Psicologia, caráter e educação dos gatos

Como impedir um gato de roer fios?

Como impedir um gato de roer fios?
Contente
  1. Causas
  2. Possíveis consequências
  3. Maneiras de resolver o problema
  4. O que fazer se um gato for eletrocutado?

Quase todos os gatos domésticos adoram brincar com cabos de fones de ouvido ou outro equipamento importante. Isso pode acabar mal não só para os fios, mas também para o gato curioso. No entanto, nem todo proprietário sabe como livrar-se disso rapidamente de seus amados gatinhos.

Causas

Às vezes dá para ver como o seu querido animal come os fios, dos quais a pessoa fica imediatamente assustada, porque é totalmente inseguro. Os gatos adoram brincar com eles, independentemente da sua idade. Podem ser gatinhos pequenos e gatos ou gatos adultos. Afinal, os fios têm superfície lisa, além disso, lembram cadarços ou cordas, com os quais costumam brincar com prazer. Existem muitos motivos para brincar com objetos perigosos.

Dentes sendo cortados

Isso geralmente é devido à dentição em animais. Nesse caso, os gatos precisam arranhá-los em uma superfície mais dura. Para evitar que isso aconteça, é necessário introduzir alimentos mais duros nos alimentos, para que possam coçar os dentes. Para fazer isso, você pode usar biscoitos, que você mesmo pode fazer, pois os que compramos contêm uma grande quantidade de aditivos químicos e são muito prejudiciais para pequenos animais de estimação.

Falta de brinquedos

Às vezes, isso acontece por falta de coisas para jogos ou no caso de o dono brincar pouco com seu animal de estimação. Assim, o gatinho chama a atenção para si mesmo, convidando seu dono a brincar com ele.

Dieta imprópria

Comer arame é geralmente o resultado de uma dieta totalmente inadequada de gatos.Isso é especialmente verdadeiro para os animais de estimação que são alimentados apenas com alimentos naturais. Para corrigir sua dieta, primeiro você deve consultar o seu veterinário.... Depois disso, a nutrição deve ser complementada com um complexo de vitaminas, minerais ou probióticos.

Além disso, você pode tentar dar ao gatinho algumas ervas frescas ou grama normal. Se os animais de estimação receberam ração industrial, eles só precisam ser substituídos por outros de melhor qualidade.

Falta de atenção

Muitas vezes, o proprietário está muito ocupado no trabalho. Ao voltar para casa, ele faz algo por conta própria e não dá atenção ao animal quando mia ou se esfrega nas pernas. Nesse caso, os animais passam para métodos mais eficazes: eles começam a mastigar fios ou jogar coisas no chão.

Possíveis consequências

Esse comportamento não pode ser ignorado, pois, como consequência, pode ocorrer um curto-circuito que levará ao choque do animal. Além disso, este comportamento também é perigoso para os seres humanos, uma vez que, como resultado de um curto-circuito, pode ocorrer até um incêndio.

Além disso, pedaços de isolamento ou fios engolidos por animais podem entrar no estômago do gatinho. Isso resultará em mal-estar estomacal ou até mesmo em obstrução intestinal. Se isso acontecer, seu animal de estimação pode precisar de cirurgia.

Maneiras de resolver o problema

Às vezes pode ser muito difícil desmamar seu gato de roer fios de carga ou de uma TV, especialmente porque punir um animal de estimação não trará absolutamente nenhum resultado. Será difícil para o gatinho explicar do que ele era culpado. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, usando meios improvisados ​​ou adquiridos. Como alternativa, você pode simplesmente ocultar os fios para não provocar seu animal de estimação.

Encurtando ou escondendo os fios

Você pode proteger seus amados animais de estimação de choques elétricos, escondendo cabos e fios em um local especial. Se o fio estiver pendurado em uma mesa ou parede, é necessário isolá-lo bem e depois escondê-lo atrás de um móvel ou fixá-lo na parede. Como alternativa, você pode fazer pequenos recortes no campo e colocá-los de forma organizada lá.

Se você conectar vários fios, eles ficarão mais grossos e imediatamente deixarão de ser do interesse dos gatos. Você pode usar tubos corrugados ou caixas especiais projetadas para isso. A melhor maneira de recarregar seus telefones é usar um local que seus animais de estimação não possam alcançar.

Além disso, você não deve deixar nenhum exercício nos pontos de acesso dos gatos durante a noite, pois neste horário eles também podem estar muito ativos. É melhor escondê-los em um armário ou mesa de cabeceira.

Usamos sprays

Esses fundos podem ser comprados tanto em farmácias especializadas quanto em pet shops. Quase todos os sprays têm um odor específico que pode assustar os animais. Na maioria das vezes, um aroma cítrico é usado para criá-los, porque nem todos os gatos gostam de laranjas, limões e toranjas.

É necessário o uso de spray em todo o comprimento dos fios. Além disso, você pode processar aqueles lugares onde os pequenos favoritos gostam de se comportar mal. Você mesmo pode fazer esse tipo de spray. Para isso, convém as raspas de limão ou laranja, que devem ser fervidas em água limpa.

Sons altos

Muitas pessoas usam comandos altos para afastar os gatos dos fios, que são dados no momento de "comer" os fios. No entanto, você precisa se acostumar a esses comandos desde jovem. Ao crescer, o gato será capaz de entender de que ação o dono pode não gostar.

Além de palavras altas, você também pode usar palmas. Assim que o gato se aproximar dos fios, você deve bater palmas imediatamente. Você também pode amarrar balões diretamente aos fios. Quando os gatos começarem a brincar com eles, a bola explodida será capaz de assustar o animal para longe de tal jogo, e as tentativas não serão repetidas.

Usamos os meios disponíveis

Você pode tentar vários remédios que estão disponíveis em casa. Por exemplo, os descritos abaixo são bons.

  • Folhas escarlates... Têm um sabor bastante amargo, por isso, ao lamber várias vezes o fio tratado com sumo de aloe vera, o gatinho pode ter a certeza de que já não vale a pena fazê-lo.
  • Mostarda quente. Sua pungência desaparece rapidamente. Mas para assustar um aplicativo será o suficiente.
  • Óleos essenciais corrosivos. Esse remédio dura mais, e na maioria das vezes irrita os gatos, mas os donos, pelo contrário, gostam.
  • Casca de limão ou laranja... Os aromas cítricos desaparecem tão rapidamente quanto os aromas de mostarda.

Lazer ativo

Às vezes, para desviar a atenção do animal dos fios, é preciso diversificar um pouco a vida dele. Para isso, basta construir ou adquirir um parquinho que corresponda ao tamanho da sala onde o gato mora.

Você pode comprar brinquedos divertidos, como uma bola ou qualquer outro. Uma opção interessante com ratos mecânicos: você pode deixá-los ir para que o gato corra atrás deles. Além disso, você definitivamente deve prestar mais atenção ao seu animal de estimação.

O que fazer se um gato for eletrocutado?

Quando um gato mastiga fios, pode até ser fatal. Por isso, antes de mais nada, é preciso cuidar para que os fios e cabos estejam sempre isolados nos locais onde os gatos brincam. Não deixe fios ou soquetes sem vigilância isolados.

Se, no entanto, o animal recebeu um choque elétrico, então uma série de medidas devem ser tomadas imediatamente.

  1. Não é necessário tomá-lo imediatamente com as mãos desprotegidas, pois a corrente pode infectar uma pessoa. Certifique-se de usar luvas de borracha.
  2. Se o gato estiver deitado imóvel, você não deve movê-lo.
  3. Além disso, você não precisa entrar em pânico, pois às vezes é graças à reação rápida de uma pessoa que a vida de um animal de estimação pode ser salva.
  4. Ao contrário dos cães, os gatos são capazes de suportar um pequeno choque elétrico.

      Em caso de derrota, alguma ação deve ser tomada.

      1. Em primeiro lugar, você precisa desconectar o cabo danificado da tomada. Certifique-se de usar luvas de borracha.
      2. Imediatamente depois disso, você precisa mover o cabo com um objeto de madeira - você pode usar um esfregão ou uma vara longa.
      3. Se o animal não reage a nada, é necessário levantar imediatamente o gato pelas patas traseiras, baixando a cabeça. Depois disso, você deve girar em torno do eixo, o que pode ajudar a fluir o sangue para o cérebro. Se a tentativa não for bem-sucedida, você deve tentar repetir tudo novamente.
      4. Se nenhum movimento for percebido em 12-16 segundos, você pode tentar a respiração artificial.
      5. Certifique-se de controlar o tempo: você precisa saber quantos minutos se passaram desde que o gato foi eletrocutado. Mais de 2,5-3 minutos não devem passar. Nesse caso, será difícil salvar a criatura.
      6. Após a reanimação do animal, é imprescindível mostrá-lo ao veterinário, pois somente o médico poderá dar o devido atendimento à vítima.

      Se a casa tiver um animal de estimação móvel como um gato, é melhor cuidar dos fios com antecedência para não arriscar equipamentos caros ou um animal de estimação. Os fios devem ser removidos para locais inacessíveis ou simplesmente colocados em dispositivos especiais.

      Se você não pode fazer isso, então você precisa começar a afastar seus amigos peludos desse mau hábito - só que neste caso o gato estará sempre saudável e não receberá nenhum dano.

      Outra maneira eficaz de impedir que seu gato mastigue fios é mostrada no vídeo abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa