Psicologia, caráter e educação dos gatos

Por que os gatos miam e o que fazer a respeito?

Por que os gatos miam e o que fazer a respeito?
Contente
  1. Problemas comuns
  2. Outras classificações
  3. Como você encontra o motivo?

Animais de estimação não são apenas amigos leais e interlocutores silenciosos, mas também tarefas significativas que aguardam todos os donos, sem exceção. Muitas vezes, os gatos começam a miar e mostram sinais de ansiedade severa - existem várias razões que explicam este comportamento do animal.

Vamos nos deter em cada um deles e dizer-lhe como lidar com o problema.

Problemas comuns

Existem algumas nuances que explicam esse estranho comportamento do animal. Em qualquer caso, todo criador deve entender claramente que os gatos não miam desse jeito - essa é uma espécie de língua de gato e, ao fazer seus sons guturais, o animal está tentando atrair a atenção de uma pessoa. Se, ao mesmo tempo, sua aparência ou comportamento mudar, faz sentido dar uma olhada em seu animal de estimação.

Relacionado à saúde

O desenvolvimento de doenças virais, infecciosas e fúngicas traz desconforto significativo aos animais, o gato em primeiro lugar avisa sobre todos os processos desagradáveis ​​que ocorrem no corpo com um miado alto.

As patologias peludas mais comuns são:

  • infestação de helmintos - neste caso, o animal não só emite sons altos, como muitas vezes a doença é acompanhada de vômitos, fezes irritadas, tremores no corpo e tentativa de "arranhar" o ânus no sofá ou carpete;
  • problemas com o trato gastrointestinal - quando um gato mia antes ou durante uma visita à bandeja, muito provavelmente, o processo de esvaziamento é difícil para ele, e isso indica diretamente processos patológicos no corpo;
  • infestação de carrapatos - neste caso, o gato não só grita, mas também corre pelo apartamento e escova as orelhas e o focinho até sangrar;
  • doenças virais - em primeiro lugar, manifestam-se na noz rouca do animal, enquanto o animal na maioria das vezes fica imóvel, recusando-se não só a comer, mas até a mover-se.

Psicológico

Freqüentemente, o motivo do miado alto é o mimo usual do animal de estimação. Proprietários, que desde a infância ensinaram seu gato a um excesso de carinho e atenção, depois de um tempo começam a pagar pelos seus erros - o gato está acostumado a conseguir tudo o que quer na primeira chamada, e se por algum motivo ela não vê uma reação tão familiar que a ultraja. Ela tenta conseguir o que precisa, acompanhando suas demandas com gritos altos.

Em tal situação, só há uma saída - retreinar gradualmente seu gato, mostrando a ele que ceder a todos os caprichos não é mais bem-vindo.

A melancolia é uma causa psicológica igualmente comum de miado.

Principalmente ocorre com frequência em gatinhos separados da mãe - pela primeira vez em um novo local de residência, o bebê fica triste, costuma chorar alto e pesaroso. Nesse momento, ele precisa do apoio de uma pessoa, de sua atenção, carinho e brincadeiras que o distraiam.

Ansiedade - se o animal começa a se agitar, se mover de um cômodo para outro e ao mesmo tempo fazer sons altos, então provavelmente o animal tem um pressentimento da aproximação de algum evento desagradável: desastre natural ou infortúnio.

Além disso, existem gatos sensíveis ao clima que reagem com sons altos às mudanças nas condições climáticas.

Muitas vezes os gatos respondem com seus “miados” ao comportamento insuficientemente bom de seu dono. Infelizmente, nem todos os criadores tratam seus animais de estimação com cuidado e preocupação - enquanto o gatinho é pequeno, causa deleite e carinho, e quando fica grande e mostra personalidade, começa a se irritar e receber palmadas e até chutes. Nesse caso, um grito alto se torna uma forma de o gato se proteger - ele tenta "assustar" seu dono e expulsá-lo de seu espaço individual.

Nesse caso, é muito importante mudar a atitude em relação ao seu amigo de quatro patas.

Outras classificações

De acordo com a idade

O choro costuma estar relacionado à idade. Por exemplo, gatinhos pequenos, como crianças, adoram reclamar de várias dificuldades e obstáculos que encontram no caminho - caroços fofinhos e fofos mostram sua ansiedade miando. No entanto, às vezes os motivos não são necessários: um bebê pode soltar um grito de guerra apenas para atrair a atenção de seus donos - isso é completamente normal. Os donos do gatinho devem ficar atentos apenas se o bebê estiver chorando constantemente - então, vale a pena identificar a causa da ansiedade e eliminá-la o mais rápido possível.

As causas mais comuns de choro alto em gatinhos são as seguintes.

  • Mudança de cenário - quando um gatinho está em uma nova família ou em uma nova casa, é sempre estressante para ele. Nessa situação, o dono deve cercar o bebê de carinho, e sua ansiedade passará rapidamente.
  • Fome - gatinhos pequenos requerem refeições mais frequentes do que gatos adultos. Dependendo do retorno, ele deve se alimentar de 4 a 7 vezes ao dia, por isso é importante que o cocho seja enchido constantemente e que haja livre acesso à água.
  • Situação difícil - Frequentemente, os gatinhos curiosos nas suas tentativas de explorar o ambiente encontram-se numa situação difícil, por exemplo, sobem a um lugar alto, de onde não podem descer. Nesse caso, com um miado alto, eles pedem ajuda aos donos.

Os problemas ocorrem não apenas em bebês, mas também em gatos mais velhos. Infelizmente, a idade não poupa ninguém - não só as pessoas, mas também os animais.

Animais mais velhos costumam ter uma grande variedade de problemas de saúde, alguns órgãos não funcionam tão ativamente como antes - o animal informa seus donos sobre esse desconforto.

    Quando um gato ultrapassa a marca de cinco a seis anos, é melhor mostrá-lo regularmente ao veterinário, a fim de tomar medidas imediatas para aliviar o estado do animal em caso de doença.

    Além disso, os gatos mais velhos muitas vezes experimentam a melancolia mais real, sentem sua solidão e tentam de todas as maneiras possíveis se livrar desse sentimento. Eles não vão mais jogar nesta idade, mas é improvável que se recusem a deitar nos braços de seu dono. Não negue a eles esse simples sinal de atenção - se você não der à gata a porção necessária de amor e carinho durante o dia, ela certamente irá exigi-la à noite.

    Por gênero

    Um choro alto é acompanhado pela aproximação do estro em um gato adulto sexualmente maduro e, em gatos, o desejo sexual causa choro uterino. Um desejo físico que não encontrou satisfação traz ao animal não só psicológico, mas também forte desconforto físico - ao gritar, o animal de estimação tenta atrair a atenção do sexo oposto, sinalizando sua prontidão para o acasalamento.

    Ao pegar um gatinho, deve-se ter em mente que se o animal não anda sozinho, esses shows serão realizados regularmente e os donos terão que aguentar ou esterilizar / castrar seu animal fofo.

    Como você encontra o motivo?

    Se o gato começar a miar alto e continuamente, antes de mais nada você deve dar uma olhada mais de perto e prestar atenção às mudanças no comportamento dela.

    • Se o gato se recusa a comer, embora a tigela esteja cheia de comida - provavelmente o animal está com fome, mas a comida oferecida não lhe convém.
    • Se o gato miar no contexto de uma longa recusa de ir ao banheiro, o animal enfrenta um distúrbio digestivo.
    • Quando o choro de um gato é acompanhado por uma mudança de comportamento, por exemplo, ele fica letárgico ou freqüentemente coça, e se seus olhos mucosos ficam inflamados e seu pelo fica opaco, o animal está doente. As causas da doença só podem ser descobertas por um veterinário.
    • Mas se seu animal de estimação começar a se esconder atrás de móveis, encolhendo-se contra as paredes, então ele sentirá medo - na maioria das vezes, isso acontece quando um gato está em um novo local de residência ou quando confrontado com o abuso de outras pessoas.
    • Se o gato se aconchegar nas baterias e procurar lugares quentes, o animal está congelado. Se um amigo peludo começa a seguir seu mestre literalmente com seu "rabo" - provavelmente, seu amigo está insinuando que quer brincar com você ou obter sua porção de amor e afeição.
    • Durante a caça sexual, os gatos começam a marcar os cantos da casa e ficam em uma "posição de prontidão" e levantam as caudas.
    • Os gatos são animais limpos e nunca irão para uma caixa de areia suja, portanto, se o animal miar perto do banheiro, troque a cama o mais rápido possível.
    • Não é incomum que gatos mais velhos tenham a doença de Alzheimer. Nesse caso, o animal muitas vezes se choca contra as paredes, para de responder ao nome, pode ficar parado por muito tempo em um lugar com o olhar vazio, às vezes emitindo sons altos.

    O que fazer?

    Os métodos de lidar com o miado do gato dependem diretamente das causas que o causam. Lembre-se de que os felinos são animais predominantemente noturnos. Durante o dia adoram dormir e à noite começam a correr, farfalhar de pacotes, pular e flertar com o dono; se ele não retribuir, eles começam a gritar e atacar inimigos invisíveis.

    Para evitar que o gato grite à noite, tente não deixar seu animal de estimação dormir à noite, incomodá-lo, oferecer jogos e, pouco antes da alimentação noturna e aquecer a cama com força - neste caso, seu animal de estimação provavelmente ficará cansado e dormirá a noite toda, permitindo seus donos.

    Se o gato tiver todos os sinais da doença, apenas um médico pode prescrever o tratamento, que fará todos os exames necessários e selecionará os medicamentos necessários.

    Se os motivos do choro do gato forem psicológicos e o animal tiver uma sensação de ansiedade e medo, ele precisará de atenção redobrada dos donos.

    Doninha, cordialidade e uma atitude amigável ajudarão a lidar com as novas circunstâncias; se desejar, você pode beber um curso de sedativos leves.

    Quando o gato estiver congelado, tente aumentar a temperatura do ar na sala e, se isso não for possível, dote o animal de estimação com uma casa quente.

        Lidar com a caça ao sexo será muito mais difícil.

        Se você é contra medidas drásticas como esterilização e castração, peça ao seu veterinário para prescrever medicamentos que bloqueiem a caça, por exemplo, "Sex Barrier" ou "Gestrenol". Lembre-se de que todos eles contêm hormônios e têm muitas contra-indicações, por isso muitos proprietários simplesmente “sobrevivem” esses dias agitados.

        Quando um gato grita, é estritamente proibido:

        • sucumbir às suas provocações - brincar ou alimentar adicionalmente apenas para que o animal fique em silêncio;
        • xingar ou bater na buceta - lembre-se de que esses animais são muito vingativos e a "vingança" não demorará muito para chegar;
        • despeje água sobre o animal;
        • assoar o nariz do gato.

        Acalmar seu animal de estimação requer um sistema nervoso forte e excelente resistência. Procure manter suas emoções sob controle e, mesmo nos momentos mais tensos, não se solte e não grite com o gato, muito menos recorrer à violência. Só o carinho, a compreensão e o amor o ajudarão a enfrentar o problema e a alcançar o resultado desejado.

        Os motivos pelos quais um gato pode miar estão listados no vídeo abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa