Variedade de raças

Descrição dos gatos angorá, suas características de manutenção e alimentação

Descrição dos gatos angorá, suas características de manutenção e alimentação
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Vida útil
  5. Visualizações
  6. Condições de detenção
  7. O que alimentar?
  8. Saúde

Os animais de estimação mais comuns são os gatos. Hoje em dia, existem muitas raças diferentes dessas criaturas fofas. Em meio a toda essa diversidade, destaca-se a mais antiga em sua origem e a mais conhecida por muitos fãs da raça do gato angorá.

História de origem

Os gatos angorá, como todas as raças, são originários de parentes selvagens. O ancestral dessas criaturas fofas é considerado um gato selvagem africano ou, como também é chamado, um gato do Oriente Médio. Os primeiros descendentes domesticados de pêlo curto dessa espécie estavam na Turquia (então ainda no leste da Anatólia), de onde foram levados para o Egito. Devido à mutação repetida, sua pelagem tornou-se não apenas longa, mas também adquiriu uma cor branca reconhecível para a raça.

Os gatos domesticados mais antigos da Anatólia Oriental são os progenitores do gato Van... Neles, como no angorá turco, a mutação do gene responsável pelo comprimento da pelagem ocorria gradativamente.... De aparência semelhante, essas raças, pertencentes a um único grupo mediterrâneo, ainda apresentam algumas diferenças entre si no nível genético.

O gato angorá, criado pelo esforço de criadores europeus e americanos, recebeu status oficial graças aos indivíduos localizados na Turquia no Zoológico de Ancara. Eles foram retirados e oficialmente registrados em meados do século XX.

Mas a própria raça ganhou fama na Europa muito antes.Segundo alguns relatos, os primeiros representantes da raça foram trazidos para o território europeu no século XIV, durante campanhas militares de orientação religiosa. Segundo outras fontes, os primeiros gatinhos brancos de pêlo comprido surgiram na Europa apenas no século XVI, e a raça independente foi reconhecida apenas no início do século XVII.

Os representantes da raça importada para a Europa viraram adorno de muitas casas nobres. E isso não é surpreendente, porque antes do aparecimento das belezas angorá na Europa não existiam gatos de pêlo comprido.

Na Turquia, os gatos desta raça eram muito valorizados e custavam um dinheiro fabuloso, por isso apenas pessoas muito ricas podiam comprá-los. Gatos angorá também viviam no palácio do sultão. Os representantes desta raça tinham um status bastante elevado: eles podiam entrar na mesquita e ficar lá o tempo que quisessem. E isso não é surpreendente, porque os muçulmanos os consideravam próximos do Profeta Muhammad.

No final do século 16, os gatos brancos de pêlo comprido estavam amplamente espalhados pela Europa. Começaram a ser importados para França e Grã-Bretanha não só do território bizantino de Ankyra (Ancara), berço da raça, mas também da Pérsia (atual Irã), Ásia Central e até, por incrível que pareça, da Rússia. Gatos angorá eram freqüentemente usados ​​para melhorar a qualidade do pelo da raça persa. O cruzamento impensado levou a uma queda acentuada no número de gatos angorá, que quase levou à completa extinção desses indivíduos.

Eles começaram a estudar a raça apenas no início do século XX. O programa de criação, aprovado pelo governo turco em 1917, visava não só preservar a raça, mas também aumentar o número de indivíduos. O zoológico de Ankar foi escolhido para criaçãoNS. A raça angorá recebeu seu registro oficial na organização que trata da criação de novas raças de gatos (CFA) apenas em meados do século XX - em 1973. Até 1978, era permitido registrar apenas indivíduos com a cor branca, mas com o tempo as exigências foram suavizando e tornou-se possível registrar gatos com outras cores.

Cada país é livre para aceitar algumas alterações ao registro. Para o Reino Unido, apenas indivíduos com a cor branca pura são considerados o padrão, e nos EUA gatos com outras cores são permitidos para registro, mas as cores lilás e chocolate são inaceitáveis.

Descrição

Cada raça de gato tem seus próprios padrões de beleza e características, que também são encontrados nos animais angorá. Os representantes desta raça têm um físico de tamanho médio e até um pouco seco, mas os seus músculos continuam perfeitamente desenvolvidos. São flexíveis, elegantes e muito elegantes. O peso dos gatos é tradicionalmente ligeiramente inferior ao dos gatos. Para mulheres, a norma é considerada na faixa de 2,5-3 kg, e para homens - na faixa de 4-5 kg. O peso dos representantes individuais pode divergir ligeiramente da norma: para gatos - 4 kg, e para gatos - 6 kg.

O tipo de cabeça em forma de cunha dos gatos angorá com um queixo estreito mas forte característico e uma parte frontal bem desenvolvida é uma das características distintivas desta raça de animais. Um pescoço longo e fino com um focinho de contornos suaves, no qual se destacam olhos grandes, largos e amendoados, parece muito gracioso. A cor dos olhos ligeiramente oblíquos varia: existem indivíduos com as cores da íris verde, amarela e azul. Muitas vezes, a variedade turca tem heterocromia - olhos multicoloridos.

A raça descrita é caracterizada por orelhas grandes e espaçadas com pontas superiores pontiagudas. Em alguns representantes, as pontas das orelhas são decoradas com borlas, constituídas por pêlos mais longos que o pelo do focinho. A parte interna da orelha é coberta por longos tufos de cabelo grossos, em forma de escova em miniatura.

Os membros dos gatos desta raça são longos, secos, mas bem musculosos.O comprimento das patas traseiras é ligeiramente maior do que as anteriores. O formato das patas é predominantemente oval, entre os dedos existem grossos tufos de pêlo característicos destes gatos.

Uma característica distintiva da raça é uma cauda longa e luxuosa em forma de pena de avestruz. Densa e larga em todo o seu comprimento e bem pontiaguda na ponta, a cauda é emoldurada por longos pêlos sedosos.

Os gatos angorá têm uma pelagem muito bonita e sedosa com uma estrutura ligeiramente ondulada no abdómen. O efeito esvoaçante da pelagem é possibilitado pela ausência de subpêlo - consiste apenas em pêlos de proteção. Praticamente não há emaranhados e protuberâncias inerentes aos gatos de pêlo comprido e gatos da raça Angorá, uma vez que a formação de protuberâncias emaranhadas desagradáveis ​​ocorre devido à presença de um subpêlo espesso.

A cor da pelagem varia. A opção clássica é, obviamente, o branco. Ele é o mais desejável e procurado por esta raça.

Traços de caráter

Os gatos angorá são criaturas amigáveis ​​e muito fofas. Eles se dão bem com todos os membros da família, mas acima de tudo eles se apegam a quem os alimenta e passa mais tempo com eles. Os estranhos são tratados com cautela, mas sem agressões desnecessárias. Eles não vão assobiar, mas preferem se afastar ou até mesmo se esconder em um canto isolado. Mas depois de algum tempo, eles podem subir para farejar um estranho. Se gostarem do cheiro e a pessoa não mostrar agressividade para com eles, podem até se deixar acariciar ou até pular de joelhos.

Os gatos desta raça não são conflitantes. A presença de outros animais na casa não afetará de forma alguma a vida deles. Basicamente, os animais preferem manter uma curta distância de outros representantes da fauna, mas podem fazer amizade com eles, principalmente se o contato com as pessoas for minimizado. Relacionamentos de confiança freqüentemente se desenvolvem com cães: alguns representantes podem até comer da tigela de um cão e dormir ao lado deles. Os relacionamentos com outros membros da família felina são bastante neutros. Ainda assim, os gatos angorá preferem a companhia do dono em vez da comunicação com outros animais.

Se a família tem filhos pequenos, os gatos podem se tornar "babás" que cuidam deles. Eles podem sentar-se por horas ao lado do berço enquanto o bebê está dormindo ou brincar por muito tempo com ele quando ele está acordado. As lágrimas da amiguinha deixam o gato muito ansioso e toma uma série de ações proativas. Ela vai lamber as bochechas, esfregar e ronronar até o bebê se acalmar. E se alguém levantar a voz ou atacar o bebê, o gato pode morder o agressor - os representantes da raça não são covardes.

Eles não são apenas amigáveis, mas também curiosos e brincalhões. Representantes desta raça, como, de fato, todos os gatos, adoram estar em objetos altos. Sentados em uma árvore, cortina, armário alto ou no parapeito de uma janela, eles não apenas olham, mas observam cuidadosamente todos os objetos que caem em seu campo de visão.

Os gatos estão igualmente interessados ​​em pessoas, insetos e outros animais.

Eles também estão interessados ​​em saber onde o proprietário está no momento. As variedades turcas desta raça adoram seguir cada movimento do proprietário e podem persegui-lo durante horas por toda a casa, apartamento ou jardim, exigindo uma atenção redobrada para a sua pessoa.

Às vezes esse comportamento se torna até desnecessariamente intrusivo, pois os representantes da raça são famosos por sua teimosia e obstinação. Para realizar certas ações do dono, eles podem não apenas esfregar suavemente contra a perna ou miado, mas até mesmo morder levemente. Essas lindas mulheres travessas usam todos os métodos disponíveis apenas para atrair a atenção de seu amado mestre. E mesmo com punição pode ser difícil detê-los, embora em tempos normais eles entendam perfeitamente a que um determinado ato pode levar.

Os hábitos das variedades turcas de gatos às vezes se assemelham aos de um cachorro. De acordo com os donos, os gatos gostam não só de brincar com vários objetos, mas também podem trazê-los ao dono para continuar a brincadeira. Carregar vários objetos nos dentes é um dos passatempos favoritos desta raça.

Segundo os proprietários, os gatos têm boa inteligência. São bastante capazes de aprender em pouco tempo como lidar com abrir e fechar portas, entender como chegar a um interruptor ou aparelho elétrico e apertar um botão, são capazes de abrir simples fechaduras de bolsa. É mais fácil treiná-los para realizar certos truques do que gatos de outras raças. Graças à sua inteligência e limpeza natural, os gatos, desde tenra idade e em pouco tempo, habituam-se a um determinado local da sua caixa de areia.

Além disso, eles podem ser rapidamente ensinados a coçar, o que salva o animal de um procedimento tão bárbaro como remover as garras. Sua engenhosidade natural permite que eles se adaptem rapidamente a um novo habitat.

Os gatos da espécie turca são excelentes caçadores - eles fazem um excelente trabalho não só com roedores que vivem no solo, mas também são capazes de rastrear e pegar um pássaro ou inseto durante o vôo. As suas pernas bastante longas e corpo musculoso permitem-lhes dar saltos precisos em superfícies altas.

Os gatos angorá, ao contrário de outras raças, praticamente não temem os procedimentos aquáticos. Eles são muito favoráveis ​​em borrifá-los com água e até respingar com prazer em pequenos recipientes. Mas eles precisam se acostumar com a água desde cedo, mas é melhor que isso não seja feito sem a participação da mãe gata.

Outra característica distintiva da raça é sua maneira incrível de reprodução de som. Claro, eles, como outros gatos, podem miar, mas seu ronronar uterino sem abrir a boca causa uma impressão indelével. Ao mesmo tempo, representantes de felinos são capazes de transmitir seu estado de espírito, com cores emocionais diferentes, dessa forma. Os gatos desta raça com prazer e por muito tempo podem se comunicar com o dono desta forma, e não o "miau" usual.

Surpreendentemente, eles respondem muito bem aos sons musicais. Por exemplo, uma melodia alegre pode levar um animal a brincar, enquanto uma canção calma e triste os faz apenas ronronar lamentoso.

Vida útil

A vida útil dos gatos depende de muitos fatores. Este indicador é influenciado pela filiação racial, características genéticas, condições de vida e, claro, nutrição. A média de vida dos gatos é de 10 a 14 anos. A espécie turca vive em média 12 a 15 anos. À primeira vista, isso é muito pequeno, mas os gatos têm seu próprio ritmo de vida, e um ano de vida de um gato não equivale a um ano humano. Há uma opinião de que a idade dos gatos deve ser contada de 1 a 7, mas isso não é inteiramente verdade. Nos primeiros dois anos de vida, o crescimento e o desenvolvimento são muito mais intensos do que nos anos subsequentes e, portanto, o primeiro ano é de aproximadamente 15 anos humanos. O segundo ano é igual a 24 anos de vida humana, e todos os anos subsequentes somam 4 anos aos gatos.

Os gatos angorá, que vivem até 15 anos para os padrões humanos, são, embora não decrépitos, mas velhos, porque já têm cerca de 90 anos. A variedade turca pertence ao grupo oriental e, segundo os veterinários, são os representantes deste grupo que se distinguem pela durabilidade e boa saúde. Entre eles, a maioria são indivíduos longevos. Com boas condições de vida e uma alimentação balanceada, os gatos angorá podem viver até 20 anos, o que é muito para os padrões humanos.

Visualizações

Sob este conceito devem ser entendidos os padrões de cor da pelagem adotados para a raça.Para cores monocromáticas, apenas uma cor da pelagem é característica - o pêlo protetor deve ser completamente uniforme, sem as menores manchas, marcas de bronzeado e até mesmo manchas. A cor de dois tons significa a presença de duas cores. Gatos tricolores também são considerados um padrão, e a cor deve ser na forma de um determinado padrão.

A variação de cor clássica desta raça é, obviamente, o branco. Deve ser uniforme, sem as menores manchas de tonalidade diferente, enquanto a pele das almofadas plantares e do nariz deve ser rosada.

Cada país tem requisitos específicos de cores. Para o Reino Unido, apenas indivíduos com uma tonalidade branca pura são considerados o padrão, e nos EUA, gatos de pêlo liso com uma cor diferente são permitidos para registro. Mas as cores lilás e chocolate são inaceitáveis ​​em qualquer país. Nos Estados Unidos, os indivíduos de cor branca e olhos azuis não têm permissão para se registrar, uma vez que a transferência de tais sinais para a prole está preocupada com o nascimento de gatinhos surdos.

A cor branca não é a única cor possível para esta raça - recentemente, gatos com pelagem preta, azul, creme e até vermelha têm sido procurados.

Pelos padrões aceitos, gatos com pelagem e pele pretas devem ter almofadas das patas iguais ou marrons. Azul ou cinza com um brilho prateado deve combinar com a cor da pele do nariz e almofadas, e se a pelagem for cremosa, então o nariz e almofadas devem ser rosa. Para uma pelagem vermelha, a pele do nariz e almofadas deve ter um tom ligeiramente mais claro do que a pelagem.

As cores fumaça preta e azul implicam na presença de duas tonalidades que combinam bem entre si. Em ambos os casos, o preto ou o cinza com brilho prateado são considerados a cor principal e o branco é considerado adicional em ambos os casos.

A cor dos gatos com um certo padrão na pelagem tem nomes diferentes. Dependendo da localização das listras e dos padrões que elas formam, o tabby mármore e a cavala tabby são diferenciados.

Tabby com um padrão de mármore é caracterizado por um certo arranjo de listras. Na cabeça, listras mais escuras em comparação com o tom principal formam um padrão que se assemelha visualmente à letra "M". Na área dos olhos, em cada lado da borda externa, existem linhas bem delineadas, quase uniformes, terminando na área occipital.

Do local onde está localizada a articulação do ombro, três faixas percorrem toda a parte de trás. Em cada barril do gato existem manchas e círculos. Na região do pescoço, as linhas apresentam uma ligeira curvatura em forma de crescente e, do peito ao abdome, pequenas manchas alinhadas em duas fiadas paralelas entre si. A cauda e as pernas são delineadas em linhas circulares.

O padrão da cavala tabby é ligeiramente semelhante no arranjo dos traços na cabeça, tórax e membros ao de mármore. Um gato com essa cor tem o mesmo “M” na cabeça, e o canto externo do olho e a parte de trás da cabeça também estão conectados por uma linha. Na zona do pescoço existem linhas bem delineadas em forma de meia-lua, e nas pernas e cauda - "pulseiras". Mas também existem diferenças: uma linha fina e sólida corre ao longo da espinha, originando-se do ponto mais baixo na parte de trás da cabeça e terminando na base da cauda. Em ambos os lados, há listras sólidas finas perpendiculares à linha da coluna vertebral.

Dependendo das flores presentes na cor, existem diversas variedades da espécie tabby (cavala clássica). O tom básico pode ser azul (cinza com um brilho prateado), creme (bege claro), cobre acastanhado (vermelho escuro), prata e vermelho.

Para um tabby prateado, o tom complementar é o preto. As linhas do padrão e as almofadas das patas são pintadas nele. A pele do nariz tem uma tonalidade vermelho tijolo.

A espécie malhada vermelha é uma cor bastante viva. Neste caso, os traços e linhas mais escuras do desenho são marcados de forma muito clara em comparação com a base.... A pele do queixo e dos lábios é da mesma cor do padrão.

O tipo de creme malhado tem uma cor bastante delicada. O padrão mais escuro se destaca bem contra o fundo claro. A pele do nariz e das almofadas é rosa claro, e o queixo e os lábios têm o mesmo tom da base.

Vista de um gato malhado marrom. Ele difere dos outros por sua base marrom-acobreada brilhante, cujo fundo não apenas as linhas do padrão, mas também a região posterior dos membros são indicadas em preto. A pele das almofadas pode ser preta ou marrom.

Cinza com um brilho prateado, a lã azul malhada parece muito impressionante. No queixo e lábios, a cor da pele combina com a base, enquanto as linhas do padrão têm um tom um pouco mais escuro, enquanto a pele das almofadas plantares e do nariz é rosada.

O tabby patchwork tem uma cor muito interessante. O fundo principal pode ser marrom, azul ou prata. O padrão de patchwork, que lembra retalhos de tecido no contorno, é pintado de creme ou vermelho.

Existe um grupo de cores manchadas. O nome de cada cor depende da cor e localização das manchas. Na maioria dos casos, existem 3 tons na cor.

Em um gato da cor tortie, manchas na paleta de cores vermelha e creme são distribuídas uniformemente por toda a superfície, e manchas castanhas estão presentes no focinho com uma tonalidade semelhante. A cor de fundo principal é preto.

Cor chita (chita) e chita branqueada. Ambas as cores são caracterizadas por um arranjo mais denso de manchas nas áreas superiores do corpo e da cabeça. O fundo, tanto na primeira como na segunda cor, é branco, mas apenas na chita as manchas são vermelhas e pretas, e na chita clarificada são azuis e creme.

A cor azul-creme é caracterizada por manchas creme bem definidas e com distribuição uniforme em toda a superfície. O fundo principal tem uma tonalidade azul.

Bi-color é uma combinação de duas cores. O fundo principal pode ser preto, vermelho, creme ou azul, e a cor complementar é sempre o branco.

Muitas vezes o gato angorá é confundido com a raça anatólia (turco de pêlo curto), o que não é surpreendente, pois ambas as raças pertencem ao mesmo grupo mediterrâneo. E nela, e na outra, há uma versão branca da cor e olhos multicoloridos. Eles têm semelhanças visuais, mas também existem diferenças significativas. Por exemplo, o cabelo protetor do gato da Anatólia não é apenas curto, mas também mais grosso. Em uma cauda mais curta, em comparação com a raça angorá, o formato da ponta lembra um pincel.

Condições de detenção

A variedade Angorá Turca não é uma raça particularmente pretensiosa e, via de regra, não requer a criação de quaisquer condições excepcionais para tal. Mesmo assim, vale a pena seguir certas regras para deixar seu animal de estimação confortável. O conteúdo deve ser entendido como recomendações para a realização de procedimentos de higiene e organização do lazer do gato angorá.

O principal procedimento higiênico é, obviamente, pentear. A raça Angorá possui uma pelagem longa com uma textura muito macia e sedosa, por isso requer uma escovagem regular. O procedimento de penteação deve ser realizado pelo menos duas vezes por semana, e ainda mais frequentemente quando a muda ocorre no período de primavera-outono. É melhor começar o processo da cabeça e, em seguida, mover suavemente para trás, após o que você pode mover suavemente para a base e, em seguida, para a ponta da cauda. A barriga e as patas são penteadas por último. Use um pincel de cerdas médias como ferramenta.

Os donos, que primeiro se tornaram donos da beleza Angorá, costumam questionar se é necessário lavar o gato. Não há uma resposta inequívoca para a pergunta, pois tudo depende das características individuais, da cor do casaco e das idas a exposições. Os gatos são criaturas muito limpas e não precisam de tratamento com água. Além disso, na maioria dos casos, o banho frequente remove a película protetora da pele, o que pode levar ao enfraquecimento da imunidade do animal e, consequentemente, à doença.Mas se o gato costuma visitar as exposições e seu pelo é branco, o banho não pode ser evitado. Para os procedimentos com água, é melhor usar um shampoo especial para gatos, e para os animais de cor branca que visitam regularmente as exposições, pode-se usar um remédio que remova o amarelecimento.

Um procedimento de higiene igualmente importante é limpar os olhos e as orelhas do gato. Para limpar a secreção dos olhos, utiliza-se um chumaço de algodão exclusivamente limpo, pré-umedecido em água fervida, ou em solução fraca de camomila, ou ainda em solução especial para os olhos.

Para evitar infecção, cada olho deve ser tratado com um disco separado.

Os ouvidos, não menos que os olhos, precisam de exames e tratamentos regulares. A inspeção é realizada quanto à presença de contaminação. A limpeza é feita com lenços especiais, pré-umedecidos com uma solução destinada à limpeza das orelhas. O uso de pedaços de algodão ou palitos para este procedimento é indesejável, pois há grande probabilidade de lesão desse órgão sensível para o gato. Além disso, não use o peróxido de hidrogênio como solução, pois ele tem um efeito secante, e não umectante.

Você precisa monitorar regularmente a condição de seus dentes. Os depósitos que aparecem no esmalte dos dentes são limpos com produtos especiais em conjunto com uma escova. Você pode, obviamente, realizar este procedimento sozinho, mas é melhor se um veterinário o fizer. Você também precisa monitorar a condição das garras, ou melhor, seu comprimento. Você precisa cortá-los pelo menos uma vez por semana, usando pinças especiais para isso. Mas, via de regra, os gatos angorá não precisam desse procedimento - eles lidam com essa tarefa com grande sucesso sozinhos com a ajuda de um poste para coçar. É muito simples acostumá-los a tal assunto - eles entendem perfeitamente para que serve.

Os gatos angorá são, por natureza, excelentes caçadores e exploradores. Por isso, se o dono tiver oportunidade, é melhor deixá-lo passear periodicamente - o ar puro e o sol têm efeitos benéficos na saúde do animal. Para passeios no quintal, os animais devem ser fixados com uma guia especialmente projetada para gatos, e em uma área cercada, você pode passar sem ela.

É melhor treinar gatos angorá para a caixa de areia desde cedo. Normalmente os criadores dão gatinhos já treinados para ir ao banheiro, mas às vezes o dono tem que assumir esta missão. O sistema digestivo dos gatos é projetado de tal forma que, quase imediatamente após comer, eles tendem a defecar, portanto, após uma refeição, eles devem ser levados para a bandeja e aguardar que o gatinho vá ao banheiro. Como regra, o vício completo ocorre em 2 a 4 semanas.

O tamanho e a profundidade da bandeja devem ser selecionados com base no peso e idade do gato, e a cama deve ser baseada em sua fluidez, respeito ao meio ambiente e possibilidade de descarte.

O que alimentar?

A alimentação correta, equilibrada em todos os componentes necessários, é garantia de boa saúde e longevidade do gato.

Os gatos pertencem ao grupo de animais carnívoros, por isso seu sistema digestivo é projetado para digerir carne crua e ovos crus. Mas o tipo natural de alimento quase sempre não é equilibrado em termos de porcentagem dos componentes necessários. Embora esse alimento seja rico em proteínas que saturam o corpo do gato com os aminoácidos necessários, ele não tem a proporção correta entre oligoelementos vitais como fósforo e cálcio. Este último geralmente está ausente, o que inevitavelmente leva ao afinamento dos ossos, dentes e garras. Além disso, esse tipo de alimento não contém todas as vitaminas necessárias para um gato, o que sem dúvida afetará o funcionamento dos órgãos internos, e cozinhar esses alimentos exige muito tempo e esforço.

É muito mais fácil e saudável para os gatos usar comida industrial seca ou úmida como alimento. Além disso, hoje existe um grande número de fabricantes que produzem rações para animais.

O argumento a favor da escolha de rações industriais não é apenas seu equilíbrio em todas as vitaminas e microelementos, mas também a variedade de sabores apresentados. É sabido que os gatos angorá não toleram comida monótona e muitas vezes, de acordo com a opinião de muitos proprietários, recusam a comida outrora favorita. Resolver o problema com alimentos industrializados é bastante simples - você só precisa mudar um gosto por outro ou oferecer a comida de gato de outro fabricante.

Um argumento importante em defesa da ração industrial pode ser o fato de que a pele branca como a neve de um gato com o uso regular de miudezas não processadas termicamente pode adquirir uma tonalidade levemente amarelada, o que, obviamente, não acrescenta apelo estético ao animal, especialmente se o animal é freqüentemente levado para exposições.

Ao escolher a ração industrial, deve-se levar em consideração, é claro, as preferências de gosto do animal de estimação. Além disso, não se esqueça da qualidade do produto oferecido ao gato. Deve-se dar preferência a rações premium, uma vez que carecem de intensificadores de sabor e corantes. Além disso, a proporção de carne neles é ligeiramente maior do que em alimentos de baixo preço e, em termos de vitaminas e microelementos, esses alimentos são quase perfeitamente balanceados, portanto, com raras exceções, os animais de estimação não precisam ser alimentados com aditivos.

Muitas vezes, os proprietários se deparam com a questão de qual alimento é melhor dar: seco ou úmido. A escolha desta ou daquela espécie depende não tanto das preferências do animal como do próprio dono. A comida seca é muito salgada, o que significa que o animal deve ter sempre água limpa na tigela. Além disso, os gatos angorá bebem muito e com frequência.

A ração seca é totalmente contra-indicada para gatos castrados, pois, segundo a maioria dos veterinários, é uma das principais causas de urolitíase. Com uma dieta natural de alimentação de gatos castrados, também não deve comer peixes, pois também contribui para o desenvolvimento da urolitíase.

A quantidade e a frequência da alimentação dependem da idade e condição do animal. Normalmente, os fabricantes sempre indicam nas embalagens com ração industrial tanto uma dose única, dependendo do peso e idade, quanto a frequência das mamadas por dia.

Gatinhos, gatas grávidas e animais enfraquecidos devem ser alimentados com freqüência e em pequenas porções, geralmente pelo menos 4-5 vezes ao dia.

A taxa diária de alimentação para um animal adulto saudável varia de 200-250 g. Se a dieta do animal de estimação consiste principalmente de carne crua, é necessário adicionar alguns vegetais a ela, uma vez que a porcentagem de proteínas e carboidratos em uma comida de gato saudável deve seja 3 para 1. Na alimentação industrial, a porcentagem desses componentes é o mais próximo possível da norma. Para adultos e indivíduos saudáveis, a frequência da alimentação é reduzida para três vezes ao dia. A dieta de gatinhos e animais enfraquecidos inclui, via de regra, suplementos com os microelementos e vitaminas necessários. Gatos com dieta natural também precisam de suplementos. É melhor entrar em contato com seu veterinário para encontrar o suplemento correto.

Independentemente do tipo de alimento escolhido, e os gatos turcos não são exceção, os animais precisam consumir ervas daninhas especiais. Com sua ajuda, os gatos se livram de bolas de pelo engolidas acidentalmente. Eles geralmente comem esta erva com prazer. O principal é escolher a opção desejada. Você pode comprar essa erva em qualquer pet shop, mas é melhor cultivá-la você mesmo com grãos de aveia, cevada ou trigo.

Saúde

Os gatos angorá têm uma imunidade bastante boa e, por esse motivo, não são particularmente propensos a várias doenças. Mas eles ainda são seres vivos e, portanto, sempre existe a possibilidade desta ou daquela doença. As doenças que podem aparecer em gatos são geralmente divididas em três grupos: infecciosas (virais, bacterianas, fúngicas), invasivas (parasitárias) e não infecciosas (defeitos congênitos ou adquiridos de órgãos e tecidos).

Os indivíduos da raça angorá são propensos a algumas doenças congênitas. Uma das mais comuns é a cardiomiopatia hipertrófica (espessamento anormal das paredes do tecido muscular do coração).

Esta doença resulta de uma mutação genética e pode manifestar-se tanto em gatos jovens, com idade não superior a 6 anos, como em animais muito maduros, cuja idade se aproxima dos dez anos.

A doença pode passar tanto assintomática quanto com manifestação de sintomas característicos da doença. As manifestações clínicas moderadas incluem:

  • respiração difícil,
  • baixo grau de resistência,
  • fatigabilidade rápida,
  • perda completa de consciência.

Esses animais são geralmente fleumáticos, passivos e muito raramente mostram sua atividade física. O diagnóstico é feito com base nos dados da ecocardiografia, o tratamento é prescrito pelo médico veterinário e, via de regra, os medicamentos a serem tratados são selecionados individualmente. A prevenção da doença é a detecção precoce, a observação constante e o exame preventivo pelo menos uma vez por ano.

Outra doença congênita é a ataxia ou ataxia cerebelar. Esta doença é de natureza neurológica e se manifesta na forma de coordenação deficiente dos movimentos. O cerebelo, que é responsável pela coordenação dos movimentos, é afetado ainda no útero, então os sintomas clínicos aparecem assim que o gatinho começa a se mover ativamente. Os sintomas clínicos incluem marcha anormal, patas abertas, quedas repentinas e balançar a cabeça não natural..

A condição é diagnosticada por ressonância magnética, mas um veterinário experiente é capaz de fazer o diagnóstico correto mesmo após um simples exame visual. Não há cura para esta doença, mas os animais com esse diagnóstico podem levar uma vida completamente normal, porque não sentem dor física e suas habilidades mentais estão em um nível muito alto.

Além disso, muitos veterinários concordam que quando os gatos vivem em boas condições e levam um estilo de vida ativo, eles podem viver até a velhice.

Outra doença que os gatos angorá têm tendência é a surdez. Indivíduos com jaleco branco puro e olhos com íris azul são propensos a esta doença. Gatos angorá, nos quais apenas um olho tem íris azul, geralmente não sofrem de surdez, mas são portadores desse gene. Às vezes, entre esses indivíduos, ainda existem gatos com surdez unilateral. Para confirmar ou negar essa doença, é necessário fazer um teste especial, que agora pode ser feito em quase qualquer clínica veterinária.

As doenças infecciosas não são menos terríveis para os gatos. As mais perigosas são variedades como rinotraqueíte, peritonite infecciosa, calcivirose, panleucopenia (peste), leucemia e tricofitose. A vacinação oportuna salva da maioria das doenças. A maioria dos gatos é vacinada anualmente, começando com 10-12 semanas de idade. A maioria das vacinas modernas permite desenvolver imunidade contra várias doenças ao mesmo tempo.

As doenças mais perigosas de natureza invasiva (parasitária) são a toxoplasmose e a otodectose.Para prevenir a toxoplasmose de um gato, deve-se realizar uma limpeza regular e minuciosa da caixa sanitária, desparasitar em tempo hábil e recusar-se a alimentar com carne crua, dando preferência à ração industrial. Também é necessário certificar-se, se possível, de que o gato não coma os roedores apanhados, pois eles são, em maior medida, a fonte de infecção. E, é claro, você precisa visitar regularmente o seu veterinário para um exame preventivo.

Medicamentos antiácaros especiais, que são prescritos por um veterinário, são salvos da otodectose. As gotas são enterradas somente após o processamento da orelha.

Via de regra, os medicamentos modernos ajudam a aliviar os gatos desta doença rapidamente.

No próximo vídeo, você conhecerá as características da raça angorá turca.

sem comentários

Moda

a beleza

casa