Alimentos e suplementos para gatos

Ração úmida e seca: qual a melhor forma de alimentar seu gato?

Ração úmida e seca: qual a melhor forma de alimentar seu gato?
Contente
  1. Comparação de composição
  2. Prós e contras do feed
  3. Posso misturar?
  4. Como definir qualidade?

Há muitos anos se discute a alimentação correta dos gatos domésticos, mas nem criadores nem veterinários chegaram a um consenso. O que é preferível para animais de estimação - comida natural, comida seca ou úmida? É possível combinar formulações úmidas e secas, que fabricantes de rações você deve escolher para seus amados animais? Você encontrará as respostas a essas perguntas em nosso artigo.

Comparação de composição

Alimentos prontos para gatos estão ganhando cada vez mais popularidade entre os criadores e há várias razões para isso.

  • Os alimentos não precisam de ser cozinhados - o proprietário só tem de deitar no pires no volume indicado, o que é bastante cómodo e poupa tempo.
  • Ração de alta qualidade tem composição balanceada - contém proteínas, carboidratos, gorduras nas dosagens necessárias, além de serem enriquecidos com vitaminas, microelementos e aminoácidos essenciais.
  • Claro, nada foi inventado melhor do que a comida natural, mas não é segredo que para compor uma dieta completa e balanceada, especialmente para gatos com pedigree que são extremamente exigentes em nutrição, é preciso muito esforço, bem como tempo e dinheiro. A alimentação pronta resolve completamente esse problema.
  • Outra vantagem indiscutível é a conveniência de seu armazenamento, os produtos naturais começam a se deteriorar muito rapidamente e as formulações de armazenamento podem ser compradas em grandes quantidades de uma só vez.

    Todos os tipos de alimentos secos e úmidos são produzidos em várias versões.

    • Economia - o tipo de alimento mais barato e amplamente anunciado, mas ao mesmo tempo o mais inútil e até perigoso. O produto é feito a partir de resíduos da indústria de processamento de carnes - cascos, ossos, gorduras e pele, e tem como base soja e leguminosas.

    Não existem vitaminas, minerais, probióticos e aminoácidos aqui, na verdade, é apenas um enchimento estomacal que cria uma sensação temporária de plenitude. Seu peludo não receberá nenhum benefício dessa alimentação.

    • Premium e super premium São misturas feitas de carne natural. A composição do produto é balanceada e contém todos os suplementos vitamínicos e minerais necessários para manter a atividade e a saúde de um animal de estimação. São alimentos mais caros, podem ser adquiridos exclusivamente em lojas especializadas, mas, via de regra, atendem plenamente todas as necessidades do animal em proteínas, carboidratos e gorduras.
    • Holístico - estes são os alimentos mais caros, cuja composição é o mais natural possível. A base é extraída de carnes naturais, ervas e vegetais, que são cultivados sem o uso de hormônios e antibióticos, os conservantes e todos os tipos de intensificadores de sabor não estão incluídos no produto. Esses produtos só podem ser adquiridos sob encomenda.
    • Terapêutico - Este é um alimento para gatos que têm certos problemas de saúde. Lembre-se de que tais misturas não devem ser administradas a animais para profilaxia, a partir desses "cuidados" o animal, ao contrário, só adoecerá.

      Dependendo da consistência, a alimentação é dividida em úmida e seca.

      • Seco são grânulos comprimidos, o conteúdo de água neles é mínimo. À medida que entram no sistema digestivo, passam a absorver líquidos, portanto, ao alimentar um animal com tais produtos, é muito importante monitorar cuidadosamente se o animal recebe a quantidade necessária de água.
      • Ração semi-úmida - são pedaços do produto em um molho gelatinoso. O produto tem vida útil limitada após a abertura da embalagem. As pastas também são chamadas de alimentos semi-úmidos: na verdade, são os mesmos produtos, só que mais picados. Este produto é ideal para gatinhos pequenos e gatos adultos com gengivas e dentes inflamados. Para animais de estimação saudáveis, essa alimentação é irrelevante, os dentes dos gatos permanecerão saudáveis ​​apenas quando eles forem usados.
      • Categoria separada de feed - São iguarias, como carnes-secas e palitos para roer. Esses produtos não são utilizados como alimento principal, apenas como recompensa.

      Prós e contras do feed

      Não há uma resposta inequívoca para a questão de qual alimento é melhor para alimentar os animais - úmido ou seco, tudo depende apenas das preferências de gosto do animal. Cada um dos produtos tem vantagens e desvantagens.

      Seco

      Vantagens:

      • saúde bucal - os veterinários observam que o uso de ração seca contribui para o deslizamento do tártaro e da placa bacteriana, o produto não contém água, por isso o pet pega de fora, o que também ajuda na higienização dos dentes;
      • o alimento seco é mais econômico: uma embalagem é suficiente por muito tempo, para que o produto não se deteriore por muito tempo e muitas vezes é vendido em embalagens grandes, portanto, pode-se comprar o alimento a granel com vários meses de antecedência;
      • a comida seca será uma boa oportunidade para fortalecer os músculos da mandíbula - o produto satisfaz plenamente todos os instintos de mastigação de gatos e gatos.

      Agora vamos falar sobre os contras.

      • O alimento seco contém maiores concentrações de carboidratos. Os representantes da família dos felinos são carnívoros, a comida que obtêm na natureza não contém grãos de cereais, que estão presentes em grandes quantidades nos alimentos secos (são adicionados como fonte de hidratos de carbono). Normalmente, a proporção de cereais nas misturas é de 30-50%, o que pode causar diabetes em um animal.
      • Se o gato foi mantido com comida úmida ou natural por muito tempo, então seu sistema digestivo está acostumado a assimilar comida rica em proteínas e será um procedimento bastante difícil digerir comida seca.

      Molhado

      Prós:

      • as misturas úmidas são uma fonte ideal de proteínas e gorduras em uma forma que corresponda às características fisiológicas dos animais, a alimentação com tais alimentos não causa prisão de ventre em animais de estimação;
      • 70% da ração úmida consiste em água, então os animais não precisam de suplementação abundante;
      • estudos demonstraram que os gatos comem menos quando comem alimentos úmidos, portanto, o uso desses alimentos ajuda a proteger o animal de comer em excesso - os animais atingem rapidamente uma sensação de saciedade, que dura várias horas;
      • Sabor e cheiro apetitosos - os animais de estimação geralmente adoram o aroma e a textura da comida úmida.

      Desvantagens:

      • Alimentos úmidos são mais caros do que alimentos secos;
      • os alimentos úmidos têm uma vida útil limitada, por isso são geralmente embalados em pequenos frascos ou sacos;
      • o uso de tais formulações costuma causar mau hálito; em alguns casos, os animais desenvolvem placa e cálculos, que costumam causar doenças gengivais.

      Posso misturar?

      De acordo com as recomendações do fabricante, a mistura de ração seca e gelatinosa é permitida, mas somente se ambos os produtos pertencerem à mesma marca. Além disso, os fabricantes não recomendam combinar produtos de loja prontos com alimentos naturais; no entanto, muitos criadores de vez em quando ainda introduzem carne ou outros ingredientes protéicos no cardápio de seus animais de estimação.

      Na verdade, não há nada de perigoso em misturar vários tipos de alimentos, mas é importante cumprir certas regras. Em primeiro lugar, os alimentos não devem ser combinados na mesma alimentação. Neste caso, três problemas são possíveis:

      • é difícil projetar o menu de modo que seja equilibrado;
      • Ao misturar a ração, é difícil rastrear o fluxo do volume necessário de água no corpo do animal: se um gato comeu comida úmida imediatamente após a comida seca, então ele pode se recusar completamente a beber a água de que tanto precisa.
      • alimentos secos e úmidos no corpo do animal são digeridos em taxas diferentes, o que pode levar a graves distúrbios alimentares no animal.

      Assim, se pretende combinar os dois tipos de alimentos, as refeições devem ser separadas a tempo, por exemplo, comida seca de manhã e comida húmida à noite.

      Em segundo lugar, você deve ter muito cuidado ao combinar alimentos prontos para consumo com alimentos naturais. Se você está determinado a combinar ração pronta com produtos naturais, então só podem ser componentes de proteína - carne, vísceras de alta qualidade ou peixe. A alimentação complementar de animais de estimação com cereais, leite azedo, vegetais e frutas não é permitida, pois eles obtêm tudo o que precisam com a composição final da ração.

      Como definir qualidade?

      Muitos criadores compram em publicidade e escolhem produtos para seus animais de estimação que, na verdade, acabam não só sendo insalubres, mas também perigosos para os animais. Ao escolher o alimento ideal para o seu animal de estimação, não acredite nos anúncios e na imagem da embalagem - com certeza você verá a imagem de um gato saudável bem alimentado. A única coisa que deve realmente chamar sua atenção são as informações sobre os ingredientes.

      A composição deve ser completamente "transparente" - todos os ingredientes devem ser prescritos lá com indicação completa do tipo de produto, por exemplo, a ração deve conter carne bovina / vitela / frango, e não "produtos cárneos" - esta formulação é um tanto vaga e pode implicam em tendões moídos, ossos, peles, gorduras etc., e não em todos os componentes ricos em proteínas, tão necessários para animais de estimação.

      Preste atenção na concentração dos alimentos. Se a embalagem indicar que o produto contém 4% de carne, significa que estão disponíveis apenas 4 g de carne por 100 g de ração, deve-se entender que nenhum animal terá essa quantidade de proteína suficiente para uma refeição.

      Por favor, note que a composição da embalagem é geralmente indicada em ordem decrescente da fração de massa, e aqui os fabricantes inescrupulosos costumam recorrer a alguns truques. Por exemplo, eles incluem muitos aditivos para grãos, mas ao mesmo tempo em concentrações mínimas. Assim, todos eles estão indicados no final da lista de produtos e à primeira vista seu conteúdo é pequeno, mas se somarmos o conteúdo total dos componentes, você notará que sua dosagem supera significativamente a recomendada.

      Lembre-se de que quanto mais tempo o alimento for armazenado, maior será a probabilidade de ele conter conservantes e outros aditivos sintéticos.

        Outro ponto importante é a integridade da embalagem. Não compre alimentos secos por peso. O fato é que o alimento úmido aberto pode ser armazenado por apenas algumas horas, e o alimento seco por vários meses é oxidado e torna-se absolutamente inútil para o animal, em alguns casos até prejudicial. Além disso, os vendedores geralmente vendem produtos estragados dessa maneira, misturando-os com grânulos de um saco recém-aberto. Lembrar que a venda de ração a peso deve ser realizada exclusivamente em embalagens hermeticamente fechadas, e não em sacolas.

        Veja abaixo como escolher a comida de gato.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa