Fisiologia, cuidado e manutenção de gatos

Gatinho em 1-2 meses: características de desenvolvimento e cuidado

Gatinho em 1-2 meses: características de desenvolvimento e cuidado
Contente
  1. Recursos de desenvolvimento
  2. O que é necessário para o conteúdo?
  3. Como cuidar em casa?
  4. Regras de alimentação
  5. Como educar?

A decisão de ter um gato é muito importante. Devemos lembrar que somos responsáveis ​​por aqueles que domesticamos. Portanto, desde o dia em que o animal cruzou a soleira da nossa casa, somos responsáveis ​​por ele. Os primeiros meses de vida de um gatinho são especialmente importantes.

Recursos de desenvolvimento

Quando o gatinho atinge a idade de 1 ou 2 meses, o gato começa a prestar cada vez menos atenção ao seu bebê. Durante este período, o tamanho do animal é bastante pequeno. Um gatinho de um mês (e às vezes de dois) parece bastante indefeso. A idade de 1 a 2 meses é o período em que o desenvolvimento ativo e o crescimento do animal começam. Você pode começar a alimentar o gatinho, treiná-lo para ir ao banheiro e realizar outras atividades como parte do processo educacional.

Ao mesmo tempo, vale lembrar que no momento o animal não está totalmente desenvolvido, por isso não se deve exigir dele que domine imediatamente os comandos ou atenda aos seus pedidos - um amiguinho de quatro patas está apenas começando a aprender.

O que é necessário para o conteúdo?

Logo no primeiro dia em que o animal aparece em sua casa, você precisa cuidar de arrumar seu lugar pessoal. Então, primeiro você precisa organizar um banheiro. Hoje, em zoológicos e pet shops, é possível adquirir uma bandeja de qualquer cor e tamanho.

A escolha ideal para a primeira vez é uma bandeja com lados baixos. O pequeno tamanho do gatinho não lhe permitirá ultrapassar quaisquer obstáculos. Portanto, esse design será o mais confortável e conveniente para um animal de pequeno porte.Deve-se ter cuidado para garantir que a bandeja seja feita de material ecologicamente correto. Você pode encontrar informações sobre isso na embalagem ou consultar o vendedor.

Além do material da própria caixa de areia, é necessário selecionar cuidadosamente a caixa de areia para a caixa de areia. O gatinho pode brincar com ele pela primeira vez e até prová-lo. Portanto, deve ser seguro. O mais adequado a este respeito é amadeirado, elimina odores, é vendido a um preço acessível, é conveniente para um gatinho. Ou você pode escolher aquele a que o gatinho está acostumado na casa do gato.

Além disso, o animal precisa de um local próprio para dormir e descansar. Pode ser um solário, que poderá ser adquirido em qualquer zoológica. Na ausência de tal, você pode arranjar um lugar aconchegante para dormir para seu amigo de quatro patas por conta própria - para isso você pode usar cobertores velhos, cobertores, travesseiros, etc. No entanto, muitas vezes no início de sua vida, um gatinho faz não perceber o lugar que lhe é oferecido. Assim, ele pode escolher por conta própria um canto aconchegante por sua própria vontade ou vai dormir ao seu lado.

Se você tiver recursos financeiros suficientes e houver espaço livre em seu apartamento, uma boa decisão seria comprar uma casa especial. Esses designs são bastante populares entre os donos de animais de estimação. A disposição da chamada "área de jantar" também é necessária. Um gato precisa de duas tigelas para comida e água.

Para evitar que o gatinho estrague a mobília com suas garras, ele precisa imediatamente comprar um poste para arranhar - vertical ou horizontal. Também pode ser feito com as suas próprias mãos: um pedaço normal de carpete ou feltro serve.

Basta fixá-lo sobre uma superfície vertical para que o gatinho fique confortável.

Como cuidar em casa?

Quanto aos procedimentos de aliciamento de que o gatinho necessita, eles, em primeiro lugar, devem incluir procedimentos de higiene.

Deve ser lembrado que dar banho em animais que ainda não atingiram dois meses não é recomendado por especialistas. O fato é que o corpo do gatinho durante esse período fica frágil e, portanto, uma mudança na temperatura pode afetar negativamente sua saúde. Por enquanto, os cuidados de higiene devem se limitar à higienização das orelhas e ao tratamento dos olhos (para isso, cotonetes e protetores de algodão são recomendados), sendo necessário monitorar a cavidade oral e os dentes.

Não se esqueça dos procedimentos médicos. Então, por exemplo, se o seu novo animal de estimação for um animal de quintal (você o tirou da rua ou de um abrigo), então primeiro você deve realizar todos os procedimentos necessários: vermifugação, tratamento para pulgas. A vacinação é obrigatória para todos os gatinhos, as vacinas necessárias irão ajudar o bebê a desenvolver imunidade e proteger contra várias doenças. Se você notar qualquer sintoma suspeito, você deve consultar o seu médico imediatamente.

Não se esqueça do fato de que animais pequenos, como crianças pequenas, precisam de muita atenção... Nos primeiros dias depois de trazer o gatinho para dentro de casa, você deve prestar atenção redobrada a ele, mostrar carinho e carinho. Você precisa acariciar o gatinho, segurá-lo nos braços e também brincar ao ar livre com ele para ativá-lo.

Regras de alimentação

Atenção especial no cuidado de um gatinho recém-nascido merece sua dieta. Assim, nos primeiros dias de vida, ele não precisa de alimentação adicional - ele recebe todos os oligoelementos e vitaminas do leite materno... Se falamos em nutrição adicional, então deve ser iniciada a administração já a partir da 4ª semana de vida do seu animal. Os primeiros produtos que podem ser introduzidos na dieta do gatinho devem ser produtos lácteos fermentados. Além disso, vale a pena escolher apenas aqueles que tenham baixo teor de gordura. Após alguns dias, cereais e carne picada também podem ser adicionados à dieta.

As porções devem ser pequenas.Acompanhe o quanto seu animalzinho come para não prejudicar seu sistema digestivo.

Além disso, já neste período de crescimento e desenvolvimento do animal, é necessário fazer a escolha final sobre que tipo de alimento você irá alimentar o gato no futuro. Existem duas opções: comida seca e comida orgânica. Se você escolher a primeira opção, será útil consultar um especialista em uma clínica veterinária. Ele ajudará a determinar a marca específica do alimento, que depende muito da raça e das características fisiológicas do animal. Se decidir alimentar o seu gatinho com comida natural, lembre-se de que só deve dar-lhe alimentos frescos e de alta qualidade. Em nenhum caso, não alimente seu animal de estimação com as sobras da mesa do dono.

Esteja preparado para o fato de que primeiro você terá que alimentar seu animal de estimação com uma seringa ou pipeta. No entanto, você não deve abusar de tais cuidados desnecessários - acostume gradualmente o animal à ingestão independente de alimentos.

Como educar?

Depende muito dos primeiros meses de vida. É nesta altura que se recomenda incutir bons hábitos no gato.

  • Um dos primeiros e mais importantes hábitos que você deve ensinar ao seu animal de estimação é ir para a caixa de areia. Para fazer isso, um truque simples pode ser usado. Por exemplo, criadores experientes recomendam colocar um gato na bandeja sanitária após ele ter comido ou bebido.
  • Além disso, deve-se controlar o comportamento do animal durante as brincadeiras e brincadeiras: não deixe que ele te morda e arranhe.
  • Ensine-o a usar um poste para arranhar, mostre-lhe como afiar suas garras pendurando o brinquedo em cima. A criança vai alcançá-la e ao mesmo tempo arranhar a superfície do poste de arranhar.

Não mostre agressividade para com o gatinho, mesmo que ele tenha feito algo errado. O animal pode se lembrar desse comportamento e, mais tarde, sentir emoções negativas em relação a você.

Para informações sobre como ensinar um gatinho a andar na bandeja, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa