Psicologia, caráter e educação dos gatos

Como evitar que um gato rasgue o papel de parede?

Como evitar que um gato rasgue o papel de parede?
Contente
  1. Causas de danos à parede
  2. E se tudo mais falhar?
  3. Erros freqüentes

Um "efeito colateral" da presença de um gato na casa geralmente é o papel de parede danificado, que um amigo alegre e de cauda altruisticamente puxa com suas garras. Para não ficar chateado e não gastar dinheiro em reparos sem fim, você deve agir. Então você não precisa escolher - um gato ou uma casa de aparência decente.

Causas de danos à parede

O gato tem motivos próprios para reprimir a decoração das paredes, totalmente alheios ao desejo de vingança, não está claro qual é o dono.

  • Com a ajuda desse procedimento de "demolição", o animal afia suas garras, removendo suas camadas queratinizadas do papel. Graças a isso, novos "sabres" afiados aparecem nos dedos.
  • Tirar o papel de parede é um exercício para um gato. Graças a essas atividades, ele se aquece.
  • No papel de parede, o "tigre caseiro" afia a habilidade de soltar e retrair garras, inerente ao seu caráter por natureza.
  • Danificando a sala, ele marca a área com secreções das glândulas sudoríparas em suas patas. Isso se manifesta, inclusive, quando há vários gatos na casa, e cada um busca declarar seu direito de ser o dono da área comum. Os gatos fazem o mesmo quando o papel de parede é novo - eles precisam que as paredes tenham um cheiro familiar.
  • Ao atacá-los, o animal alivia a tensão nervosa em caso de estresse. O motivo pode ser o aparecimento de um novo animal de estimação ou pessoa na casa.
  • Às vezes, os projetos de parede são vítimas do tédio felino e do hábito de arrancar o papel das paredes desde tenra idade.

Para evitar que o seu animal de estimação rasgue o papel de parede, a forma mais fácil é evitar que se acostume quando ainda é um gatinho. É muito mais difícil desmamar um gato adulto desse hábito.

Existem várias maneiras de fazer uma sugestão para seu amado Barsik ou Murka.

  • Se o animal for pego arranhando o papel de parede, você deve cercá-lo com uma palavra curta e alta - "Pare!", "Você não pode!" etc.
  • Você pode usar outro som forte, como chocalhos ou latas de pedras (moedas). Você terá que manter as coisas certas prontas por um tempo.
  • Se um gato rasga o papel de parede na mesma área, os donos prendem um balão no "ponto dolorido" para que o animal "em processo de vandalismo" o perfure com suas garras. Assustados com o algodão característico, muitos gatos não tentam mais arrancar seus lugares favoritos.
  • A guerra pela ordem na casa é travada com uma pistola de água ou um borrifador. Se o bandido fofo esticou suas garras para o papel de parede, tudo o que resta é puxar o gatilho e borrifar no animal de estimação. Os gatos, que por natureza não gostam de chuveiros frios, têm medo de ser travessos.
  • Você pode afastar o ronronar do papel de parede com o cheiro de laranjas ou tangerinas. Se você polvilhar cebola ou vinagre na camada de papel decorativo, o efeito será o mesmo, mas já é desagradável para as pessoas. Você pode usar açafrão, páprica, cravo ou canela para evitar desconforto. Esse cheiro é muito melhor, mas o gato também o repele.
  • Os proprietários de gatos experientes consideram uma mistura de óleo de limão (tangerina) e eucalipto um remédio eficaz. Eles são adicionados a um frasco de spray e borrifados nas paredes. Você também pode usar um desodorante com aroma de frutas cítricas. Para livrar o animal de estimação de um mau hábito, os proprietários até usam meios técnicos avançados. Em lojas de varejo especiais, você pode comprar um dispositivo que inclui um sensor de movimento e uma lata de gás. Quando o Skoda de quatro patas se aproxima da parede, o sensor é acionado e o gato é mergulhado em um repelente perfumado. Mesmo que o proprietário não esteja em casa, a "terapia antitorácica" continua.
  • Pode-se colocar um quadro contra a parede, coberto com o mesmo papel de parede da superfície decorada, cuja limpeza é tão importante para os donos da casa. Este método foi proposto pelo famoso treinador de gatos Yuri Kuklachev. O "obstáculo" deve ficar exatamente onde o bandido de cauda "briga". Após alguns dias, você pode remover a placa para outro local onde não seja visível para as pessoas que entram na casa. E o gato, em tese, deveria voltar sua atenção para esse assunto.
  • Alguns proprietários colam fita dupla-face nas paredes. O truque é que as patas do gato estão sujas com um composto pegajoso na fita adesiva, o que não é apreciado por uma criatura limpa. Embora essa abordagem tenha um lado negativo. O papel de parede pode ser arrancado e a própria fita adesiva, ou o gato vai encontrar um novo lugar para "merda".
  • Deve-se ter em mente que o comportamento do animal depende muito de quanta atenção os proprietários lhe dão. Para que o animal de estimação não fique entediado e atraído por entretenimento, como papéis de parede rasgados, você precisa brincar mais com ele. Um gato cansado depois de uma diversão ativa irá restaurar a energia gasta, caindo em um sono profundo, em vez de atacar as paredes. Você também precisa se lembrar de elogiar seu animal de estimação em qualquer oportunidade, falar com ele e, ocasionalmente, dar um derrame.
  • É muito importante que os gatinhos às vezes se sentem no colo do dono e tenham sua porção de agradáveis ​​sensações táteis. O animal entra em um estado de paz, deixa de estar cronicamente nervoso e o problema com o papel de parede às vezes desaparece por si mesmo. E se um animal novo apareceu na casa, principalmente se for outro gato, é necessário reduzir corretamente os "bigodudos" para que o "dono" não sinta ciúme do "recém-chegado" e não tente para deixá-lo entender com todas as suas forças: tudo é meu aqui!

E se tudo mais falhar?

Se todos os esforços para reeducar o gato não levarem ao resultado desejado, faz sentido pelo menos minimizar os danos que suas garras podem causar. Você pode, por exemplo, selecionar materiais para decoração de paredes, levando em consideração sua resistência aos esforços mecânicos.

  • O papel de parede líquido. É uma mistura especial de celulose aplicada à superfície como tinta.Rasgar tal decoração é inconveniente.
  • Papel de parede de fibra de vidro. Criado à base de fibras de vidro, durável e resistente a garras. O bom é que podem ser pintados e lavados várias vezes. Na verdade, não será tão difícil devolvê-los à sua bela aparência original como se as paredes estivessem cobertas com papel de parede.
  • Papel de parede para pintura. É melhor escolher os lisos, para que seja mais difícil para o gato enganchar neles com uma garra.
  • Papéis de parede de vinil... A probabilidade de que sejam capazes de resistir a ataques felinos por muito tempo é alta. A solução pode ser ainda mais elegante. As telhas são colocadas em todo o perímetro de todo o apartamento ou a parte inferior das paredes é guarnecida com pedras decorativas.

A altura dos "painéis" não deve ser inferior ao nível que o animal que subiu nas patas traseiras pode alcançar. Graças à implementação de tal ideia, você pode proteger as paredes de garras de forma confiável, enquanto obtém um design interessante ao mesmo tempo.

Outra forma não muito agradável é aparar as garras do animal. Isso só pode ser feito com uma ferramenta especial projetada para a "manicure" de um gato. Se não houver habilidade de poda, é aconselhável confiar este assunto a um veterinário que saiba exatamente como evitar danificar o vaso sanguíneo na área da garra. Embora seja impossível garantir que este procedimento será coroado de sucesso. Alguns gatos se opõem tanto a aparar as unhas que é quase impossível fazê-lo. Mas se o pet passou no teste, deve ser incentivado com algo saboroso.

    Se o gato rasga o papel de parede em apenas um lugar, alguns proprietários cobrem o malfadado metro quadrado com carpete da cor da parede. Graças a isso, o animal guarda a oportunidade de afiar sua “arma de gume” e se divertir sem prejudicar o meio ambiente.

    Você pode comprar um poste para arranhar ou fazer você mesmo. Em teoria, esse dispositivo deve estar em casa quando o gatinho ainda é pequeno. É mais fácil treiná-lo para afiar seus "sabres" sobre esse assunto. Se o gato é adulto, nem sempre é possível mostrar-lhe rapidamente todas as vantagens de um poste para coçar.

    Esses itens são diferentes na aparência. Um poste de arranhar de loja pode ser o mais simples - como uma caixa plana. Mas mesmo que você enrole um tronco comum com uma corda, isso já é uma coisa útil para um gato. Você pode fazer esse dispositivo na forma de uma coluna, na qual será conveniente para um animal de estimação com cauda, ​​segurando-o com garras afiadas.

    Em algumas casas, onde há muito espaço livre, são formados complexos lúdicos inteiros para animais de estimação. Eles incluem tapetes, casas, sofás, torres, permitindo que você pule de um "topo" para outro ou vá de um lugar para outro ao longo de passagens especiais. Aqui, os animais se aquecem, tendo a oportunidade de se sentirem predadores ao máximo, aliviam a tensão nervosa e, o que é importante, ficam longe das paredes com papel de parede.

    É necessário colocar o mais simples “pára-raios de papel de parede” no local onde ocorrem os ataques às paredes. Quando houver vários desses locais, será necessário mais de um poste para arranhar. Se o gato sempre dorme em um determinado canto, o aparelho deve ser colocado próximo a ele para que ao acordar ele “aqueça” imediatamente sobre ele. Assim, ele não será tentado a procurar outro item para exercitar. Para começar chamando a atenção para o poste que arranha, você pode fazer com que ele cheire a erva-dos-gatos.

    Em nenhum caso você deve usar valeriana. A "gata bêbada" certamente não entenderá para que se destina a máquina que lhe foi oferecida. Tudo terminará com um "concerto" com miados e rolar sobre um objeto embebido em um cheiro inebriante.

    Um gato que não entende o princípio do poste de coçar deve ser levado até ele e mostrar claramente como usá-lo - pegue as patas do animal com as mãos, coloque-o sobre o objeto e deslize sobre ele várias vezes para que o gato solte suas garras. Quando um animal usa algo corretamente, deve ser elogiado e dado algo saboroso.

    Erros freqüentes

    Na luta pela ordem na casa, deve-se ter em mente que o gato não é o animal que pode ser ameaçado ou proibido. Ao abandonar o hábito de rasgar o papel de parede, vários erros devem ser evitados.

    • Você não pode punir fisicamente um animal. Se você "dar um tapa na bunda do gato", logo poderá encontrar uma poça em seus próprios chinelos ou até mesmo na cama. Ou o animal de estimação se vingará de outra forma não menos visual.
    • Você não pode jogar fora o antigo imediatamente após comprar um novo poste para arranhar. O gato deve sentir o cheiro familiar até encher um novo item com ele.
    • Quando a sugestão é feita para um violento “lubrificado”, a ênfase deve ser na entonação, e não no volume da voz. É inútil envergonhar o animal de estimação quando ele já parou de ser desagradável e se afastou da parede. O "tigre doméstico" não entenderá por que está sendo repreendido.

    A maneira mais fácil de ensinar um gatinho a respeitar o meio ambiente em casa é prestar bastante atenção à sua criação, mostrando os limites do que é permitido desde o início. É o bebê que é mais fácil de ensinar para itens especiais de aquecimento ou para "manicure". Mas mesmo que o gato entre em casa já adulto, com um conjunto de hábitos não muito bons, ainda há chances de manter a ordem e ensinar o animal a viver de acordo com as regras.

    É preciso engenhosidade e paciência. Um verdadeiro amante de gatos não tem nem um nem outro.

    Para obter informações sobre como evitar que um gato rasgue o papel de parede, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa