Gatos domésticos

Tudo sobre gatos: descrição, tipos e conteúdo

Tudo sobre gatos: descrição, tipos e conteúdo
Contente
  1. Descrição
  2. Para que servem?
  3. Caráter, inteligência e comportamento
  4. Raças populares
  5. Cores interessantes
  6. Como escolher um gatinho?
  7. Seleção de gênero
  8. Condições de detenção
  9. Cuidado correto
  10. Alimentando
  11. Educação e treinamento
  12. Vida útil
  13. Fatos interessantes sobre gatos

O homem conseguiu domar total ou parcialmente várias dezenas de espécies de animais. Mas mesmo nessa massa, os gatos têm um papel muito especial. Porque os "tetrápodes com cauda" merecem uma discussão separada.

Descrição

O gato é considerado um dos dois "companheiros" mais procurados entre os animais. Ela só pode competir com um cachorro nesse quesito, e ainda não se sabe quem chegará ao "pódio". Se partirmos da taxonomia biológica moderna, os gatos são classificados como representantes da família felina, que faz parte da ordem dos predadores. Anteriormente, era geralmente reconhecido como uma espécie biológica separada. Mas uma pesquisa biológica aprofundada mostrou que esta é uma subespécie de gatos da floresta.

Na natureza, os habitantes da floresta caçam roedores e outros pequenos mamíferos. Durante a caça, não apenas sinais sonoros são usados, mas também movimentos característicos. No total, existem pelo menos 200 raças de gatos domésticos. Eles parecem muito diferentes, são ambos de cabelos compridos e completamente desprovidos de lã. Os problemas com a determinação do número de raças estão associados não apenas à criação de algumas e ao desaparecimento de outras variedades - diferentes organizações felinológicas reconhecem uma composição diferente de tipos.

Por cerca de 10 mil anos, os gatos têm sido usados ​​por humanos porque ajudam a proteger casas e propriedades de roedores.

Como resultado de análises genéticas complexas, foi possível estabelecer que a disseminação dessa subespécie pelo planeta ocorreu em duas etapas.Primeiro, entre 9 e 12 mil anos atrás, o gato doméstico habitava todo o território do Oriente Médio. O segundo surto ocorreu vários milhares de anos depois - a partir do Egito, os animais se espalharam pela Europa e também se estabeleceram no norte da África.

Apesar da domesticação de longo prazo, a grande maioria dos gatos, tanto fêmeas quanto machos, sobrevive efetivamente na natureza. Feral, quando esses animais se encontram sem o controle humano, acontece com muita rapidez e facilidade. Muitos deles se estabelecem sozinhos, mas os biólogos descreveram pequenas colônias de animais selvagens. Portanto, mesmo os especialistas não conseguem descobrir totalmente se os gatos foram definitivamente domesticados até o fim.

Alguns dos cientistas acreditam que não foi tanto a domesticação quanto a transição para a coexistência que ocorreu.

Mas também existem contra-argumentos. Os felinos são conhecidos por terem fortes apegos aos humanos. Às vezes, eles têm um comportamento lúdico. Qualquer gatinho, para não mencionar um animal adulto, é capaz de estabelecer um contato emocional próximo com o dono. E não apenas emocional. O impulso de muitos indivíduos de se deitarem no colo de seus donos ou de se esfregar nas pernas de uma pessoa é bem conhecido.

Os gatos podem nadar. E eles fazem isso muito bem (definitivamente melhor do que a maioria dos cães). No entanto, eles não gostam de mergulhar na água. Comparados com outros membros da família, esses animais são simplesmente pequenos. Portanto, sua termorregulação é muito ruim, ao contrário dos mesmos leões, tigres, leopardos ou até mesmo linces.

Visto que um gato é quase sempre exclusivamente solitário, ele não pode tirar proveito do jeito "cachorrinho" - para se aquecer depois de ir para a terra em grupo.

Além disso, o pêlo úmido emite um forte odor desagradável. E isso nega a possibilidade de caçar em uma emboscada. Sim, animais de estimação não precisam de caça, mas a vontade cega de um instinto inconsciente é mais forte. Em casa, é necessário enxugar os animais logo após o banho para que não resfriem demais e não fiquem resfriados.

Existem gatos com olhos verdes, mas espécimes de olhos azuis não podem parecer menos atraentes. Mais importante ainda, independentemente da cor dos olhos ou do pelo, os padrões de comportamento são iguais aos dos ancestrais selvagens. Ao contrário dos humanos, esses animais possuem apenas 3 grupos sanguíneos. Em comprimento, o gato pode atingir 0,6 m (excluindo a cauda), e a própria cauda varia em média de 0,25 a 0,35 m. Para esta subespécie, como para outros animais, o dimorfismo sexual é característico.

O crescimento de um gato na cernelha é em média de 0,25-0,3 m. No entanto, este indicador é muito condicional e depende muito da raça específica e das condições de detenção.

A maioria das raças pesa não mais que 9 kg, Siberian e Maine Coons pesam 11-13 kg; ainda mais massa já é um sinal de patologia. A anatomia dos gatos é bastante consistente com a estrutura de um pequeno carnívoro. Mas comparado a outros mamíferos, este animal tem um crânio extraordinário, onde há:

  • especialmente grandes órbitas oculares;
  • mandíbulas fortes;
  • aproximadamente o mesmo nível de desenvolvimento das regiões facial e cerebral.

Essas características estruturais melhoram significativamente a qualidade da visão em gatos saudáveis. O olfato e a audição também são muito melhores do que os humanos. O campo de visão é 20 graus mais amplo, mas o contraste e o brilho da percepção das cores são piores. Mas na escuridão da noite e ao anoitecer, os gatos são orientados de forma excelente. No entanto, na escuridão absoluta, eles estarão completamente desamparados.

Para que servem?

A conversa sobre gatos não pode se limitar, é claro, a uma descrição geral de suas propriedades. Também é necessário entender por que esses animais são dados à luz. De acordo com a opinião das pessoas, muitas pessoas atribuem importância crítica ao relaxamento emocional. Ao voltar para casa após um dia cansativo ou quando se depara com tarefas domésticas difíceis, é muito agradável conhecer tal assistente. A sensação de calma e calma volta, os pensamentos negativos e o humor negativo vão embora.

Para as pessoas que estão sozinhas por um motivo ou outro, uma refeição na presença de um gato será muito mais agradável do que sozinha. Se os donos tiverem problemas de saúde, os animais de estimação de quatro patas certamente mostrarão cuidado e atenção.

Desde os tempos antigos, os "amigos com cauda" são altamente valorizados pelas pessoas. Anteriormente, essa habilidade de um gato foi descoberta como a habilidade de caçar roedores.

Ainda hoje, quando é fácil comprar todos os tipos de venenos e armadilhas, a ajuda dos animais é inestimável e ainda mais importante no passado, quando não existiam esses meios técnicos sofisticados.

Essa habilidade ajudou o gato a sobreviver aos tempos sombrios da Idade Média, quando a igreja se levantou contra ele. Nenhuma das críticas mais ferozes nos sermões, nenhuma menção à conexão mítica desse animal com as forças do mal ajudou. E o clero teve que admitir a derrota. Gatos e gatos são usados ​​ativamente para combater roedores não apenas em edifícios residenciais e em celeiros, em celeiros, mas também em museus, bibliotecas e outros locais semelhantes. Finalmente, eles simplesmente parecem bonitos e esteticamente agradáveis.

Caráter, inteligência e comportamento

As características da psicologia e da atividade dos gatos não são menos importantes do que sua aparência ou uso prático. O conhecimento da maioria das pessoas sobre esse tipo de animal de estimação é muito superficial. Muitos dirão apenas que os gatos costumam se lavar, se enrolar como uma bola quando o frio se aproxima ... e quase tudo está assim. Enquanto isso, as ações reais dos representantes dos felinos, sua verdadeira psique, são surpreendentes e extraordinárias. Eles estão interligados:

  • disposição feroz;
  • ternura para com os donos;
  • compostura em alguns e paixão em outras circunstâncias;
  • ardiloso;
  • inteligência avançada.

Pessoas inexperientes, tendo um gato, muitas vezes ficam perplexas. Eles ficam impressionados com a aparente inconsistência e a falta de uma lógica completa.

Mas, na realidade, tudo é muito mais simples quando você considera alguns fatos simples. Em primeiro lugar, "predadores de quatro patas". O mundo inteiro está dividido para eles em vítimas potenciais e concorrentes potenciais. A agressividade repentina é, portanto, explicada de forma muito simples: um pequeno animal não pode comer uma pessoa, mas tenta afugentá-la para evitar possíveis danos.

O status predatório também determina outro traço característico - a proteção estrita do "próprio" território. Ao mesmo tempo, a quantidade de alimento disponível e sua estabilidade não desempenham nenhum papel. A proteção do espaço pessoal se expressa na rejeição de:

  • travessias;
  • mudar ou reorganizar móveis;
  • tenta retirar o animal, pelo menos temporariamente, do local escolhido.

Só há uma saída para os donos - comportar-se de forma que seus animais de estimação não percebam a invasão de seu próprio território. Quando passam com calma pelo lado, os próprios quadrúpedes também reagem com calma. E mais uma nuance: como a gata sempre age sozinha, ela não conta com a ajuda de ninguém. Ela tem que estar constantemente alerta e se preparar para repelir ataques.

Se houver qualquer outro animal na casa (especialmente quando há muitos deles), o bigodudo tentará continuamente atrair o máximo de alimento e atenção da pessoa para si.

Quando um gato de repente e sem motivo aparente se comporta inquieto, isso significa que uma vez na mesma situação, ela experimentou uma experiência negativa. Ao mesmo tempo, todos os incidentes ficam guardados em sua memória, mesmo os que aconteceram na primeira infância. A hereditariedade dos animais também é de grande importância. Esta circunstância é fácil de perceber ao comparar as ações de gatos de diferentes raças. Aqueles que não pertencem a nenhuma raça geralmente se distinguem pela obstinação e pela independência enfatizada, têm pouco respeito por uma pessoa.

Junto com os instintos, os gatos também têm padrões de comportamento desenvolvidos durante sua vida. Aqueles que inicialmente dominaram definitivamente não desempenharão um papel subordinado no futuro. Por causa de seu status, eles estão prontos para lutar impiedosamente com outros gatos e até mesmo com cães.

Importante: grande parte do comportamento estranho é explicado pelas deficiências elementares da educação.

A consistência usual e a adesão aos princípios, a atenção escrupulosa aos detalhes, resolvem a maioria dos problemas possíveis. Ter ou não um gato sociopata é uma questão de sua própria decisão. Por outro lado, esses animais de estimação não têm um bom contato, mesmo com seus donos. Por outro lado, eles requerem menos atenção. Gatos selvagens raramente atendem ao chamado das pessoas. Muitos deles evitam se comunicar com humanos, até mesmo para obter comida deles - geralmente isso é uma característica de animais que foram sistematicamente ofendidos e envenenados.

Qualquer dono de animal de estimação deve saber o que significa uma determinada forma de comportamento. O arqueamento das costas, acompanhado por uma protuberância do casaco, expressa uma sensação de perigo. Este é um gesto dirigido a um inimigo em potencial para que ele também tenha medo. Os proprietários devem ficar longe nesses momentos, esperando que a sensação de ansiedade passe. Mas se as costas se arquearem logo após o sono, e isso for acompanhado pelo alongamento das patas, isso é apenas um aquecimento.

Os ouvidos dirão muito às pessoas experientes. Quando eles ficam de pé e abertos, o animal de estimação fica em um estado de espírito neutro e ignora tudo o que as pessoas fazem.

Mas pressionar as orelhas na cabeça significa raiva. Claro, isso não é um sinal para o inimigo, mas simplesmente uma reação defensiva para reduzir o perigo de ferimentos. O principal que se deve fazer ao ver as orelhas pressionadas para trás é ter cuidado - quando a agressão não é provocada, o risco de "cair sob as garras" é mínimo.

Virando as orelhas para trás, os gatos, por assim dizer, avisam que estão prontos para brincar e mostrar interesse em alguma coisa. Muita coisa dirá às pessoas atentas e à pose que o animal assume. Deitado de costas, ele mostra absoluta confiança nos proprietários. Mas em relação aos animais perigosos, é mais como "preparação para a batalha". Quando tal postura é feita repentinamente e sem motivo aparente, é mais provável que seja uma tentativa subconsciente de treinar habilidades de caça.

As cavalgadas periódicas significam o desejo de se divertir, de tornar sua vida mais confortável.

Mas se isso acontecer de forma sistemática, indica estresse incessante e tentativas de se acalmar. Quando um animal de estimação fica sentado por muito tempo e olha para o dono, ele geralmente pede algo:

  • abrir (fechar) a porta;
  • abrir (fechar) uma janela;
  • alimentação;
  • caminhar e assim por diante.

Mas, em alguns casos, a observação teimosa do dono mostra que o gato vê algum tipo de ameaça. Vale a pena ir para outra sala por um tempo e decidir o que provoca tal reação.

Mas esfregar a cabeça na perna expressa sentimentos muito especiais, disposição para com uma pessoa.

Os gatos rastejam porque são ordenados pelo instinto de caça, forçando algo a caçar, de alguém a se esconder. O rastejar na barriga também pode estar associado à sensação de algum tipo de perigo ou ao comportamento excessivamente barulhento dos proprietários. O medo forte é expresso em esconder a cauda entre as patas. Em tais situações, o mais importante é descobrir o mais rápido possível o que exatamente causou o estresse e como superá-lo. Se o animal, pressionando a cauda, ​​ao mesmo tempo treme e se recusa a se levantar, trata-se de um ataque agudo de diabetes mellitus. A única maneira de salvar seu gato é consultar o veterinário imediatamente.

Quando a cauda se move sistematicamente de um lado para o outro, não se pode presumir que o animal está em uma disposição complacente.

Muito pelo contrário - trata-se, na verdade, de uma reação fisiológica semelhante à tendência de algumas pessoas agitadas de bater com os dedos. Você pode ter certeza de que a qualquer momento haverá um assobio ou até mesmo um ataque rápido e silencioso.

Uma cauda levantada como uma trombeta significa um humor positivo. Não é de admirar que tal ação tenha entrado no folclore como uma imagem vívida. Não é necessário agarrar o animal nos braços neste momento.Será muito menos provável que prejudique seu bom humor se os proprietários entrarem em um jogo de azar ou oferecerem algum tipo de guloseima.

Mas quando um gato ou um gato sibila, este é um sinal que proíbe a abordagem deles. O silvo está associado à ansiedade e ao medo.

A estratégia mais correta acaba sendo um passo calmo para o lado e observação cuidadosa (com conclusões apropriadas sobre seu comportamento e outros pontos, é claro).

Quando estão com raiva, os felinos às vezes bufam. A reação correta é a mesma - não perturbe o animal, espere até que ele fique mais calmo. Mas cheirar também é causado pela inalação de poeira. Qualquer reação especial, se o animal lida com o problema por conta própria, não é necessária. Desconforto intenso, às vezes acompanhado de bufar, manifesta-se ao esfregar o nariz com as patas - e, percebendo isso, você deve ir imediatamente à clínica.

Um erro comum é perceber o ronronar como uma reação inequivocamente positiva. É claro que esse tipo de som pode ser ouvido quando você acaricia um animal de estimação ou o alimenta deliciosamente. No entanto, às vezes o ronronar é ouvido devido à fome ou mesmo expressa medo. Portanto, quando começa de repente e contra o pano de fundo de completo bem-estar (especialmente durante um jogo ou afeto), você precisa se afastar.

Caso contrário, o peróxido de hidrogênio pode ser necessário após alguns minutos.

Você também precisa prestar atenção ao timbre do miado. Quando é alto e prolongado, mais perto de um uivo, é outro sinal de excitação ou raiva. A qualquer segundo, você pode esperar reações características - agressão ou debandada. Um miado verdadeiramente agradável consiste sempre em sons curtos, como o arrulho de pombos. Nesse momento, os donos podem ficar completamente calmos e não esperar nenhuma manobra do animal (sujeito a outras regras de comunicação, é claro).

Raças populares

Existe um grande número de diferentes raças de gatos. E mesmo os amadores mais dedicados provavelmente não serão capazes de ativar pelo menos 30% de todos os tipos em sua "carreira" para se familiarizarem intimamente com eles. Por isso é tão importante saber quais variedades são as melhores, de acordo com criadores experientes.

  • Um dos líderes indiscutíveis entre as caudas é a raça abissínio. Como o país de origem, é muito antigo.

Este grupo é caracterizado por um especial, pelos padrões de um felino, inteligência e obstinação especial.

Os etíopes são considerados animais muito bonitos porque suas cores são realmente incomuns. As fotos não podem transmitir todo o charme, todo o charme dessas pessoas. Mas em termos de independência, é difícil encontrar uma alternativa para a raça British Shorthair. Apesar do apego aos proprietários, eles podem ser deixados com segurança na casa por 2-3 dias. Quando os donos retornarem, seu animal de estimação não ficará eternamente assustado ou chocado por uma separação tão longa.

  • Para muitas pessoas, no entanto, é muito preferível raça de pêlo curto americano... Ela é sociável, mas muito independente. É natural que tais animais fiquem perto do dono, entretanto, eles raramente se permitem ser pegos em seus braços ou mesmo apenas acariciados. Como os "ingleses", suportam com calma o trabalho dos donos em turnos ou pequenas viagens de negócios, mas com certeza terão que comprar muitos brinquedos.
  • Se você quer um animal de estimação com cauda fofa, uma escolha muito boa pode ser raça persa... Seus representantes são muito grandes (às vezes pesando até 7 kg). As pernas são relativamente curtas, mas o peito impressiona com seu desenvolvimento poderoso. Importante: os persas são braquicefálicos e as regras de algumas companhias aéreas proíbem seu transporte. Os braquicefálicos são raças de animais que costumam sofrer de doenças da nasofaringe e quase sempre apresentam dificuldade para respirar. Por causa dessas características da estrutura corporal, eles podem morrer durante o vôo - são os acidentes repetidos que obrigam as companhias aéreas a se recusarem a transportar esses cães.Só nos Estados Unidos, 98 animais pertencentes a raças braquicefálicas foram mortos em vôo entre 2005 e 2011.

É necessário esclarecer essa nuance com antecedência antes de cada voo para excluir problemas.

  • Os amantes de animais mansos e calmos devem prestar atenção à raça. boneca de pano... Difere por estar nas mãos dos donos 100% relaxado, como se mancasse. Das demais propriedades da raça, vale citar:
  1. sociabilidade sem aborrecimento indevido;
  2. uma voz tranquila transbordando de melodia;
  3. credulidade e devoção;
  4. calma e inteligência desenvolvida;
  5. a capacidade de encontrar contato com crianças.

Mas é preciso ter em mente que os bonecos de pano às vezes sofrem com o descuido de quem brinca com eles, principalmente das crianças. Apenas por causa do limiar de dor muito alto nesses gatos. Mas a raça birmanesa é um pouco diferente - para ela, sua própria dignidade está em primeiro lugar.

Esse animal, sem dúvida, vai decorar qualquer casa. Ao mesmo tempo, não é muito ativo e não penetrará onde não for solicitado.

  • Birmanês:
  1. sociável;
  2. são distinguidos por uma disposição curiosa;
  3. comporte-se discretamente;
  4. solte as garras apenas como último recurso, quando o desapego passivo não ajudar;
  5. requerem cuidados ativos;
  6. são incapazes de pousar em 4 patas, por isso é inaceitável deixá-los em armários ou janelas abertas.
  • Por causa de sua simpatia, a raça Selkirk Rex é muito procurada. Ela adora jogos e outras manifestações de atenção humana. Esse tipo de gato pode acompanhar as pessoas incansavelmente, sem incomodá-las desnecessariamente com sua presença. Caracteriza-se por uma percepção tranquila das crianças e paciência para a hanseníase por parte delas.

Mas é importante considerar que esse animal de estimação precisa de cuidados complexos.

  • Mas o gato Akrin é considerado uma das espécies mais raras. Ela pertence ao grupo de semi-cabelos compridos. Não há outras informações sobre ela. Se voltarmos ao número das variedades mais populares de felinos, deve-se notar:
  1. Maine Coons;
  2. gatos de bengala;
  3. Esfinges canadenses;
  4. Siberian e Neva mascaram animais.

Cores interessantes

A natureza tem muitas coisas interessantes, e as cores dos gatos estão incluídas neste "interessante", sem dúvida. Aqui, por exemplo, como tocar o "chapeuzinho preto" fica em um animal completamente branco. E aqui você pode ver que a aparência do pet fica mais interessante com a cor "raposa" do rabo. No entanto, um topo preto da cabeça contra o fundo de um corpo cinza como um todo, em combinação com uma cauda preta, não parecerá menos brilhante. E também existem opções exóticas como:

  • cores diferentes de patas;
  • uma combinação de preto e amarelo claro na cabeça;
  • corações negros em um fundo branco;
  • parece um panda.

Como escolher um gatinho?

Geralmente é recomendado pegar pequenos animais independentemente da cor. Eles se tornam mais apegados a seus donos e se mostram mais emocionalmente. É possível levar um gato idoso somente se você tiver bastante experiência e tempo livre. Certifique-se de levar em consideração nuances como:

  • a complexidade do atendimento (quanto mais comprido o casaco, mais trabalho o dono terá);
  • necessidades nutricionais (pedigree, especialmente aqueles destinados a exposições, espécimes precisam de alimentos mais sofisticados do que o usual);
  • traços característicos de uma determinada raça (sociabilidade, calma ou agressividade, grau de afeto pelo dono, adequação aos filhos);
  • disponibilidade das vacinas e certificados veterinários necessários;
  • pedigree.

A seleção de crias em viveiros deve começar com uma avaliação da reputação do próprio estabelecimento. Ela vai falar muito sobre o profissionalismo das pessoas que trabalham lá e sobre o aperfeiçoamento da abordagem.

    Mas retirar gatos de um abrigo deve ser feito com muito cuidado. Não, eles não são muito inferiores às cópias de qualidade "média" lá. No entanto, a atitude de muitos animais de estimação para com as pessoas (e não sem razão) é estragada, muitas vezes há indivíduos com treinamento de baixa qualidade ou saúde precária.

    É francamente irracional adquirir gatos com menos de 2 meses de idade:

    • eles são muito fracos;
    • a necessidade de ajuda de animais adultos é muito grande;
    • as habilidades básicas para a vida ainda não foram suficientemente desenvolvidas.

    Seleção de gênero

    Este ponto também não deve ser subestimado. Quando a raça é selecionada e há uma resposta curta para outras perguntas, é hora de lidar com os prós e os contras de ambas as opções. As meninas, por mais apegadas que sejam às pessoas, tendem a "andar sozinhas". Somente em situações especialmente difíceis para eles mesmos, eles caem nos braços dos donos. Em situações cotidianas, os animais de estimação só permitem que você se acaricie e se coça.

    Os meninos são mais afetuosos e seu carinho está mais próximo. Eles expressam seus sentimentos de forma muito mais clara e aberta. As diferenças na manutenção aparecem assim que o animal atinge a maturidade biológica completa. Muitas vezes recorrem à castração de adultos. Isso leva a uma mudança dramática no caráter.

    Importante: esterilização e castração não devem ser confundidas.

    No primeiro caso, em vez da remoção cirúrgica completa de certos órgãos, um fundo hormonal completo é mantido, mas, na verdade, o aparecimento de descendentes será impossível. Portanto, os animais castrados mantêm seu comportamento anterior. O lado negativo de ambos os procedimentos são:

    • a probabilidade de complicações (embora baixa, mas de fato irreparáveis);
    • a presença em alguns indivíduos de intolerância a analgésicos e outras drogas necessárias;
    • recuperação após cirurgia;
    • a necessidade (no caso de castração) de mudar para uma alimentação especial ou limitar estritamente a ingestão de calorias.

    Condições de detenção

    Um dos pré-requisitos para manter um gato em casa é satisfazer a sua curiosidade. Portanto, junto com a atribuição de um lugar permanente para toda a vida, você terá que cuidar de pendurar uma rede no parapeito da janela. Caso contrário, os próprios animais irão, sem autorização, subir no mesmo peitoril da janela. Como isso pode acabar não é tão difícil de adivinhar. Fazer uma espreguiçadeira para gatos com as próprias mãos não é difícil.

    Tubos de PVC serão bons vazios para isso. Depois de cortá-los e conectá-los para obter um quadrilátero estável, você precisa esticar e prender o tecido dentro dele.

    Normalmente, a estrutura feita é equipada com ventosas, que permitem pendurá-la em um radiador ou na parede de um apartamento.

    Para sua informação - outra versão de rede com bateria é feita com os seguintes materiais:

    • bandejas de madeira;
    • travesseiros pequenos;
    • cordas;
    • ganchos de sucção;
    • grandes ganchos de crochê.

    Algumas pessoas optam por comprar redes pré-fabricadas.

    Produtos redondos reproduzem perfeitamente a geometria de um animal de estimação adormecido.

    No entanto, os designs retangulares e quadrados são mais comuns. A estrutura da cama de um animal "pesado" deve ser feita de metal. Dispositivos suspensos em radiadores de aquecimento possuem estruturas de tubos de aço.

    Mas é impossível se limitar a apenas uma rede, mesmo a melhor. Tem que:

    • pentear sistematicamente os pelos de animais;
    • de vez em quando (pelo menos 1 vez em 60 dias) para tomar banho e lavá-los em água morna;
    • recorrer a banhos extraordinários quando o casaco estiver muito sujo.

    Cuidado correto

    Uma conversa sobre como cuidar de gatos não deve ser completa sem apontar os detalhes de sua manutenção no inverno. No tempo frio, a atividade dos animais de estimação é reduzida. Em vez de brincar, eles preferem dormir em cantos aquecidos. Mas se tudo isso e até mesmo a aparência de um gato enrolado é bastante agradável, então mudar a dieta é muito pior. Os anfitriões terão que procurar uma posição ideal que separe os desejos naturais e os requisitos para manter a saúde.

    Nos meses de outono, os gatos mudam para exibir sua bela pelagem e subpêlo espesso no tempo frio.

    No entanto, quando mantido em habitação, esse ciclo anual é interrompido. Portanto, você tem que pentear sistematicamente o casaco de pele, use preparações vitamínicas especiais.A hipotermia de animais de estimação não deve ser permitida, o que acarreta muitas doenças e uma queda geral da imunidade. Deixar um gato na varanda pode causar medo de queimaduras.

    Alimentando

    A nutrição é parte integrante do cuidado sistêmico. Existem várias regras simples aqui:

    • pequenos animais são alimentados com comida estritamente quente, nem quente nem fria;
    • a transferência para uma dieta de adulto ocorre aos 4 meses;
    • para um suprimento completo de vitaminas, os vegetais também devem fazer parte da dieta;
    • se possível, vale a pena usar misturas prontas;
    • comida humana comum, especialmente alimentos gordurosos e ricos em amido, categoricamente não é adequada;
    • você não pode usar nenhuma carne defumada.

    Educação e treinamento

    A construção do processo de criação de um gato deve ser baseada no uso de reflexos estritamente condicionados. A pressão sobre os reflexos não condicionados ameaça uma série de problemas sérios. Desde o início, você terá que acostumar o animal:

    • usar bandejas;
    • comer alimentos em locais estritamente definidos;
    • à inadmissibilidade de arranhar móveis, rasgar roupas.

    Se possível, você deve usar motivos positivos - alguns gatos se lembram de qualquer ofensa que causaram para a vida.

    A melhor maneira de incentivá-los a fazer algo é usar incentivos alimentares. Para interromper ações indesejadas, vale a pena usar sinais de ruído.

    Uma vez que os felinos são naturalmente inclinados a caçar em silêncio, sons altos imediatamente os desanimam.

    Borrifar um gato travesso ou excessivamente agressivo com um borrifador com água limpa e fria é uma boa alternativa. Água misturada com mel ou suco de limão ajuda ainda melhor. Então, a preocupação com a limpeza do casaco de pele ofuscará instantaneamente todos os motivos indesejáveis. Quando a habilidade de usar uma latrina é dominada, é necessário acostumar o animal a locais de descanso específicos, ao regime humano da época e ao uso de postes para arranhar.

    Vida útil

    Ao iniciar e ensinar um gato, muitos estão interessados ​​em saber por quanto tempo ele viverá. Levando-se em consideração os avanços modernos da medicina veterinária, se os cuidados adequados também forem prestados, a vida de um animal de estimação pode chegar a 15 anos. Vários casos são conhecidos quando ultrapassou 20 anos. Mas isso se aplica a animais de estimação.

    Pessoas sem-teto (tanto nas cidades quanto fora dos assentamentos) vivem muito menos.

    7 anos é praticamente o limite para eles.

    É comum dividir a vida de um gato em tais períodos condicionais:

    • crianças (até 10 meses);
    • jovem (10-24 meses);
    • idade madura (3-6 anos);
    • período da terceira idade (7 a 10 anos);
    • velhice (a partir dos 11 anos).

    Fatos interessantes sobre gatos

    O gato de vida mais longa, de acordo com alguns relatos, viveu cerca de 38 anos. E ao longo da vida, enquanto a saúde física permitir, esses animais caçam. Eles vão caçar mesmo quando se sentem saciados - é o que o instinto manda.

    Importante: se o bigode quebrar, esta é, na maioria dos casos, uma situação completamente normal.

    Mas se tal evento ocorrer com muita frequência, você precisa:

    • umidifique o ar;
    • mudar para shampoos de qualidade superior;
    • tornar o banho menos frequente;
    • forneça água ao seu animal de estimação sem restrições.

    Voltando às atividades de caça aos tetrápodes, deve-se ressaltar que, por causa deles, esses animais são propensos à miopia. Objetos distantes para eles são muito mais valiosos e importantes do que aqueles que estão próximos. E quando a presa é capturada e começa a ser comida, o sabor é quase irrelevante.

    Na verdade, os gatos têm papilas gustativas menos desenvolvidas do que os humanos. Eles são completamente incapazes de sentir o sabor doce.

    Uma parte notável do quadrúpede, que vive na Inglaterra e na Escócia, tem dedos extras. Os zoólogos sugerem que isso é o resultado de uma mutação que surgiu em animais que estão em navios há muito tempo. Outro fato curioso sobre os gatos é que 2/3 de suas vidas são passados ​​em sonhos. Mas, na realidade, os gatos são capazes de produzir sons 10 vezes mais diferentes do que os cães.

    Para gatos domésticos, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa