Variedade de raças

Gatos cartesianos: características da raça, natureza e regras de cuidado

Gatos cartesianos: características da raça, natureza e regras de cuidado
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Prós e contras da raça
  5. Condições de detenção
  6. Alimentando

Os gatos cartesianos parecem gatos britânicos à primeira vista, mas na verdade eles são de origem natural. Esses animais são da França, muito raros. No entanto, as dificuldades em encontrar um gatinho único são mais do que compensadas por sua aparência atraente, caráter positivo e alta inteligência.

História de origem

Os gatos cartesianos pertencem à raça aborígine. O último significa que eles apareceram naturalmente, sem influência humana. Em vez disso, era mínimo - uma pessoa trouxe os ancestrais do chartreuse para o território da França (outro nome para esta raça). Acredita-se que essas pessoas foram cruzadas e trouxeram os descendentes do gato de Pallas e dos gatos egípcios para o solo francês. No entanto, isso não é conhecido com certeza.

Existe outra teoria. Segundo ela, os gatos foram trazidos da Península Arábica e da África por mercadores. Há uma opinião de que a pessoa não participou de forma alguma no processo de aparecimento da árvore verde. Aliás, esse nome tem raízes espanholas e significa o tecido local de lã muito macio e agradável ao toque. Ele apareceu apenas no século 17 e originalmente significava qualquer gato com pelo azul.

O segundo nome (apareceu antes), gatos cartesianos, está associado ao mosteiro da ordem dos cartuxos. No "bairro" com os monges, os gatos são vistos desde o século XVI. Vivendo no mosteiro, os gatos pegavam ratos, desenvolvendo assim suas habilidades de caça. Por isso, e muito estimados pelos monges, estes até dedicavam poesia aos ratos do mosteiro. Naquela época, eles estavam em quase todos os quintais e eram chamados de gatos do povo. A partir desse nome, fica claro que eles não tinham um valor particular.

Durante a Guerra dos Cem Anos e a fome que a acompanhou, os gatos cartesianos foram exterminados - sua carne era usada para comida e seu pelo para roupas.

Após a guerra, seu número diminuiu para um nível crítico, então os fenologistas cuidaram da proteção e preservação dos indivíduos. Os trabalhos começaram na padronização da raça e após a Segunda Guerra Mundial os gatos foram considerados uma raridade, o que afetou seu valor. Na Europa, o Chartreuse novamente quase caiu em um declínio na população, já que os britânicos eram populares. O gato cartesiano foi proposto para ser combinado com a raça britânica. Felizmente, isso foi impedido pela crescente popularidade do chartreuse nos Estados Unidos.

Desde a década de 60 do século passado, os gatos cartesianos aparecem como animais de estimação das pessoas mais ricas e famosas do estado. Os criadores defenderam o direito dos indivíduos cartesianos a uma espécie separada, o que é bem verdade, já que eles são qualitativamente diferentes dos britânicos não apenas nas características de sua pele e caráter, mas também em seu genótipo. Hoje a raça é considerada bem estabelecida e inclui gatos de pêlo curto azul-acinzentado com olhos amarelos ou acobreados.

Hoje, a raça atende aos padrões adotados no início do século XX, a raça é limpa, em grande parte graças aos criadores americanos e franceses.

Descrição

O animal é de tamanho médio. Os gatos são geralmente maiores do que os gatos. O peso de um adulto varia de 4 a 9 kg, por isso os gatos são freqüentemente chamados de gatos grandes. Apesar do peso bastante grande, os indivíduos diferem agilidade e agilidade... O corpo dos indivíduos cartesianos é musculoso - com ombros e peito largos e poderosos. As patas são bastante curtas, o que, em combinação com a musculatura do corpo, dá a impressão de um animal atarracado. Se falamos de números específicos, então cerca de 30 cm na cernelha. No entanto, este indicador não é prescrito pelo padrão da raça.

Os animais adultos, além disso, são distribuídos em largura, o que dá volume adicional ao corpo do animal. O pescoço é curto, poderoso, estendendo-se até as costas. Freqüentemente, com nutrição abundante, uma dobra perceptível se forma na nuca. Os pés parecem bastante finos para um corpo tão grande. Os anteriores são mais fortes e visualmente mais longos do que os posteriores. Os pincéis são grandes, com garras longas.

O dorso também é bastante forte, largo e reto. A cauda é oblonga e afunila em direção à ponta. A cabeça assemelha-se a um trapézio invertido, sobre o qual "ficam" orelhas de tamanho médio, levantadas para cima. A testa arredondada "flui" suavemente em um nariz reto azul-acinzentado. Os travesseiros são pronunciados, combinados com bochechas rechonchudas, por isso o focinho do animal tem um aspecto bem humorado.

Se você olhar para o rosto, parece que o gato está sorrindo. Isso se deve ao posicionamento incomum das almofadas do bigode e às peculiaridades da pigmentação. A cor dos olhos é mais próxima do laranja dourado (do mel ao cobre). Um ponto importante é que a presença de um tom esverdeado na cor dos olhos é inaceitável (este é um dos sinais pelos quais você pode distinguir um gato cartesiano de um azul russo). Os olhos são redondos, grandes, na maioria dos casos bem próximos. O olhar do animal é expressivo, inteligente, estudando atentamente.

De acordo com o padrão da raça, o animal é de cor azul, os pêlos protetores nas pontas têm uma tonalidade prateada. Por causa disso, o casaco de pele parece especialmente brilhante, iridescente. O subpêlo e o resto do pelo são completamente idênticos em tom, o que cria uma sensação de um esplendor especial do casaco de pele, dá o efeito de "duplo" pelo. As almofadas das patas e o nariz também devem ser cinza. Todos os desvios são considerados casamento.

É importante que a tonalidade azul seja uniforme em toda a superfície da pelagem; sua transição para roxo ou rosa é inaceitável. A presença de manchas brancas também é considerada um casamento. Os gatinhos podem ter um padrão listrado, o que não é um casamento. À medida que o animal cresce, ele desaparece, a pele adquire uma valiosa uniformidade de cor.

Na ausência de doenças genéticas e de cuidados adequados, o gato cartesiano vive de 14 a 16 anos.

Traços de caráter

Por natureza, Chartreuse é um fleumático típico. O gato se dá facilmente com as pessoas e até mesmo com pequenos familiares. Ressalta-se o caráter calmo e não agressivo do animal, sua limpeza e a capacidade de assimilar rapidamente os costumes adotados na casa. O passatempo favorito de Chartreuse é cochilar em um lugar aconchegante e aconchegante. É assim que eles passam a maior parte do dia. Porém, durante curtos períodos de atividade, o animal brinca, demonstrando as maravilhas da destreza e habilidade de um caçador nato.

Chartreuse tem grande inteligência e aprende rapidamente as regras de conduta em casa. No entanto, o treinamento total é considerado ofensivo para eles próprios, e a execução de comandos que eles consideram opcionais para eles próprios está abaixo de sua dignidade. Pode parecer que o animal é selvagem, mas não é. Chartreuse são dedicados ao seu dono, eles adoram comer em seu colo.

Os gatos cartesianos são delicados e não incomodam; se a pessoa estiver ocupada, eles não se importarão, mas ficarão esperando à margem.

Eles são tolerantes com as crianças, mesmo que os bebês mostrem seu amor pelo animal desnecessariamente. Neste caso, o animal tentará partir o mais rápido possível, e não o fará com pressa, mas com sua graça e aristocracia características. Apesar de os gatos serem muito tolerantes com as crianças, têm ciúmes dos outros animais de estimação em relação ao dono. É por isso que você não deve manter indivíduos cartesianos com outros animais de estimação, eles podem ser cruéis com os últimos.

Eles se lembram rapidamente do apelido, reconhecem os proprietários e tratam os convidados de maneira favorável. Eles são até mesmo chamados de brincadeira de filósofos do mundo felino. Parece que em sua felicidade e sono eles aprendem alguma verdade misteriosa, mas nada é estranho para eles - eles são moderadamente curiosos, brincalhões. Chartreuse se acostuma rapidamente com a bandeja e o esmalte. Os gatos cartuxos são caçadores por natureza e, além disso, são ladrões. O gato pode facilmente roubar algo da mesa e comê-lo. É por isso que é importante afastar um gatinho desse tipo de furto desde os primeiros dias.

Talvez, como uma característica positiva, seja interessante notar que os gatos são bastante silenciosos. O cartesiano não mia quando implora por afeto ou comida. Se o animal miar, ele o faz de maneira muito silenciosa e delicada. Alguns proprietários até temem que, em caso de perigo, o animal não possa pedir ajuda em voz alta.

Prós e contras da raça

A vantagem dos representantes da raça é o caráter do animal. Por sua grande inteligência, imponência e um pouco de preguiça, são ótimos para ficar em apartamentos na cidade, vão se tornar um companheiro para pessoas solitárias, e também um animal seguro em famílias com crianças. Apesar de sua lentidão aristocrática, Chartreuse são excelentes caçadores de ratos. Em uma casa particular, eles também serão úteis.

Sem dúvida, a aparência luxuosa é outra vantagem da raça. Eles invariavelmente despertam admiração e podem participar de exposições. Deve-se notar que, ao mesmo tempo, chartreuse se distingue por uma saúde bastante boa.

Apesar de sua atratividade, Os gatos cartuxos são bastante despretensiosos na preparação, não requerem cuidados especiais com o seu pelo... A qualidade e a cor deste último não podem ser influenciadas por esta ou aquela dieta (como é o caso dos ingleses, por exemplo). Mas, ao mesmo tempo, o pelo do animal provoca alergias e também se espalha abundantemente.

Chartreuse são propensas a alergias, que podem desencadear uma série de doenças fatais. Por este motivo, você deve monitorar sua atividade e nutrição.

Os gatos cartesianos não toleram longas separações de seu dono, não gostam de "abraços". Nisso eles são semelhantes aos britânicos - eles vêm em busca de afeto quando querem. Esta raça é muito rara, por isso o custo de um gatinho é bastante alto. Devido à semelhança com os britânicos, os golpistas costumam passar por estes como gatos cartesianos. É melhor comprar um gatinho de criadores, certificando-se de sua originalidade.

Se não tem a experiência adequada, é melhor confiar a procura e selecção de um gatinho a um profissional independente.

Condições de detenção

O chartreuse de pêlo curto requer muita atenção ao seu pelo. Usualmente, deve ser escovado duas vezes por semana. Para um subpelo espesso, uma camada mais lisa é adequada. O cabelo protetor deve ser escovado com uma escova de massagem. Se houver pêlos do corpo do animal, eles devem ser recolhidos com uma luva especial. Durante o período de muda, esses procedimentos deverão ser repetidos diariamente.

Você não deve dar banho em seu animal de estimação com frequência, como regra 2-3 vezes por ano é o suficiente. Como a maioria dos gatos, o Chartreuse não gosta de tratamentos com água e pode se comportar de forma um tanto inadequada. Para o banho, use água com temperatura de + 37– + 38 ° C e um shampoo especial. Não é tão fácil molhar o subpêlo espesso de um animal de estimação com água; portanto, primeiro a pelagem do animal é umedecida abundantemente e, em seguida, o xampu é aplicado. É espumado e rapidamente espalhado por todo o corpo, evitando o contato com o rosto e orelhas. O shampoo deve ser esfregado suavemente no subpêlo e depois lavado.

Após os "procedimentos de banho", o gato é enrolado em uma toalha ou fralda quente e deixa-se secar um pouco dessa forma. Você não pode secar o casaco de pele de pessoas com um secador de cabelo. Isso pode secar o pelo e a pele do animal.

O melhor é dar banho no animal durante o período de muda, o que permitirá a remoção rápida e eficiente da pelagem velha.

Uma vez a cada 2-3 semanas, as garras do animal devem ser cortadas, cortando não mais do que 2-3 mm. Se você cortar a parte mais longa da unha, existe o risco de danos aos vasos sanguíneos. Para cortar o cabelo, você deve conseguir um podador ou uma guilhotina especial.

Os olhos e orelhas do animal devem ser examinados cuidadosamente uma vez por semana. Normalmente é necessário limpar a sujeira das orelhas. Isso pode ser feito com um cotonete embebido em água limpa morna ou caldo de camomila. Se ocorrer descarga, consulte um médico. Freqüentemente, dos olhos de um gato, os "caminhos lacrimais" divergem. Se necessário, os olhos do animal são enxugados com guardanapos macios - pano ou papel. Não é recomendado o uso de algodão para esses fins.

Quanto ao corte de cabelo, de acordo com a norma, ele não é fornecido. Você só pode aparar os pêlos salientes. No entanto, a pedido do proprietário ou em condições de calor extremo, o animal pode ser aparado, o que é feito a cada 1–1,5 meses. Pelo menos 2 vezes por ano, os vermes animais. Pode ser necessário fazer isso com mais frequência - a frequência exata geralmente está indicada na embalagem do remédio contra vermes. Com o início de uma primavera quente, o animal também deve ser tratado com um agente protetor contra pulgas. Se um gato cartesiano sair de casa, use uma coleira.

Via de regra, o chartreuse de poros pequenos acostuma-se facilmente à bandeja e os criadores tomam esse cuidado. Se você comprou um gatinho, basta marcar a caixa de areia de sua nova casa com o cheiro de um gato. Assim que um animal de estimação aparecer em sua casa, observe-o com atenção. Se o gatinho for para a caixa de areia, recompense-o depois que ele terminar seu "negócio". Se estiver tentando encontrar um recanto, leve-o para a bandeja. Certifique-se de que o animal pode entrar e sair da bandeja por conta própria.

Se o gatinho fizer uma poça, lave-a bem para se livrar do cheiro.

Você pode comprar um produto especial em uma loja de animais ou usar soluções improvisadas - vinagre, álcool, permanganato de potássio.

O gatinho também deve ser ensinado a coçar desde os primeiros dias, é melhor fazê-lo durante a brincadeira. Se o gatinho começar a rasgar os móveis (o que ainda vai acontecer no início), não o repreenda, mas leve-o para o poste de arranhadura. Se o gatinho começar a usar ativamente o último, deve ser encorajado por afeto ou guloseimas.

Devido à sua origem natural, os gatos cartesianos possuem forte imunidade. Seu ponto fraco são as articulações do quadril e do joelho. A displasia da articulação do quadril e a luxação do joelho levam a claudicação, perda de mobilidade do animal. As medidas preventivas incluem uma dieta balanceada, um nível adequado de atividade física e check-ups regulares com o veterinário. Além das articulações, o sistema cardiovascular do animal também está em risco devido ao excesso de peso. As medidas preventivas são as mesmas.

É importante atentar para o estado dos dentes durante o período de troca dos molares de leite. Isso geralmente ocorre aos 4-5 meses de idade. O fato é que esses indivíduos possuem dentes de leite bastante fortes, eles interferem no crescimento dos molares. Nessa idade, a condição da cavidade oral do gatinho deve ser avaliada uma vez por semana e, se necessário, contatar imediatamente o veterinário.

Os problemas dentários incluem o tártaro, especialmente em gatos que comem comida caseira.

A ajuda de um especialista também pode ser necessária no caso de incisivos muito próximos uns dos outros, o que é freqüentemente encontrado em indivíduos cartesianos. Outro possível problema é a gengivite. O uso regular de um bastão especial, o osso, ajudará a prevenir o aparecimento de doenças dentárias. Em indivíduos que comem comida seca, isso geralmente não ocorre, uma vez que os grânulos de alimento densos limpam a placa dos dentes do animal.

A raça em si não se esforça para andar. Porém, passeios regulares irão garantir a atividade necessária do animal, evitar a obesidade e doenças relacionadas. Se você mora em uma casa particular, pode enviar o gato para passeios independentes ao redor dela. Um ponto importante - no calor do verão, o animal superaquece rapidamente, então você ainda precisa controlar seu passeio. Para os citadinos, uma boa opção é passear em um parque ou cinturão de mata, o gato fica preso em um arreio.

Com a idade de dois anos, o animal é considerado pronto para acasalar, embora atinja sua maturidade sexual já aos 8-12 meses. No entanto, dar à luz a uma mulher tão jovem pode levar a patologias graves. Mulheres depois dos dois anos de idade geralmente param de crescer, enquanto os homens podem aumentar de tamanho até 5 anos.

Para o acasalamento, são utilizados apenas indivíduos de raça pura, cuja busca é melhor deixar a cargo de um profissional.

O cio da fêmea dura de 5 a 10 dias. Primeiro, o caráter do animal muda - o gato se torna excessivamente afetuoso ou agressivo. Então, as mudanças dizem respeito à postura - ao andar, o gato dobra as costas e levanta o rabo bem alto. No terceiro dia do estro, a fêmea começa a miar, chamando por um parceiro. Se você acariciar o animal neste momento, ele se deitará sobre as patas dianteiras, levantando os quartos traseiros e a cauda. É essa a época considerada a de maior sucesso para o tricô.

Os sinais de que o gato atingiu a puberdade incluem um comportamento mais agressivo, miando, especialmente à noite. Mas o "sintoma" mais seguro é que o gato começa a marcar. Além disso, a urina adquire um cheiro particularmente específico e é impossível detectar poças.

Um ponto importante - antes do acasalamento, os animais são examinados por um veterinário, os vermes são conduzidos. Se houver luxação da patela, o indivíduo é considerado não apto para o acasalamento. É melhor conduzi-lo no território do parceiro, para que ele se sinta mais confiante. É importante não apressar os bichinhos - o próprio gato tem que sair do transportador, vale a pena dar um tempo para os bichos se conhecerem, olharem em volta.

Para obter um resultado garantido, o gato fica vários dias com o "noivo".

Após um acasalamento bem-sucedido, o gato torna-se fleumático e cochila ainda mais tempo. Um mês depois, sua barriga está arredondada e 9 semanas após o acasalamento, os gatinhos nascem. O próximo estro pode começar alguns dias após o parto. Neste ponto, é importante excluir a presença de um homem ao lado da mulher. Isso pode ser perigoso para a saúde dela e para os gatinhos.

Não é recomendado separar os filhotes de suas mães antes dos 3 meses, o que garante sua forte imunidade e uma psique estável. As primeiras vacinações para "bebês" são dadas às 9-12 semanas.Esta é uma vacina contra calcivirose, rinotraqueíte, panleucopenia, clamídia. A revacinação é realizada em 2–4 meses. Na oitava semana, eles são vacinados contra a micose, às 12 semanas - contra a raiva, às 16 - contra a peritonite infecciosa. Então, todas essas vacinas são administradas uma vez por ano, de acordo com o esquema de vacinação. Acontece que as primeiras vacinas geralmente são dadas pelo criador.

Se você não está planejando a prole do seu animal, deve cuidar de esterilizá-los ou castrá-los. O primeiro procedimento refere-se à ligadura das trompas de falópio em gatos e dos dutos seminais em gatos. A esterilização pode ser realizada em qualquer idade, mas o melhor de tudo - antes do primeiro estro e até um ano e meio em gatos. Apesar de a esterilização ser considerada uma operação mais suave, ela é realizada sob anestesia geral. Um ponto importante - a esterilização não desestimula o desejo sexual.

Castração significa a remoção completa dos ovários e útero (em um gato) e testículos (em um gato). Graças a isso, o animal não sente atração sexual e, naturalmente, não gera filhos. Recomenda-se realizar a operação em até um ano. Ambos os procedimentos são geralmente mais fáceis de serem tolerados pelos gatos. Este último necessitará de uma manta especial durante a cicatrização dos pontos.

Deve-se lembrar que após a esterilização e castração, os animais tornam-se mais preguiçosos e, portanto, apresentam maior risco de obesidade.

Alimentando

É aconselhável decidir desde o início da criação de um gatinho - se você vai alimentá-lo com comida caseira ou seca. Se possível, o alimento escolhido deve ser dado ao gato ao longo de sua vida, sendo inaceitável misturar ou alternar alimentos de diferentes esquemas alimentares. Outra coisa importante a lembrar é a tendência dos gatos à obesidade devido ao seu excelente apetite e baixa mobilidade. Ao escolher alimentos secos, deve-se dar preferência a variedades holísticas, premium ou super premium. Considere a dosagem que o fabricante recomenda para sua idade e peso do gato.

Se você estiver dando comida caseira para o seu gato, siga também as recomendações de tamanho das porções. Vale a pena excluir do cardápio do pet carnes gordurosas, peixes de rio crus (quaisquer) e peixes de rio cozidos, doces, carnes defumadas, pratos de sua mesa. O leite é dado aos gatinhos, é indesejável para os adultos, pois pode provocar mal-estar estomacal.

Um exemplo de dieta verde-amarelada pode ter a seguinte aparência:

  • carne magra - carne, coelho, frango, peru; é melhor dar carne crua, ela pode ser desinfetada por congelamento preliminar (por 10-12 horas) e subsequente escaldagem com água fervente;
  • um peixe - somente frutos do mar e somente cozidos;
  • gema de galinha ou ovo de codorna (uma vez por semana);
  • lacticínios - queijo cottage baixo teor de gordura, leite cozido fermentado, creme de leite;
  • legumes - abobrinha, abobrinha, brócolis, couve-flor.

    Por cerca de seis meses, os gatinhos são mantidos em uma dieta especial e, em seguida, transferidos para uma dieta de adulto. Não é recomendável mudar drasticamente a dieta do animal durante este período ou em uma idade mais avançada. Ao alimentar um gato com comida caseira, deve-se cozinhá-la separadamente, sem adição de sal ou temperos. Além disso, neste caso, é imperativo dar ao animal vitaminas e complexos minerais. É aconselhável cultivar grama especial para o gato durante todo o ano. Pode ser misturado à comida ou simplesmente deixar o animal "pastar" no parapeito da janela, permitindo-lhe puxar sozinho a erva.

    Importante! Sempre deve haver água limpa e fresca na tigela do animal.

    Tudo sobre os gatos cartesianos, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa