Fisiologia, cuidado e manutenção de gatos

Como aparar um gato em casa?

Como aparar um gato em casa?
Contente
  1. Por que eles cortam o cabelo?
  2. Freqüência de aliciamento
  3. O que é necessário para o procedimento?
  4. Regras de corte de cabelo
  5. O que procurar depois de um corte de cabelo?
  6. Penteados populares para gatos

Cuidar da pele de um gato é chamado de preparação. Este termo inclui tanto pentear quanto aparar a pele do animal. Embora a preparação de animais de estimação não seja um procedimento obrigatório, muitas raças de pêlo comprido (como persa, siberiana ou somali) precisam ser aparadas. Se o veterinário não tiver a oportunidade de fazer este procedimento, o proprietário precisará de instruções passo a passo para cortar o gato em casa. Esta manipulação pode ser realizada para fins higiênicos, decorativos, expositivos ou médicos.

Por que eles cortam o cabelo?

Pode haver várias boas razões pelas quais cuidar de um animal peludo é uma obrigação.

  • Cortes de cabelo higiênicos são realizados quando o pêlo do animal está emaranhado ou aparecem emaranhados. Além disso, muitas vezes, os animais de estimação podem ficar muito sujos. Como nem toda a sujeira pode ser removida com um xampu comum, você deverá cortar o pelo. Por exemplo, se o gato entrar na tinta ou se sujar com materiais de construção (cola ou cimento). Às vezes, os proprietários de animais velhos ou doentes são obrigados a recorrer a um corte de cabelo higiênico. Afinal, esses gatos podem não ser capazes de cuidar de seu pelo.

Em alguns casos, os animais de estimação são aparados para evitar a formação de bolas de pelo nos órgãos digestivos. Porque são capazes de causar problemas gastrointestinais. Além disso, um corte de cabelo será relevante em um período de calor, para evitar o superaquecimento do gato.Se o animal tiver uma muda prolongada, os serviços de tratador ajudarão a simplificar a manutenção do animal.

  • Um corte de cabelo médico é prescrito por um veterinário na presença de certas doenças. As indicações para o corte de cabelo serão as seguintes doenças: presença de vários parasitas (pulgas ou carrapatos); doenças inflamatórias ou infecciosas; dermatite; calor espinhoso. Ao aparar o pelo, a capacidade de tratar a pele de um animal de estimação será muito facilitada. Com isso, o tempo de tratamento da pele será significativamente reduzido. Essa preparação em casa não será difícil.
  • Quanto aos cortes de cabelo decorativos, é mais um capricho do proprietário, e não uma necessidade real. Com a ajuda desse corte de cabelo, o dono do animal expressa a singularidade do animal, enfatiza a disposição e o caráter felino. Deve ficar claro que se você precisa fazer um corte de cabelo de alta qualidade, então seria mais correto entrar em contato com salões de beleza especializados. Neles, os profissionais utilizam ferramentas especiais de higiene que não danificam a pele do animal.

No caso em que o proprietário não deseja pagar a mais constantemente por tal manipulação, ele deve definitivamente se familiarizar com as regras para a preparação e o processo de corte.

Freqüência de aliciamento

O corte de cabelo de um gato depende da rapidez com que o cabelo volta a crescer. Geralmente volta ao tamanho anterior de três a seis meses. A taxa de crescimento da pelagem pode ser influenciada por vários fatores: a idade do animal, seu estado de saúde ou a raça. Os veterinários recomendam escovar seu animal de estimação não mais do que várias vezes por ano. Se o gato desenvolver emaranhados, é melhor usar apenas uma tesoura e retirá-los.

"Penteados" decorativos podem ser feitos com mais frequência, mas É importante monitorar o estado da pelagem, a saúde da mascote, e também escolher a estação do ano adequada. A preparação higiênica ou médica geralmente é feita conforme a necessidade.

O que é necessário para o procedimento?

Para um corte de cabelo caseiro, uma mesa estável (ou uma tábua de passar confortável) é adequada, onde você pode posicionar seu animal de estimação. Como um meio para cortes de cabelo caseiros, uma tesoura ou um aparador especial servem. Ao contrário dos análogos para humanos, esses dispositivos se distinguem por sua potência e nível de ruído reduzido. Mas mesmo esse dispositivo é capaz de assustar um gato. Também existem modelos especiais concebidos especialmente para raças de pêlo comprido. A diferença está na agudeza das lâminas, que não ferem a pele sensível do animal de estimação.

Uma tesoura ou um cortador de mão funcionam bem quando o gato está extremamente agitado com o barulho de um cortador elétrico. Visto que o risco de ferimentos causados ​​por tais dispositivos é extremamente alto, deve-se tomar cuidado. Ao escovar em casa, um pente de dentes largos também é útil.

Antes dos procedimentos de cabeleireiro, é importante tratar os dispositivos com qualquer desinfetante.

É quase impossível realizar o procedimento por conta própria com alta qualidade. É melhor buscar a ajuda de uma segunda pessoa. Se o animal se comportar de forma agressiva, você pode colocar uma coleira de proteção especial, que pode proteger o dono da irritação do gato. Em casa, você não pode dar ao animal nenhum sedativo. O proprietário deve estocar soluções anti-sépticas (por exemplo, clorexidina ou peróxido) antes de cortar, em caso de cortes.

Regras de corte de cabelo

Poucos dias antes da escovação, é aconselhável dar banho no animal. Isso tornará a escovação e o aparamento muito mais fáceis. Em seguida, você precisa aparar as garras ou usar almofadas de proteção especiais nelas.

O dono não precisa tentar pentear o seu animal de estimação de uma vez. Pode fazer pausas, durante as quais é aconselhável tentar acalmar o seu animal e ajudá-lo a suportar este processo, que não é totalmente agradável para ele.

Se você seguir as regras, a preparação não será um procedimento tão difícil.

A lã começa a ser tosada dos lados ao usar uma máquina de escrever. Em seguida, eles vão para as costas e para o abdômen. O mamilo e a área da virilha precisarão ser cuidadosamente aparados com uma tesoura. Depois disso, a vegetação é aparada na área das axilas. A cauda do animal de estimação pode ter o formato de uma pequena escova ou pode ser deixada inalterada. Nas patas do casaco de pele de um gato, formam-se "meias" ou "cano alto". A tesoura faz o cabelo da cabeça do animal e apara o corte em geral.

Após o tratamento doméstico, o animal deve ser banhado e seco com secador de cabelo. E para evitar estresse adicional, você pode simplesmente limpar o animal com um pano para se livrar dos pelos cortados.

O que procurar depois de um corte de cabelo?

Freqüentemente, devido ao cisalhamento da pelagem, a tonalidade e a estrutura da linha do cabelo podem mudar. A manipulação regular pode fazer com que o pêlo pare de crescer e voltar ao seu comprimento normal. Além disso, após o corte, a pelagem pode ficar mais fina.

Freqüentemente, podem ocorrer lesões na pele como resultado de um penteado caseiro. A possibilidade de desenvolver infecções e inflamação também aumenta.

Não entre em pânico. É aconselhável tentar acalmar o animal dizendo-lhe palavras que lhe são familiares em voz suave. Você precisa aplicar um pouco de anti-séptico em um algodão e lubrificar a pele ao redor da ferida para parar o sangramento e, em seguida, pressionar o algodão seco sobre a ferida por alguns minutos.

Cuidar de um animal de estimação em casa com uma tesoura ou máquina de escrever é um exercício de higiene que visa manter uma aparência elegante do animal. Se o dono quiser preparar o seu animal para uma exposição ou outro evento importante, seria mais correcto recorrer aos serviços de um especialista.

Em clínicas especializadas, os gatos recebem serviços de cabeleireiro com anestesia leve ou outras drogas semelhantes. Mas é importante lembrar que o uso constante de tais medicamentos não é muito bom para a saúde do animal.

Penteados populares para gatos

Graças à imaginação do dono e à habilidade do tratador, a aparência do animal pode ser radicalmente alterada. Cortes de cabelo são populares em salões de beleza: Leão, Dragão, Gato de Botas e outros.

O leão é um "penteado" bastante versátil. Pode ser usado tanto para fins de higiene como para exposições. Esta opção é mais correta para escolher em clima quente. A próxima espécie é um dragão. Este corte de cabelo incomum é caracterizado pela presença de um moicano original nas costas do animal. Com esta variante de "estilização", apenas o pelo do corpo é cortado e a cabeça permanece intacta. O comprimento da coluna até a cauda é aparado na forma de triângulos. Você também pode deixar restos de lã e outros itens. Aqui tudo já está limitado pela imaginação do cabeleireiro.

Os penteados de show ou modelo devem ser criados por tratadores experientes, ou seja,Esse tipo de trabalho requer alto profissionalismo. Esses estilos de cabelo incluem: Arlequim, Moderno e Continental. Pode-se concluir que o corte de cabelo pode simplificar o aliciamento e reduzir a quantidade de queda de cabelo, além de tornar a aparência do animal mais interessante. Mas não negligencie as recomendações para o procedimento.

Mas e se o pet teimosamente não desistir diante da investida do cabeleireiro? Nesse caso, você terá que cuidar do pelo, como sempre, e não zombar do animal. Você deve pentear e remover os pelos emaranhados periodicamente.

Também é melhor recorrer ao uso de bálsamos ou shampoos adicionais que ajudam a suavizar o cabelo do gato. Hoje em dia existem produtos especiais para raças de pêlo comprido que dissolvem os emaranhados do estômago. E para que o gato não tenha insolação no verão, vale a pena comprar um ar condicionado.

Como aparar um gato em casa, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa