Gato siberiano

Descrição, tipos de cor e características de criação de gatos siberianos

Descrição, tipos de cor e características de criação de gatos siberianos
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Vida útil
  4. Opções de cores
  5. Características de caráter e hábitos
  6. Como cuidar?
  7. Nutrição
  8. Críticas do proprietário

Os gatos siberianos são considerados o orgulho dos criadores russos. Hoje, indivíduos desta raça freqüentemente aparecem em exposições internacionais, eles são apreciados pelos amantes das belezas naturais ao redor do mundo. O material deste artigo irá familiarizar o leitor com as características desses gatos e falar sobre as nuances de seu conteúdo.

História de origem

O caminho da formação da raça siberiana foi traçado em condições climáticas adversas. É quase natural, apesar de a origem estar repleta de lendas. Os gatos siberianos são considerados animais aborígenes, têm uma aparência brilhante e foram apenas parcialmente criados por criadores. Na verdade, seus ancestrais foram os gatos Bukhara, a primeira menção do início da formação da raça apareceu no século XVI.

Nos anais, houve menções de gatos semelhantes aos siberianos. Eles os chamavam de Bukharian, eles se conheceram em toda a Rússia. É geralmente aceito que a migração em todo o país se originou das regiões da Sibéria e do Extremo Oriente.

Ao mesmo tempo, acreditava-se que o primeiro siberiano apareceu por acasalamento com gatos trazidos do continente asiático. Alguém acreditou que os representantes da raça evoluíram, adaptando-se ao clima hostil.

Oficialmente, o país de origem do gato siberiano é a Rússia. Inicialmente, muitos acreditavam que todos os gatos grandes e de pêlo comprido eram siberianos. Os criadores de uma vez tinham certeza de que os siberianos eram chamados de gatos exclusivamente da Sibéria. Porém, na década de 80, os felinologistas acabaram com essa questão. Eles notaram que as raízes de origem remontam a séculos.

Estudando o trabalho de criação subsequente de gatos de diferentes regiões da Sibéria e do Extremo Oriente, eles selecionaram os melhores representantes da família dos felinos, reunindo um grupo externo de indivíduos que viviam em Krasnoyarsk, Novosibirsk e Kemerovo. Para destacar as características marcantes da raça, foram selecionados animais com grandes dimensões, ossos maciços, cabeças pesadas e um longo casaco de pele grossa.

O trabalho de criação de uma raça verdadeiramente russa de gatos siberianos foi difícil e completo. Porém, em 1991, a felinologista Olga Mironova conseguiu o reconhecimento do padrão da raça pela Federação Mundial de Gatos. O padrão foi aprovado como padrão de trabalho, mas tornou-se oficial após 3 anos.

Os americanos também começaram a notar os siberianos: a raça foi oficialmente reconhecida pela organização TICA em 1996. Cerca de um ano depois, outra organização de prestígio chamou a atenção para os gatos - FIFE. Até o momento, os felinologistas estão trabalhando para consolidar o tipo da raça.

Os criadores prestam especial atenção a características como a preservação do tamanho do animal e a qualidade de sua cor.

Descrição

Os gatos siberianos distinguem-se pela sua originalidade e aparência senhorial. Eles pertencem à família de grandes raças de felinos. A pelagem dos animais quietos não é muito longa, razão pela qual às vezes são confundidos com gatos de pêlo curto. No entanto, na realidade, as raças de pêlo curto são consideradas parentes dos siberianos. Quanto ao padrão, ele possui características próprias.

O representante da raça parece muito apresentável. Não é difícil distingui-lo de um animal de estimação comum. Destaca-se pelo seu tamanho grande e pelagem espessa. A altura média de um gato fofo russo na cernelha é de 30 cm, nos machos - cerca de 40 cm. Esses indicadores podem variar dependendo da idade do animal.

O corpo desses gatos é pesado e musculoso. Na população, encontram-se indivíduos não apenas grandes, mas também de médio porte. Devido à lã, parecem ser especialmente grandes, destacando-se no fundo dos gatos domésticos comuns. Possuem pernas musculosas de comprimento médio, físico proporcional, o corpo é denso e um tanto alongado. O dorso fica ligeiramente acima dos ombros, o ventre é em forma de barril e firme.

O tamanho das patas é grande, enquanto as posteriores são mais longas que as anteriores, são redondas e apresentam pubescência entre as almofadas. A cauda do siberiano é fofa e larga na base, afinando ligeiramente para a extremidade. O pescoço do gato siberiano é redondo e musculoso, embora não seja longo. A cabeça do animal tem formato trapezoidal com contornos arredondados. Seu tamanho pode variar dependendo do peso do gato, mas é sempre proporcional ao corpo.

O queixo é bem definido, as maçãs do rosto bem desenvolvidas, as bochechas rechonchudas. A parte superior da cabeça é um pouco achatada, o nariz é largo e quase reto, possui uma pequena depressão perto da testa, perceptível quando se olha o gato de lado. A própria testa é empurrada para a frente. As orelhas do siberiano são de tamanho médio, na base são mais largas e as pontas um tanto arredondadas. Os olhos do animal são grandes, arredondados, geralmente ovais, bem separados.

Sua cor é sólida e sempre coincide com a cor da pelagem. Os tons dos olhos do gato podem variar de verde a dourado e até amarelado. Raros representantes da raça podem ter cores de olhos diferentes, incluindo o azul.

Os representantes desta raça pesam em média de 6 a 9 kg (menos peso nas fêmeas, raramente ultrapassa 7 kg). Na população existem indivíduos com peso de até 10-12 kg. Deve-se notar que o grande peso não torna o gato desajeitado. Apesar disso, ela é flexível, hábil e rápida.

Uma característica única dos grandes felinos russos é característica de seu casaco de pele: é à prova d'água... A pelagem de um animal consiste em um pêlo espesso e duro, alongado e um subpêlo denso que não difere muito em comprimento da pelagem principal.

A mesma raça é considerada hipoalergênica, o que é raro em gatos de pêlo comprido e semi-comprido.

Vida útil

Em média, os siberianos vivem cerca de 15 anos. Para os gatos, esta é uma idade respeitável, corresponde à idade de uma pessoa idosa. No entanto, as condições de vida, alimentação adequada e cuidados têm impacto direto na expectativa de vida. O estresse e a higiene inadequada reduzem os recursos vitais do animal de estimação.

Um gato precisa de atenção humana, enquanto papel comum ou mesmo linha podem se tornar um brinquedo para ele. Ele desenvolveu um instinto de autopreservação, razão pela qual o animal nunca sobe onde pode ser perigoso. A saúde dos siberianos é excelente, em comparação com outras raças. Alguns indivíduos vivem até 20 anos. Quanto à idade reprodutiva, nos gatos geralmente não ultrapassa os 18 anos, enquanto nos machos apenas cruza ocasionalmente a linha dos onze anos.

Opções de cores

As cores dos gatos siberianos de pêlo comprido podem ser diferentes. Entre os representantes da raça, é possível encontrar indivíduos da mesma cor ou gatos com um padrão característico. Ao mesmo tempo, a textura da lã pode ser muito diferente: em algum lugar ela é macia, em algum lugar é dura. Dependendo da cor da barriga e das pernas, pode ser encaracolado.

Curioso é o fato de ao nascer, um gatinho macho herda a cor da mãe, enquanto uma menina pode receber a cor de qualquer um dos pais. Já o padrão permite cores sólidas, tanto pontilhadas quanto padronizadas. As cores de muitos gatos modernos são o resultado de uma seleção. O padrão inclui animais com pelos brancos, pretos, cinza, acastanhados, azuis e ruivos.

Além das cores monocromáticas, a lã pode ser bicolor.

Cor sólida branca considerado uma raridade. Nesse caso, o padrão implica uma cor perfeitamente limpa. Não deve haver padrões ou manchas no casaco. Às vezes, esses gatinhos nascem com manchas, mas com o tempo elas desaparecem. Os criadores chamam esses gatos de angorá. Esses animais de estimação têm cores de olhos diferentes (azulado, cobre ou até laranja).

Cor preta, de acordo com os requisitos da norma, deve ser uniforme. Como regra, até a ponta do nariz é pintada de preto nesses gatos. Os gatinhos ao nascer têm um casaco de pele acinzentado ou marrom, com o tempo e após a muda torna-se preto. No entanto, é mais difícil cuidar desses gatos, porque seus pelos devem ser protegidos do sol para que não desbotem. Quando queimado, o casaco de pele preto torna-se feio, emitindo um tom avermelhado.

A cor cinza é convencionalmente dividida em dois tipos: chinchila e esfumada... O primeiro tipo implica uma pelagem que não é tingida em todo o seu comprimento, mas parcialmente. Ao mesmo tempo, a cor prateada pode tingir o cabelo do cabelo em não mais que 1/3, e em alguns gatos ainda menos (por exemplo, a ponta). Uma cor esfumada possui pêlos escuros nas pontas e claros (às vezes completamente brancos) na raiz. A cor da chinchila é considerada rara entre os siberianos, pode ser sombreada e velada.

Cor de tartaruga consiste em tons contrastantes. Pode ser preto sobre vermelho sólido ou azul claro sobre creme. Com essa cor, a distribuição das manchas é uniforme em toda a pelagem do animal. Mais frequentemente, essa cor é característica da raça feminina. Porém, em casos raros, é observada em machos, embora, via de regra, naqueles que não podem gerar descendentes.

Comum entre os gatos siberianos e cor malhada. Com esta cor da pelagem nota-se uma alternância de tonalidades escuras e claras, o que dá um padrão original. Os indivíduos desta raça podem apresentar três tipos desta cor: mármore (clássico), tigrado e malhado. Cada tipo tem seu próprio grau de saturação de cor.

Além disso, o padrão reconhece várias cores com o branco. Por exemplo, pode ser bicolor, em que pelo menos 1/3 da pelagem total deve ser branca.

Idealmente, essa cor indica a presença de um triângulo branco no rosto, peito, barriga e na parte interna dos membros do gato.

Características de caráter e hábitos

Os gatos siberianos não podem ser chamados de preguiçosos, eles são caracterizados pela mobilidade e atividade. Esses são líderes animais e, portanto, raramente concordam em estar perto de outros animais de estimação. Eles raramente reconhecem outros gatos ou cães que vivem na casa. Quanto a uma pessoa, de todos os membros da família, apenas um será a autoridade.

Ele vai obedecê-lo mais do que aos outros, obedecendo às regras que o dono vai ensinar a ele. No entanto, isso não significa que o animal se comportará mal. De jeito nenhum: se você ensinar a ele as regras de comportamento desde a infância, o gato se comportará de maneira bastante pacífica com todos. Em geral, o caráter do siberiano é pacífico e bem-humorado. Entre os representantes da raça, existem indivíduos que se relacionam pacificamente com todos os membros da família.

Representantes desta raça diferem tato e dedicação, que é mostrado em relação ao seu proprietário. Desde a infância, eles não são apenas curiosos, mas também inteligentes. Eles podem ser treinados em alguns comandos, porque são animais sociáveis. Eles não se preocupam com a mudança de cenário, eles se acostumam rapidamente com um novo lugar, podem morar tanto em uma casa particular quanto em um apartamento.

Por natureza, eles são excelentes caçadores. O desejo de caça se manifesta até mesmo em gatinhos muito jovens, o que explica sua brincadeira. No entanto, o desejo de caçar indica que não deve haver pássaros ou pequenos roedores domésticos na casa: mais cedo ou mais tarde, os instintos de caçador do gato vão funcionar. Em uma casa particular, um gato vai exterminar todos os ratos, e não apenas no território de sua trama, mas também de seus vizinhos.

Enquanto o gato está caçando, parece muito bom. A caça dá força ao animal, treina o corpo, a comida apanhada tem um efeito benéfico na saúde do corpo e da pelagem. O animal está limpo. Nunca vai impor sua sociedade, mesmo que queira atenção ou carinho. Mesmo neste caso, o gato não implorará por carinho, não se permitirá perseguir o seu dono e tentará não demonstrar as suas emoções.

Os animais percebem uma mudança de dono de forma diferente. No entanto, eles nem sempre amam visitantes de fora em sua casa.... E se um animal de estimação não gosta de uma determinada pessoa, ele pode se dar ao luxo de resmungar um pouco com ela. Outros indivíduos podem proteger seus proprietários à sua maneira. A propósito, o instinto protetor também funciona com crianças pequenas que moram em casa. Os siberianos adoram crianças pequenas e tentam não ofendê-las. Alguns representantes da raça protegem o sono sensível dos bebês, à sua maneira, cuidam deles, gostam de brincar com bebês. Ao mesmo tempo, eles não se permitirão soltar suas garras e brincar.

Não se pode dizer que esses gatos fazem algo precipitadamente. Qualquer uma de suas ações é significativa. Tendo estudado um objeto ou brinquedo, eles rapidamente encontram uso para ele. Eles adoram vários jogos ao ar livre, enquanto muitas vezes pulam e escalam habilmente os objetos altos da casa. No entanto, se os siberianos são pacientes com crianças e podem se comportar com dignidade, eles não se permitirão aborrecer os membros adultos da família.

O animal sente muita falta do dono e não gosta da solidão. Durante o dia, ele pode dormir em qualquer coisa de mestre. Mesmo à noite, o gato encontrará oportunidade de se aconchegar ao dono, ainda que para isso ele se acomode a seus pés. Quanto ao período de vigília, o fofo não pode ficar por muito tempo, e mais ainda sem os brinquedos, que muitas vezes carrega nos dentes, como uma presa. Dada a sua engenhosidade, você precisa entender: o animal encontrará algo para fazer.

Além do gato conseguir abrir a maçaneta com facilidade, ele consegue chegar até as torneiras em busca de água. A propósito, ele não só não tem medo dela, mas até a ama. Isso se manifesta no relaxamento durante o banho. Além do mais, O animal de estimação pode arrastar deliberadamente os brinquedos para a banheira para se divertir pegando-os.

Com a idade, alguns indivíduos, que antes recebiam pouca atenção, podem apresentar hiperexcitabilidade. Além disso, o pico de atividade geralmente ocorre à noite, quando a família quer dormir.

O gato lembra rapidamente o seu nome, responde a ele, e consegue entender comandos como "comer", "ir beber", "vamos olhar", "comer um peixe", além de outras palavras que lhe serão ensinadas desde a infância.

Como cuidar?

Os gatos siberianos são facilmente treináveis ​​e, portanto, não será difícil treiná-los para a caixa de areia. Eles descobrem rapidamente onde ficam o banheiro e a cama. Eles adoram jogos complexos e precisam de pontos para arranhar. Se o animal não conseguir uma cama, não entenderá seu lugar, assim como não haverá uma divisão clara entre as coisas “dele” e “do dono”. Você precisa cuidar da compra arnês ou coleira para caminhar.

Por exemplo, o animal deve ter seus próprios pratos... Pratos da mesa do dono não podem ser usados, no futuro o gato não entenderá porque não pode comer a comida que está na mesa. Independentemente do horário da alimentação, o animal deve sempre ter uma tigela de água doce. O animal não deve procurar água quando quiser beber. A falta de água no local habitual fará com que o gato rasteje para dentro da pia, banheira ou vaso sanitário.

Espreguiçadeira e bandeja

Uma cama para um gato é selecionada com base em seu tamanho. Deve acomodar o seu animal de estimação para que ele não tenha que se amontoar ou procurar por locais mais confortáveis ​​para dormir na casa. Se você tiver finanças, pode comprar duas espreguiçadeiras, e seus modelos podem ser tanto padrão quanto suspensos. Por exemplo, se desejar, você pode escolher uma opção para um radiador siberiano ou uma rede suspensa. Alguns criadores fazem camas do tipo "faça você mesmo" para os animais de estimação.

Modelos decentes podem ser obtidos em malas velhas comuns, suéteres ou até travesseiros. Alguns proprietários de gatos fazem designs de dois andares. Os gatos gostam destes produtos, são mais funcionais e são especialmente adequados se dois animais de estimação viverem na casa.

As bandejas para gatos são selecionadas com base em seu tamanho e traços de caráter. Apesar de hoje existirem muitas opções no mercado, na hora de escolher vale a pena começar pelos modelos abertos. Determinar o tipo que você deseja é fácil: a bandeja deve ser forte, estável, com lados relativamente altos e uma estrutura removível.

Você precisa comprar uma bandeja com pernas emborrachadas, feita de plástico extra forte e grosso. Ao mesmo tempo, a bandeja não deve cheirar mal, pois os gatos não gostam disso e procuram outros locais para suprir suas necessidades naturais. Os lados altos ajudam a proteger o espaço ao redor da bandeja de excrementos, urina e pelotas de enchimento.

Quanto às características das bandejas, você terá que escolher entre as opções com e sem treliça. Produtos sem malha requerem enchimento. A vantagem das bandejas de grelha é que podem ser usadas sem material granular. O enchimento, neste caso, é necessário para eliminar o odor desagradável.

Cuidado capilar

O gato siberiano dificilmente pode ser chamado de aliciamento exigente, mas é extremamente importante para garantir a regularidade dos procedimentos de higiene. Uma atenção especial deverá ser dada ao pentear a lã morta, porque quanto mais tempo o gato a usar, mais emaranhados haverá no casaco de pele de lã. Você precisará pentear duas vezes durante a queda., já que neste momento é vital para o gato. Além do mais, pentear oportunamente irá livrar a casa de pelos mortos espalhados por todo o perímetro da casa.

É melhor pentear o gato com um dispositivo especial com um pente aparador. Isso permitirá que você remova os pelos mortos do pelo sem muita dificuldade e fadiga, sem ferir a pele do animal. Os gatos gostam destes pentes, porque não só não tocam na pele, como também não arrancam os pelos e, além disso, massajam a pele.

Mas, além do furminator, você terá que comprar uma escova de lã típica, já que a escova de aparar não é muito eficaz para emaranhados.

Durante o período da muda, que ocorre na primavera e no outono, os pelos longos costumam ser penteados. Algumas pessoas precisam disso mais do que duas vezes por semana.Se o dono, por algum motivo, não tiver tempo livre para se livrar dos pelos mortos do animal, pode comprar uma escova com dentes que fica presa na parede. Para que o animal seja capaz de coçar o pelo de forma independente, esses pentes raramente ficam sem a atenção do gato.

Os dentes do furminator devem ser esparsos e a largura da superfície de trabalho da crista deve ser ampla. Isso é necessário para reduzir o tempo de processamento do animal. No rosto, atrás das orelhas e na área da cauda, ​​penteie os pêlos com especial cuidado. É indesejável cortar a pelagem curta nesses locais.

Higiene dos ouvidos, olhos e dentes

De vez em quando, o gato precisa limpar as orelhas e os olhos. Isso é feito com água fervida morna usando guardanapos ou almofadas de algodão. A higiene dos ouvidos e dos olhos, juntamente com um exame visual, não só evitará a infecção com qualquer infecção, mas também detectará a presença de parasitas. Por exemplo, se um gato começar a coçar as orelhas por muito tempo, isso pode indicar a presença de pequenos ácaros. Se olhos esbranquiçados começarem a aparecer nos cantos dos olhos, eles indicam a presença de vermes.

Se houver parasitas nas orelhas ou olhos, o dono do animal deve consultar um veterinário. Após o exame, o especialista selecionará o medicamento e a dosagem ideais, com base na idade do gato e seu peso. As orelhas são tratadas com gotas, após limpeza de sua superfície interna. Via de regra, o procedimento é repetido uma vez para consolidar o efeito terapêutico. Seus dentes precisam ser escovados com freqüência. Os dentes dos gatos, como os humanos, são suscetíveis à formação e crescimento de tártaro. Suas gengivas também ficam inflamadas e a resistência do esmalte pode enfraquecer. Gatos precisam escovar os dentes pasta especial, sem atrasar o procedimento.

É necessário acostumar o animal à higiene de "garras jovens" para que as manipulações não sejam o estresse diário do animal.

Tratamento e banho de unhas

As unhas devem ser aparadas em tempo hábil. Para fazer isso, você pode comprar um cortador de unhas, que salvará o animal de uma higiene tediosa e demorada. Você pode cortar em um procedimento não mais do que 1 mm de comprimento. Para evitar que o gato rasgue o papel de parede e o estofamento, vale a pena conseguir um poste para arranhar. É preciso escolhê-lo, dada a maciez do animal. Deve ser resistente a arranhões.

Lavar seu animal de estimação com muita frequência é indesejável. Os siberianos são gatos bastante limpos, eles constantemente lambem o pelo. Eles devem ser lavados com um shampoo de animais não mais do que três a quatro vezes por ano. Porém, ninguém cancela jogos na água, assim como lavar um gato sem shampoo. Quanto aos detergentes, hoje são oferecidos enxágues para o cuidado da lã desses animais.

Após o banho, o casaco deve ser seco e penteado.

Caminhadas e exames preventivos

Os gatos sentem-se melhor quando costumam estar ao ar livre. Uma casa particular é o melhor lugar para morar para eles. Aqui o gato encontrará algo para fazer, caçar e treinar seus músculos. Nenhuma ventilação nos cômodos do apartamento substituirá os passeios ao ar livre para seu animal de estimação. Mesmo playgrounds equipados não farão um gato ficar mais forte se ele não andar todos os dias.

Ficar ao ar livre é a prevenção de muitas doenças. Isso permite fortalecer o sistema imunológico, manter-se em boa forma e ganhar força para jogos ativos e crescimento normal. Animais que não são levados para fora são mais fracos.

É necessário visitar o veterinário constantemente. A vacinação deve ser oportuna, assim como medidas preventivas para desinfetar o animal de pulgas e carrapatos. Alguém compra coleiras antiparasitárias para siberianos. No entanto, como mostra a prática, nem todos eles são eficazes. Todas as vezes, após uma caminhada, o dono deve inspecionar o animal.

Se forem encontradas pulgas, uma visita imediata ao veterinário é necessária. Considerando o comprimento da pelagem e do subpêlo, é impossível hesitar com isso. Você não pode tentar livrar o animal das pulgas por conta própria, comprando drogas incompreensíveis.Isso pode prejudicar a saúde e o pêlo, pois resseca a maior parte dos pelos.

Nutrição

Devido à sua alta atividade, o gato siberiano necessita de alimentos com alto teor calórico. No entanto, isso não significa de forma alguma que possa ser oleoso. A abordagem para formular uma dieta nutritiva deve ser cuidadosamente considerada. É inaceitável alimentar o animal exclusivamente com ração industrial, independentemente do tipo. Mesmo com a alternância de ração úmida e seca, o animal não receberá todas as vitaminas e nutrientes de que necessita. Para fortalecer o esmalte dentário os alimentos devem conter complexos minerais e vitamínicos. Na dieta produtos naturais devem estar presentes. O que os donos comem não é bom para o animal.

Para a preparação do cardápio de um gato, você pode entrar em contato com o seu veterinário, que lhe dirá de que forma deve servir este ou aquele produto. Por exemplo, um gato pode comer carne crua e cozida, mas se comer carne crua, o tratamento anti-helmíntico deve ser mais frequente.

Se o animal está acostumado com comida natural desde a infância, a comida seca deve ser um suplemento ao invés de uma refeição diária.

Na elaboração do cardápio, atenção especial deve ser dada aos gatinhos de pequeno porte. Aos três meses de idade, geralmente são alimentados de 5 a 6 vezes ao dia, à medida que envelhecem, a frequência da ingestão de alimentos é reduzida para duas ou três vezes ao dia. A comida do animal deve ser equilibrado, variado e adequado à idade. Porém, você precisa alimentar o siberiano corretamente, ele não deve comer demais. O mesmo pode ser dito para gatas grávidas. A alimentação deve ser de alta qualidade, rica em vitaminas e minerais. Comer demais acarreta aumento de peso em excesso, e a falta de nutrientes afetará negativamente a saúde e a imunidade dos filhos. Quanto à nutrição dos gatos durante a lactação, nesta época sua alimentação deve ser mais calórica.

O alimento para um siberiano é selecionado com base nas características do próprio animal e sua idade (por exemplo, para gatinhos, animais esterilizados). Alimentos baratos não contêm nutrientes e podem prejudicar a saúde. Você precisa comprar alimentos de fabricantes confiáveis. Quanto à alimentação natural, os gatos precisam de carne de frango, boi, peru e coelho. Além disso, a dieta deve incluir peixe cozido, ovos, frutos do mar, kefir e queijo cottage.

O leite pode ser dado a gatinhos pequenos, os gatos adultos precisam de kefir... Também devem ser incluídos na dieta cereais, bem como cereais germinados (por exemplo, aveia). Os brotos de cereais são necessários para ajudar a limpar a lã engolida do estômago do animal.

Críticas do proprietário

O caráter dos gatos siberianos pode ser diferente, como evidenciado pelos comentários de criadores deixados na vastidão da rede mundial de computadores. Seus proprietários observam que outros representantes podem se ofender com os proprietários e até mesmo se vingar deles, mesmo por ofensas acidentais. Os gatos usam as unhas, brincam, coçando não só os adultos, mas também as crianças.

Outros comentários indicam que os animais de estimação se adaptam rapidamente à mudança de dono e podem exigir atenção. Eles trazem seus brinquedos para os donos e os movimentam com as patas, mostrando que querem brincar. Os proprietários observam que um comportamento semelhante é observado na prole de gatos amigáveis. Além disso, raros representantes da raça, segundo os criadores, são covardes. Mas muitos têm um truque que usam em relação a outros animais de estimação e todos os membros da família.

Saúde, os criadores escrevem nos comentários, os gatos têm excelente. Mas, se você não prestar os cuidados adequados, eles podem apresentar estomatite, conjuntivite e otite média.

Para as características dos gatos siberianos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa