Fisiologia, cuidado e manutenção de gatos

Como cuidar de um gatinho e de um gato adulto?

Como cuidar de um gatinho e de um gato adulto?
Contente
  1. O que é necessário para o conteúdo?
  2. Como escovar os dentes?
  3. Como cortar suas garras corretamente?
  4. Nós limpamos nossos ouvidos
  5. Regras de alimentação
  6. Cuidados de saúde
  7. Características de cuidar de gatos de diferentes raças

Os gatos são populares com a maioria dos amantes dos animais. Como esses animais convivem com humanos há muito tempo, parece que cuidar deles não é difícil. No entanto, isso não é totalmente verdade, porque a saúde e o humor de um animal de estimação dependem de cuidados adequados. Vamos fazer um pequeno tour sobre como cuidar de um gato adulto e de gatinhos.

O que é necessário para o conteúdo?

Em primeiro lugar, é preciso ter paciência, pois cuidar, principalmente de um bebê, exige esforço. Será necessário alimentar regularmente o gato, limpar, pentear, brincar e educar. Além disso, todos os gatos adoecem periodicamente, por isso precisam ser vacinados e tratados regularmente.

O que é necessário para manter um amigo peludo.

  • Um lugar para descansar. Para isso, tanto uma casa comprada quanto uma cama feita em casa são adequadas. A principal condição é a qualidade do material - deve ser natural, fácil de lavar e limpar a lã.

Você vai agradar ao gato se colocar a casa em uma colina, de onde o animal pode ver o ambiente e se sentir seguro.

  • Local de alimentação... Os gatos acostumam-se ao mesmo local de alimentação desde muito jovens. Se você mover constantemente as tigelas de comida de um lugar para outro, o animal ficará nervoso. Além disso, atenção especial deve ser dada aos pratos. Deve ser feito de plástico ou metal, não deve ter arestas vivas e ser confortável para o gato (os lados devem ser baixos o suficiente). Se você der ao animal comida seca e úmida, então deve haver três tigelas: para cada tipo de comida e para água.

Os pratos devem ser lavados antes de cada alimentação.

  • Caixa de areia para gatos. É improvável que os proprietários cujos gatos vivam em um apartamento fiquem sem esse atributo. A bandeja deve ser profunda e larga o suficiente para que o gato se sente confortavelmente e não espalhe lixo.

Para a bandeja, é preciso ocupar o local mais recôndito para o conforto do animal.

  • Arranhador e brinquedos... Qualquer gato só precisa de um poste para coçar, caso contrário, ele rasgará o papel de parede ou a mobília, o que não agradará ao dono. Você deve acostumar você a coçar desde muito jovem, e sprays de isca especiais vendidos em qualquer farmácia veterinária irão ajudá-lo com isso. Os brinquedos também devem estar presentes em uma casa com gatos. Esses animais são muito brincalhões e devem usar sua energia para o bem, e não atacar os pés de seus donos.
  • Produtos para cuidados. Os gatos precisam aparar as unhas à medida que crescem, portanto, um cortador de unhas de qualidade e nitidez adequadas é um atributo indispensável de um dono responsável. Você também precisará de xampus especiais, coleiras anti-pulgas, medicamentos anti-helmínticos e penteadeiras de lã.
  • Alimentação... A escolha deste produto é muito importante, pois uma boa alimentação é simplesmente necessária para um animal de estimação tão brincalhão. Preste atenção na composição e no sabor do gato, pois o animal definitivamente deve gostar do que come. Alimentos secos, alimentos úmidos ou alimentos cozidos em casa - você escolhe, mas apenas carne, cereais e componentes vegetais são permitidos na dieta.

Ocasionalmente, os gatos recebem ovos e laticínios com baixo teor de gordura, e doces e pastéis são estritamente proibidos.

Como escovar os dentes?

Ao contrário da crença popular, os gatos também precisam escovar os dentes. Ignorar esse procedimento pode levar à formação de tártaro, como resultado da fossilização da placa bacteriana dos alimentos. Esse incômodo acarreta várias consequências: desde mau hálito até periodontite e outras doenças dentárias.

Em casa, os gatos escovam os dentes de diferentes maneiras: com ossos e bastões especiais, escovas de dente e até mesmo introduzindo alimentos especiais na dieta.

Você precisa cuidar dos dentes de um animal fofo desde muito jovem, quando o gatinho tem pelo menos um mês de idade. Caso contrário, o gato resistirá demais ao procedimento e escovar os dentes se tornará uma tarefa árdua para o dono.

É melhor usar para este ato kits especiais para limpeza de dentes de gato, vendidos na farmácia veterinária. Normalmente, uma escova de dente de gato é uma ponta de dedo de plástico, que é conveniente para chegar aos dentes de trás. Se não houver, você pode usar uma escova de dentes comum para crianças com cerdas macias. A pasta de dente deve ser deve ser comprado em uma loja veterinária... Um gato humano pode ser envenenado.

Como escovar corretamente os dentes do seu gato.

  1. Fixe o animal corretamente. Segure suas patas para que o gato não escape. A cabeça também deve ser segurada. É melhor realizar o procedimento em conjunto para simplificar a tarefa e fazer tudo com eficiência.
  2. Abra a boca do gato e retraia os lábios. Você precisa agir com rapidez e clareza. A escova de dentes é conduzida de cima para baixo para que a placa bacteriana seja removida da forma mais eficiente possível.
  3. Elogie o gato. Recompense seu animal de estimação com uma guloseima, animal de estimação e nomeie-o afetuosamente. O animal deve registrar em sua memória as emoções positivas associadas ao procedimento.

Se o seu gato não está com disposição para escovar os dentes e é muito resistente, recorra a outros métodos de higiene bucal. Dê a ele um osso ou um pedaço de pau especial e também uma solução especial na farmácia veterinária que destrói os germes na boca do animal.

Como cortar suas garras corretamente?

Apesar de os gatos geralmente usarem um poste para arranhar, eles ainda precisam aparar as unhas. Os gatos que vivem na rua têm a oportunidade de afiar as garras no asfalto, as árvores, a terra e os animais de estimação não podem usufruir desses benefícios.É por isso que precisam cortar as unhas regularmente.

O gatinho deve começar a fazer este procedimento aos 3 meses de idade. Não devemos adiar, pois cortar as unhas deve se tornar um hábito dos amigos peludos.

É melhor cortar as unhas do gato juntas, já que esse procedimento dificilmente é agradável para o animal.

Como cortar corretamente as garras em gatos.

  1. Use apenas ferramentas especiais. O formato da garra é semicircular, uma tesoura comum vai achatar a garra e trazer sensações dolorosas ao animal. Tesouras para gatos especiais estão disponíveis em sua loja veterinária. Lá você também pode comprar um design mais sério - uma guilhotina para unhas muito duras.
  2. Não corte mais do que 2 mm da polpa... A polpa é a parte interna da unha, que é perfurada por vasos sanguíneos. Se você tocar durante a poda, pode machucar o animal, causar sangramento e infecção. Nas unhas brancas, as bordas da polpa são bem visíveis, mas nas unhas pretas a situação é diferente. Portanto, não se deve cortar muito as unhas pretas, é melhor fazer isso com mais frequência, mas aos poucos.
  3. Após a circuncisão, execute procedimentos adicionais. Trate o corte com uma solução anti-séptica se houver sangramento. É necessário lixar as unhas no final da manicure com lima especial.

Nós limpamos nossos ouvidos

Muitos ficarão surpresos, mas as orelhas de um gato saudável não precisam ser limpas com cotonetes ou soluções anti-sépticas. Não preencha as aurículas com peróxido de hidrogênio ou clorexidina. As orelhas dos gatos têm um mecanismo especial de autolimpeza, e manipulações bruscas podem quebrá-lo. As células do epitélio esfoliam-se e empurram o excesso de enxofre, partículas de poeira e vilosidades para a saída do ouvido.

Limpe o canal auditivo de animais peludos apenas se necessário. Se as orelhas do gato estiverem sujas, umedeça um cotonete em uma solução especial não medicamentosa para limpar as orelhas e limpe suavemente a sujeira. Você não precisa derramar a solução diretamente no ouvido.

Outro caso em que é necessária a higienização dos ouvidos são as diversas doenças otológicas dos gatos. Pode ser um carrapato ou uma infecção bacteriana. Se sua ala tem vazamentos de fluido das aurículas, uma placa ou um odor desagradável aparece, o gato está coçando a orelha, então você deve entrar em contato com seu veterinário. Feito o diagnóstico correto, o médico selecionará o tratamento e mostrará como enxaguar bem as orelhas do gato.

Em qualquer caso, você não deve limpar seus ouvidos com muita frequência, especialmente com protetores de ouvido. Em geral, esse procedimento é contra-indicado para gatinhos que não apresentem doenças e ácaros nas aurículas.

Regras de alimentação

A alimentação dos gatos deve ser completa para que tenham boa saúde. Lembre-se de que os gatos são carnívoros e devem ser predominantemente à base de proteínas em sua dieta. Você não deve alimentá-los com um mingau e, mais ainda, dar doces. Isso não vai melhorar a saúde do animal de estimação peludo.

Você pode alimentar seu gato com sua própria comida preparada e comida pronta. A escolha é sua, em cada caso existem vantagens e desvantagens.

Se decidir alimentar o gato com ração natural, dê preferência a esses produtos.

  1. Eu no. Frango, coelho, boi, peru - em geral tudo o que é cômodo e vantajoso para você comprar. Não dê só aos gatos tudo isso cru e com ossos. É necessário tratamento térmico.
  2. Um peixe... A maioria dos tipos de peixes marinhos são ótimos para a dieta de um gato. Porém, não se esqueça de limpar bem os ossos para que o animal não engasgue.
  3. Legumes... Abobrinha e cenoura melhoram o funcionamento do trato digestivo e ajudam a repor o suprimento de vitaminas e minerais do corpo. Muitos gatos comem vegetais com avidez. Observe o gosto do seu animal de estimação e alimente com vegetais, exceto batatas e legumes.
  4. Mingau. Ainda vale a pena adicionar um pouco de mingau à dieta do gato. Deve-se dar preferência à aveia, pois contém a quantidade máxima de nutrientes.
  5. Grama... Será útil cultivar grama especial como aveia para seu animal de estimação. Este suplemento é muito popular entre os gatos e trará muitos benefícios.
  6. Vitaminas... Você pode comprar vitaminas especiais para gatos em qualquer veterinária. Eles podem ajudar a preencher lacunas na dieta dos gatos.

Ao escolher a ração como principal fonte de alimentação, você deve prestar atenção à classe: deve ser premium e super premium... Caso contrário, o gato não terá proteínas, gorduras e carboidratos suficientes para o funcionamento normal.

Muitos donos atenciosos e responsáveis ​​estão preocupados em como alimentar o gato adequadamente. O animal deve ser alimentado 2 a 3 vezes ao dia, levando em consideração a constituição e o apetite do seu animal.

Alguns amigos peludos são grandes e têm um apetite brutal e podem ser alimentados 4 vezes ao dia.

Os gatinhos precisam se acostumar gradualmente à comida de adulto por volta de um mês. Porções adequadas são essenciais para uma digestão saudável. Não os alimente em excesso ou, inversamente, alimente-os de menos. A comida para bebês deve ser quente, cerca de 36 graus. Então será melhor absorvido. Ao escolher os alimentos como principal fonte de nutrição, vale a pena optar por alimentos especiais específicos para gatinhos. São mais nutritivos e possuem uma pequena fração para que o gatinho os possa absorver facilmente.

Separadamente, gostaria de falar sobre beber para um gato. Leite, kefir e outros líquidos não devem ser dados a animais fofinhos em qualquer idade. Eles precisam de água potável para matar a sede e o funcionamento normal do corpo. A água da torneira contém álcalis e cloro nocivos, então você precisa fervê-la, filtrá-la ou comprar água mineral já purificada para dar água ao seu gato ou gatinho. Deve ser trocado todos os dias ou com maior frequência de acordo com a necessidade do gato ou contaminação do copo.

Cuidados de saúde

Mesmo que seu animal de estimação pareça muito saudável, tenha uma pelagem bonita, olhos brilhantes e brinque com energia, sua saúde precisa ser cuidada incansavelmente. Em primeiro lugar, deve ser alimentado adequadamente. Mas as visitas ao veterinário não são inferiores em importância.

Um animal é necessário pelo menos faça um check-up de rotina a cada seis meses, para que o médico percebesse até os primeiros sinais da doença, se houver. Além disso, o veterinário irá monitorar a necessidade da próxima vacinação ou prescrever um curso preventivo de vitaminas.

Se você tiver vários gatos em casa, é importante monitorar sua comunicação. Brigar é inaceitável, pois os gatos podem ferir-se gravemente, por exemplo, arranhar os olhos. Se notar feridas ou arranhões no corpo do animal, você deve consultar um médico imediatamente.

A prevenção e o tratamento das pulgas são uma parte importante da manutenção de gatos e gatinhos. Não espere que esses parasitas comecem.

É melhor adquirir imediatamente uma coleira que repele pulgas, pois, além de fonte de sensações desagradáveis, são portadores de várias doenças.

Com gatos mais velhos, você precisa ter o máximo de cuidado possível. Devido à idade, requerem cuidados especiais. Eles podem ter problemas nas articulações, dentes e sistema geniturinário. Um animal de estimação idoso deve ter paz e nutrição adequada com suplementação adicional de vitaminas. Não adie a visita ao veterinário se perceber que o animal mudou de marcha, piorou a alimentação e não está interessado em nada.

A atividade física também é importante para a saúde do gato. Não se esqueça de brincar com seu animal de estimação, ofereça-lhe brinquedos novos de vez em quando... Se o gato se sentir abandonado, ele pode até desenvolver a depressão clínica mais real.

Características de cuidar de gatos de diferentes raças

Muitos amantes de gatos são atraídos por indivíduos de raça pura. Cuidar de tais animais é mais difícil do que para os "nobres" comuns. Às vezes, os gatos com pedigree têm características do corpo, doenças específicas e nuances de caráter. Vamos analisar as regras de cuidado de algumas raças populares.

  • Maine Coon. Este grande gato se adapta facilmente à vida em um apartamento comum. Os Maine Coons são caracterizados por uma tendência ao excesso de peso, portanto, sua nutrição deve ser monitorada com cuidado especial. Além disso, os gatos desta espécie devem dedicar muito tempo, pois precisam de atividade física.
  • Mau egípcio. Este gato é muito atlético, então você precisa alimentá-lo com bastante força para que ele receba calorias suficientes.

Ela adora escalar em altura, procurar abrigo ali. Ela precisa de uma construção separada para jogos.

  • Devon Rex. A raça é famosa por seus cabelos cacheados especiais, que em nenhum caso devem ser penteados. As instruções para cuidar de um Devon Rex em casa são simples: você precisa brincar com esses gatos, eles devem ter um lugar para pular e correr. A alimentação para esses animais ativos também deve ser abundante.

Esses gatos não gostam de frio, portanto, seu lugar para dormir deve ser colocado perto da bateria no inverno e em um parapeito de janela ensolarado no verão.

  • British Shorthair. Esta raça é propensa a ganho de peso. Os gatos têm ossos largos e mostram pouca atividade. Para fazer a gata British Shorthair brincar, você precisa pegar um brinquedo interessante para ela.

Os animais requerem escovação constante, devendo ser dada atenção especial ao procedimento na entressafra.

  • Siamês... Esses gatos se distinguem por sua alta inteligência e capacidade de treinar. Eles adoram brincar em altura, superar vários obstáculos e adorar brinquedos. Se você tratar esse animal com amor, o gato se torna completamente domesticado e até prefere dormir com o dono.
  • Bengali. Este gato se parece com seu parente leopardo. A raça é considerada selvagem, mas não é. Os gatos de Bengala têm uma forte ligação com seu dono, mas devem ser capazes de correr e pular durante o dia. Só então não ganharão excesso de peso, o que é muito prejudicial para eles.
  • Balinês. Um verdadeiro aristocrata na aparência, este gato adora desprezar todos. Portanto, prepare-se para que todos os armários e prateleiras se tornem os lugares preferidos de um amigo tão peludo. Gatos muito ativos e barulhentos que requerem brincadeira e atenção.
  • Abissínio. Um gatinho brincalhão, muito apegado ao dono e que adora receber atenção. A preparação cuidadosa é essencial. Escovar e limpar diariamente com um pano de camurça também é muito popular entre os abissínios.

Estes animais não gostam de ficar sozinhos, por isso não são adequados para pessoas muito ocupadas.

  • Persa. A figura atarracada, a pelagem espessa e o nariz achatado dos gatos persas são conhecidos por todos. Eles se distinguem por uma disposição calma com raras explosões emocionais.

O principal problema em cuidar de um gato persa é manter o pelo em condições adequadas. Eles também devem ser alimentados com moderação para prevenir a obesidade.

  • Bobtail japonês... Por natureza, são mais parecidos com cães: trazem brinquedos com prazer, respondem ao apelido e amam seus donos. Esses animais são baseados em clãs e preferem viver cercados por seus irmãos e irmãs. Eles não vão sentar no colo dos donos, mas brincar com um arco, pular na tentativa de agarrar a bola é seu passatempo favorito.

Eles são muito vorazes, então os proprietários devem se limitar a porções ideais, apesar dos pedidos dos animais de estimação.

  • Angorá turco. Um gato ativo e curioso, que é extremamente fácil de cuidar. Tudo que ela precisa é movimento e atividade, bem como um conjunto mínimo de brinquedos. A dieta deve ser rica em calorias, já que o angorá gasta muita energia. É fácil cuidar do casaco, mas deve ser feito regularmente.
  • Mainx sem cauda... Uma raça de gatos muito antiga com uma característica interessante: não têm cauda. Esses animais tendem a estar acima do peso e mesmo com peso normal parecem muito gordos. Gatos muito amigáveis ​​e adoráveis, capazes de um forte apego ao dono.

É importante não superalimentá-los e penteá-los todos os dias, pois o subpêlo denso está crescendo constantemente e pode cair em esteiras.

Esperamos que essas informações o ajudem a entender melhor seu animal de estimação ou a decidir sobre a escolha da raça. Cada gato é tão individual quanto uma pessoa. Portanto, mesmo um persa preguiçoso pode se tornar um verdadeiro saltador e valentão, se as circunstâncias forem assim. O principal é amar o seu animal de estimação e cuidar dele de todo o coração. Então ele entrará em contato com você e fará menos partidas.

Você aprenderá como cuidar adequadamente de um gatinho no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa