Gatos domésticos

Arnês para um gato: tipos, subtilezas de escolha e regras de treino

Arnês para um gato: tipos, subtilezas de escolha e regras de treino
Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Como montar e colocar corretamente?
  5. Como treinar um gato?

Os gatos são considerados animais brincalhões que adoram longas caminhadas na natureza. A maioria dos proprietários desses "fuzzies" mora em apartamentos. Para evitar que os animais de estimação escapem, eles restringem seu acesso ao acesso independente à rua. Para que o gato tenha oportunidade de andar, neste caso, eles utilizam coleiras especiais, que podem ser adquiridas em qualquer pet shop.

O que é e para que serve?

Um arnês ou como é frequentemente chamado de "coleira de gato" é um dispositivo projetado para segurar um animal de estimação enquanto caminha na rua. Uma coleira de gato é exatamente igual a uma coleira de cachorro, a única coisa é que ela não é fixada no pescoço, mas entre as omoplatas do animal. Os arreios são usados ​​quando o gato precisa ser levado para fora de casa. Pode ser não apenas um passeio ao ar livre, mas também uma viagem a uma casa de veraneio, uma visita a uma clínica veterinária ou exposições.

Graças a este design, torna-se muito mais fácil passear com o gato, uma vez que é segurado e constantemente sob controlo. Isso é especialmente importante quando o animal se encontra em um ambiente desconhecido e começa a entrar em pânico de medo e subir a uma altura, após o que é extremamente difícil retirá-lo de uma árvore ou de outro lugar. Além disso, em tais situações, os gatos podem simplesmente fugir, se esconder em um abrigo silencioso e não serem encontrados.

O mesmo se aplica a viagens ao campo, onde caminhadas livres são permitidas apenas alguns dias após o animal se acostumar ao novo ambiente. Para agilizar esse processo, os donos precisam passear com o gato na coleira todos os dias, apresentando-o gradativamente ao entorno. As principais vantagens dos arreios para gatos incluem:

  • a possibilidade de um passeio confortável e seguro com o animal na rua, o que proporcionará ao animal e ao seu dono emoções positivas e boa saúde;
  • tendo controle sobre o gato, ele não será capaz de fugir e subir em uma árvore;
  • a habilidade de ajustar a distância entre o animal e seu dono;
  • investimento de viagens à dacha, exposições e à clínica veterinária.

Quanto às deficiências, elas também existem.

  • Gatos ao ver os arreios podem entrar em pânico, se libertar e ficar nervosos. Os animais tentam se libertar da coleira de qualquer maneira e muitas vezes se machucam.
  • A guia e o arnês devem ser fixados com segurança, caso contrário, o animal se soltará facilmente e fugirá. Então será difícil encontrá-lo.
  • Modelos feitos de tecidos baratos e materiais de baixa qualidade rasgam rapidamente. Arreios de marcas conhecidas servem há muito tempo, mas são caros.
  • Não é recomendado o uso desses dispositivos para gatinhos com menos de 5 meses de idade. Seu corpo ainda não está adaptado para sair em privacidade e eles podem facilmente "pegar" qualquer infecção.

Além disso, os especialistas aconselham desistir de andar na coleira nas seguintes situações:

  • se o animal não tiver as vacinas necessárias;
  • após uma doença anterior ou cirurgia;
  • durante o estro.

Antes de decidir comprar um arnês para gatos com coleira, também é importante levar em consideração o fato de que muitos animais de estimação têm dificuldade de adaptação a condições desconhecidas, por isso alguns deles são contra-indicados em tais caminhadas... Eles não trarão nenhum benefício, e situações estressantes afetarão negativamente o sistema imunológico do animal e causarão patologias cardíacas.

Também é impossível levar gatos muito agressivos para a rua, pois eles terão apenas um problema (brigas não podem ser evitadas). Isto também se aplica a animais de estimação com mais de 10 anos que nunca andaram com arreios. É melhor não tentar acostumá-los a isso.

Visualizações

Normalmente, os arneses são vendidos completos com uma guia. São constituídos por duas coleiras, uma das quais fixada no pescoço do gato e a outra na barriga. Portanto, na hora de escolher um determinado modelo, é muito importante estar atento aos parâmetros do animal e comprar aquele arreio que não seja muito pequeno ou grande. A guia é presa ao arnês com um anel especial. Seu comprimento máximo pode chegar a 2,5 m, também existem modelos com comprimento de 4 metros.

Hoje à venda você pode encontrar uma grande variedade de arreios para gatos, que se diferenciam no material de fabricação. Na maioria das vezes, esse acessório é apresentado com tecido grosso e lona, ​​mas o melhor de tudo quando o arnês é feito de couro. Além disso, os produtos podem diferir nas opções de cores e decoração; os modelos decorados com listras e strass são muito populares. Para participar das exposições, os donos de animais, via de regra, adquirem arreios originais. Para caminhadas comuns, você pode dar preferência às opções mais baratas.

Os tipos mais comuns de arreios incluem o seguinte.

  • Arreios-macacão... Eles são considerados versáteis porque permitem que você proteja adicionalmente o gato do frio e da poluição. Na parte de trás do acessório há um anel com o qual você pode prender uma guia. Graças à seleção chique de cores e designs, os macacões combinam facilmente com todos os gostos.
  • Arnês em forma de colete. Esses modelos são equipados com fechos aos quais você pode prender rapidamente uma guia. Eles são confiáveis ​​em operação, mas não são adequados para o verão, pois o animal ficará quente neles. Além disso, muitos especialistas acreditam que esses coletes restringem a liberdade de movimento de um gato.
  • Coleira de coleira. É ideal para gatos dóceis e calmos. Para que seu animal de estimação se sinta confortável nele, você precisa escolher o tamanho certo. O arnês não deve ficar pendurado livremente em volta do pescoço ou apertado.Os acessórios deste tipo em forma de oito são muito populares. Os produtos são compostos por duas alças presas entre si, uma das quais colocada no pescoço do animal e a segunda nas patas dianteiras do corpo.

A junção dos laços cai nas costas (entre as omoplatas), um anel para conectar a guia é fixado a ele. As dobradiças possuem um ajuste conveniente, que é realizado com o auxílio de fechos especiais. Isso permite que você personalize o tamanho do arnês para as dimensões específicas do gato.

Este modelo tem uma vantagem principal - elimina completamente a possibilidade de estrangulamento do animal de estimação. Além disso, o produto se destaca pelo baixo custo e baixo peso, os animais não escorregam dele.

Também encontrado à venda e Coleiras em V... Eles são semelhantes aos arreios regulares, a única coisa é que as tiras são conectadas umas às outras sob o peito.

Como escolher?

A escolha de um arnês de caminhada para um gato deve ser orientada não apenas pelas preferências pessoais, mas também levar em consideração que o acessório é confortável e seguro para o animal. Se apanhar um produto de má qualidade ou que não corresponda às dimensões do animal, pode partir-se rapidamente. Portanto, ao escolher um colete ou arnês, você precisa prestar atenção aos seguintes indicadores.

  • Dimensões do gato. Você deve tirar medidas do animal com antecedência. Normalmente, a circunferência torácica é medida (atrás das pernas dianteiras).
  • Material. Os arreios devem ser feitos de material denso, mas não grosso. Além disso, o acessório deve ser fácil de limpar. Os produtos de nylon são considerados uma boa escolha, pois não esfregam o corpo do gato e se ajustam perfeitamente. Arreios de nylon permitem fixar o animal com segurança e são adequados para animais de estimação muito ativos e jovens. Para gatos mais velhos, você pode comprar acessórios de algodão, já que não são muito ativos durante as caminhadas. Para os "bichanos" com pele delicada, são adequados arneses com lã ou forro de feltro.

Quanto aos belos arreios de couro, são caros e inadequados para animais de estimação, pois podem atritar o pescoço e são muito volumosos.

  • Dimensões da guia. É melhor comprar uma guia de até 15 mm de largura e pelo menos 2 metros de comprimento. Ele deve se soltar facilmente. Normalmente, todos esses parâmetros estão indicados na embalagem do produto.

No caso de a época da compra cair na primavera ou no verão, é preferível dar preferência aos arreios de tiras. Modelos na forma de coletes feitos de tecido de malha transparente também são adequados. Neles, os gatos ficarão confortáveis ​​e frescos. Para o inverno, é preciso adquirir modelos de macacão, pois não só protege o andar, mas também protege o animal do frio.

Como montar e colocar corretamente?

Depois que o arnês do gato é comprado, o mais importante permanece - montá-lo corretamente e colocá-lo no gato.

De imediato é importante notar que, por hábito, a mascote vai inicialmente resistir de todas as formas possíveis e não vai querer usar este acessório, por isso os donos terão que ter paciência e tudo dará certo com certeza.

O arnês com guia é montado de acordo com as instruções das instruções que acompanham o produto. A colocação do arnês no gato deve ser feita em etapas, seguindo as recomendações a seguir.

  • Em primeiro lugar, o produto deve ser colocado ao lado do animal de estimação. Ele irá cheirá-lo, examiná-lo cuidadosamente e certificar-se de que a coisa desconhecida não irá prejudicá-lo. É bom que o seu animal brinque com o arnês por um tempo.
  • Em seguida, o "fofo" deve ser levado nos braços, acalmado, acariciado e conversado carinhosamente com ele, após o que você pode começar a aplicar o produto. Primeiro, você deve jogar uma das alças em volta do pescoço (com um mosquetão para cima) e empurrar suavemente as pernas do gato para a segunda alça. No caso de ser adquirido um modelo com fecho, as patas do animal devem ser empurradas para dentro das alças uma a uma, a alça por baixo da barriga deve ser ajustada e o fecho preso nas costas.

É importante certificar-se de que tudo está bem preso e não torcido.Além disso, certifique-se de que o acessório não pressiona a pele do animal, se necessário, faça ajustes adicionais nas alças.

  • O processo termina prendendo a guia ao anel, após o qual você pode dar um passeio com segurança.

Como treinar um gato?

Escolher e comprar um arnês para gatos é considerado apenas o primeiro passo para caminharmos juntos. O principal obstáculo para isso pode ser o acostumação do gato à coleira, o que é muito difícil e não é tão rápido. A adaptação gradual do animal à "inovação" ajudará a acelerar esse processo. Para isso, é preciso fazer de tudo para que o bichinho perceba isso como uma brincadeira e não fique nervoso. Será bom se você começar a acostumar o gato ao arnês desde cedo, então menos esforço e tempo serão gastos, e o animal não ficará estressado.

Se os proprietários não têm experiência em ensinar um gato a usar a guia, os especialistas recomendam seguir as recomendações a seguir.

  • Nos primeiros dias, basta colocar o arnês com guia ao lado do animal, isso permitirá que o gato se familiarize com o assunto e se acostume. Além disso, o produto ficará saturado com o cheiro de um animal de estimação e não lhe parecerá perigoso.
  • Então você pode começar a colocar o arnês no gato. Além disso, se ele se solta e fica nervoso, ele deve se distrair com um brinquedo, uma guloseima ou simplesmente acariciá-lo. Esse procedimento precisa ser repetido todos os dias, reservando um pouco de tempo para isso. Assim que o gato se acostumar com o arnês sem dor, você pode prender uma guia nele.
  • É melhor começar a andar na coleira em casa. O animal não pode ser puxado em direções diferentes. Os donos precisam ser pacientes e dar tempo ao gato para se acostumar com a nova sensação. Se você puxar a guia constantemente, o animal simplesmente ficará deitado no chão e não vai querer se mexer.
  • Quando as caminhadas pela casa forem bem-sucedidas, você pode sair com o gato. Primeiro, eles escolhem um local deserto onde o gato precisa ser entregue em uma cesta ou transportadora. Depois que o dono com o gato chega ao local do passeio, eles abrem a gaiola e esperam até que o animal saia por conta própria. O amado escolherá um local para seus passeios, o dono só precisa segui-lo.
  • Como várias situações podem ocorrer na rua, é recomendável usar um pingente na coleira do gato contendo informações sobre os dados de contato do dono e o endereço do animal. Se for perdido, a busca será mais rápida.
  • Não se pode passear com gatinhos com menos de 6 meses. Os bebês ainda têm imunidade enfraquecida; na rua, eles podem se infectar rapidamente. O mesmo vale para gatos mais velhos que nunca viram uma coleira na vida. Vale a pena desistir de andar com um animal que está em pós-parto ou pós-operatório. Não é recomendável levar para a rua animais de estimação de caráter covarde e agressivo.
  • Assim que terminar o passeio pelos locais desertos, pode ir aos poucos com a sua mascote para as praças e parques. A princípio, você precisa segurá-lo nas mãos, depois abaixá-lo suavemente até o solo e observar o comportamento. Se o seu gato se comporta de maneira assustada e cautelosa, não se preocupe, isso é normal. Leva tempo para o animal se acostumar com a nova área.
  • Você não pode forçar o animal a andar durante as caminhadas, o dono deve apenas seguir. Você deve aceitar o fato de que não é o dono, mas o animal de estimação que o leva para passear. Com o tempo, a situação vai mudar para melhor e as caminhadas ao ar livre tornar-se-ão um verdadeiro prazer.

No próximo vídeo, você aprenderá como vestir e treinar adequadamente seu gato para usar um arnês.

sem comentários

Moda

a beleza

casa