naquela época, o Império Romano já era uma civilização desenvolvida, e a administração colonial fazia questão de trazer animais domesticados do sul, cuidando efetivamente dos celeiros contra a invasão de camundongos.

Outra versão é mais prosaica e menos comum - segundo ela, o futuro "britânico" chegou do território da França, em navios da frota mercante.

Os marinheiros não iam deliberadamente exportar animais para as ilhas, eles simplesmente trouxeram todos com eles para o mesmo propósito - para proteger as provisões do navio de comedores indesejados, mas aparentemente esses animais de estimação às vezes escapavam no porto de destino.

No entanto, no território da moderna Grã-Bretanha os gatos foram encontrados por muitos séculos, porém, eles não foram considerados decorativos por muito tempo. Eles até se mudaram para as casas das pessoas há relativamente pouco tempo - antes disso, eles, na melhor das hipóteses, eram mantidos em celeiros, isto é, onde eram mais úteis.

Somente no século XIX, o criador britânico Harrison Fair percebeu que mesmo os indivíduos errantes e de rua, apesar de todas as vicissitudes da vida, ainda têm uma aparência muito boa.

Por muitos anos, este homem selecionou os gatinhos mais bonitos e saudáveis, até 1871, a nova raça entrou na exposição de gatos decorativos. Os britânicos imediatamente ganharam certa popularidade e, após alguns anos, princípios uniformes foram desenvolvidos para classificar um animal como esta raça. Durante a Segunda Guerra Mundial, esses simpatizantes quase desapareceram no esquecimento, uma vez que os britânicos não estavam à altura de sua criação proposital.

Portanto, decidiu-se até mesmo cruzar os restos mortais com gatos persas para a sobrevivência da raça. Como resultado, o bretão moderno mudou um pouco na aparência, mas adquiriu uma calma útil aliada à compostura.

Em nosso país, os primeiros gatos britânicos surgiram no século passado, mas começaram a atingir o pico de popularidade apenas nas últimas décadas, e é possível que o futuro brilhante desta raça ainda esteja por vir.

Padrão de raça
Cor: Todas as cores são aceitas, incluindo colorpoint sem branco.
Cabeça: redondo, maciço, largo, com um queixo forte. O nariz é curto, largo e reto. O perfil é curvo (mas sem stop). As bochechas são cheias, pronunciadas. As almofadas grandes e arredondadas do bigode dão ao focinho curto um contorno distinto. A parada do perfil é uma falha séria
Lã: curto, muito grosso, não tenso. Devido ao subpêlo denso, ele é separado do corpo como um pelúcia. A textura é densa ao toque.
Corpo: gato de médio a grande porte. musculoso, agachado. O peito, ombros e costas são largos e maciços. Os membros são curtos e musculosos; as patas são grossas e redondas. A cauda é de comprimento médio, grossa e de ponta arredondada. O pescoço é curto e poderoso.
Ouvidos: As orelhas são de tamanho médio, largas na base, com as pontas ligeiramente arredondadas, inseridas bem afastadas.
Olhos: Os olhos são grandes, redondos e bem separados. A cor dos olhos corresponde à cor da pelagem.

Descrição

Apesar da grande popularidade da raça, é absolutamente impossível dizer exatamente como é o seu representante típico - a origem urbana do animal e a presença de impurezas afetam.

Apesar do fato de que a característica não fornece uma cor específica, os especialistas ainda determinam com precisão o verdadeiro britânico. Vamos ver por quais características eles são guiados.

A cabeça de tal animal é inserida baixa, praticamente não há pescoço. O formato correto do rosto de um animal de estimação puro-sangue é quase perfeitamente redondo, esse gato tem bochechas bem definidas e, por assim dizer, sorri. O focinho do gato é curto, distingue-se pela largura significativa e pela retidão nítida, possui uma pequena depressão na região da cana do nariz. As orelhas de um tetrápode bigodudo são baixas e muito distantes umas das outras, o que é uma característica distintiva bem perceptível.

A aparência do homem bonito é complementada por olhos grandes e redondos limpos, situados a uma distância considerável um do outro. Tal como acontece com a cor da pelagem, a cor dos olhos pode variar significativamente, mas geralmente é considerada correta se os tons forem praticamente os mesmos.

Os ingleses são considerados os mais fortes do mundo dos gatos, são bastante musculosos e fortes.Os membros se distinguem por um comprimento relativamente curto, mas são dotados de certa força física, razão pela qual tal predador em um salto pode pousar em apenas três patas, a quarta atacando simultaneamente a presa escolhida.

Os bebês crescem e ganham peso por um longo tempo - pode levar de 3 a 5 anos para um indivíduo jovem. Isso não é surpreendente, porque o peso corporal de um gato adulto é de 5 a 8 kg, enquanto um gato é apenas um pouco mais leve - de 4 a 6 kg. O corpo de qualquer britânico é encimado por uma cauda bastante curta, que se estreita em direção à base.

Deve-se notar que o conceito de gato britânico ainda não indica uma raça, já que costuma haver duas delas: de pêlo curto e de pêlo comprido. Não há diferença fundamental entre essas duas variedades, exceto pelo que é exibido no nome. Ao mesmo tempo, os animais de pêlo comprido possuem, na verdade, lã de comprimento médio, são muito fofos e atraentes, mas sua criação exclui completamente as impurezas, exceto, talvez, parentes de pêlo curto.

Traços de caráter

Em geral, o personagem do gato britânico é tipicamente felino - todos os estereótipos que conhecemos de obras literárias se encaixam nesse animal. Em primeiro lugar, esta é uma criatura bem-humorada - é fofa não apenas na aparência, mas também em seus hábitos básicos.

Muda
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Saúde
Abaixo da média
(Classificação 2 de 5)
Inteligência
Padrão
(Classificação 3 de 5)
Atividade
Média
(Classificação 3 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Gentileza
Média
(Classificação 3 de 5)
Brincadeira
Abaixo da média
(Classificação 2 de 5)
Simpatia
Amigáveis
(Classificação 4 de 5)
Sociabilidade
Baixo
(Classificação 2 de 5)
* Características da raça "Gato de pêlo curto britânico" com base na avaliação dos especialistas do site e no feedback dos proprietários do gato.

Em relação ao dono, esse animal é muito carinhoso, mas ao mesmo tempo sabe quando parar - embora não seja muito irritante, o animal de estimação adora estar no quarto onde o dono está localizado.

Em relação aos convidados, esse gato se comporta de maneira um pouco diferente. Em casa, ele sempre se comporta de forma independente, a presença de estranhos não o incomoda muito - seria estranho para um britânico ter vergonha de alguém estar em seu território.

O animal não mostra hostilidade para com os convidados, mas em geral sua atitude para com os recém-chegados é claramente perceptível - eles podem agradar o animal e causar frio interesse. Se você veio visitar e não gostou desse gato, não pode contar com seu comportamento afetuoso - ele se esquivará de qualquer tentativa de acariciá-lo, e certamente demonstrará que é independente e obstinado.

A natureza aristocrática do animal também se expressa no fato de estar acostumado a uma certa atitude de respeito consigo mesmo. Este não é de forma alguma um cão que ouve cada palavra do seu dono e obedece com alegria às ordens - pelo contrário, o gato britânico percebe o tom de comando de forma extremamente negativa e, em vez da execução esperada, pode demonstrar toda a sua teimosia felina.

Comunique-se com seu animal de estimação de maneira amigável. - então a probabilidade de obter o resultado desejado e de não brigar com seu animal de estimação aumenta muito. Deve-se notar que o gato está tentando escolher um dono para si, que para ele é a autoridade máxima. O resto dos membros da família já são figuras menos significativas para ele e é menos provável que ele os ouça.

Os gatos britânicos são autossuficientes - eles não serão um problema se o dono passar muito tempo no trabalho. Eles são capazes de esperar e se divertir bem.

Ao mesmo tempo, o animal não enlouquece enquanto você não está em casa - sua natureza calma não permite que seu animal de estimação faça bagunça no apartamento.

A mesma calma inata torna os representantes da raça muito pacientes com crianças - apesar do animal não gostar de atitude muito arrogante para consigo mesmo, não mostrará agressão para com a criança até o fim. Finalmente, até mesmo para outros cães e gatos, esse gato é bastante tolerante.

Quantos anos vivem os gatos?

Os representantes da raça britânica têm naturalmente uma saúde bastante boa, pelo que são menos susceptíveis a várias doenças e, por isso, vivem em média mais tempo.Outra razão para a longevidade comparativa com outras raças é que os representantes modernos dos britânicos têm misturas de outras raças - isso tornou possível garantir a diversidade genética e mais uma vez proteger os animais de estimação de doenças.

A expectativa de vida média para os britânicos é de aproximadamente 12-15 anos, mas este número é apenas aproximado. Na prática, tudo depende das características do próprio gato e do quão bem ele foi cuidado durante sua vida.

Em particular, se houver vários centenários no pedigree de um indivíduo puro-sangue, é provável que ele atinja a marca de 15 anos. Há casos em que representantes da raça viveram até os 17-19 anos.

Em qualquer caso, o conteúdo correto sempre permite estender a expectativa de vida do seu animal de estimação. Os cientistas há muito provaram que os machos castrados e as fêmeas esterilizadas vivem mais alguns anos - aparentemente, o corpo não desperdiça energia com o instinto reprodutivo e, ao mesmo tempo, não sofre de insatisfação instintiva.

Além disso, o estresse em qualquer forma é extremamente indesejável para o animal. Vários ferimentos são uma causa comum de morte prematura de um animal de estimação, por isso é importante acompanhar por onde o gato está caminhando.

Em geral, estender a vida de um britânico inclui cinco tarefas principais que o proprietário deve realizar com o máximo rigor:

  • a nutrição animal deve ser moderada, mas ao mesmo tempo oportuna, suficiente e equilibrada;
  • um gato é um predador, para o estado normal do corpo ele precisa de movimento constante, sem andar ele pode ficar deprimido;
  • os gatos não têm doenças que são tratadas com o princípio de "vai passar", especialmente em britânicos saudáveis ​​- se algum sintoma ruim já apareceu, você deve contatar imediatamente o seu veterinário;
  • por mais eficaz que seja o tratamento, é melhor não adoecer e nem ser tratado - para isso é preciso fazer uma prevenção regular dos males maiores, que consiste na vacinação oportuna e alguns outros procedimentos;
  • vale a pena certificar-se de que o animal não encontra nenhum fenômeno negativo, seja o tédio ou a atitude hostil da família - tudo isso é estresse que é tão perigoso para o animal.

Visualizações

Devido ao fato de que os verdadeiros britânicos não têm uma descrição muito estrita de sua raça e não são desprovidos de impurezas estranhas, é bastante difícil determinar o que é uma raça completa e o que é apenas uma cor específica. As variedades da raça britânica em termos de cor da pelagem são numerosas e variadas, portanto, entre elas, freqüentemente se distinguem raças distintas, que não são reconhecidas por todos.

O principal que não se deve confundir, para não ofender outro amante de gatos, é que os gatos britânicos, ao contrário do nome, são bastante ingleses. A raça escocesa é considerada completamente separada, exteriormente não se parece em nada com a britânica.

A principal diferença entre o gato britânico e o escocês é que o primeiro é hetero e o segundo é dobrável. Em todos os outros aspectos, essas duas raças são muito semelhantes: aqui e a fofura geral, tons e tamanhos. Por causa disso, é fácil para uma pessoa inexperiente confundi-los. Em geral, os gatos britânicos podem ser divididos em raças distintas, exceto pelo comprimento da pelagem, que já foi mencionado acima.

A cor da pelagem, assim como a cor dos olhos, na maioria das vezes não é considerada um sinal de uma raça separada - não é tão importante, com olhos azuis britânicos, verdes ou lilases, disso ele ainda não começou a ser considerada uma raça separada. Uma cor relativamente rara pode tornar um animal de estimação incomum e mais interessante, mas ainda assim não dá motivos para separá-lo em uma subespécie separada.

Contente

Contrariando as expectativas de algumas pessoas sem experiência em criação de gatos, o sofisticado britânico não é pretensioso com o aliciamento - sua origem nas ruas afeta.Quase tudo o que se precisa para a manutenção normal é cuidar do pêlo em tempo hábil, já que este animal se tornou um favorito universal justamente por causa de seu belo casaco de pele.

Para manter a pelagem macia, lisa e sedosa, é necessário pentear cuidadosamente duas a três vezes por semana. Nenhum pente é adequado para esses fins - você deve comprar uma escova especial na loja de animais. Tal ferramenta tem efeito de massagem, portanto, não só ajuda a remover todo o excesso de pelos, mas também permite que o animal relaxe, além de estimular o aumento do crescimento dos pelos, o que deixa o animal de estimação ainda mais bonito.

Ao mesmo tempo, você não deve se deixar levar pelo banho de gato - para os representantes da variedade de pêlo curto, dois desses procedimentos por ano serão suficientes, a menos que o animal esteja tão sujo que não consiga se limpar. Animais de pêlo comprido costumam ser banhados à medida que ficam sujos, ou seja, com um pouco mais de frequência.

As garras britânicas crescem muito rapidamente - a prática mostra que os esforços de uma ponta de arranhão por si só não podem resolver esse problema. Por esse motivo, a cada duas semanas é necessário aparar as garras, retirando cerca de metade do comprimento regenerado.

O muco pode se acumular nos cantos dos olhos de um animal de estimação, o que é um potencial criadouro de vários patógenos. Essa secreção é removida com algodão umedecido, com movimentos suaves, em direção ao nariz. Além disso, a cada duas semanas é necessário inspecionar as orelhas do animal - se houver cera ou qualquer outra sujeira, é necessário removê-la por meios semelhantes. Nesse caso, é aconselhável umedecer os chumaços de algodão em uma solução especial, que pode ser adquirida na farmácia veterinária.

O que o seu animal de estimação definitivamente não vai gostar é a necessidade de inspecionar a cavidade oral diariamente em busca de quaisquer problemas dentários. Os amantes de gatos experientes aconselham desde tenra idade a habituar um gatinho ao facto de todos os dias ele escovar os dentes com uma escova com uma pasta de dentes especial - se tal procedimento se tornar um hábito, já não lhe parecerá tão desagradável.

Em termos de treinamento, os britânicos são muito espertos - pelo menos você pode treiná-los para a bandeja rapidamente e sem muito esforço. Para isso, é necessário monitorar o gatinho logo após ele comer - nos próximos minutos ele começará a mostrar alguma ansiedade, mostrando que o bebê não é contra ir ao banheiro.

Nesse momento, você precisa agarrá-lo e carregá-lo até a bandeja, sentar-se e não soltar até que todo o trabalho esteja concluído. Em breve, o animal vai se lembrar da localização da latrina no apartamento, e vai chegar lá sozinho, mas lembre-se que o gato é um animal limpo, então uma caixa de areia suja vai assustá-lo, e ela vai escolher outra latrina para ela mesma.

A propósito, lembre-se disso os britânicos estão muito orgulhosos. Tendo punido um animal por uma contravenção, é improvável que você encontre entendimento - o animal não entenderá para que foi a punição e simplesmente o considerará uma pessoa não muito boa, o que pode arruinar a relação entre o animal e o dono. Por isso, ao encontrar seu animal de estimação por um ato indecente, recorra ao chamado castigo remoto - em vez de agredir, atire no animal com um borrifador.

Com o tempo, o gato desenvolverá uma associação causal e compreenderá que está fazendo algo errado, e você não será visto como um algoz.

O que alimentar?

A aparência atraente e a saúde geral de um animal dependem muito de como ele se alimenta bem. O cardápio do gato britânico não difere fundamentalmente da dieta correta de outras raças de gatos, portanto, simplesmente repetiremos as verdades bem conhecidas de qualquer amante experiente de gatos.

Em primeiro lugar, o gato é um predador terrestre e, embora a maioria dos gatos não recuse o peixe, ele não deve ser a base de sua dieta.Tanto a ração comprada na loja quanto a ração auto-compilada devem consistir em cerca de três quartos de produtos cárneos, de preferência carne bovina ou de frango. Carne muito gordurosa não deve ser dada a um animal, mas se estamos falando de vísceras, elas podem ser obtidas de qualquer animal.

Ao mesmo tempo, você não deve dar ao seu animal um pedaço inteiro de carne - embora ele seja um predador, você deve se lembrar da necessidade de cuidar dos dentes do seu animal se não quiser que sua saúde seja prejudicada.

Cerca de um quarto da dieta do animal pode consistir em acompanhamentos - vegetais e cereais são bem adequados como tal. Batatas são um produto controverso - alguns amantes de gatos não recomendam dá-las, outros indicam que nunca notaram quaisquer consequências negativas em particular.

Acredita-se que, para complementar o cardápio diário com vitaminas e minerais, um frango britânico deve receber um ovo semanalmente. Além disso, produtos lácteos fermentados, como kefir, queijo cottage, leite fermentado ou queijo, devem ser introduzidos periodicamente nas refeições. Anteriormente, os gatos tinham que ter a oportunidade de andar na rua para que pudessem encontrar as verduras certas, mas hoje todas as substâncias necessárias podem ser compradas em vitaminas em comprimidos.

O alimento seco é permitido como base da dieta., mas geralmente é apresentado um requisito para eles, segundo o qual a qualidade não deve ser inferior ao prêmio. Esse produto é bom porque já contém tudo o que você precisa, e por si só é uma alimentação balanceada, portanto, com uma alimentação mista, geralmente a ênfase é na alimentação seca.

Qualquer que seja o alimento que você dê ao animal, você precisa se lembrar que superalimentá-lo é indesejável - o excesso de peso ainda não trouxe ninguém para o bem.

Para um animal adulto, duas refeições por dia geralmente são suficientes; os bebês são alimentados de três a cinco vezes ao dia. Deve ser lembrado que alguns alimentos que parecem normais para uma pessoa e, portanto, entram na tigela de um gato, muitas vezes podem causar certos problemas de saúde para um animal de estimação. Isso inclui os seguintes tipos de alimentos.

  • Leite. Apesar de muitos tetrápodes não abandonarem este produto, eles, como muitos outros animais, desenvolvem intolerância à lactose na idade adulta. Aparentemente, é assim que a natureza protegia os alimentos das crianças das invasões dos adultos.
  • Doces. Os gatos de raça pura são especialmente propensos à obesidade, e essa afirmação se aplica ao máximo aos britânicos. Para evitar problemas no sistema cardiovascular e na atividade física, essas iguarias são contra-indicadas para gatos.
  • Sal e especiarias. A presença abundante de temperos afeta negativamente a digestão, os mesmos ácidos afetam negativamente as paredes do estômago do gato. O sal é mais frequentemente culpado por outro problema - ele retém a umidade no corpo felino, provocando inchaço.
  • Café e álcool. Todo mundo sabe sobre o efeito negativo desses produtos no corpo humano - eles são tão perigosos para animais de estimação.

Reprodução

Um animal puro-sangue é freqüentemente adquirido para reprodução subsequente, a fim de lucrar com a venda de gatinhos. Além disso, muitos proprietários acreditam que isso é muito mais humano do que a castração e a esterilização.

Uma gata britânica atinge a maturidade sexual por volta de 8 a 10 meses, mas os especialistas geralmente não aconselham levá-la ali mesmo para o acasalamento - um organismo jovem ainda não é forte o suficiente para gerar descendentes, as consequências da pressa podem não ser as melhores. Idealmente, um gato pronto para procriação com um sério interesse por ele é levado para a casa do gato. Ela precisa escolher um parceiro com cuidado.

Para obter gatinhos puro-sangue, você precisa escolher um representante da mesma raça, Também não é aconselhável fazer experiências com animais de acasalamento de cores diferentes. Apesar do fato de que os britânicos geralmente gozam de boa saúde, não será supérfluo verificar novamente a saúde do futuro pai.

O processo não é muito rápido - o namoro felino típico, que pode ser ouvido sob a janela em uma manhã de primavera, dura cerca de um dia, durante o qual o hóspede se acostuma com um novo lugar e conhece o futuro pai de seus filhos.

Se a fêmea ainda for muito jovem, ela pode não engravidar como resultado do primeiro acasalamento, mas geralmente isso não é motivo para pânico - você só precisa esperar até a próxima vez e repetir o procedimento.

A gravidez de um gato dura cerca de dois meses, a maneira mais fácil é determinar seu início pelo fundo hormonal - o corpo do animal, tendo recebido o que queria, relaxa e se acalma. Após 15-20 dias, o sinal de gravidez aparece como mamilos inchados, o animal mostra um apetite notável. Nesta fase, o peixe deve ser totalmente excluído do cardápio da gestante, mas a proporção de produtos lácteos fermentados deve aumentar.

Durante o primeiro mês e meio a dois meses, o próprio gato cuida de seus bebês, e ninguém pode fazer isso melhor do que ela. Após esse período, quando os gatinhos vão se tornando cada vez mais independentes, eles precisam ser apresentados ao veterinário para que ele prescreva um esquema de vacinas e avalie de maneira geral seu estado de saúde. Além disso, os bebês com pedigree agora precisam fazer documentos que confirmem sua origem.

Fatos interessantes

Vamos deliciar nossos leitores com um conjunto de informações interessantes sobre esses belos animais:

  • acredita-se que o gato Cheshire é uma cópia do representante da raça British Shorthair;
  • no total, existem cerca de 30 variedades de cores que são consideradas oficialmente reconhecidas e aceitáveis ​​para os britânicos, embora sejam mais frequentemente reconhecidas por sua lã cinza-azulada;
  • não se surpreenda com a sonolência do animal - é normal que ele durma 14-16 horas diárias;
  • os representantes desta raça se distinguem por um comportamento muito quieto - quase nunca miam, exceto que realmente precisam chamar a atenção de uma pessoa;
  • O “rosto” da marca Whiskas é um representante desta raça em particular;
  • uma simpatia especial desses gatos reside no fato de que, mesmo em condições de um jogo semelhante a uma luta, eles geralmente não soltam suas garras, tentando não ferir o sparring.

Críticas do proprietário

Os gatos britânicos costumam ser chamados figurativamente de "animais de estimação de homens de negócios", e essa é a melhor característica desse animal. Você pode deixá-lo em casa sozinho com ele e sair para quase qualquer momento, o principal é deixar o animal de estimação com comida e água suficientes. Nas realidades modernas, onde a maioria das pessoas tem muito pouco tempo, este é o animal de estimação ideal.

Apesar de os britânicos se prestarem bem à educação e ao treinamento, é necessário lidar com essas questões desde a infância de um gatinho, caso contrário, no futuro não será possível quebrar o caráter formado da personalidade quadrúpede. .

Os amantes de gatos experientes aconselham-no a primeiro imaginar claramente como irá manter e criar tal animal de estimação, e só então, quando a imagem estiver totalmente formada, adquira o animal. Será extremamente difícil incutir novos hábitos em um animal adulto, portanto o dono deve estar um passo à frente do desenvolvimento do gato.

É comum vestir animais de estimação de aparência aristocrática, mas se você decidir comprar também, observe que deve ser confortável e feito de materiais naturais. O tecido com o qual as roupas são costuradas deve ser fácil de lavar e secar em pouco tempo.

Fatos interessantes sobre gatos britânicos são apresentados no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa