Fisiologia, cuidado e manutenção de gatos

Cuidando de gatos: características e recomendações

Cuidando de gatos: características e recomendações
Contente
  1. Compromisso
  2. Prós e contras
  3. Variedades
  4. Instruções passo a passo
  5. Com que frequência você deve fazer isso?
  6. Adendo

Cuidar de gatos é um tópico muito relevante e levanta muitas dúvidas de seus donos. Este é um assunto muito específico e sério, portanto, antes de decidir aparar seu animal de estimação, você precisa se familiarizar com os meandros do processo e pesar os prós e os contras.

Compromisso

Uma das principais razões pelas quais os gatos são tosquiados é feltragem da lã e formação de emaranhados. A este respeito, o objetivo principal de um corte de cabelo é livrar o animal das sensações desagradáveis ​​decorrentes do enrijecimento da pele por pêlos emaranhados.

Gatos de pêlo comprido sofrem especialmente com isso, situação em que esses problemas acontecem com muita frequência. Basta pular a escovação, pois o animal começa a sentir um desconforto significativo e fica muito nervoso. Além disso, na pele retesada, a circulação sanguínea é perturbada, o que causa uma coceira insuportável.

Outra finalidade não menos importante de um corte de cabelo é evitar a ingestão de uma grande quantidade de lã durante a lambida, o que muitas vezes provoca sérios problemas digestivos para o animal.

Uma razão igualmente importante para cortar o excesso de cabelo é clima muito quente bem como um aumento da temperatura ambiente no verão e no inverno. Pode ser muito difícil para os animais, especialmente os de pêlo comprido, tolerar temperaturas do ar acima de 35 graus, por isso é simplesmente necessário aliviar o estado do animal de estimação em tais casos. Outro problema comum com gatos de lã é contaminação da lã longa com excrementos ao caminhar sobre a caixa sanitária.

Nesse caso, pode haver duas maneiras de sair da situação: lavar constantemente a área contaminada ou cortar os cabelos ao redor do ânus.

No entanto, o último procedimento não adiciona atratividade ao gato, por isso é melhor apará-lo todo do que aparar partes individuais.

Além do componente higiênico, existe um momento estético na tosa dos gatos. Um animal de estimação bem aparado fica muito bonito e bem tratado, atraindo a atenção de outras pessoas e agradando aos olhos dos donos. Além disso, a muda intensiva de animais também requer aparas, caso contrário, eles literalmente encherão a casa com seus cabelos. Mas se o gato solta muito e muito tempo, deve-se mostrar ao veterinário, pois a queda intensa de cabelo pode ser causada pela falta de vitaminas ou pelo aparecimento de uma doença grave.

Prós e contras

Como mencionado acima, há, sem dúvida, o benefício de cuidar dos gatos. É a liberação do animal das sensações desagradáveis ​​causadas pelo enrijecimento da pele por feixes de pelos emaranhados, e o alívio da condição do animal de estimação no calor, e uma redução significativa na quantidade de pelos na casa durante o gato derramamento. O último é especialmente verdadeiro para proprietários que sofrem de reações alérgicas a pêlos de animais, bem como para crianças pequenas.

Além disso, um corte de cabelo visivelmente transforma e enobrece até o gato de aparência mais comum e o torna um animal bonito e gracioso.

No entanto, além dos benefícios óbvios, os cortes de cabelo têm suas desvantagens. Um dos aspectos negativos mais importantes é a violação da termorregulação do corpo do animal, devido ao fato de ocorrer uma interferência grosseira no mecanismo de condicionamento natural da pele proporcionado pela natureza. Como resultado, após a retirada de parte da pelagem, a temperatura corporal do animal muda, tornando-o vulnerável a correntes de ar e luz solar direta.

Outro argumento de peso contra os cortes de cabelo é a deterioração da pelagem após o crescimento. Existem casos frequentes de degradação perceptível da estrutura do cabelo e mudanças de cor. Mas isso não é o principal, já que a consequência mais perigosa de cuidar dos gatos é o estresse mais poderoso que a maioria dos animais experimenta, especialmente aqueles que cortam o cabelo pela primeira vez. Após o procedimento, muitos animais de estimação entram em depressão grave e muitas vezes ficam doentes de forma nervosa. Também vale a pena mencionar aqui os casos conhecidos de morte de animais durante corte por parada cardíaca.

No entanto, por uma questão de justiça, deve-se notar que tais casos são isolados, e a maioria dos animais rapidamente foge do medo e vive a mesma vida.

Considerando os contras, não se pode deixar de mencionar que os gatos crescem muito lentamente e não há garantia de que o cabelo, depois de cortado, atingirá seu comprimento original. Além disso, nas primeiras semanas após o corte, os cabelos permanecem bastante espetados e não muito agradáveis ​​ao toque. Com cortes de cabelo muito curtos, realizados com bicos de 1 mm de comprimento, o risco de lesões na pele do animal ao coçar aumenta significativamente.

Portanto, cortar gatos muito curtos é muito prejudicial e arriscado, além disso, a maioria dos problemas decorrentes do cabelo comprido de um animal podem ser resolvidos com uma escovagem regular e penteados cuidadosos.

Variedades

Os cortes de cabelo de gatos são divididos em dois grupos: modelo e higiênico. Estas últimas têm objetivos muito específicos e são realizadas com o objetivo de proteger o animal do sobreaquecimento e das esteiras, bem como por questões veterinárias. Isso inclui doenças da pele e do trato gastrointestinal, aumento da atividade secretora das glândulas sebáceas e paraanal, bem como a velhice do animal de estimação, quando não é mais capaz de lidar com o pelo por conta própria.

Os cortes de cabelo de modelo são realizados exclusivamente para fins decorativos para dar ao animal o máximo de atratividade, bem como antes de exibições de gatos.O mais comum deles são os cortes de cabelo. sob o leão, sob o dragão e sob o dinossauro. O penteado de puma também é muito popular e é uma versão simplificada do corte de cabelo do leão. A única diferença é o desenho da cauda: por exemplo, se em um “puma” ele é cortado quase careca, então em “leões” ele repete o formato de uma cauda de leão real com uma borla fofa.

No entanto, o mais criativo pode ser chamado de corte de cabelo "dragão", que inclui várias variações de símbolos de corte, letras, enfeites e figuras nas costas de um animal. Apesar da aparência um tanto exótica do animal, a maioria dos veterinários adverte os proprietários contra a realização deste corte de cabelo. Isso se deve ao fato de que após o corte dos padrões, a pelagem da pele do animal fica irregular, o que atrapalha muito a termorregulação e não permite que o corpo se adapte a esse tipo de transferência de calor.

Um penteado graduado tem um efeito negativo muito mais forte sobre a condição de um gato do que cortes de cabelo uniformes, aos quais o corpo se adapta com o tempo. O mesmo, mas em menor grau, se aplica aos cortes de cabelo dos membros "meias", "golfiki" e "gato de botas", que também são muito populares entre os donos de gatos. Entre os cortes de cabelo do desfile estão muito populares o "arlequino", o "moderno" e o "chique continental".

Instruções passo a passo

Antes de começar a escovar seu gato, você precisa se preparar com cuidado. Para fazer isso, você precisa ter certeza de que um assistente está sempre presente durante o procedimento. Então o problema deve ser resolvido com o uso de sedativos que acalmam o animal durante a tosquia. Porém, para tomar uma decisão, é necessário entender que qualquer anestesia afeta negativamente a saúde dos gatos e só pode ser usada em casos excepcionais. Em seguida, você deve preparar ferramentas e dispositivos especiais que serão necessários no processo de corte do animal.

  1. Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre um local para a preparação. Para este efeito, uma mesa ou uma tábua de engomar larga é bem adequada.
  2. O corte de emaranhados e grandes tufos de lã requer uma tesoura afiada de tamanho médio, de preferência com pontas arredondadas.
  3. A principal ferramenta para cuidar dos gatos é uma tosquiadeira especial com um acessório de 3 mm. Você deve adquirir um modelo desenvolvido exclusivamente para animais. O uso de um instrumento projetado para cabelo humano não é permitido. Ao escolher uma máquina de escrever, você precisa levar em consideração o comprimento e a densidade do pelo do animal, e se um persa precisa de um aparelho com uma potência de 40 a 45 W, para aparar gatos menos lanosos, você pode fazer com um relativamente fraco Máquina de 20 W.
  4. O tipo de fonte de alimentação do dispositivo também deve ser levado em consideração. Dispositivos em rede são mais convenientes em comparação com os recarregáveis: eles não requerem recarga constante e podem funcionar indefinidamente. Quanto ao motor do carro, existem duas opções: os motores vibratórios têm uma potência bastante baixa e praticamente não aquecem, enquanto os rotativos têm uma potência decente, mas estão sujeitos a sobreaquecimento.
  5. Para o tratamento das patas, axilas e região peri-cauda, ​​é melhor comprar um aparador. É muito mais conveniente para eles lidar com áreas problemáticas e é quase impossível ferir o animal.
  6. Você também vai precisar de um pente de massagem para remover o excesso de pelos e dar ao animal uma aparência bem cuidada, além de uma tesoura desbastadora, que é usada para decorar as patas, cauda e nuca do animal.
  7. Em caso de manuseio descuidado da tesoura e lesão acidental do gato, recomenda-se preparar um frasco de iodo ou água oxigenada.
  8. Lenços umedecidos são necessários para remover os pelos cortados do casaco de pele de um animal.

Depois de preparada a ferramenta necessária, você pode prosseguir para o procedimento de corte de cabelo, que pode ser condicionalmente dividido em várias etapas.

  • Antes de começar a aparar o animal, as pontas afiadas das garras são necessariamente cortadas para que não se risque nem se arranhe ao “cabeleireiro”. É importante lembrar que você pode encurtar as garras em no máximo 2 mm, pois a rede de vasos sanguíneos vai mais longe e seu dano provocará sangramento.
  • O animal é deitado de lado e suas patas pressionadas firmemente contra a mesa. Para consertar os membros, você precisará da ajuda de um assistente, que deverá segurar as patas dianteiras com uma das mãos e as traseiras com a outra.
  • Em seguida, verifica-se a presença de emaranhados na pelagem, penteando-a com uma escova de massagem "contra a textura". As áreas feltradas encontradas são cuidadosamente cortadas com uma tesoura.
  • Em seguida, as áreas ao redor dos mamilos, órgãos genitais e ao redor do ânus também são cortadas com uma tesoura.
  • Além disso, a alguma distância do animal, a máquina é ligada e sua reação é monitorada. A maioria dos gatos começa a rosnar e sibilar, expressando seu descontentamento dessa forma. Portanto, a fim de evitar ferimentos, o assistente deve pressionar o animal de estimação o mais firmemente possível contra a superfície de trabalho.
  • Iniciando um corte de cabelo, tratam-se primeiro os lados, depois as costas e por último todo o abdômen. Essa sequência se deve ao fato de que a pele do abdômen é muito sensível e, se você começar por essa área, o animal passará por um estresse extremo e não gostará de cortar o cabelo para sempre. Começando pelas laterais e por trás, o tratador permite que o animal se acalme um pouco e entenda que o procedimento na verdade não é tão assustador. O principal é não machucar o gato neste momento e não instilar nele o medo da máquina de escrever para o resto da vida.
  • Recomenda-se cortar de acordo com o crescimento do pêlo, pois este método de processamento, embora bastante longo, proporciona ao animal o mínimo de desconforto. O alisamento contra o pelo permite aparar o gato muito mais rápido e é utilizado em relação àqueles animais que não têm o cabelo cortado pela primeira vez e não têm medo do aparador. Para aparar a lã desta forma, recomenda-se esticar ligeiramente a pele no sentido oposto ao movimento das facas, reduzindo assim a desagradável sensação de puxão.
  • Em seguida, com o auxílio de um aparador, os pelos são cortados nas dobras e áreas de relevo do corpo do animal: sob as axilas, ao redor das juntas dos cotovelos e sob a cauda.
  • Em seguida, são cortadas as patas e a cauda, ​​formando-se uma pequena escova nesta última, para evitar lesões na ponta.
  • Após o corte do corpo e membros, o gato é enrolado em uma toalha e a crina é processada com uma tesoura de desbaste.
  • Ao final do procedimento, o animal é banhado, lavando-se o excesso de pelos com água, após o que é seco de forma natural e penteado com escova de massagem.

Se o dono do animal não tem experiência em catar gatos e não está totalmente confiante em suas habilidades, seria mais sensato visitar um salão de beleza e usar os serviços de um catador profissional. No entanto, na maioria dos casos, os gatos domésticos passam por um estresse tremendo ao visitar um lugar desconhecido, por isso é melhor convidar um especialista para ir a sua casa.

Com que frequência você deve fazer isso?

Um corte de cabelo higiênico é realizado no máximo duas vezes por ano. Isso se deve ao fato de que a lã volta ao tamanho anterior em cerca de 5 a 6 meses, além disso, os animais também mudam duas vezes por ano. Normalmente, os gatos siberianos, persas, angorá e noruegueses são tosquiados, embora este procedimento não seja necessário para os felinos de pêlo curto.

Mostrar gatos são aparados 3-4 meses antes do eventoPorém, não é recomendável cortar a lã muito curta: o animal vai crescer demais por muito tempo e pode não ter tempo para aumentar o comprimento necessário antes da exposição.

Muitos proprietários estão se perguntando se o animal pode ser tosquiado no inverno. Os especialistas permitem cortes de cabelo de inverno, especialmente se o apartamento onde o gato mora for muito abafado e quente.

Adendo

Antes de decidir o corte de cabelo de um gato, é necessário levar em consideração as recomendações de profissionais experientes.Por isso, os tratadores profissionais aconselham, se possível, não tocar na cauda, ​​que é a parte mais vulnerável do corpo do animal. Mesmo pequenos danos causam enorme sofrimento ao animal de estimação e podem afetar negativamente o bem-estar geral do gato. Você também deve prestar atenção à barriga, especialmente a parte inferior e mais delicada dela.

O facto é que é nesta zona que se concentra um grande número de pregas cutâneas que, com a falta de experiência e a ausência de mão firme, podem ser facilmente danificadas.

O próximo ponto que os especialistas aconselham a prestar atenção é a preparação psicológica do animal. Este procedimento pode exigir algum tempo e paciência do dono do gato. Portanto, muito antes do corte de cabelo planejado, é preciso começar a acostumar o animal à mesa. Isso deve ser feito com muito cuidado e consistência.

Para começar, o gato é simplesmente colocado na superfície de trabalho, acariciando suas laterais e costas e, se possível, tente deitar o animal de lado, sem parar de acariciar. Após o animal parar de se comportar com cautela sobre a mesa e responder com prazer às carícias, ele começa a pentear com cuidado, a cada vez aumentando o tempo do procedimento.

Se você seguir a sequência e não se esquecer de pentear regularmente o gato na mesa, com o tempo ele se acostumará aos procedimentos e perceberá tanto a mesa quanto o pente com bastante calma. O próximo passo importante é acostumar seu animal de estimação ao som de uma máquina em funcionamento. Idealmente, é melhor comprar um aparelho silencioso, mas se isso não for possível, você pode tentar acostumar o gato ao ruído de um motor elétrico em funcionamento. Para isso, alguns dias antes do corte de cabelo, você deve ligar a máquina um pouco, segurando o animal nos braços e acariciando-o.

Se tudo for feito corretamente, o procedimento será bem-sucedido e o animal não passará por muito estresse.

Em geral, cuidar de um gato ou gato deve ser percebido como medida extremamente extrema, quando o pelo do animal é irremediavelmente negligenciado e não é possível pentear os emaranhados. No que diz respeito aos cortes de cabelo para fins decorativos, então neste caso é necessário orientar-se pela reação do gato ao procedimento, avaliando as possíveis consequências. Ao executar penteados de espetáculo complexos, é recomendável dar ao gato um descanso e apará-lo em 2 a 3 etapas.

Deve-se lembrar também que o bigode aparado, assim como os pelos do lado interno das orelhas e da cabeça, reduzem significativamente a sensibilidade dos receptores olfativos. Não corte animais de estimação muito agressivos ou excessivamente ativos por conta própria. Esses animais devem ser levados ao salão de beleza com um tratador experiente, onde sedação pode ser necessária. Assim, cada dono deve decidir por si mesmo - cortar ou não cortar o animal. Para fazer isso, você precisa avaliar com sobriedade a relação benefício / dano e se concentrar principalmente no bem-estar e no equilíbrio mental do animal.

Para informações sobre por que cortar gatos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa