Psicologia, caráter e educação dos gatos

Como evitar que um gato morde?

Como evitar que um gato morde?
Contente
  1. Causas
  2. Como influenciar um gatinho?
  3. Como desmamar um gato adulto?
  4. Recomendações de especialista

O bigode listrado é extremamente imprevisível. Agora eles se sentam quietos sobre as mãos, ronronam e lambem, e depois de cinco minutos já estão tentando morder. Ok, se isso é um flerte de amor - ele morde levemente, lambe o local mordido e fica sentado ainda mais com um olhar satisfeito. Mas se a protuberância fofa freqüentemente abre seus dentes e garras, você terá que tomar medidas drásticas. Primeiro, você precisa entender os motivos desse comportamento.

Causas

Acredita-se que o gato comece a ter pressa em expressar seu desagrado (ressentimento, raiva, irritação). No entanto, seu comportamento depende muito de sua idade e estado de saúde. Isso permite que você classifique as causas da agressão em vários grupos.

Fatores externos

Os gatos ficam agressivos se não se sentem seguros. A sensação de segurança é formada desde a infância, quando um gatinho passa a maior parte do tempo com sua mãe-gata, irmãos e irmãs.

Se você tirá-lo desse círculo ainda muito jovem, ele pode se sentir ameaçado em tudo.... Mesmo uma nova família será vista como algo hostil. Nesse caso, todas as tentativas de encontrar um novo membro da família resultarão em mordidas e arranhões.

Freqüentemente, o desejo de um gato de morder e coçar é causado por uma falta elementar de educação. O gato agarra a dona de casa na cozinha pelas pernas, observa o corredor da casa, corre até eles e foge rapidamente.

Em seu entendimento, as mãos humanas são um brinquedo interessante que pode ser rasgado com garras e mordidas. No caso mais negligenciado, o animal tenta "construir" seus donos, punindo-os com uma mordida por falta de vontade de cumprir seus caprichos.

Freqüentemente, essa falta de educação afeta os hóspedes, para os quais a comunicação com um gato fofo termina em arranhões e mordidas. Mas mesmo um gato bem-educado pode reagir de forma inadequada aos cheiros da rua que os hóspedes trazem em suas roupas. Os odores estranhos são fortes irritantes e podem causar comportamento agressivo.

Se esses conhecidos têm um animal de estimação, o cheiro deles também permanecerá em suas roupas, o que irritará o ronronar, que está acostumado a se considerar o único. Se o dono acariciou outro animal, ele não deve acariciar imediatamente seu animal de estimação - afinal, ele se sentirá imediatamente traído.

Uma onda de agressão também é observada em animais, cujos donos decidiram trazer outro animal de estimação para dentro de casa. Muitas vezes há casos em que o bicho-rabo está simplesmente entediado e tenta se entreter com ataques aos donos. O bigode listrado pode morder muito se pensar que pouca atenção é dada a ele. Ao mesmo tempo, ele percebe até mesmo uma reação negativa como incentivo.

No entanto, jogos barulhentos prolongados ou movimentos longos também podem ser irritantes. Em algum momento, o animal se cansa e expressa isso na tentativa de arranhar ou morder. E, claro, o gato pode morder o dono se ele acidentalmente esmagar a pata ou o rabo. Além disso, tal reação pode ocorrer imediatamente e várias horas ou mesmo dias depois, uma vez que gatos são criaturas muito vingativas.

Idade e características fisiológicas

Um gatinho com 4 a 5 meses de idade começa a morder devido à mudança de dentes, quando os molares são cortados para substituir os laticínios. Isso continua por até sete ou oito meses, até que todos os 30 dentes cresçam no predador em crescimento.

Em alguns casos, o processo é atrasado em até 1 ano. Nesse período, o gatinho roe tudo o que pode alcançar, inclusive as mãos e os pés dos donos. Ao mesmo tempo, o comportamento do gatinho não é uma manifestação de agressão - ele brinca constantemente, experimentando objetos de interesse para os dentes.

Os sintomas do crescimento dos dentes são muito simples - o aumento da salivação leva ao fato de o gatinho lamber os lábios com mais frequência do que o normal, estalar os lábios e colocar as patas na boca, tentando se livrar dos dentes de leite soltos. Você não deve ajudá-lo nisso: o animal enfrenta essa dificuldade sozinho.

Se uma gata grávida mora na casa, qualquer carinho em sua barriga será percebido como uma tentativa de prejudicar a prole futura. Os gatos adultos também não gostam de tocar na barriga ou na base da cauda, ​​por isso protegem as partes mais sensíveis do corpo. Uma gata que amamenta raramente permite que estranhos se aproximem de seus pequenos caroços indefesos.

O comportamento agressivo é típico dos Murok que se mudaram. Durante a época de acasalamento, o animal fica inquieto, literalmente acaba sendo dominado por emoções, com as quais muitas vezes nada pode ser feito. E muitas vezes a agressão se estende ao dono, no qual o gato vê um competidor direto.

Existem casos de agressão residual após a esterilização. Isso acontece se um gato é esterilizado após um parto difícil ou a morte de gatinhos. Ou quando um animal é submetido a uma cirurgia que experimentou estro vazio durante a maior parte de sua vida. Os animais de estimação se comportam de forma agressiva, cujos donos decidiram interromper a gravidez ou operar o animal durante a caça sexual.

Os animais costumam se comportar agressivamente quando estão com dor. Se, em resposta a um toque suave, o gato mostra os dentes e não se deixa acariciar, vale a pena mostrar ao veterinário. Pode ser uma doença de órgãos internos, lesão grave ou qualquer outra lesão.

Os ronronados têm muitas razões para se tornarem prejudiciais, mordendo e coçando. Um dono carinhoso com certeza observará mais de perto o comportamento do animal, analisará seu tratamento com ele e tomará medidas para canalizar essa energia violenta para um canal pacífico.

Como influenciar um gatinho?

Primeiro, uma história de vida. O gatinho mordeu fortemente com ou sem motivo. Eles não sabiam o que fazer.Em seguida, os proprietários foram aconselhados a mordê-lo de volta - informá-lo de que o proprietário pode revidar. E assim eles fizeram. Quando ele mais uma vez agarrou o dedo da amante, ela imediatamente mordeu sua orelha. Ele guinchou, mas soltou o dedo.

Ele caminhou por um longo tempo, balançando a cabeça com óbvio espanto no rosto, mas não atacou mais. Em seguida, tentou atacar o dono, que repetiu o mesmo truque, só que com um pouco mais de força. O gato gritou indignado, mas não houve mais manifestações de agressão de sua parte. Aparentemente, ele decidiu que é melhor não se envolver com esses "pais" anormais.

Não ensine com as mãos

É necessário acostumar o animal em crescimento à ordem desde a infância. Por exemplo, mesmo um gatinho pequeno não deve perceber as mãos como brinquedos. Portanto, não deve haver jogos de mãos. Esta proibição deve ser aplicada a crianças e convidados. Se você realmente quer brincar com o gatinho, deixe-os pegar uma vassoura, um rato ou uma bola especial.

Você precisa examinar mais de perto o comportamento do seu animal de estimação e entender quais sinais indicam fadiga devido a brincadeiras ativas, barulho, etc. Via de regra, o animal não corre mais tão ativamente atrás do brinquedo proposto ou procura escapar para um lugar mais silencioso. Nesse caso, você precisa levar o bebê para casa para que ele se recupere depois de correr.

É estritamente proibido acariciar ou levar um gato nos braços se ele não estiver com disposição para se comunicar.

Em casa deve ser estabelecida uma regra firme: se o animal quiser sentar-se no seu canto, não é necessário retirá-lo de lá. Essas intrusões deixam o animal nervoso, ele não se sente seguro, ele perde a confiança nas pessoas ao seu redor. As consequências aparecem nas mãos em forma de arranhões e mordidas.

Brinca e dorme - em seu lugar

O gatinho, que tem apenas 2 meses de idade, é incrivelmente ativo, especialmente no escuro ou tarde da noite. O ladrão de cauda corre em volta dos donos, como se estivesse em um estádio, morde os braços pendurados na cama, agarra-os pelas pernas. Você pode colocar um jornal enrolado em um tubo perto da cama e bater em um shkodnik travesso com ele durante o ataque.

A criança irá chiar e fugir, e então tentará atacar novamente, e ainda não conseguirá dormir em paz. Existe a opção de colocar o quadrúpede em outro cômodo, colocá-lo sobre uma esteira com os brinquedos dispostos para ele e fechar bem a porta do quarto do casal.

É importante aqui não sucumbir a um guincho infeliz e não permitir que o gatinho entre na sala. Gradualmente, ele aprenderá a adormecer em seu lugar, sem passar por cima da cabeça de outras pessoas.

Para ensinar a solidão

Muitas pessoas não conseguem decidir trazer um animal para dentro de casa devido à grande carga de trabalho. No entanto, os gatos são animais independentes e autossuficientes. Antes de sair, o gatinho deve ser deixado com comida e água. Para evitar constrangimento, limpe a bandeja regularmente. A propósito, a fome ou um banheiro sujo também podem causar agressão ao gato.

Para que o animal não fique entediado, é preciso deixar-lhe brinquedos que ele possa mexer na ausência dos donos. Ao voltar para casa, é preciso reservar um tempo para o caroço fofinho que ficou esperando o dia todo. Stroke, segure, play.

Mas se o gatinho se cansou e começa a caçar ativamente os donos, você deve mudar sua atenção com a ajuda de um cabo de vassoura, barbante ou apontador laser. A criança terá um novo objeto de caça, e se esquecerá da caça aos seus "pais" de duas pernas.

Estado de saúde

Se o seu animal está com dentição, vale a pena comprar anéis de silicone para bebês para ele. Você não deve comprar esses produtos em lojas de animais, porque os fabricantes os impregnam com tinturas especiais. Os odores das plantas atraem a atenção dos animais, mas destroem seu sistema nervoso, por isso é melhor escolher uma opção para crianças pequenas.

Se um gatinho muito ativo se tornou letárgico, perdeu o apetite e está com febre, deve ser mostrado ao veterinário.Sintomas como tosse, espirro, vômito ou diarreia devem ser motivo de preocupação. Mau hálito, claudicação ou inclinação não natural da cabeça também devem ser um sinal para consultar um médico.

À medida que o animal cresce, o dono deve decidir se irá procurar uma companheira para ele. Se cuidar da próxima geração de gatinhos não faz parte dos planos, o gato precisará ser esterilizado. Essas operações para gatos são realizadas aos 6-9 meses, para gatos - aos 4-7 meses. Não vale a pena adiar a decisão, uma vez que um animal jovem tolera mais facilmente a anestesia e as alterações hormonais subsequentes.

Medidas drásticas

Na próxima tentativa de ataque, você pode borrifar o brincalhão do borrifador - ele bufará e se sacudirá indignado, mas terá medo de se aproximar. Se ele agarrou sua mão com um estrangulamento, vale a pena toque levemente no nariz. O gatinho não perceberá um leve clique para um golpe, mas o que aconteceu o confundirá, e ele correrá de volta para compreender tudo.

Você pode jogar qualquer tecido leve sobre ele ou embrulhar o fidget em uma toalha. Os gatos odeiam espaços confinados e qualquer coisa que limite seus movimentos. Portanto, há uma chance de que o número de ataques surpresa diminua drasticamente ou mesmo desapareça completamente.

Qualquer som áspero é considerado assustador, portanto no momento de um ataque, você pode bater palmas, bater com o pé, bater um objeto de metal contra outro. Funciona perfeitamente. A única desvantagem é seu vício rápido - o ronronar perspicaz entende que esse barulho não representa uma ameaça para ele, e o proprietário terá que procurar outra abordagem.

Essas dicas não são uma lista completa de recomendações para criar um gatinho. Afinal, quaisquer medidas educacionais devem ser aplicadas levando em consideração a natureza e as características do comportamento de um determinado animal. Porém, esta lista permitirá que você se familiarize com as técnicas básicas, faça algumas anotações e tente colocá-las em prática.

Como desmamar um gato adulto?

E novamente - uma história de vida. Os donos tinham um gato muito zangado. Você a acaricia, e ela sibila, morde e solta garras. Quando os convidados chegavam, o gato era trancado na varanda para não rasgar ninguém.

Depois que os visitantes partiram, todo o revestimento da porta da varanda foi rasgado. Assim, ela expressou seu aborrecimento por não poder sair e afastar os convidados indesejados. Eles a levaram ao veterinário também - eles pensaram que era algum tipo de animal anormal. Mas o médico não encontrou anormalidades.

Neste caso, estamos falando de um personagem briguento e briguento que, infelizmente, pode ser possuído por animais de estimação. Sim, e os proprietários a seguem claramente, se permitirem que ela morda e ataque os outros. Mas mesmo um gato adulto difícil pode ser forçado a mudar seus hábitos e comportamento. Com uma boa dose de paciência, você pode alcançar resultados tangíveis.

Opções de adaptação social

O gato não deve ser provocado. E também não se esqueça que um animal adulto prefere não correr atrás de bolas e ratos, mas deitar-se tranquilamente em uma cadeira confortável. É por isso os jogos com um gato maduro não devem ser longos. Como regra, a ponta do rabo do gato se contorcendo indica claramente que a confusão acabou por enquanto.

Você não pode provocar o ataque de um animal. Se o dono ou hóspede brincou com o animal, sem prestar atenção ao seu cansaço, ele não tem escolha a não ser mostrar agressividade para ficar para trás. Se o gato começar a morder e coçar, não pode ser punido por isso, porque só o bípede chato é o culpado por seu comportamento.

Se o animal agarrar suas mãos apenas durante os jogos, você pode enfiar o dedo mais fundo em sua boca - as sensações nauseantes serão lembradas por muito tempo, e ele não ousará repetir o ataque em breve. Há donos que, em resposta a uma mordida, enfiam na boca um gato com a própria pata. O gato enfurecido pode se morder, mas ela não vai associar esse mal-entendido irritante ao descontentamento do mestre.

Crime e punição

Como punição por uma mordida, é permitido puxar o animal em tom elevado. Pode ser um "não" universal ou um formidável granizo nominal. O tom áspero é desagradável para os gatos, o animal rapidamente estabelecerá uma conexão entre o grito formidável e seu comportamento, e ao mesmo tempo perceberá que não pode ser feito dessa forma. O mesmo clique no nariz, qualquer som agudo ou travesseiro jogado funciona de maneira eficaz.

É necessário explicar a todos os familiares que a punição deve seguir cada mordida imediatamente após o "crime" cometido. Você não pode chamar um gato para punir uma má conduta, mesmo que isso tenha sido feito há meia hora.

Se um gato, pela mesma ofensa, receber um clique de um e um afago de outro, ficará completamente perplexo. Nesse caso, a correção do comportamento está fora de questão.

Se o gato sentasse de joelhos e começasse a morder, deveria ser imediatamente atirado do chão, sair da sala e deixado em esplêndido isolamento. Nos próximos 20 minutos, não a acaricie ou alimente - isso será visto como um incentivo. Repita várias vezes - e o animal entenderá que sua mordida leva ao fim do jogo (sentar sobre as mãos).

Se a travessura peluda for de natureza sociável, a ignorância completa por 5 a 10 minutos será uma punição efetiva por ela.

Como regra, os animais domesticados sofrem dolorosamente a falta de atenção humana. Se você fizer essas manipulações constantemente, eles se lembrarão rapidamente de como não se comportar.

Problemas de saúde

Mesmo que um animal adulto não apresente agressividade durante a época de acasalamento, os veterinários aconselham castrá-lo. Esta operação estabiliza o fundo hormonal, alivia o animal de sensações desconfortáveis. Ele se torna mais apegado ao lar e mais inclinado para a sociedade humana.

Se na casa morar um animal esterilizado, é recomendável atentar para a alimentação. Os gatos não têm gosto e a comida enlatada geralmente contém ácido fosfórico, que confere um sabor especial à comida. No entanto, essa "dieta" ameaça se transformar em problemas renais, e uma consulta com um veterinário ajudará a ajustar o menu.

Uma abordagem especial é necessária para gatos idosos, que podem resistir a abraços e tentativas de segurá-los em seus braços de todas as maneiras possíveis. Eles precisam de paz, que é fácil de garantir - basta dar ao animal o recanto mais tranquilo do apartamento e convencer a família de que o animal se incomoda com sinais irritantes de atenção.

Um gato jovem, quando se sente mal, também pode se comportar de maneira inadequada. Portanto, ao menor desvio da norma - perda de peso, sede, vômitos, febre, você deve consultar imediatamente um médico.

Concluindo, um pequeno hack para a vida: um gato de qualquer idade pode ser reanimado agarrando-o pela nuca. Funciona perfeitamente. Alguns desses castigos - e o animal para de atacar.

Recomendações de especialista

Não custa saber a opinião de veterinários profissionais sobre os métodos de eliminação da agressão felina.

  • Os especialistas recomendam ensinar às crianças como lidar com os animais corretamente - isso ajudará a evitar muitos problemas no futuro. É necessário envolver a criança não apenas na comunicação com o animal, mas também no cuidado dele. Então, é mais provável que ele não veja o gatinho como um brinquedo vivo.
  • Deve-se ter cuidado com hormônios e medicamentos. Primeiro, o animal deve ser mostrado ao médico e, em seguida, o sedativo apropriado deve ser selecionado. Caso contrário, você pode causar danos significativos à saúde do animal de estimação de quatro patas.
  • É importante reconhecer desde o início o direito do animal de estimação às emoções negativas. Se a gata não gosta de brincar com crianças, se incomoda com os convidados que vêm ou com o barulho do equipamento, você deve dar a ela um lugar assim no apartamento para que ela se sinta confortável.
  • Em animais esterilizados, o instinto sexual se transforma em desejo de conforto, curiosidade pelo meio ambiente e interesse gastronômico. Este último definitivamente não vale a pena encorajar, mas as duas primeiras qualidades podem e devem ser estimuladas, pois isso terá um efeito positivo na saúde do listrado de bigode.
  • Se você tentou todas as opções para corrigir o comportamento e o animal ainda ataca os donos, leve-o para uma inspeção. Podem ser traumas sofridos na infância ou várias manifestações de caráter que requerem a intervenção de um especialista.

Mesmo algo tão simples como criar um gato requer uma boa dose de paciência por parte do proprietário. Em alguns casos, vale a pena consultar um veterinário e discutir métodos aceitáveis ​​de correção de comportamento. Bem, então volte para casa, negocie uma linha de conduta com todos os membros da família e cumpra-a estritamente. Só com essa unanimidade se pode contar com o sucesso da adaptação social do amigo de quatro patas.

Para obter informações sobre como evitar que um gatinho morda e coça, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa