Gatos domésticos

Coleiras para gatos: tipos, seleção e características de uso

Coleiras para gatos: tipos, seleção e características de uso
Contente
  1. Compromisso
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Como colocar corretamente?

Ao planejar ter um animal de estimação em casa, é preciso pensar onde ele vai morar, o que comer e como passará seu tempo livre. Quem tem gatos no apartamento geralmente não os deixa sair para protegê-los de animais de rua, sujeira e doenças. Mas há donos que preferem passear com os seus animais de estimação ou divertir-se sozinhos. Para tornar esses passeios seguros para o gato, é melhor colocar uma coleira nele. O conforto do animal de estimação e de seu dono depende muito de sua escolha.

Compromisso

Uma coleira para gatos é necessária, assim como para cães, especialmente se o animal estiver livre para se locomover na rua. Agora você pode comprar qualquer versão do produto com funções, tamanhos e cores diferentes, portanto, não há problema de escolha. Para entender com mais precisão se um animal de estimação precisa de uma coleira, vale a pena analisar qual é a sua finalidade.

  1. Ajuda a acalmar o gato, deixa claro quem manda na casa. A presença da coleira contribui para um processo de treinamento mais rápido e bem-sucedido.
  2. Dá um certo benefício ao animal de estimação: protege de pragas, ajuda a encontrar rapidamente o animal perdido, dá informações sobre o gato e seus donos em caso de perda. Para um gato que anda ativamente na rua, este acessório é imprescindível.
  3. Conveniência de levar um animal de estimação a passear com uma coleira se for usada uma coleira de desprendimento automática.
  4. Torna possível decorar a sua mascote, torná-la estilosa e irresistível graças a strass, brilhos e qualquer outra coisinha.

Quando for comprar uma coleira para um gato, não pare nos produtos para cães, pois não são adequados para gatos. Na criação desses produtos, não só o tamanho e o design, mas também a segurança dos animais foram pensados. Devido ao fato de que os gatos frequentemente sobem em árvores, cercas e outros lugares, eles podem acidentalmente se agarrar a algo com uma coleira. Para evitar que o animal de estimação se estrangule desta forma, as coleiras são dotadas de uma fechadura auto-desamarrável ou inserções elásticas que permitem sair da coleira.

Para comprar uma coleira adequada, você deve inspecioná-la minuciosamente. Não deve ser inodoro, o material não deve deixar vestígios de tinta na pele, por segurança, certas medidas devem ser tomadas. Prendendo a alça em volta do pescoço do gato, é preciso escolher o tamanho certo, deixando um espaço entre o pescoço do animal e a coleira de não mais que um centímetro.

Se você apertar o produto com mais força, ele causará desconforto ao animal e esfregará o pescoço, e se você deixá-lo mais livre, o animal se livrará muito rapidamente do objeto extra.

Na maioria das vezes, as golas são feitas de couro natural ou artificial, mas agora você também pode encontrar produtos de tecido, opções de materiais emborrachados e plásticos. A principal qualidade que este acessório deve ter é a elasticidade. Para evitar que o gato tenha problemas de saúde, a correia não deve causar-lhe alergia. Como a variedade de raças de gatos cresce intensamente, as coleiras são feitas com isso em mente. Para as variedades sem pelos, vale a pena escolher opções especializadas feitas com um material mais macio e delicado para não agredir a pele delicada do animal.

Outro critério de seleção é a idade e o tamanho do animal. Para gatinhos, vale a pena comprar produtos especiais, menores e de acabamento de alta qualidade. Você pode comprar uma coleira fina para gatos pequenos e magros, uma faixa larga é mais adequada para gatos densos e grandes. Para um gato após a castração, vale a pena comprar uma coleira para que uma coleira de proteção possa ser fixada nela, evitando o contato com a área operada.

Visualizações

Uma vez que a funcionalidade da coleira pode variar, vale a pena aprender sobre ela tanto quanto possível. mais para escolher a coleira certa para o seu animal de estimação.

  • Antiparasitário - Esta é uma correia para gatos que neutraliza com eficácia as pulgas e os carrapatos, que costumam ser encontrados em animais que passam muito tempo ao ar livre. Com o uso diário, você não só pode se livrar, mas também proteger o animal de parasitas. Essa pulseira só pode ser usada por adultos, gatinhos e gatas grávidas não devem usá-la. Esta espécie tem um cheiro específico que espanta as pulgas, que podem não ser do agrado do próprio gato ou mesmo dos seus donos. O gato corre o risco de alergias, assim como as pessoas suscetíveis aos componentes da coleira. É melhor não comprar tal coleira para um animal de estimação se houver crianças pequenas em casa. Uma alternativa seriam as opções de ultrassom, que consistem em um pequeno dispositivo que emite pulsos especiais que afetam negativamente os parasitas e os fazem deixar o animal.
  • Decorativo - necessário para os casos em que precisa de vestir e decorar a sua mascote. Um lindo colar é usado para exposições ou sessões de fotos. É melhor usar este acessório apenas ocasionalmente, e depois retirá-lo, pois poderá incomodar a mascote. O seu aspecto difere devido ao material utilizado, à largura do produto e às decorações. O colar decorativo pode ser com cristais, gravura, sino.

A escolha do produto depende do sexo do animal e do gosto de seu dono.

  • Auto-desprendimento - a opção mais indicada para passear com o gato e se o animal gosta de passear muito. O design do produto assume uma base flexível que se estica se necessário e evita que o animal sufoque se ficar preso em alguma coisa. Existem opções com um fecho ou entalhe que libertam o gato do objeto que o restringe.
  • Aparelho eletrônico É uma coleira com sensor de rastreamento que permite saber exatamente onde o gato está em um determinado momento. Uma alça com navegador custa muito, mas dá total confiança ao dono e ao gato de que não vão se perder. O design de tal acessório pode ser com um farol ou um chip. Com um rastreador GPS, o gato estará protegido não só em qualquer lugar, mas também em qualquer clima, já que os fabricantes fizeram seu design de forma que umidade e calor extremo não sejam terríveis para ele.
  • Pessoal - É uma variação mais barata do colar, onde ao invés de sensores de rastreamento existem outros auxiliares. Freqüentemente, são alças com uma etiqueta de endereço, um medalhão, um número de telefone ou um acessório personalizado com o nome do animal de estimação. Nesses produtos, são indicados o nome do animal e o endereço em que vive. O número de telefone de emergência do proprietário também pode ser escrito.
  • Luminoso - coleira, que é parcialmente ou totalmente coberta com tinta reflexiva, que permite ver bem o gato no escuro. Esta opção é muito conveniente para aqueles donos que caminham com o gato tarde da noite e não querem perdê-lo. Os produtos mais modernos contam com sensor que liga na gola ao anoitecer.
  • Som - permite não ver, mas ouvir o animal caminhando na rua. Uma modificação mais simples é equipada com campainha, e a moderna possui sistema de alerta eletrônico. Esta opção é perfeita para proprietários com deficiência visual ou cegos que valorizam seu animal de estimação.
  • Calmante - este produto está impregnado de feromônios especiais que têm efeito calmante, com ele até o gato mais obstinado fica calmo e adequado.
  • Magnético - pode ter dois tipos de ímanes - com propriedades medicinais e sem eles. Um ímã comum pode ser útil se for feita uma porta especial para o gato, que a coleira possa abrir. O produto médico ajuda a melhorar o bem-estar da mascote, ajudando nas doenças dos rins, estômago, intestinos e articulações.

Depois de analisar todas as opções, você pode escolher o tipo certo de coleira para o gato e aos poucos ensinar o animal a usá-la.

Como escolher?

Para escolher a coleira certa para o seu gato, você deve prestar atenção ao seguinte parâmetros como:

  • tamanho certo;
  • forma adequada;
  • cor ideal;
  • material confortável;
  • variante do projeto do castelo.

O tamanho da coleira pode ser selecionado, guiando-se pela grade dimensional ou determinando o comprimento no próprio animal.

Para saber o valor desejado, você precisa medir a largura do pescoço e adicionar mais 3-4 cm a este valor - este será o tamanho de coleira desejada para o gato. Se você comprar uma alça de parasitas, ela geralmente não tem uma grade dimensional, ela terá que ser ajustada para caber no animal de estimação. Depois de colocar e amarrar a alça corretamente, é preciso verificar se ele sentou bem e se o gato vai tirar sozinho, e se tudo for feito corretamente, o excesso é simplesmente cortado.

O formato da coleira é importante porque as partes internas salientes deste produto podem irritar a pele do pescoço do seu animal de estimação, o que não só causa desconforto, mas também uma variedade de problemas de saúde.

A forma ideal será uma seção transversal redonda que não esfregue a pele e não desfie a lã no ponto de desgaste. A escolha da cor pode ser qualquer coisa, neste momento é decidido pelo próprio proprietário sem quaisquer recomendações especiais. Você pode selecionar o intervalo dependendo do sexo do animal - as fêmeas são mais claras e mais brilhantes, os machos são mais escuros. Para aumentar a segurança da sua mascote, é preferível adquirir inicialmente uma coleira com reflector, que salvará o gato das rodas do carro ou permitirá encontrá-lo rapidamente na rua.

Para fazer um gato doméstico se destacar dos demais, é melhor escolher as cores vivas da alça: vermelho, laranja, salada, azul, rosa.

A qualidade do produto é importante, nomeadamente os materiais utilizados no seu fabrico.Normalmente, os fabricantes selecionam componentes que não causam alergias, desconforto, odores em gatos, para que os animais de estimação se acostumem com eles com calma. Às vezes, você pode comprar um produto de baixa qualidade feito de materiais inutilizáveis ​​e que podem prejudicar o gato... Para distinguir uma coleira boa de uma coleira ruim, vale a pena olhar o produto como um todo, seus encaixes, acabamento e também ler as críticas do fabricante.

O desenho da fechadura deve ser seguro e evitar que o animal fique preso em algum lugar ou se pendure, desabotoe ou se estique com o tempo.

Na hora de escolher uma coleira deve-se prestar atenção à própria trava, ela deve ser segura, conveniente de usar e não atrapalhar o gato, principalmente quando se trata de raças de pêlo comprido. A melhor opção para uma coleira para gatos seria um produto estreito com uma parte interna lisa, feito de materiais de qualidade e projetado especificamente para gatos. Cuidado especial deve ser tomado no caso de gatinhos - uma coleira de adulto não é adequada para eles, portanto, você deve escolher com cuidado um acessório. Para animais de estimação pequenos, você pode comprar produtos antiparasitários que podem ser usados ​​a partir dos três meses de idade. Uma característica importante que distingue esta opção de um adulto será a quantidade de substância ativa que está na coleira.

Quaisquer outras opções de coleiras são escolhidas da mesma forma que para gatos adultos.

Vale lembrar que os bebês crescem rapidamente e a gola terá que ser trocada ou amarrada de vez em quando, e é aconselhável não perder o momento em que o produto começa a ficar apertado.

Como colocar corretamente?

A idade ideal para começar a treinar com a alça é de 6 meses, quando o animal está um pouco mais forte e pronto para treinar. Gatinhos muito pequenos têm ossos da coluna muito frágeis e podem se machucar se tiverem um acessório extra. Adultos com grande dificuldade se acostumam com as inovações, portanto, não vale a pena atrasar-se no início de se acostumar com o acessório.

Para colocar uma coleira adequadamente em um gato, é importante seguir uma série de recomendações.

  • Tendo comprado uma coleira, é preciso mostrar ao gato, dar uma cheirada, brincar com ela e estudá-la bem. Se você colocar algo desconhecido em um animal, ele o rejeitará instintivamente.
  • As primeiras tentativas de colocar a alça duram pouco, porque o gato não vai gostar do novo acessório e vai tirá-lo.
  • Para aumentar o tempo de uso da coleira, você pode usá-la antes das refeições e dar comida, elogiando o gato pela obediência e usando a cinta. Uma experiência positiva, que se repetirá várias vezes, começará a estimular o pet a se sentir confortável com o novo produto em volta do pescoço e a se acostumar com ele.
  • De dia para dia, você precisa se esforçar para aumentar o tempo gasto na coleira de alguns minutos para uma hora. Quando o gato se acostuma e não dá atenção à alça, não dá mais para tirar.

Assim que o pet se acostumar com a ideia de um novo acessório, vale a pena ensiná-lo a usá-lo da maneira correta, ou seja, andar na coleira.

Só depois de praticar em casa você pode sair desta forma, caso contrário a caminhada pode ser muito difícil tanto para o gato quanto para o dono. Caso o treino seja muito forte e o gato não queira experimentar a coleira, não precisa insistir, repreender o mascote e castigá-lo. Com essas ações, você pode obter apenas o efeito oposto e o animal de estimação definitivamente não andará em um cinto. É melhor deixá-lo sozinho por uma semana, ou até um mês, e tentar repetir o procedimento novamente, avaliando o resultado.

Para os donos que pretendem deixar o gato sair para a rua ou passear com ele, o procedimento de coleira é necessário, pois, além de controlar o animal, dá proteção contra parasitas, torna-o perceptível no escuro e promove mais comportamento correto. Somente escolhendo o produto certo e acostumando sua mascote de forma oportuna e gradativa a ele, você poderá obter o resultado desejado.

Para obter informações sobre quais coleiras contra pulgas e carrapatos são mais eficazes, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa