Psicologia, caráter e educação dos gatos

Por que os gatos dormem aos pés do dono?

Por que os gatos dormem aos pés do dono?
Contente
  1. Causas
  2. Vocês podem dormir juntos?
  3. Como ensinar a dormir separadamente?
  4. Recomendações para organizar um lugar para dormir

Os gatos têm sido os animais de estimação favoritos de muitas pessoas. Esses animais rebeldes surpreendem seus donos todos os dias com seus hábitos e comportamentos incomuns. Muitos gatos preferem dormir aos pés de seu dono. Ao fazer isso, eles escolhem alguém da família. Por que os animais gostam tanto disso? Devemos desmamar um gato desse hábito? Vamos descobrir isso juntos hoje.

Causas

Apesar do fato de os gatos viverem ao lado de pessoas por muito tempo, a humanidade ainda não estuda completamente as características do comportamento deste animal de estimação. Além disso, cada animal tem seu próprio caráter individual. Portanto, para muitas pessoas, os gatos ainda são animais misteriosos e, às vezes, é difícil avaliar as razões de seu comportamento e entender o que realmente significa.

Esses animais se acostumam rapidamente com seus donos e instantaneamente se tornam os favoritos da família. Cada animal de estimação tem um lugar especial na casa onde adora descansar. Por exemplo, muitos gatos adoram deitar aos pés de seu dono. Alguém tem uma atitude muito positiva em relação a isso, acreditando que assim o animal alivia a pessoa de doenças. E para alguns, esse comportamento é alarmante e até assustador. O que isso realmente significa e quais são as razões para esse comportamento dos animais de estimação? É impossível responder a essa pergunta de forma inequívoca. Mas existem várias versões populares que explicam esse comportamento dos animais de estimação.

Explicações de veterinários

Certamente, muitos proprietários de gatos e gatos frequentemente recorrem a veterinários profissionais para fazer essa pergunta.Como a maioria dos médicos, os veterinários também são céticos, por isso não acreditam em vários presságios populares, superstições e todos os tipos de teorias que a bioenergética apresenta. Eles têm uma explicação completamente lógica e simples a esse respeito.

Os veterinários falam sobre os gatos serem animais termofílicos, e esta é a verdadeira razão para esse comportamento.

Por ser um animal que ama o calor e prefere condições aconchegantes e confortáveis ​​durante o sono, o gato sempre escolhe o lugar mais quente da casa. Na estação fria, este é um local próximo ao aquecedor, um sofá aconchegante ou uma cama de casal. É por isso que, para relaxar em um ambiente confortável, muitos gatos rastejam sob os cobertores de seus donos e dormem a seus pés.

Os profissionais explicam esse amor pelo calor de maneira simples. O fato é que durante o sono o animal não se move e começa a congelar um pouco. Para evitar a hipotermia de seu corpo, o animal procura inicialmente um local quente, aconchegante e seguro para si.

Explicações sobre bioenergética

Os especialistas em bioenergia têm sua própria versão disso. Cientistas de bioenergia de diferentes países têm estudado as características e hábitos desses misteriosos animais de estimação por muitos anos. Há muito que todos sabem que os gatos são animais muito sensíveis. Além disso, eles são creditados com habilidades incomuns.

Por exemplo, existe uma teoria de que esses animais são capazes não apenas de sentir energia negativa, mas também de neutralizá-la.

Se você acredita nessa teoria, os gatos podem facilmente encontrar um acúmulo de energia negativa na casa. Seu lugar favorito para descansar e dormir é apenas uma reunião de energia. Assim que o gato se deita um pouco neste local, a energia negativa é neutralizada e não esconde mais nenhum perigo em si mesma. Ao mesmo tempo, você não deve se preocupar com a saúde do animal em si, pois isso não o prejudica em nada.

Freqüentemente, essa energia se acumula nos cantos da sala. Mas muitas vezes acontece que o animal se deita exatamente naquela cadeira, onde uma pessoa sentou-se recentemente, e à noite prefere dormir a seus pés.

Observe que o gato escolhe apenas um membro da família. Isso sugere que o animal sente a energia da pessoa e está tentando ajudá-la neutralizando toda a negatividade. É importante notar que muitos especialistas em bioenergia têm certeza de que a energia negativa de uma pessoa se acumula na parte inferior de seu corpo.

Além disso, a bioenergética apresentou outra versão interessante. Eles dizem que todos extraem energia do espaço. Esse processo ocorre inconscientemente, e a própria pessoa não o sente e não percebe. Inicialmente, essa energia carrega uma carga positiva. Mas, assim que passa pelo corpo, muda e se torna negativo. Os gatos sentem-no perfeitamente e ajudam a neutralizar as más energias, graças ao qual muitas pessoas conseguem realmente livrar-se do mau humor, das dores de cabeça e até de algumas doenças. Além disso, muitos fãs dessa teoria têm certeza de que, dessa forma, o animal não apenas alivia a negatividade e as doenças, mas também ajuda a prolongar a vida.

Presságios populares

Anteriormente, havia muitos sinais populares que diziam que uma pessoa nunca deveria dormir na mesma cama com um gato, que isso teria um efeito negativo em sua saúde e destino. Mas os tempos mudam e as pessoas também. Portanto, ninguém acredita em velhos presságios por muito tempo, mas eles ouvem novos presságios e versões com grande interesse.

Muitas pessoas acreditam que assim o animal mostra sua ternura e amor para com os humanos. A propósito, poucos gatos são egoístas, como geralmente se acredita. Freqüentemente, não suportam a solidão e sempre têm seu favorito na família, por quem têm sentimentos ternos. Por que, então, o animal prefere dormir a seus pés? O fato é que esses bichinhos não gostam de ser chatos e não querem ocupar uma posição de liderança na casa.

Por isso, escolhem um lugar a seus pés, demonstrando não só seu amor, mas também reconhecendo seu mestre como líder e protetor.

Além disso, há vários sinais folclóricos curiosos nessa partitura. Por exemplo, eles dizem que se um gato dorme ao lado de uma pessoa o tempo todo, esse é um motivo sério para consultar um médico. De acordo com a crença popular, os gatos sentem perfeitamente uma pessoa e, assim, tentam avisá-la sobre uma determinada doença. Talvez este hábito de um animal de estimação sugira que este é o início de veias varicosas ou alguma outra doença.

Além disso, os gatos muitas vezes não se deitam apenas aos pés. Às vezes, eles escolhem a área do abdômen ou das costas. Um presságio popular diz que um gato sempre encontra o lugar mais problemático do corpo humano e o cura com seu calor, sua energia. Durante um processo inflamatório, uma área do corpo humano fica mais quente. Os gatos sentem isso perfeitamente e deitam-se ali.

Por exemplo, durante um resfriado ou gripe, muitos gatos se deitam na cabeça ou no pescoço de uma pessoa.

Vocês podem dormir juntos?

Um gato não representa perigo para os humanos. Portanto, não se preocupe com seu animal de estimação dormindo ao seu lado o tempo todo. Como bichinho de estimação, esses bichinhos escolhem um deles e sempre se deitam ao lado dele. Esse tipo de amor pode ser facilmente explicado. A questão é que os gatos gostam do cheiro de uma certa pessoa. Ele se acostuma tanto que tenta estar constantemente com ele a qualquer hora do dia ou da noite.

Você pode dormir na mesma cama que seu animal de estimação, desde que isso não lhe cause desconforto. Mesmo assim, às vezes é melhor evitá-lo. Por exemplo, se você dorme muito agitado, geralmente se vira e se revira durante o sono. Em um sonho, uma pessoa não consegue se controlar e pode machucar seu animal de estimação. Muitos animais também dormem profundamente e, para não machucar o gato, é melhor providenciar um local separado para dormir para ele.

Além disso, você não pode dormir com um gato para quem sofre de alergias.

Essa vizinhança é indesejável para uma mulher grávida. Para se proteger e proteger a saúde do feto, vale a pena dormir na sua cama sem gato. Se o gato já está acostumado a dormir com a patroa o tempo todo, é preciso afastá-lo desse hábito.... Além disso, logo, quando o bebê nascer, haverá um bebê amamentando ao lado da mulher, por isso é indesejável que um animal de estimação fique na mesma cama.

Muitos animais de estimação têm uma atitude muito positiva em relação aos membros mais novos da família e adoram dormir em suas camas.

Não deixe seu gato dormir na cama de uma criança pequena. A criança pode engasgar, engasgar-se com os pelos de um bicho fofo. Além disso, a maioria das crianças dorme muito inquieta, estremece durante o sono e se sacode e se vira com violência. Assim, a criança pode fazer mal ao gato ou ao animal de estimação. Muitos gatos assustam-se com sons e movimentos repentinos e podem arranhar uma criança acidentalmente devido ao susto.

Como por natureza todos os gatos ficam acordados à noite, o animal pode acordar e começar a brincar com os dedos dos pés, o que perturbará seu sono. E se o animal se empolgar, pode arranhar você.

Caso seu animal de estimação saia regularmente, você não deve deixá-lo dormir na mesma cama que você. Ele pode trazer qualquer infecção da rua, o que afetará negativamente a saúde de todos os membros da família.

Como ensinar a dormir separadamente?

A fim de ensinar seu amado animal de estimação a dormir separadamente, você deve providenciar um local confortável para dormir para ele.

  • Depois de preparar um local para dormir para seu animal de estimação, não se apresse em instalá-lo em um ou outro canto da sala. Cada gato tem seus lugares favoritos na casa. Portanto, é melhor colocar uma casa ou um sofá lá.
  • Coloque seu animal de estimação em um local especialmente preparado para que ele possa estudar tudo a fundo. Gostasse ou não do novo lugar para dormir, tudo ficará claro imediatamente. Se o animal ainda for pequeno, você pode chamar sua atenção para o local de dormir com a ajuda de uma erva-dos-gatos. Aliás, essa isca também é perfeita para animais adultos.
  • Caso o animal já tenha uma cama preferida, também não deverá ser um problema. Por exemplo, ele escolheu há muito seu velho lenço ou camiseta e dorme constantemente sobre ele, então você pode colocar isso na casa do gato.
  • Feche a porta do seu quarto à noite. É claro que, nos primeiros dias, o animal de estimação não vai gostar absolutamente. Mas depois ele vai entender, se acostumar com isso e não vai mais ficar indignado, e vai começar a se encaixar para pernoitar em sua casa.

Recomendações para organizar um lugar para dormir

Como mencionado acima, os gatos são muito otimistas em relação a lugares quentes e confortáveis. Além disso, preferem dormir em um lugar limpo e é por isso que escolhem a cama do patrão e, às vezes, sobem na prateleira do armário com lençóis limpos.

O local de dormir do animal deve ser confortável, quente, seco e limpo.

Além disso, é importante considerar o fato de que a maioria dos gatos e gatos não gosta de dormir no chão no andar de baixo, mas em um local elevado. Isso os faz sentir completamente seguros. Além disso, os animais de estimação tentam escolher locais escuros e silenciosos para passar a noite. Eles preferem um canto tranquilo e aconchegante a um espaço aberto, que fica escondido de olhares indiscretos. Por isso, não são indiferentes às várias caixas e adoram dormir nelas.

  • O local de dormir do seu querido animal de estimação deve ser espaçoso, confortável, com a parte superior aberta ou fechada. Mesmo uma grande cesta de vime é perfeita. Como o animal é termofílico, é melhor providenciar um local para dormir junto à bateria. O interior deve ser macio, limpo e quente.
  • Um local aconchegante para um animal de estimação deve ser localizado de forma que o animal possa observar com calma tudo o que acontece. Certifique-se de instalar a casa ou cama de modo que o gato tenha visibilidade máxima. Ao mesmo tempo, não coloque o dormitório muito alto. Lembre-se de que deve ser confortável para o animal subir até lá.
  • Use um tecido macio e macio para a cama. Você pode fazer seu próprio colchão ou travesseiro, ou pode escolher uma opção pronta, que está disponível em todas as pet shop especializadas.

Se você quer que seu animal de estimação se apaixone por seu lugar de dormir e durma constantemente nele, então você deve monitorar regularmente sua limpeza. Remova a lã e o pó do colchão e lave-o regularmente. Ao lavar, não use pó ou sabonete perfumado. É melhor escolher uma opção neutra, como sabonete para bebês.

A resposta à pergunta de por que os gatos dormem aos pés humanos pode ser encontrada no seguinte vídeo:

sem comentários

Moda

a beleza

casa