Alimentos e suplementos para gatos

Como e o que alimentar um gatinho recém-nascido?

Como e o que alimentar um gatinho recém-nascido?
Contente
  1. Por que o leite de gato é ideal para a prole?
  2. Como isso cresce?
  3. Chamando um veterinário
  4. Alimentação sem gatos
  5. O que você precisa?
  6. Quais produtos são adequados?
  7. Preparando e armazenando a fórmula
  8. Como alimentar um gatinho recém-nascido?
  9. Idade para alimentação própria

Como tudo o que vive no mundo, uma gata não tem seguro contra morte durante o parto, perda súbita (se o animal for bonito e até puro-sangue pode ser levado embora), queda sob as rodas de um carro, doenças, etc. gatinhos que ela conseguiu produzir com a luz, o perigo está à espreita de outros animais, como cães famintos, bem como a morte de fome e frio. Os gatinhos tinham sorte se houvesse pessoas compassivas e atenciosas ou gatos vizinhos que ainda não tivessem dado à luz, mas não rejeitassem os gatinhos indefesos de outras pessoas.

Por que o leite de gato é ideal para a prole?

O gato produz um leite especial que, em termos de teor de gordura, é visivelmente inferior ao leite de vaca.

Contém:

  • 80% de água;
  • 11% de proteína;
  • lactose (açúcar) - 3%;
  • até 6% de gordura;
  • uma pequena quantidade de vitaminas.

Esta é a proporção ideal de água para nutrientes dissolvidos, escolhida pela mãe natureza para gatos e gatos em crescimento. Uma violação séria de tal equilíbrio na dieta de um gatinho aumenta a probabilidade de retardo de crescimento e ganho de peso, encurta visivelmente a expectativa de vida de um animal adulto e leva ao aparecimento de doenças crônicas.

Como isso cresce?

Um gatinho nasce cego e indefeso, pesa apenas 100 gramas e não é maior que um rato. Na primeira semana, ele não consegue se locomover muito, pois, além disso, também não sabe andar. O restante do cordão umbilical, pelo qual recebeu nutrientes no útero materno, pode permanecer durante esta semana. Após duas semanas, seus olhos se abrem ligeiramente, mas não imediatamente - apenas no 21º dia de sua vida ele é capaz de arregalá-los. O peso do gatinho é dobrado. Nesse momento, as orelhas também estão totalmente estendidas. Quase ao mesmo tempo, ele mostra seus primeiros dentes. No final do mês, todos eles aparecem.

Além disso, o gatinho anda com confiança e pesa 300 gramas.

Chamando um veterinário

Se o gato rejeitou os gatinhos ou morreu no parto, contate imediatamente o seu veterinário. Ele vai corrigir a nutrição dos recém-nascidos, trazendo sua receita o mais próximo possível da composição natural, o que permitirá alimentar bebês sem gato e sem muito aborrecimento. O novo tratamento será necessário quando os gatinhos não ganharem peso e ficarem doentes. Um gatinho doente é transferido para um regime de alimentação suplementar um tanto especial.

Alimentação sem gatos

Tente encontrar outro indivíduo a amamentar - mas a dieta natural é superior à criada pelos humanos. Em outros casos, o dono terá que se tornar temporariamente um substituto para a mãe gata desaparecida, organizando o acesso do gatinho às misturas nutricionais em casa.

Em primeiro lugar, encontre um lugar protegido da umidade e da corrente de ar para ele.

O que você precisa?

Se o gatinho não tiver nem um mês de idade, você precisará do seguinte acessórios:

  • conjunto de seringa - dosam perfeitamente a mistura injetada;
  • pipeta inquebrável - adequado para administração pontual de medicamentos tomados por via oral;
  • mamadeira com chupeta - você pode usar o berçário, se não houver veterinária nas proximidades, qualquer "tigela" com bico estreito serve;
  • copo e colher de medição - a mistura preparada deve ser rigorosamente dosada, evitando-se a fome ou comer demais do gatinho;
  • Vasilha pequena - o gatinho vai crescer em breve e precisará de alimentação "adulta".

Quais produtos são adequados?

Leite armazenado (de vaca), seja seco ou diluído, incluindo creme seco, kefir, etc., não é adequado para um gatinho pequeno. Já os gatos e gatos da raça "Sphynx", mesmo quando adultos, logo pelo seu uso simplesmente morrem. Outras raças de gatos aceitam leite de vaca e seus derivados, mas apenas intercalados com a dieta principal, e não de forma contínua.

Use uma fórmula nutricional especial de composição muito semelhante ao leite de gato. Eles estimularão significativamente o crescimento dos gatinhos. Produtos muito bons são fornecidos por, por exemplo, Royal Canin, Hartz ou Katzenmilch, muitas vezes usando substitutos compatíveis, mesmo adequados para cachorros e ferrets bebés. Mas esses fabricantes eminentes fornecem produtos caros. Felizmente, existem alternativas, como leite condensado diluído sem açúcar com farinha de osso adicionada, mistura de leite e ovo (sem proteínas) com um pouco de óleo vegetal e algumas outras opções.

Como medida temporária, o pão preto embebido no estado de mingau aguado também é adequado.

Preparando e armazenando a fórmula

Certifique-se de lavar (esterilizar se possível) todos os utensílios como se estivesse alimentando bebês. Lave bem as mãos.

Antes de iniciar a alimentação, a mistura deve ser preparada cuidadosamente, seguindo a receita. O engrossamento da mistura levará à indigestão, composição muito aquosa - à fome prematura, à desnutrição do gatinho e, como resultado, ao seu crescimento lento.

Após 6 horas, a mistura cozida fica superexposta - mesmo se congelada e descongelada novamente, isso levará ao estresse biológico quando for absorvida. A temperatura da mistura não pode ser inferior a 37 graus. Se não, aqueça.

Como alimentar um gatinho recém-nascido?

Para melhores resultados, massageie o gatinho por alguns minutos, acariciando sua cabeça e costas. O melhor de tudo é que o gatinho vai comer, ou melhor, beber essa mistura do mamilo. Não é recomendável soldá-lo com uma seringa "nua" ou com uma colher de bebida: pode sufocar se ingerido. Exceção: suas ações devem ser tão precisas que de uma só vez você injete no gatinho não mais do que 0,1 "cubo" na escala aplicada à seringa. Se a seringa for tão ruim que o êmbolo sacuda a cada pressão e crie fontes, substitua-a ou ainda use uma tetina.

O impacto acidental de até mesmo uma gota da composição de nutrientes levará ao fato de que ele engasgará ou desenvolverá pneumonia. Deve estar na posição vertical ou semi-horizontal.

Continue alimentando-o até que ele esteja cheio - depois de receber a mistura, ele vai se acalmar e adormecer. A mistura não deve ser carbonatada (arejada). Após o término da alimentação, você deve segurá-lo na vertical por vários minutos - os restos da mistura engolida pelo gatinho drenam completamente do esôfago para o estômago.

O cronograma de alimentação é encurtado conforme o gatinho "cresce":

  • nos primeiros 4 dias de vida após o nascimento, a alimentação é realizada a cada 2 horas, 1 ... 1,5 ml, no restante da primeira semana, 4,5 ml são dados 7 vezes ao dia;
  • na segunda semana o gatinho bebe 9 ml 6 vezes, na 3ª - 15 ml 5 vezes, na 4ª - 20 ml também 5 vezes;
  • na 5ª e 6ª semanas são necessários 25 ml da mistura 4 vezes ao dia.

Depois disso, o gatinho é gradualmente transferido para a dieta geral de gatos e a alimentação noturna é finalmente removida da programação. Maine Coon, Savannah, Pixie Bob ou Kurilian Bobtail, você pode alimentar várias grandes doses.

O fato de você estar fazendo tudo certo é evidenciado pelo comportamento calmo do gatinho. Mas se você se esquecer de alimentá-lo, ele imediatamente o lembrará de si mesmo. Acompanhe a dinâmica do ganho de peso com médias.

Os gatinhos recém-nascidos, com menos de uma semana de vida, assim como os debilitados e doentes, podem ser alimentados com a fórmula "Bebé", utilizando para o seu preparo a fórmula infantil "Nutrilon" e complexos vitamínicos líquidos em gotas.

Exemplos de misturas felinas comerciais que podem substituir o leite materno de um gato real:

  • leite vitaminado com taurina Gimpet Cat-Milk;
  • Leite Babycat Royal Canin;
  • Leite para gatinhos Nutri-Vet;
  • Kittenmilch CdVet;
  • Gimcat.

Idade para alimentação própria

A partir de um mês de idade, os gatinhos podem ser alimentados com alimentos complementares, enquanto a alimentação não deve ser interrompida. No início, o purê infantil com adição de carne picada é adequado. E embora o gato seja um predador, não se apresse em dar-lhe carne ou peixe natural até que ele possa digeri-lo.

Para comparação: gatos vadios que comem qualquer coisa desde o primeiro mês, como regra, não vivem mais de 7–8 anos, embora possam viver mais de 10 anos.

Após 1,5 meses de vida de um gatinho, você pode cancelar as misturas nutricionais, substituindo-as por leite comum, vegetais ralados e cozidos, pão preto amolecido. Não é recomendado dar-lhe pão branco e clara de ovo, pãezinhos e doces - a digestão e o metabolismo de um gato são significativamente diferentes dos de um ser humano. Embora um gato de fome crônica coma sorvete, esses experimentos bárbaros - especialmente com o estômago vazio - logo "plantarão" seu fígado e pâncreas e, sem tratamento imediato, o animal logo murchará. Se o gatinho for de raça pura, procure um alimento alternativo: é improvável que seu corpo aguente alimentos como carne crua ou peixe, leite e pão - o gatinho simplesmente vomitará com esses alimentos. Nunca superalimente um gatinho em qualquer idade com alimentos sólidos, como alimentos secos, deixando um saco aberto em um local de fácil acesso. Ele vai comer demais (os gatos não sabem a medida), e com certeza isso vai lhe causar prisão de ventre, aqui já será necessária a ajuda de um veterinário.

Se houver uma oportunidade de comprar comida seca de verdade, e não falsificações baratas para ela, aproveite esta oportunidade. A má nutrição, bem como uma overdose da taxa de alimentação diária, pode levar, por exemplo, a hipertrofia hepática prematura e cistite. Além disso, o gatinho deve receber uma quantidade suficiente de água - não se esqueça disso.

Veja abaixo a alimentação de gatinhos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa