Psicologia, caráter e educação dos gatos

Como treinar um gatinho para usar a caixa sanitária?

Como treinar um gatinho para usar a caixa sanitária?
Contente
  1. Por onde começar?
  2. Escolhendo uma bandeja
  3. Qual deve ser o preenchimento?
  4. Métodos de ensino
  5. Possíveis dificuldades
  6. Dicas úteis

Algumas pessoas gostariam de levar para casa um animal de estimação fofo (ou não tão fofo), mas a ideia de precisar treiná-lo para a caixa de areia os obriga a adiar o sonho para tempos melhores. A questão é a falta de informação, ou para ser mais preciso, a informação correta sobre como treinar um gato para a caixa sanitária. Esse processo não é o mais difícil, embora envolva uma série de componentes que precisam ser levados em consideração.

Por onde começar?

Os gatos são naturalmente muito limpos. Mas um gatinho é apenas uma criança e se perde em coisas tão simples. Se ele mora com sua mãe, ela o ensinará a cuidar de si mesmo, mas o gato separado de sua mãe é impotente nesse sentido.

A idade é muito importante: nem todo gatinho pode ser treinado rapidamente para usar a caixa sanitária. Acredita-se que se o animal já tiver um mês, o processo de aprendizagem será fugaz. Mas os especialistas argumentam com esta afirmação. Nessa idade, o gato ainda não está tão familiarizado com a estrutura do mundo ao seu redor, ele pode não estar pronto para obedecer a alguém que demonstra força (no bom sentido da palavra). Com um gatinho de dois meses, a situação é mais fácil: um lugar novo e as pessoas não o assustam. Com um gato de três meses, o treinamento geralmente é rápido.

Não é tão importante quem você tem, um gatinho ou um gato - a idade certa e o algoritmo correto irão ensinar seu animal de estimação a ir ao banheiro.

O treinamento envolve três etapas:

  • seleção de bandeja;
  • escolha do enchimento;
  • escolher um local permanente para a maca do gato.

E só quando tudo isso estiver feito, você pode apresentar o gatinho ao banheiro. Você não pode agir de uma posição de crueldade. Alguns donos fazem exatamente isso: acham que a severidade excessiva colocará tudo em seu lugar imediatamente e o gato obedecerá incondicionalmente.Dê a si mesmo e ao seu animal de estimação três dias e, até que esse "período de teste" tenha passado, não tente repreendê-lo e tirar conclusões prematuras.

É preciso habilidade para aprender a caminhar até um lugar reservado para necessidades delicadas. Não se formará de uma vez.

Escolhendo uma bandeja

O primeiro erro que um criador comete é uma pequena bandeja. Por alguma razão, muitos parecem que, como o gatinho ainda é um bebê, a bandeja para ele deve ser em miniatura. Mas o seu filho pode crescer muito rapidamente e, quando chega a hora de trocar a caixa sanitária, ele mostra seu caráter. Portanto, não o condene a se estressar com antecedência: escolheu uma bandeja de tamanho normal, designou-lhe um lugar estrito no apartamento e tente não mudar nada.

Existem certas nuances na escolha de uma bandeja.

  • As bandejas estão disponíveis com ou sem grades. A grelha cobre o recheio, o gatinho fica em cima, para não molhar as patas. Pareceria ideal, mas não é bem assim: o instinto fará o gato agarrar-se às grades com as garras. Acontece que isso leva a lesões no bebê. Portanto, criadores experientes nem sempre usam uma rede - é mais fácil para eles comprar um enchimento de alta qualidade que seca rapidamente.
  • Qual será o formato do recipiente, não importa... Você pode acostumar seu bebê com uma bandeja triangular, uma quadrada e outra oval. Certifique-se de que a caixa sanitária tenha uma borda protetora para evitar que a areia se espalhe quando o gatinho começar a limpar depois de si mesmo.
  • É aconselhável que a compra da bandeja não seja repentina. Antes mesmo do membro peludo da família cruzar a soleira da sua casa, a bandeja já deve estar no lugar "honrado". Se hoje ele vir um banheiro, amanhã o enchimento aparecerá lá, e depois de amanhã o proprietário finalmente explicará que é para isso - o negócio não vai acabar bem.

Não escolha bandejas que tenham cheiro. Isso acontece com o plástico de baixa qualidade. Quanto mais forte for o plástico, melhor. As cores extremas também são inúteis, só parece que a cor viva vai atrair o bebê. O sistema visual de um gato é diferente do humano, então seus esforços podem passar despercebidos.

Qual deve ser o preenchimento?

Os requisitos para a maca da bandeja do gatinho são os seguintes: ecologicamente correto, não manchar as patas do bebê, sem cheiro forte, capaz de conter moderadamente o cheiro.

Vamos avaliar os enchimentos mais populares.

  • Gel de sílica. Bloqueia bem o cheiro, as patas do gato ficam limpas e não tem cheiro. Mas! Se esta composição entrar no trato digestivo do gatinho, é perigoso para sua saúde.
  • Woody. Ele lida bem com mascarar o cheiro, não mancha as patas e não é perigoso para ingestão acidental no esôfago. Tem um leve cheiro a agulhas, a maioria dos gatos não liga ou até gosta disso. Mas alguns gatos se recusam terminantemente a ir a esse banheiro.
  • Mineral. O mascaramento de odores é quase zero. As patas ficam sujas, não faz mal à saúde do gato, não tem cheiro.
  • Argila. Contém o cheiro de urina, suja as patas, não faz mal ao aparelho digestivo, o cheiro da mascote não irrita.
  • Milho. Quase consegue mascarar odores desagradáveis. Mas pequenas partículas de lixo podem aderir às patas do gatinho e espalhar-se pelo vaso sanitário. Se ingerido acidentalmente no estômago, não é perigoso.
  • Resíduos de papel... Retém mal cheiro, não mancha as patas, é inofensivo para o trato digestivo de um animal e não tem odor.

Se você está levando um gatinho de uma casa onde ele já usou o banheiro, a cama deve ser do mesmo tipo. Posteriormente, pode ser alterado, mas para um novo hábito, isso não precisa ser feito. Madeira e palha de milho são as mais escolhidas, acredita-se que sejam mais adequadas para gatinhos. Certifique-se de monitorar a condição do gatinho: uma reação alérgica não está excluída.

Às vezes, o gato se recusa a ir ao banheiro porque há muito pouco lixo. Essa forma de cobrir seus rastros não lhe parece convincente, e ele continua em busca de um lugar melhor.

Se houver um sabor significativo na composição, isso também pode desorientar o gato.

Finalmente, não compre um filler muito caro: o gasto não é único, mas sistêmico, não será muito fácil mudar depois. O produto deve ser acessível, se sua compra envolver vasculhar toda a cidade, desista de complicações desnecessárias.

Métodos de ensino

Assim, adquire-se a bandeja, seleciona-se o recheio, resta apenas treinar de forma rápida e correta o pet para o banheiro. Escolha onde ficará a bandeja. Uma passagem ou corredor não é adequado para este propósito, porque a área íntima deve ser tranquila e isolada. A melhor opção é uma casa de banho e WC. Estão sempre abertos, o gato pode ir lá, sem constranger ninguém e sem constrangimento, para fazer as suas coisas.

O treinamento passo a passo é assim.

  1. O melhor momento para a primeira caminhada é de 20 a 40 minutos depois de comer. Leve o bebê ao banheiro, coloque-o com as patas direto na bandeja. Ao mesmo tempo, acariciar o gato, "ronronar" educadamente com ele, ele não deve ter a sensação de perigo.
  2. Assim que falar com o gatinho, deixe-o na bandeja, afaste-se. Não há necessidade de "ficar acima da alma". O animal deve olhar ao redor e farejar um novo lugar para ele.
  3. Se o gato estiver pronto, ele fará o que quiser. Assim que ver o sucesso, com calma (não precisa gritar de alegria e pular para o teto), acaricie o bebê, elogie-o. Os resíduos devem ser escavados com enchimento novo.
  4. Não se apresse para remover os resíduos imediatamente. O gato deve ouvir o cheiro para voltar a este lugar para se aliviar. Mas a bandeja também não fica intacta, o lugar está enterrado.
  5. Se o gato não fizer xixi de forma alguma, não fique zangado. Dê uma volta, tente levá-lo novamente ao banheiro. Se o garoto fez seus negócios no lugar errado, sem raiva e agressão, facilmente batia no nariz dele com o dedo, diga-me exatamente o que ele fez de errado. Com este gesto, a mãe gata permite que os gatinhos saibam que eles estão errados. Depois de repreender o bebê com uma leve batida no nariz, leve-o até a bandeja - você precisa consertar a corrente lógica.

E, claro, não há necessidade de repreender o gatinho por um descuido se isso já for irrelevante. Acontece: o gato já "passou" há muito tempo e os donos o repreendem por ele não se lembrar. Gritos e violência física são inaceitáveis.

Possíveis dificuldades

Se não for possível treiná-lo por muito tempo, você terá que carregar o bebê travesso na bandeja com mais frequência. Vimos um monte no lugar errado, nos damos ao trabalho de transferi-lo para a bandeja, tanto é que o caprichoso viu. Se houver uma poça no local errado, seque com um guardanapo e coloque o guardanapo na bandeja por um tempo. O local onde o gato errou deve ser desinfetado - isso ajudará a evitar que o problema volte a ocorrer.

As maiores dificuldades surgem quando os proprietários estão tentando treinar o gato de rua para o banheiro. Eles, como dizem, desde cedo têm uma ideia diferente da vida, do ambiente, da forma de obter comida e conforto. E o banheiro deles, é claro, não está conectado de forma alguma à bandeja. Como ajudar um selvagem assim? Existe apenas uma resposta - você precisa tentar opções diferentes, mudar algo.

Vamos ver quais recomendações os especialistas dão sobre essa pontuação.

  • Mova a bandeja para outra sala. Talvez o bebê esteja com medo no banheiro por algum motivo e ele não queira confiar em um processo tão íntimo neste quarto. Por exemplo, há um cheiro forte de detergente, que pode assustar facilmente um animal de estimação.
  • Remova fontes desnecessárias de aroma. Se a sala onde a caixa de areia está localizada cheirar, mesmo que sutilmente, a cítricos, o gato pode entrar em greve. Os gatos não suportam esses odores, então você não deve provocá-los.
  • Observe mais de perto o lugar que ele prefere do que a bandeja. Se houver crianças pequenas em casa, e às vezes também urinam nos lugares errados, o cheiro característico também atrairá o gatinho. Só há uma saída - enxaguar e limpar completamente os locais onde as crianças podem errar. E faça isso antes mesmo que o animal apareça em casa.
  • Troque a bandeja. Acontece que ele é extremamente desconfortável para o gato. Por exemplo, as laterais da bandeja são altas, é difícil para um bebê passar por cima delas e ele parece ir ao banheiro, mas às vezes passa.Como mostram as críticas da maioria dos donos de gatos, os animais preferem bandejas com laterais baixas, mesmo já na idade adulta. Isso é compreensível - muitos gatos são muito preguiçosos e, às vezes, preferem não fazer movimentos desnecessários mais uma vez, sob a forma de escalar os lados para a frente e para trás.
  • Mude o preenchimento. Acontece também: o gatinho vem até a bandeja, mas faz seus negócios não nela, mas lado a lado. Provavelmente, o bichinho sabia para onde ir, a bandeja em si combina com ele, mas por algum motivo o enchimento é constrangedor. Teremos que mudar.

Você deixou de ensinar em três dias? Não entre em pânico. Se o gato é de rua e quando aparece em sua casa passou por estresse, o bebê pode precisar de muito mais tempo. Mas você aceitou para amar e se alegrar, o que significa que você tem que respirar e começar de novo. Mas como você ficará orgulhoso quando o peludo finalmente se acostumar ao banheiro!

O que absolutamente não se pode fazer é enfiar o animal com o focinho na bandeja, bater nele e deixá-lo sem comida. Nem vale a pena explicar por que tais métodos são inaceitáveis.

Dicas úteis

Qualquer ensino é um sistema. E ensinar um gato a andar em uma caixa sanitária também nada mais é do que um sistema. Além disso, a ciência não pára, e vários dispositivos que ajudam os gatos a não ofuscar seus donos com sua desobediência estão à venda hoje.

Por exemplo, as seguintes ferramentas podem ajudá-lo.

  • Aerossóis que desestimulam os gatos a cagar nos lugares errados. Eles precisam cuidar do lugar onde, apesar do seu descontentamento, o gato costuma ir ao banheiro.
  • Ácido acético, amônia. Este é um substituto válido para os aerossóis, mas eles não desestimulam o gato de cagar neste local, apenas neutralizam o cheiro.
  • Pedras pequenas para o chão em vasos de flores. Muitos gatos adoram ir ao banheiro em vasos de flores em vez de em uma caixa de areia. É necessário proteger o solo desses "fertilizantes", e isso pode ser feito com o auxílio de pedras decorativas.

A principal coisa que você deve lembrar é que qualquer gato é treinável. A certa altura, você vai achar que não foi você quem pegou o gatinho, mas o castigo, que ele é estúpido e não presta para nada. Mas então você provavelmente perceberá seus erros. Outro bebê tem que ser treinado por 1 mês, mas o resultado é fixado bem e com firmeza. Os gatos espertos (via de regra, os mais velhos), agarram-se rapidamente a tudo e depois de alguns dias correm para a casa de banho num local bem assinalado.

Se o gato ainda for muito pequeno, você pode fazer suas indulgências. Os gatinhos nem sempre andam pela casa, preferem estar na mesma divisão. Coloque a bandeja lá. E então, quando o animal crescer, mova a bandeja para o lugar certo. Você também precisará de suas observações sobre o gatinho: veja como ele passa o tempo depois de comer. Durante as brincadeiras e a diversão, o bebê pode parar e ficar alerta. Assim que a migalha tiver feito isso, transfira para a bandeja.

Um gato de três meses geralmente agarra tudo muito mais rápido. Ele já se acostumou, já entendeu quem manda aqui, o gato está pronto para "cooperar". Procure não perder esse momento, pois à medida que vai crescendo fica difícil para o animal adquirir novos hábitos. Se você for a algum lugar (para a casa de verão, por exemplo), leve a bandeja com você.

Nem todo mundo pega, acreditando que o gato não precisa, porque tem uma rua ali perto, sobrou - aqui está um banheiro para você. Mas não seja tão descuidado com seus hábitos estabelecidos.

Por mais que demore o treinamento, vale a pena, o resultado é muito importante. Não persiga discos, não dê ouvidos a amigos que se gabam de seus gatos espertos e inteligentes - talvez seu sucesso seja um pouco exagerado.

Para dicas detalhadas sobre o treinamento da ninhada, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa