Maine Coon

O maior Maine Coon do mundo

O maior Maine Coon do mundo
Contente
  1. Padrões de raça
  2. Recorde mundial
  3. Os maiores felinos em diferentes países
  4. Como criar um gato grande?

De acordo com a classificação das organizações felinológicas (comunidades profissionais internacionais envolvidas na padronização de raças de gatos domésticos), os representantes da raça Maine Coon ocupam um honroso segundo lugar em tamanho e peso, dando primazia à raça híbrida Savannah. Uma razão adicional para o orgulho dos proprietários de Maine Coon é o tamanho recorde de seus animais de estimação.

O nome oficial da raça: Maine Coon
País de origem: EUA
O peso: machos pesam 5,9-8,2 kg (castrados - até 12 kg) e fêmeas 3,6-5,4 kg (esterilizados - até 8,5 kg)
Expectativa de vida: em média 12,5 anos, mas 54% dos Maine Coons contados viveram 16,5 anos ou mais)
Padrão de raça
Cor: Chocolate, canela e cores enfraquecidas correspondentes (lilás e fulvo) não são reconhecidos em nenhuma combinação (incluindo tabby, bicolor, tricolor); cores acromelânicas também não são reconhecidas. Todas as outras cores são reconhecidas.
Cabeça: A cabeça é grande, maciça, reta, de contornos nítidos. As maçãs do rosto são altas, o nariz é médio. O focinho é maciço, angular e bem definido. O queixo é forte, maciço, alinhado com o nariz e o lábio superior. O perfil é curvo.
Lã: O subpêlo é macio e fino, coberto com pelos mais grossos e densos. Pelagem superior espessa, de fluxo livre e repelente de água se estende ao dorso, laterais e topo da cauda. A parte inferior do corpo e a superfície interna das patas traseiras não têm pelos. Um folho é desejável, mas uma gola completa não é necessária.
Corpo: Gato grande a muito grande, corpo retângulo musculoso, alongado e de ossatura larga. O pescoço musculoso é de comprimento médio, o peito é largo.Os membros são de comprimento médio, fortes, musculosos, as patas são largas, redondas, com tufos de pelos entre os dedos. A cauda é longa, pelo menos até o ombro, larga na base, afinando para uma ponta pontiaguda, coberta por pêlos esvoaçantes.
Ouvidos: As orelhas são muito grandes, largas na base, bem definidas, inseridas altas, quase retas. A distância entre as orelhas não é maior do que a largura de uma orelha. Pincéis se projetam na borda das orelhas; borlas são desejáveis.
Olhos: Os olhos são grandes, ovais, bem separados e ligeiramente inclinados; a cor deve ser uniforme e em harmonia com a cor da pelagem.

Padrões de raça

Esta raça maravilhosa adquiriu o nome do estado de Maine, no nordeste dos Estados Unidos. O Longhair norte-americano ou Maine Coon pertence às raças nativas, ou seja, surgiu por cruzamento natural. De acordo com uma das versões, os navios vikings trouxeram do norte da Europa gatos de pêlo comprido, e gatos selvagens de pêlo curto, ainda não domesticados, viviam nas florestas do continente americano.

Embora existam outras opiniões sobre os "progenitores": talvez fossem lindos gatos de pêlo comprido da Ásia Menor, e talvez da França, porque marinheiros de diferentes partes do mundo se dirigiam às costas americanas. O clima rigoroso das terras da Costa Leste da América com geadas e neve profunda contribuíram para que a nova espécie adquirisse pelagem luxuosa com subpêlo espesso, constituição forte e musculosa, pernas poderosas e um tamanho impressionante.

As borlas características nas orelhas, cauda espessa e cor listrada deram origem a lendas sobre a origem do Maine Coon de um guaxinim ou de um lince, mas tais hipóteses não têm embasamento científico.

Atualmente, o número de raças de gatos domésticos que receberam registro oficial é próximo a duzentas, além de haver cerca de 700 de suas subespécies. Um felino de raça pura deve atender aos rígidos padrões aceitos pelos felinologistas e ter um pedigree emitido pelo clube.

Os especialistas fornecem a seguinte descrição desta raça:

  • corpo alongado, com músculos bem desenvolvidos e tórax largo, costas retas sem flacidez;
  • pescoço poderoso com uma magnífica gola de pele;
  • patas fortes com pés arredondados e cabelos grossos entre as almofadas;
  • cauda longa muito fofa com cabelo ondulado: grosso na base, afilando gradualmente em direção à ponta;
  • cabeça grande com um crânio em forma de quadrado e maçãs do rosto pronunciadas, uma ponte larga do nariz, a testa é arredondada e o queixo, nariz e maxilar superior devem estar no mesmo plano vertical;
  • os olhos são grandes o suficiente, de forma oval, inseridos ligeiramente obliquamente, têm uma cor pura, em harmonia com a cor geral, mas não dependentes diretamente dela;
  • o orgulho desses gatos - orelhas que são cobertas com pelos e por dentro: grande, triangular, inserida quase verticalmente, com uma ponta estreita terminando em borla, embora o padrão não exija tais marcações de "trote";
  • uma característica distintiva importante é a capa do Maine Coon: subpêlo impermeável, denso e macio permite que o animal tolere baixas temperaturas, neve e alta umidade; cabelo abundante e brilhante, mais curto na cabeça e ombros, alongando-se visivelmente para a parte de trás do corpo, “fluindo para baixo” ao longo da cauda, ​​lados e “calças” das patas; a pelagem externa também repele a água, e a combinação de duas camadas de lã cria a termorregulação necessária.

Em relação à cor, os padrões das diferentes organizações de felinologistas diferem entre si em algumas nuances. O padrão FiFe considera inaceitável: chocolate, tonalidade roxa e canela (cor canela). Mas permite a presença de manchas brancas: frentes de camisas, marcas no rosto, meias nas patas, etc. Nos sistemas concorrentes do FiFe, os proprietários têm diferentes requisitos de cores e regulam suas preferências.

Surpreendentemente, é nos Maine Coons que a mutação é freqüentemente encontrada - polidactilia (polidactilia).Os pés redondos padrão tornam-se ainda mais largos. Historicamente, os Maine cats se beneficiaram disso em condições de neve profunda e crosta dura. Este gene é dominante, portanto, representantes com dedos "extras" aparecem em pais polidáticos com alta probabilidade. Segundo a crença marítima, esses felinos trazem boa sorte em uma viagem perigosa.

Um fato interessante: na ilha de Key West, onde Ernest Hemingway viveu e trabalhou por muito tempo, uma grande população de gatos com dedos "extras" ainda vive nas proximidades de sua casa-museu. E foi iniciado pelo Maine Coon Snowball com uma mutação semelhante. O gatinho foi apresentado ao famoso escritor por seu conhecido capitão.

Os felinologistas americanos permitem que esses gatos sejam criados, e as organizações europeias são mais rígidas. Em geral, existem dois sub-ramos da raça: americana e europeia. Coons de viveiros europeus são menores, mas têm características mais pronunciadas, incluindo as famosas borlas nas orelhas. Os "americanos" são mais poderosos e sua pelagem é mais espessa e longa.

Recorde mundial

O peso médio de um macho Maine Coon doméstico é de cerca de 8 kg, vários espécimes adultos grandes puxam por 9 a 10 kg. Bem e recordistas de peso pesado podem pesar até 15 kg... As fêmeas chegam a 8,5 kg. O título de campeão do maior gato do mundo está constantemente passando de patas em patas. Aceita-se que o título de detentor do recorde mundial e o maior Maine Coon seja dado pelo comprimento, não pelo peso. Enquanto em gatos de savana, os recordistas são medidos quanto à altura.

Em maio de 2018, o recorde mundial foi concedido ao gato Barivel, da Itália. O gato nasceu em setembro de 2016, em na época do registro no Guinness Book, ele não tinha nem dois anos, e o comprimento já era de 120 cm... Superando as medidas de seu antecessor da Escócia, Barivel se tornou o orgulho da pequena cidade de Vigevano, onde todos o conhecem e o amam. O bichinho tem sua própria conta no Instagram, onde os donos fazem uma reportagem fotográfica de sua vida serena.

O curioso recorde mundial para a maior cauda é detido por Signus, de Michigan. A cauda fofa deste gato tem 44,66 cm de comprimento.

Os maiores felinos em diferentes países

Maine Coon americano de 5 anos Stewie de Nevada foi legitimamente incluído no Livro de Registros, e seus 123 cm de comprimento permaneceram incomparáveis ​​em comprimento.

Existem muitas notas na internet sobre o animal de estimação australiano Rupert, que já aos 3 anos pesava mais de 9 kg. Numerosas fotos nas mãos da orgulhosa anfitriã refletem suas dimensões impressionantes.

De acordo com os donos do maravilhoso Maine Coon Omar, que também mora na Austrália, sua dieta criteriosa, incluindo deliciosa carne fresca de canguru, resultou em excelente aparência, 10 kg de peso já com um ano de idade e 120 cm do nariz à ponta do rabo.

Os Maine Coons na Rússia não atingiram valores recordes marcados pelo Guinness Book, como seus parentes estrangeiros, mas também temos algo do que nos orgulhar. Gato ruivo moscovita Adão com 117 cm de comprimento pesava 13 kg. Este belo homem tinha um site pessoal e muitos prêmios por excelente exterior.

Gato russo chamado unicum aos 2,5 anos, ele tinha um peso único consoante com o nome de 15 kg. Esse dado foi anotado na exposição de 2017.

Cupcake de animal de estimação ucraniano a cor de mármore ganhou mais de 300 xícaras e um título de campeão, e seu peso ultrapassou 12 kg. Houve alguma confusão com as medidas do comprimento do gato: primeiro foi anunciado o dado de 115 cm, depois apareceu a informação de 121 cm, e isso já é um pedido sério de registro.

Recentemente, saiu uma notícia na rede sobre um gato enorme de Melitopol (Ucrânia): leva o nome sonoro de Walter de Lanes, e o atordoamento declarado 20 kg de peso aos 2 anos de idade faz deste "leão" doméstico o maior e mais pesado gato do mundo: seu dono vai bater um recorde e empurrar o competidor que ainda carrega esse título, mas está longe atrasado em termos de dados de peso.Walter se distingue por um caráter afetuoso, adora brincar com crianças e fica feliz em executar os comandos básicos do "cão". Infelizmente, não foi possível encontrar informações sobre a extensão deste incrível Maine Coon.

Como criar um gato grande?

O desejo de um animal de estimação impressionar os outros com seu tamanho é perfeitamente compreensível. Mas a corrida pelos recordes não deve ser colocada na vanguarda. Superalimentar o gato, tentando atingir um peso impressionante, não é apenas prejudicial, mas também perigoso para sua vida. O gato é capaz de ganhar peso rapidamente após a castração, então você precisa monitorar a atividade motora desse Maine Coon. Em primeiro lugar, o animal deve receber todo cuidado, amor e carinho.

Os seguintes fatores afetam o tamanho futuro de um gatinho:

  • genética e excelente pedigree - um gatinho de raça pura com pais de tamanho impressionante provavelmente também será grande;
  • número de gatinhos em uma ninhada - se o gatinho tiver muitos irmãos e irmãs, é bem provável que eles não se tornem gigantes;
  • boa base hormonal, nutrição adequada e saúde geral da mãe gata;
  • gênero de gatinho - o macho, é claro, atingirá maior comprimento e peso que o gatinho;
  • ao longo da vida do animal uma alimentação balanceada é necessária com vitaminas e minerais.

Belos e fofinhos gigantes Maine Coons não têm apenas uma atração externa brilhante, mas também uma disposição muito gentil.

Eles se comportam maravilhosamente bem com crianças, quase como se os cães estivessem apegados aos seus donos, então esta raça amigável está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo.

A comunicação com um gato assim lhe proporcionará muitos momentos agradáveis, mas se você conseguir fazer crescer um gigante único, o título do recordista, a fama e o título mundialmente reconhecido se tornarão um bônus adicional para o dono.

O vídeo a seguir apresenta o gato campeão peso pesado de 2017, Unicum, da Rússia.

sem comentários

Moda

a beleza

casa