Fisiologia, cuidado e manutenção de gatos

Com que frequência os gatos podem ser lavados e do que isso depende?

Com que frequência os gatos podem ser lavados e do que isso depende?
Contente
  1. Indicações
  2. Existem contra-indicações?
  3. Que fatores determinam a frequência do banho?
  4. Recomendações veterinárias

Dar banho em um gato ou gato é um procedimento trabalhoso, exigindo da pessoa não apenas destreza e habilidade, mas também paciência e uma abordagem benevolente. A grande maioria dos animais de estimação bigodudos são extremamente negativos sobre esse procedimento, então os donos geralmente tentam não abusar do banho. Vamos descobrir no artigo com que frequência é permitido lavar gatos, gatos e gatinhos, se há contra-indicações para esse procedimento e o que o veterinário pensa a respeito.

Indicações

Segundo os veterinários, não há necessidade de lavar o animal desnecessariamente. O banho é muito estressante para a maioria dos gatos e gatos, portanto este procedimento deve ser usado somente quando necessário. No entanto, há motivos que podem ser considerados indicações objetivas para o banho.

A aparência de um gatinho

Se um gatinho apareceu na casa, tirado de um gato doméstico bem tratado, então muitas vezes não é necessário dar banho nele.

Animais criados em casa raramente sofrem de parasitas e doenças de pele. Nesse caso, basta examinar cuidadosamente o bebê, avaliar a limpeza do pelo, orelhas, nariz, pregas axilares e inguinais.

O banho geralmente não é obrigatório para pequenos animais de estimação retirados do abrigo. Funcionários dessas organizações e voluntários, via de regra, entregam suas alas aos novos donos já limpos, arrumados e penteados.

A situação é um pouco diferente quando um gatinho, pego na rua, aparece em casa.Neste caso, o animal deve ser examinado cuidadosamente, prestando atenção especial ao estado das orelhas, olhos, nariz, abdômen e virilha.

Você também deve examinar cuidadosamente a lã passando os dedos nela (primeiro você deve colocar luvas). A presença de manchas calvas na pelagem pode indicar o desenvolvimento de líquen e a presença de estrias e vestígios de pus na área do nariz e olhos - uma doença infecciosa. Depois de examinar o animal de estimação, é necessário tomar banho cuidadosamente com um xampu antiparasitário especial.

Se o gato ficar sujo

Embora gatos e gatos sejam considerados animais limpos, alguns deles não se enquadram nesse estereótipo. Alguns representantes da família felina chegam a se sujar, estando em uma casa limpa, sem sair de seus limites.

Em alguns gatos e gatos, a pelagem pode sujar-se rápida e frequentemente, caindo em esteiras mal cuidadas devido ao aumento da produção de sebo. Freqüentemente, esse fenômeno é observado em animais que experimentam mudanças nos níveis hormonais. Nesse caso, os animais de estimação também precisam de banho. usando um shampoo especial zoo com efeito anti-seborréico.

Um veterinário experiente o ajudará a encontrar um zooshampoo terapêutico eficaz.

Muda

O período de troca intensiva de subpêlo é uma das principais razões para a necessidade de banhos mais frequentes. Durante a muda, alguns dos pelos mortos permanecem e se enredam na lã, formando feios emaranhados e caroços. O animal não é capaz de lidar com eles sozinho... Além disso, ao tentar se colocar em ordem, um animal de estimação que muda frequentemente engasga com seu próprio pelo. O banho também é necessário aqui com mais cuidado penteando o subpêlo morto.

A presença de parasitas e pulgas

A detecção de parasitas e pulgas na pele do animal é a razão pela qual se deve realizar um banho completo com urgência. Durante o procedimento, é importante o uso de um shampoo zoológico especial com efeito inseticida. Esses detergentes ajudam a destruir os parasitas e a prevenir o seu aparecimento. Em alguns casos, o procedimento é repetido.

Em caso de lesões graves por insetos sugadores de sangue, recomenda-se tratar os pelos do animal com gotas especiais ou spray e deixar por 1-2 dias (de acordo com as instruções nas instruções). Nesse caso, o animal é banhado ao final do tempo de processamento.

Preparação para a exposição

Os criadores profissionais de gatos e gatos estão bem cientes de quanto esforço é necessário para se preparar para uma exposição. Antes do desfile, animais de estimação puro-sangue são lavados com xampus caríssimos que dão brilho e volume à pelagem. Além disso, a lã é penteada e aplicada com géis e vernizes profissionais.

Os motivos listados acima são os principais motivos para o próximo banho do animal. Os donos de gatos e gatos que preferem lavar seus animais com muita frequência são lembrados pelos veterinários de que isso pode ameaçar o desenvolvimento de doenças de pele até a queda massiva de cabelo.

Existem contra-indicações?

Freqüentemente, há situações em que é estritamente proibido dar banho em um gato ou gato. É comum incluir as seguintes circunstâncias na lista de tais contra-indicações quando:

  • o animal comeu apenas ou recentemente (pode haver vômito devido ao estresse);
  • o animal sofreu forte estresse, está assustado ou agressivo;
  • o animal foi submetido a cirurgia (após a cirurgia, os gatos não tomam banho por pelo menos duas semanas);
  • o animal atualmente é diagnosticado com uma doença.

Deve-se ter muito cuidado ao dar banho em gatinhos, gatas gestantes e lactantes e animais mais velhos. Em particular, esta condição deve ser atendida quando o animal evita e tem muito medo do procedimento de banho.

Que fatores determinam a frequência do banho?

A frequência e frequência do banho de gatos e gatos dependem de vários fatores específicos, sob a influência dos quais alguns animais têm de ser lavados com mais frequência do que outros. Portanto, a frequência deste procedimento pode depender da idade do animal, da sua raça e, consequentemente, do comprimento da pelagem, do estado de saúde.

Era

Veterinários de gatinhos muito pequenos recomendam não tomar banho nos primeiros meses de vida. Durante este período, sua mãe cuida ativamente deles. Pela primeira vez, é permitido dar banho em um bebê depois que seus dentes de leite caíram. Isso geralmente ocorre aos 4 meses de idade.

Gatinhos com menos de 3-4 meses não devem ser banhados. Nessa idade, a imunidade dos animais ainda é fraca, o que pode causar o desenvolvimento de resfriados após procedimentos aquáticos. Além disso, após dar banho em um gatinho com detergente, uma gata em lactação pode não reconhecer o cheiro do bebê e, portanto, mantê-lo longe dela.

Animais adultos com cabelo de comprimento médio são banhados em média 2 a 3 vezes por ano. Indivíduos ativos que se sujam rapidamente são lavados com um pouco mais de frequência. Gatos e gatos idosos, que preferem passar uma parte significativa de seu tempo em solidão e descanso, tomam banho cerca de duas vezes por ano.

Gatos adultos não castrados requerem banhos mais frequentes do que seus primos castrados. Nos machos com função reprodutiva preservada, as glândulas sebáceas, sob a influência de hormônios, produzem mais secreções, fazendo com que a lã se suja mais rápido, adquire brilho oleoso e gruda.

Raça

A frequência do banho depende da raça e da cor do animal. Portanto, se gatos comuns com pêlo médio são banhados cerca de três vezes por ano, os indivíduos de pêlo comprido podem ser lavados uma vez a cada 2 meses. Gatos de pêlo curto raramente tomam banho. Os representantes da raça Sphynx são limpos com um pano úmido se necessário, embora muitos gatos desta raça adorem procedimentos com água. Alguns proprietários de esfinges que adoram nadar organizam esse procedimento para seus animais de estimação uma vez por semana.

Além do mais, o banho frequente é necessário para gatos das cores branca, bege e pêssego. Eles podem ser banhados a cada 2-3 meses com um shampoo especial.

Doenças

Se seu animal de estimação sofre de uma alergia acompanhada de coceira na pele, você pode aliviar sua condição tomando banho. Normalmente, esse procedimento é realizado uma vez por semana, usando shampoos suaves especiais com efeito calmante. A frequência do banho e o tipo de detergente devem ser recomendados pelo seu veterinário.

Algumas doenças internas (por exemplo, distúrbios hormonais) costumam ser acompanhadas por um aumento na produção de sebo. Como resultado disso, o cabelo do gato começa a formar caroços, pendendo em forma de "pingentes" desordenados. Com a secreção de sebo abundante, o segredo obstrui os poros da pele, o que pode causar muita coceira no animal. Neste caso, também pode recorrer ao banho com a utilização de fundos que regulam o funcionamento das glândulas sebáceas, sem esquecer o tratamento da doença de base.

Não é permitido dar banho em animais com doenças infecciosas de pele agudas, com lesões cutâneas graves. E também os animais de estimação que estão resfriados ou que sofreram resfriados recentemente estão proibidos de tomar banho.

Local de residência

A frequência com que lava seu gato depende de onde ele mora. Se um animal de estimação passa uma parte significativa de seu tempo ao ar livre, deve tomar banho com frequência - cerca de 4-5 vezes por ano. Os animais que são criados em casa e não saem de casa são lavados com menos frequência - cerca de 2 a 3 vezes por ano.

Um gato doméstico que evita tomar banho não precisa ser incomodado desnecessariamente. Os animais que não saem do apartamento estão bem protegidos não só do risco de infecção por parasitas, mas também da sujidade das ruas.

Você pode determinar se seu animal de estimação precisa de banho por sua aparência. Em animais sujos, a pelagem começa a grudar, brilhar e, após o contato com ela, pode permanecer nas mãos a sensação de uma película gordurosa.Outro sinal de que seu animal de estimação precisa de banho é o aparecimento de um odor desagradável vindo do pelo.

Gravidez de gato

O banho de gatas grávidas só deve ser feito quando for absolutamente necessário (por exemplo, quando forem encontrados parasitas ou pulgas). Se a gestação estiver ocorrendo normalmente e o animal tolerar o banho com calma, pode-se lavá-lo com cuidado.

É indesejável dar banho nas futuras mães gatas pouco antes do parto. Assustado com água ou movimentos bruscos, o animal pode causar sérios danos a si mesmo e aos futuros bebês.

Se a necessidade de dar banho em uma gata grávida tornou-se óbvia, o procedimento deve ser executado com o máximo de cuidado e precisão possível. Ao mesmo tempo, é importante controlar o tempo, evitando que o animal fique no banheiro por um minuto a mais. Durante o banho, é preciso se comunicar com o animal, falar com ele de maneira extremamente afetuosa, evitando gritos e voz alta.

Igualmente cauteloso deve ser exercido ao dar banho em gatas lactantes. Se o procedimento não for necessário, você não deve incomodar o animal desnecessariamente. Sob a influência de uma situação estressante, que é o banho, uma gata em lactação pode perder leite.

Recomendações veterinárias

Mesmo que o animal pertença à categoria dos animais que requerem banhos frequentes, não se recomenda a realização deste procedimento mais de 6 vezes por ano. Em alguns casos, é melhor combinar os procedimentos com água com o banho a seco, que utiliza xampus em pó especiais.

Deve ser lembrado que na estação fria, gatos e gatos são lavados com menos frequência. Se o apartamento for frio, você não deve correr para nadar. Após os procedimentos de água, os animais ficam muito frios, portanto, em uma sala fria (especialmente na presença de correntes de ar), eles podem facilmente pegar um resfriado. Por isso, após o banho, o gato ou gato deve ser colocado em uma sala aquecida e onde não haja corrente de ar.

Em climas muito quentes, alguns criadores de gatos inexperientes tentam dar banho em seus animais de estimação com mais frequência ou simplesmente lavá-los com água. Segundo os veterinários, isso não é necessário. Para aliviar a condição do gato no calor, você pode usar as seguintes recomendações:

  • coloque uma toalha úmida ou um pano limpo embebido em água perto da cama do gato;
  • Aos poucos borrife o animal com água de aspersão, cobrindo o focinho e as orelhas com a palma da mão;
  • fornecer ao animal de estimação acesso irrestrito a água limpa;
  • limpe periodicamente o gato com um pano úmido.

Em um esforço para ajudar seu animal de estimação a superar o calor com o mínimo de angústia, alguns proprietários usam ar-condicionado e ventiladores. Freqüentemente, esses dispositivos causam resfriados graves em gatos e gatos.

É estritamente proibido encontrar o animal após o banho em um quarto com ventilador ou ar condicionado funcionando.

A frequência do banho de gatos e gatos é um indicador condicional que depende das características individuais dos animais, seu estilo de vida, idade, estado de saúde e condições de detenção. Esses parâmetros são bem conhecidos por donos carinhosos e atenciosos, portanto, com a determinação do momento em que é hora de dar banho em seus animais de estimação, eles não têm dificuldades.

Para obter informações sobre se deve dar banho em seu gato e com que frequência, veja o próximo vídeo.

1 comentário

Amamos nosso Scottish Fold.Tínhamos gatos de raças diferentes, mas este é o mais calmo, discreto, bastante adequado para pessoas mais velhas, muito inteligente e compreensivo, basta falar com ela de tudo, ela ouve-te com atenção. Se ela não gosta de algo em sua voz, ela pode coçar. Você só precisa amar, eles entendem tudo.

Moda

a beleza

casa