Gatos domésticos

Os menores gatos do mundo

Os menores gatos do mundo
Contente
  1. A origem dos gatos anões
  2. Recursos e problemas de conteúdo
  3. Raças miniatura
  4. Detentores de recorde mundial

Camundongos e ratos, que carregavam doenças perigosas e em pouco tempo podiam destruir enormes reservas de grãos no celeiro, trouxeram muitos problemas para as pessoas ao longo dos tempos. Fugindo da invasão de roedores, as pessoas abrigaram seu inimigo natural em casa - um gato selvagem. Onde e quando uma pessoa deixou um gato selvagem entrar pela primeira vez em sua casa ainda é um grande mistério para os cientistas.

A origem dos gatos anões

Os arqueólogos acreditam que um gato, como um animal de estimação, viveu com uma pessoa sob o mesmo teto por quase dez séculos. Em uma tumba encontrada em Chipre que data de 7500 aC, um esqueleto de felino repousa ao lado de um esqueleto humano. A proximidade de um gato nos tempos pré-históricos também é indicada por pinturas rupestres e afrescos.

No Egito, os faraós deificaram o gato, dotaram-no de poderes sobrenaturais e o consideraram um animal sagrado.

Gatos anões, como a maioria das novas espécies em zoologia, foram descobertos completamente por acidente. Tudo começou com gatinhos comuns, que sem motivo aparente "não queriam" crescer ao tamanho normal.

Muitos amantes de gatos experientes lembram-se do grande burburinho nas revistas e programas de televisão, causado em 2004 por um gato adulto de pé sobre as patas traseiras em um copo normal de água.

Existem gatinhos de raças tão grandes como o Maine Coon, que, em um ano, a partir de um pequeno caroço fofo que cabe livremente na palma da sua mão, se transformam em um enorme gato adulto pesando até 10 quilos.

E há raças em miniatura, que, apesar da idade em aparência e tamanho, são quase indistinguíveis de gatinhos pequenos.

Atualmente, existem 3 hipóteses para a origem de raças anãs de gatos domésticos.

Primeira opção

Raramente (em média, um caso por 100 mil) no aparato genético, devido a eventos aleatórios, ocorre mutação gênica e o gatinho para de crescer. Se essa mutação aleatória for estável, ela será herdada e o animal se tornar viável, uma nova raça de gatos anões surgirá.

Segunda opçao

O surgimento de uma nova raça de gatos é o resultado de uma seleção direcionada por felinologistas e trabalhadores de gatil para desenvolver uma nova raça. Ao cruzar gatos e gatos que pararam de crescer em uma idade precoce, eles transferem o gene "errado" que determina a interrupção do crescimento para um estado dominante.

Se uma mudança nos cromossomos é fixada no DNA, o "gene do nanismo" começa a ser herdado.

A terceira opção

O surgimento de uma nova raça ocorre em decorrência da exposição às células germinativas dos gatos com radiação radioativa, laser e produtos químicos. Os geneticistas alteram a sequência de genes na fita de DNA que controla a taxa de crescimento e desenvolvimento. Se forem bem-sucedidos, os genes modificados são herdados, nascem gatinhos, que, algum tempo após o nascimento, param de crescer.

Recursos e problemas de conteúdo

Os pequenos ronronados, devido à sua pequena estatura e algumas características da estrutura anatômica do corpo, têm momentos que requerem maior atenção dos proprietários:

  • as patas e almofadas dos gatos no inverno devem ser protegidas do frio;
  • você não pode brincar com um gato anão quando ele está em uma altitude elevada (mais de 50 centímetros), em caso de uma queda acidental, ele não terá tempo de tomar a posição correta em vôo para um pouso suave (agrupando com as patas para baixo ) e pode causar lesões graves nas patas ou na coluna;
  • de acordo com as recomendações do veterinário, vitaminas e grama podem ser administradas ao gato no inverno e na primavera;
  • ao caminhar com um ronronar na rua, deve-se observar com muito cuidado o ambiente, o trânsito e os cães, pois patas curtas não permitirão que o ronronar escape rapidamente do perigo.

Gatos anões, quando mantidos em cativeiro, requerem muita atenção de seus donos por uma série de razões:

  • devido às características estruturais da coluna em gatos anões, na ausência de cuidados, doenças cardíacas e pulmonares podem se desenvolver com o tempo;
  • a dieta dos animais de estimação deve ser balanceada, caso contrário, podem ocorrer raquitismo e alterações destrutivas no sistema musculoesquelético;
  • gatos anões podem subir em lugares onde será muito difícil alcançá-los (uma fenda embaixo do banheiro, vãos estreitos entre os móveis);
  • os gatos anões atingem a maturidade sexual um pouco mais tarde do que o normal (como regra, por volta de 1,5 a 2 anos);
  • É aconselhável cobrir o chão do apartamento com um tapete grosso, pois devido às características estruturais do esqueleto (pernas curtas e uma curvatura lisa da coluna), se o gato cair no chão, pode sofrer uma lesão grave para a coluna vertebral ou uma fratura da pata;
  • para manter a saúde, é aconselhável que os bichinhos de barbatanas anãs dêem regularmente um complexo de vitaminas recomendado por um veterinário, bem como ervas frescas (uma ingestão equilibrada de oligoelementos e vitaminas no corpo de um animal de estimação que ronrona ajuda a fortalecer os ossos de o esqueleto, prolonga a vida e reduz a probabilidade de desenvolver tumores cancerígenos);
  • para os passeios de inverno na rua, é preciso comprar na loja ou costurar por conta própria um agasalho que cubra totalmente o corpo e as patas; não é recomendável passear o bichinho bigodudo sem agasalho para que não congele as almofadas nos membros.

Raças miniatura

Certamente cada pessoa, pelo menos uma vez na vida, teve que se encontrar com o povo liliputiano. Homens e mulheres adultos com esse distúrbio genético são semelhantes em altura e tamanho aos de crianças de 10 anos.

Metamorfoses genéticas semelhantes são encontradas entre os companheiros bigodudos do homem. Os nomes das raças de gatos em miniatura são bem conhecidos dos felinologistas, donos de gatis e donos com quem vive sob o mesmo teto um companheiro peludo:

  • gatos anões bob de brincar;
  • gatos anões mastigando;
  • gatos anões minúsculos;
  • gatos anões de Cingapura;
  • gatos anões Napoleão;
  • gato anão enferrujado;
  • gato anão africano de pés pretos;
  • gato anão da areia;
  • gato anão bambino.

Bob de brinquedo

A raça dos menores animais anões de pêlo curto do mundo, exteriormente uma reminiscência de um gato tailandês. Criado em Rostov-on-Don por seleção artificial de um gato tailandês em 1983-1994. Os olhos desta raça são resistentes ao brilho da luz do dia. Machos e fêmeas adultos pesam de 0,9 a 2,5 quilos, em aparência e peso correspondem a um gatinho de 4 meses de um gato comum.

Tem um temperamento calmo, não mostra agressividade para com a pessoa, é fácil de aprender e dócil ao treino. Eles gostam de sentar-se eretos em uma cauda curta. Os gatinhos desta raça são capazes de emitir sons semelhantes ao latido de um cão. Uma cauda curta e uma cabeça grande e arredondada criam uma impressão de força e confiança.

Uma característica picante desta raça é uma cauda curta de 2 a 3 centímetros de comprimento (como um lince).

Munchkin

A raça surgiu por seleção natural. O primeiro gatinho liliputiano desta raça com pernas curtas e curvas foi descoberto na Louisiana em 1983 (EUA). Esta nova raça de gatos recebeu reconhecimento oficial apenas em 1991. Os gatos Munchkin são caracterizados por um corpo musculoso, patas traseiras alongadas e um esqueleto forte.

A cauda proporcional ao comprimento do corpo é mantida verticalmente para cima quando correndo por gatos e gatos da raça Munchkin. As pernas curtas têm uma ligeira curvatura para o lado interno. O peso dos gatos Munchkin está na faixa de 3 a 4 kg, o peso dos gatos é de 2 a 3,6 kg.

Minskin

Gatos em miniatura sem cabelo. Na aparência, são semelhantes às esfinges, porém, muito menores do que elas. Uma nova raça surgiu pelo método de seleção artificial na virada dos séculos XX-XXI nos Estados Unidos.

Os minskins inteligentes e ousados ​​entendem uma pessoa perfeitamente. Você pode levá-los para sua dacha, nas férias no mar ou em uma viagem de negócios. Adaptam-se facilmente às novas condições, convivem na mesma sala com cães, papagaios, coelhos e hamsters.

Cingapura

O primeiro gato foi encontrado na rua de Cingapura em meados dos anos 70. Ela impressionou muito os especialistas, que imediatamente iniciaram o procedimento de registro de uma nova raça. No formato da cabeça e das orelhas, o gato encontrado em Cingapura se assemelhava muito à raça tailandesa. Ao esclarecer o pedigree de um gato de Cingapura, seus "gêmeos genéticos" foram encontrados na América.

Provavelmente, esse gato veio da América para Cingapura por acidente.

Napoleon

Esta raça foi criada pelo cruzamento de um Munchkin com um gato persa. De acordo com as características genéticas, Napoleão é um persa anão. A raça foi criada em 1995 pelo americano Joe Smith. A nova raça foi registrada pela The International Cat Association (TICA, EUA). Na Rússia, o trabalho de criação da raça Napoleão é realizado pela Associação Assolux e seus parceiros.

O peso máximo de uma fêmea adulta desta raça é de cerca de 2 kg, um macho adulto é de cerca de 3 kg.

Bambino

A palavra "bambino" na tradução do italiano significa "bebê". Os criadores da raça queriam inicialmente criar um gatinho peludo, que fica o tempo todo pequeno, com boa saúde e um caráter gentil. A raça surgiu como resultado do acasalamento repetido do Munchkin e do Sphynx canadense. A raça foi criada por um criador italiano.

Gatos anões também existem na natureza:

  • oxidado mora na Índia e no Sri Lanka, o peso de um adulto desta raça não ultrapassa 1,5 kg;
  • Blackfoot africano, este gato selvagem do Livro Vermelho vive no continente africano, com 1 ano de idade chega a pesar 1 quilo;
  • duna, um gatinho com patas cobertas de pêlo grosso, vive no deserto, come pássaros, aranhas, roedores e cobras, se move pelas dunas de areia a uma velocidade de até 40 km / h, atrai representantes do sexo oposto com gritos semelhantes ao latido de um cachorro.

Detentores de recorde mundial

Primeiro lugar

O menor gato do Livro de Recordes do Guinness é um gato chamado Tinker Toy. Este gato do Himalaia viveu com a família Forbes nos Estados Unidos. Ele pesava 680 gramas com um comprimento corporal de 18 centímetros e uma altura de 7 centímetros.

Segundo lugar

Em 2004, o Guinness Book of Records fez uma entrada sobre o menor gato do mundo. Um gato adulto chamado Sr. Peebles, aos 2 anos, corresponde em tamanho e peso ao nível de desenvolvimento de um gatinho de dois meses (1300 gramas com comprimento corporal de 15 centímetros). A anomalia genética, devido à qual o gato parou de crescer, não tem efeito sobre sua saúde.

Terceiro lugar

A próxima em termos de peso e tamanho é a raça Kinkalow Miniature Pussy, que é um cruzamento entre o American Curl e o Munchkin. Uma pequena bola ronronante de lã desta raça pesa de 1,3 a 3,1 kg.

Para os menores felinos do mundo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa