Psicologia, caráter e educação dos gatos

Para que serve o rabo de um gato?

Para que serve o rabo de um gato?
Contente
  1. Estrutura e forma
  2. Funções
  3. Você pode viver sem isso?
  4. O que significam os movimentos da cauda?
  5. Por que você não pode puxar e puxar?

Uma cauda longa e luxuosa pode ser considerada uma das principais vantagens de um gato. Voltando para casa do trabalho, é bom ver que seu animal de estimação com um ronronar suave e silencioso e uma cauda erguida de alegria o encontra na porta. A natureza deu a esses animais incrivelmente afetuosos uma cauda, ​​não apenas para uma aparência luxuosa. A questão aqui é que uma cauda longa ou curta é um elemento multifuncional do corpo felino.

Estrutura e forma

A cauda é uma extensão completamente natural da coluna vertebral do gato. A cauda de um animal consiste em três partes, tais como:

  • a raiz é de 4 a 6 vértebras completas;
  • a haste não é totalmente desenvolvida nas partes da coluna vertebral, tem a forma de um cilindro;
  • a ponta são as vértebras mais finas com uma forma afiada.

As cartilagens e articulações, localizadas entre todas as vértebras, são essenciais para uma excelente flexibilidade e aumento da mobilidade do animal. O comprimento médio da cauda pode chegar a 27 cm, mas em várias raças conhecidas e caras, por exemplo, Maine Coons, ela pode crescer até 40 cm. Nos bobtails, ao contrário, a cauda é muito pequeno, quase imperceptível, apenas 3-4 cm. A cauda dos machos é geralmente 2–3 cm mais comprida do que a de uma fêmea da mesma raça.

Funções

Os gatos usam a cauda de maneira bastante ativa durante toda a vida. Às vezes, o rabo de um gato pode desempenhar um papel tão importante para o seu gato quanto seu orgulho principal - um bigode. A cauda inteira é quase perfurada com as melhores terminações nervosas, que estão diretamente relacionadas ao sistema nervoso central e permitem que seu animal de estimação se sinta melhor no ambiente... Com a ajuda de uma parte tão importante do corpo, o animal parece "sentir" todo o espaço ao lado dele, o que melhora significativamente seu movimento preciso, mesmo em um estado de escuridão total.

Equilíbrio

Muitas vezes você pode ouvir histórias de que o gato caiu de uma grande altura, mas permaneceu completamente ileso. Uma das razões para essa habilidade incrível é o equilíbrio da cauda. Durante um salto ou ao cair, o corpo do animal mantém o equilíbrio completo, o que apenas permite que o animal pouse com calma sobre as quatro patas.

A presença de um balanceador para o animal dá a ele a oportunidade de escalar árvores e estruturas muito altas sem muita dificuldade, e então caminhar por galhos muito finos e caídos, pular por cima deles ou descer com cuidado.

Volante

Ao caçar, a cauda, ​​quase como um leme, permite que o animal faça vários tipos de voltas. A cauda gira muito ativamente durante todos os movimentos do corpo do animal, dando a seu corpo uma certa direção.

Termorregulação

Durante o calor do verão, o gato usa o rabo como leque - poucas pessoas na rua sabem desse fato interessante. Assim, o animal reduz sua própria temperatura corporal e salva seu corpo de um possível superaquecimento. E se o corpo do gato não tiver calor suficiente, o animal começará a se enrolar em uma bola compacta e, ao mesmo tempo, cobrirá o nariz e os olhos com o rabo - isso é feito para reduzir a perda de calor.

Inimigos intimidantes

Quando um gato está seriamente assustado, seu pelo imediatamente fica em pé e sua cauda extremamente fofa fica alta e ridiculamente arqueada em forma de arco. Com essa pose, o animal tenta parecer muito maior do que realmente é. Muitos representantes do reino animal recorrem a um truque semelhante (para criar a ilusão visual de um aumento do tamanho do corpo) para evitar potenciais colisões e intimidar os inimigos.

Na natureza, qualquer mordida pode, a princípio, ser fatal, por isso, mesmo entre parentes próximos, existem rituais especiais que permitem determinar quem manda sem brigar. Por exemplo, muitos gatos preferem choramingar e girar insolentemente por longos períodos antes de realmente lutarem uns contra os outros. Um rabo de cavalo grande e luxuoso em tal situação ajudará seu proprietário a obter uma vantagem muito necessária.

Meios de comunicação

Vale a pena prestar atenção ao fato de que os gatos usam a cauda como um dos dispositivos usados ​​ativamente para comunicação completa. Lembre-se de como seu animal de estimação, em momentos de forte irritação, de repente começa a sacudir o rabo ou se contorcer fortemente para os lados, como afofa seu orgulho em forma de cauda e o levanta se algo desconhecido o assusta.

Em combinação com a posição das orelhas e a expressão do olho do animal, a amplitude de movimento de sua cauda ajuda a tirar as conclusões mais corretas sobre como ele se comportará em um futuro muito próximo. Por exemplo, se a cauda de um animal de estimação de repente começa a correr para os lados e as orelhas estão bem pressionadas contra a cabeça, isso significa que seu animal de estimação está se preparando cuidadosamente para um ataque e prestes a correr para a batalha.

Caçando

Durante a caça, o gato abaixa a cauda o mais baixo possível e tenta mantê-la paralela ao solo. Em certos casos, pode-se até notar uma leve contração da ponta da cauda - de forma tão simples, o animal tenta conter sua crescente excitação.

Vale a pena explicar como, sem um elemento tão importante como o rabo, aqueles animais de estimação que nascem totalmente sem rabo ou ficam sem rabo por azar ou pela vontade estúpida dos donos prescindem. Aqueles que acidentalmente perdem a cauda podem perder por um longo tempo a graciosidade nos movimentos e a confiança no andar, e terão que aprender a viver sem uma ferramenta de equilíbrio tão conveniente.

Aqueles que, de acordo com seus dados naturais de nascimento, não possuem uma parte do corpo como cauda, ​​via de regra, têm patas traseiras alongadas e bastante musculosas - em certa medida isso compensa a falta de uma cauda linda.

Indicador de saúde

De acordo com o estado da pelagem da cauda, ​​é possível saber mais sobre as doenças que um determinado animal de estimação possui. Se um gato perder pêlo na região do sacro, na base da cauda, ​​então o animal claramente carece de vitaminas e vários microelementos no corpo, o que pode ser corrigido com uma dieta fortificada. A perda de cabelo nesta parte do corpo também pode indicar a presença de líquenes, fungos, piolhos ou alergias no corpo do animal.

Conforto e entretenimento

Os gatos também precisam de um rabo para se sentirem confortáveis ​​e brincarem. Um animal que quer se aquecer e se divertir, naqueles momentos em que nada ao seu alcance consegue atrair sua atenção, pode focar totalmente no próprio rabo. Afinal, ele está se movendo ativamente o tempo todo, e isso imita perfeitamente uma vítima em potencial, pela qual você pode caçar.

Quando um gato corre atrás de seu rabo e o pega, ela começa a entender que se trata apenas de uma parte de seu próprio corpo, e não de um inimigo ou vítima. Após perceber esse fato, via de regra, o animal começa a escovar intensamente o rabo. Ao brincar, o gato nunca se machucará, por isso não interfira em suas brincadeiras com o rabo.

Você pode viver sem isso?

Muitas vezes, os gatos vadios perdem o rabo por causa de algum tipo de ferimento, com os animais de estimação deste tipo os acidentes acontecem com muito menos frequência, principalmente se não saírem para sair de casa e não subirem em árvores por esse motivo. Várias raças não têm cauda desde o nascimento, ou são tão pequenas que são praticamente invisíveis. Muitos proprietários de animais fazem a si mesmos uma pergunta completamente racional - é possível para os gatos passar sem esse órgão?

Se a cauda estiver ausente em um animal puro-sangue e for uma característica de sua raça, então a cauda não é de grande importância para animais de estimação como os que perderam a cauda devido a ferimentos ou doenças graves. Em princípio, um gato comum pode viver a mesma vida boa sem cauda e sem cauda.... Talvez parte desta vida não se torne mais tão confortável, mas o bichinho será capaz de transmitir todos os seus sentimentos com seus olhos, miados, patas.

O que significam os movimentos da cauda?

A importância de uma cauda grande ou pequena para um animal de estimação é difícil de superestimar. Se você observar atentamente como o rabo do gato se move, poderá entender facilmente o humor de seu amigo peludo, como ele se sente, se seu animal de estimação deseja se comunicar ou, ao contrário, deseja ficar completamente sozinho. .. O movimento da cauda pode significar muito.

  • Conforto... Quando o animal está confortável, sua cauda está em uma posição de completo repouso - ou seja, ele não se move. Às vezes, o animal pode torcer preguiçosamente a ponta da cauda, ​​se a cauda pender de uma maneira completamente normal. Se ele estiver o mais relaxado possível, isso também indicará que seu amado animal está em um estado de calma. O fato de a cauda se posicionar ordenadamente ao redor do gato sentado ou deitado também pode falar do excelente humor do animal.
  • Alegria. Nesse caso, a cauda será amigável para cima ou levemente curvada em um arco.
  • Curiosidade. Parece que o gato está ouvindo algo com atenção, enquanto abana o rabo lentamente.
  • Atitude lúdica. Quando uma pessoa quer acariciar um gato e seu rabo parece esticar e tremer um pouco, o animal já está pronto para uma brincadeira agressiva, o que significa que pode arranhar seriamente. Freqüentemente, a atitude lúdica de um animal pode ser expressa em seu balanço forte.
  • Irritação... Para o gato, esse estado é imediatamente visível - ele começa a correr nervosamente, contornando seu mestre.
  • Fúria... O pelo do animal fica de repente em pé por todo o corpo. A cauda se move para o lado e afofa-se. As costas arqueiam bruscamente, miados furiosos e bufos são ouvidos. Nesse caso, você precisa ter o máximo de cuidado possível, já que o humor do seu animal peludo é muito combativo e agressivo.

Se você vir pelo desgrenhado nas costas e na cauda do seu gato, isso significa que ele está seriamente excitado. Esse tipo de estado pode surgir do medo ou de um jogo excessivamente ativo. Você pode acalmar rapidamente seu gato com um golpe leve. Se um gato segura o rabo em um ângulo de 45 graus, esse 100% indica que ele trata os outros com desconfiança.

Se um gato prendeu o próprio rabo entre as patas, isso significa que está assustado e não vai resistir, é um claro sinal de admissão da derrota nos animais.

Muitas vezes acontece que, quando há muitas pessoas na casa, o rabo do gato sobe e começa a se contorcer. Isso significa que o gato fica feliz, mas apenas pela presença de seus donos. Se o gato estiver extremamente interessado ou apaixonado por alguma coisa, a ponta de sua cauda se contorcerá ativamente. Se o gato balança o rabo com força de um lado para o outro, isso significa que há um conflito dentro do animal. O animal deve fazer alguma escolha, mas não pode decidir rapidamente como agir corretamente.

Por que você não pode puxar e puxar?

A cauda é um órgão extremamente importante do corpo do gato, pois contém muitas terminações nervosas. Exatamente por esse motivo não deve ser puxado com muita força, pois o manuseio descuidado do animal pode levar à perda da funcionalidade dessa parte especial do corpo. E seu ferimento, por mais estranho que possa parecer, pode afetar significativamente e negativamente o funcionamento dos rins e intestinos, o sistema reprodutor e até mesmo as patas traseiras.

Muitos gatos simplesmente não gostam quando são levemente tocados pela cauda e imediatamente ficam em uma posição defensiva.

Se o seu animal caiu repentinamente sem sucesso, então sua aparência não natural irá informá-lo sobre o deslocamento da cauda. Nesse caso, você precisará consultar um médico. Em casa, você não deve tentar tratar o gato sozinho. Além do raio-X, na clínica veterinária, o animal receberá uma tala especial ou um curativo apertado na cauda.

A saúde geral do seu amigo peludo também se refletirá na densidade de seu rabo de cavalo. Freqüentemente, a cauda começa a ficar careca. Isso pode estar associado à presença de dermatite ou eczema, bem como a problemas estomacais e à presença de muitas outras doenças. Às vezes, podemos até falar sobre estresse sério. Em qualquer caso, você precisa encontrar a causa o mais rápido possível antes de iniciar o tratamento, portanto, você ainda precisa ir ao veterinário. Ele examinará cuidadosamente seu animal de estimação e prescreverá o tratamento correto.

Sobre por que um gato precisa de um rabo, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa