Gatos domésticos

Raças populares de gatos e gatos pretos

Raças populares de gatos e gatos pretos
Contente
  1. Recursos de cor
  2. Temperamento e cor dos olhos
  3. Tipos e sua descrição
  4. Regras para o cuidado da lã preta

Os antigos egípcios consideravam os gatos de pêlo preto animais sagrados. Na era cruel da Idade Média, gatos pretos foram queimados na fogueira junto com feiticeiros e bruxas imaginários. Por muito tempo acreditou-se que o gato preto trazia azar, e a população de filhotes negros estava à beira da extinção. Há relativamente pouco tempo, alguém viu que, contra o fundo de lã preta, esses olhos azuis, verdes ou âmbar parecem extraordinariamente brilhantes e a aparência é misteriosa.

Gatos de pêlo preto se tornaram populares, muitas raças dessas criaturas incríveis apareceram. Vale a pena dar uma olhada neles e fica claro porque são tão amados em todo o mundo.

Recursos de cor

Primeiro, você precisa dissipar os mitos que foram criados durante séculos em torno da cor preta do cabelo do gato. A cor preta do pelo é fruto da genética, e não de intrigas de espíritos malignos. A cor é herdada, de mãe para filho - na maioria dos casos, um gato preto terá gatinhos com exatamente a mesma cor de pelo.

O pigmento melanina, que é grânulos microscópicos, é o responsável pela cor.

Este pigmento, por sua vez, se divide em dois componentes, tais como:

  • eumelanina absorve completamente a luz e dá uma pigmentação preta com todas as cores derivadas: chocolate, azul, roxo, fulvo;
  • a feomelanina é responsável por todas as variedades vermelhas.

A herança de uma determinada cor depende do sexo da listrada bigoduda, já que o gato tem um cromossomo X e pode ser preto ou qualquer tom de vermelho. Os gatos têm dois cromossomos X, então os gatinhos podem nascer com a cor preta, vermelha ou tartaruga.

Temperamento e cor dos olhos

A natureza deu aos gatos pretos um caráter agradável e pacífico. Eles são sinceramente apegados a uma pessoa, capazes de capturar seu estado de espírito e estado. São os pretos que são considerados os melhores curadores: eles pegam o negativo sobre si, transformam-no em energia positiva e devolvem-no ao seu dono. Esses animais não são caracterizados por agressão. Pela sua ludicidade e alegria, serão bons companheiros das brincadeiras infantis. Se o proprietário muda com frequência de um lugar para outro, eles se adaptam rapidamente às novas condições.

O gato preto é um previsor de tempo confiável, especialmente para quem vive em áreas de atividade sísmica.

O animal assustado começa a correr inquieto pela casa, obrigando o dono a sair do prédio. No entanto, os gatos pretos são amados não apenas por seu caráter habitável e aparência colorida, mas também pelo olhar expressivo de seus olhos enormes. Há muito tempo se acredita que a combinação mais comum é um gato preto com olhos verdes. Embora os geneticistas tenham tentado tanto criar um animal com uma cor incomum de íris, hoje é quase impossível encontrar um gato com olhos verdes esmeralda ou gramados naturais.

O verde de hoje é uma das tonalidades possíveis.

Graças à ciência, surgiram inúmeras espécies de animais com olhos azuis, âmbar e oliva. Ao mesmo tempo, os criadores alertam que, à medida que crescem, a cor dos olhos do gato pode mudar.

Por exemplo, todos os gatinhos nascem com olhos azuis. Então tudo depende da pigmentação. Se a frente do olho for mais pigmentada, o gato terá olhos amarelos. Se o acúmulo de pigmento estiver nas costas, você terá olhos verdes.

Tipos e sua descrição

Como resultado da seleção, os cientistas criaram raças interessantes de gatos. Não é surpreendente que o futuro proprietário fique confuso. Antes de decidir qual gato com pedigree levar para casa, vale a pena entender os tipos existentes desses graciosos animais de estimação.

Bombay

Para começar, deve-se enfatizar que o único representante marcante dos gatos de pêlo preto é o Bombaim. Esta raça surgiu graças ao criador e criador americano Nicky Horner, que queria ter em casa a cópia perfeita do gato selvagem indiano. Indivíduos de pêlo curto do gato americano e do gato birmanês foram selecionados para o cruzamento. Sua cor é zibelina, de preferência preta. Foi apenas na quarta geração que os gatinhos conseguiram com a pelagem preta perfeita. Mas isso tornou possível estabelecer certos padrões para uma nova espécie de gato.

Os representantes da raça Bombaim são caracterizados por uma cor de pelagem negra como carvão. O nariz e as almofadas das patas são da mesma cor preta. Manchas brancas não são permitidas. Em casos raros, os gatinhos nascem com uma mancha branca no peito que desaparece à medida que envelhecem. Os traços característicos da Bombaim são considerados uma cabeça elegante com olhos redondos e distantes e orelhas de tamanho médio. Ele tem um corpo musculoso, pernas pequenas e um andar gracioso.

Quase 100% semelhante à pantera selvagem. No entanto, esta raça foi criada como uma cópia em miniatura deste formidável predador.

Apesar da semelhança externa com a irmã mais velha selvagem, Bombays são extremamente sociáveis ​​e amigáveis. Eles se dão facilmente com crianças pequenas, brincam de bom grado com outros animais de estimação, muitas vezes sobem em seus braços, adoram sentar no colo do dono. Esses gatos adoram jogos ao ar livre, eles trazem de volta um rato atirado ou uma bola como cães. As demais raças não seguem regras tão rígidas de manutenção da coloração preta da pelagem, permitindo diversas cores. No entanto, os especialistas observam que os gatos pretos têm certas características.

Manx

Os gatos Mainx têm uma aparência memorável: corpo encurtado, cabelo fofo e focinho quadrado na cabeça redonda.Eles são caracterizados por maçãs do rosto proeminentes, nariz ligeiramente alongado, orelhas triangulares e olhos amendoados levemente oblíquos. Outra característica interessante de sua aparência é a cauda.

Freqüentemente, os representantes dessa espécie nascem com cauda curta em forma de pompom, ou mesmo sem cauda. O comprimento normal da cauda é raro para esta espécie.

Os Manks se dão facilmente com todos os membros da família. Eles nunca vão arranhar uma criança pequena, mesmo que isso os incomode ou machuque. Como último recurso, o manx se esconderá em um lugar inacessível ao pequeno tirano. Eles dão as boas-vindas aos hóspedes, para que não precisem ficar trancados no quarto ao lado para evitar problemas. Com todo o amor pela casa, esses gatos escolhem seu próprio dono. Portanto, não está excluída a possibilidade de que ronronem ternamente para todos, e obedeçam e busquem verdadeiramente a atenção de apenas uma pessoa.

Se já houver animais de estimação na casa, Manx encontrará rapidamente uma linguagem comum com eles. E eles vão conseguir um companheiro engraçado - afinal, esse animal animado e curioso simplesmente não sabe ficar sentado por muito tempo no mesmo lugar. Não é por acaso que se fala em curiosidade - se esta gata se interessar por alguma coisa, ela subirá em qualquer topo para examinar o objeto que a intrigou. Portanto, todas as coisas que estiverem nas prateleiras superiores devem ser estáveis ​​ou bem fixadas para que o animal não se machuque e não deixe cair nada.

Maine Coon

Este é um dos maiores representantes dos gatos domésticos. O peso dos homens pode chegar a mais de 15 quilos (as mulheres pesam menos, mas não muito). Esses gigantes têm pelos grossos e macios, corpo musculoso e pernas poderosas. A cauda fofa pode ter até 50 cm de comprimento. A cabeça é maciça com orelhas triangulares e olhos pequenos, mas expressivos.

O animal se distingue pela excelente saúde e grande resistência - não é por acaso que foi criado no severo clima da América do Norte.

Apesar de seu tamanho impressionante, o Maine Coon se move perfeitamente pela casa, contornando todos os obstáculos. Cadeiras viradas, travesseiros jogados para fora do sofá ou pratos quebrados não são sobre ele. Basta chamar um gatinho para fazer o pedido uma vez, ele se lembrará rapidamente da localização da bandeja.

Maine Coon é um gato forte, ao mesmo tempo amigável e pacífico que não morre com o toque desagradável de um adulto ou o abraço de uma criança pequena. É treinável e pode ser aprendido por comandos de voz. Curiosamente, este grande gato é extremamente medroso e com medo de sons ásperos.

Este animal equilibrado não tolera situações estressantes, portanto os membros da família devem manter um clima favorável na casa para não estragar os nervos de si próprios e de seu animal de estimação.

persa

Os gatos persas de pêlo comprido distinguem-se pela sua aparência espectacular: nariz largo e achatado, cabeça maciça, orelhas pequenas e arredondadas, olhos enormes e expressivos de cor amarela ou laranja. Esses animais têm pernas fortes, costas e tórax grandes. Sua lã merece atenção especial: os persas têm subpêlo espesso e as fibras finas individuais podem atingir até 20 cm de comprimento.

Se você acariciar um gato persa, terá a sensação de ter tocado em uma almofada macia e sedosa. Em princípio, o estilo de vida desses animais não é muito diferente do usual acessório de mobília: são preguiçosos, não gostam de brincadeiras ao ar livre e correm muito.

Um estado confortável para eles é reclinar-se em um sofá ou poltrona na companhia do proprietário.

Ao mesmo tempo, os persas são muito sociáveis, afetuosos, sinceramente ligados a todos os membros da família. Eles não são intrusivos - mesmo se algo for necessário, eles não miarão histericamente, mas se sentarão em frente ao proprietário e olharão expressivamente em seus olhos. Os animais gozam de boa saúde, mas podem adoecer por falta de atenção. Portanto, durante o dia você precisa encontrar tempo para se comunicar com seu animal de estimação e não deixá-lo sozinho por muito tempo.

Devon Rex

É um gato pequeno e esguio, de corpo musculoso, pescoço fino, pernas altas e cauda longa. Ela tem uma cabeça grande com maçãs do rosto salientes, orelhas grandes e olhos amarelos ou verdes expressivos. O Devon Rex é uma raça de pêlo curto. Freqüentemente, seu pelo preto é moldado com cobre ou prata, o que não é coincidência: nas laterais e nas costas, vilosidades macias se estendem em ondas. A luz reflete na lã para formar uma tonalidade específica.

Esses gatos se dão bem com todos os membros da família. Eles gostam tanto de adultos como de crianças pequenas, que participam de jogos ao ar livre de boa vontade.

Mas eles não são intrusivos - se os donos não estão em casa ou não estão prontos para prestar atenção neles, o rex pode ocupar-se perfeitamente por conta própria. Freqüentemente, eles são movidos por uma curiosidade irreprimível - esse pesquisador precisa chegar até o canto mais distante do apartamento. Qualquer novo item na casa também será cuidadosamente estudado. O mesmo se aplica aos convidados que vieram - o gato não se acalmará até que aprenda uma nova pessoa.

Cacho americano

Esta raça tem orelhas viradas para fora e para trás. Este sintoma se manifesta em gatinhos à medida que envelhecem, e mesmo assim não em todos - cerca de ⅔ da ninhada cresce com as orelhas invertidas. Pelo padrão, eles têm uma cabeça em forma de cunha, um corpo musculoso e um tamanho médio de patas. Os cachos têm uma pelagem macia com um subpelo pequeno. O padrão permite variedades de pêlo curto e semi-comprido desses animais incríveis.

Esses pequenos gatos crescem por muito tempo e ganham peso completamente no segundo ou terceiro ano de vida - apenas 3 ou 5 quilos.

Esses animais não têm predisposição a doenças hereditárias.

Por sua natureza, os cachos são animais positivos e amigáveis. Eles tendem a ser curiosos e interessados ​​em seus arredores. Se o trabalho do proprietário envolve viagens frequentes de um lugar para outro, o americano ágil se acostumará rapidamente às novas condições. Esses gatos adoram "conversar" com o dono, adoram sinais de atenção por parte da casa. Ao mesmo tempo, eles são discretos e sempre podem encontrar algo para fazer. Vingar-se por desatenção, danificando móveis ou roupas, não faz parte do espírito dos Curls limpos.

Antes de trazer este animal para dentro de casa, vale a pena considerar alguns pontos. Os cachos não devem nascer em famílias com crianças pequenas - bebês podem danificar orelhas de gato sensíveis.

E o gato americano não tolera a solidão.... Caso não seja possível dedicar tempo a um animal de estimação, vale a pena escolher um gato com um caráter mais independente.

Siberiano

A raça siberiana é única por ter sido formada sem a participação de criadores. As duras condições naturais criaram um gato com pêlo espesso, corpo musculoso e denso, pescoço curto e denso e cauda fofa e luxuosa. Os siberianos são caracterizados por um focinho arredondado com maçãs do rosto inseridas baixas, uma testa para a frente e um nariz largo. Eles têm olhos largos e redondos que são azuis, verdes, dourados e amarelos. Existem franjas entre as almofadas das patas e nas pontas das orelhas.

Os siberianos são despretensiosos, portanto podem ser iniciados tanto em um apartamento na cidade quanto em uma casa particular.

Estes maravilhosos coletores de ratos se dão facilmente com todos os membros da família.: eles adoram se comunicar com os adultos e tratam as crianças pequenas como se fossem seus próprios gatinhos. Eles adoram correr, pular e brincar. Eles podem subir até os lugares mais altos para estudar os objetos que estão ali. Se os proprietários se ausentam por muito tempo ou não se comunicam muito com seu animal de estimação, os siberianos sentem saudades e começam a se divertir à noite.

Ao mesmo tempo, o animal se distingue por um caráter independente: odeia quando fica entediado com carícias e pegadas. Eles também não seguirão o rabo do dono, exigindo atenção. A hospitalidade é incomum para os siberianos: eles rosnam para um estranho por um longo tempo, considerando-o uma ameaça imediata para os membros da família.

Regras para o cuidado da lã preta

Acredita-se que os pretos precisam de cuidados especiais.Isso é parcialmente verdade, já que a cor preta desbota facilmente ao sol, formando marcas avermelhadas. Portanto, o animal de estimação não deve permanecer na luz solar direta por muito tempo.

Há mais uma nuance: se o animal não ingerir proteínas, vitaminas e minerais suficientes, sua pelagem ficará opaca e desbotada.

Um proprietário prudente cuidará da dieta do animal, incluindo carne, ovos, grama de gato e vários suplementos dietéticos.

Para o restante, devem ser observadas as seguintes regras de cuidado com os cabelos, levando em consideração as características de cada raça:

  • subpêlo grosso de manks requer uma penteabilidade cuidadosa, ao final do procedimento o pelo do gato pode ser alisado com um pente; esses animais devem ser banhados no máximo duas vezes ao ano com o uso de xampus e condicionadores especiais que aumentam o brilho;
  • fofo Maine Coon, Os cachos de pêlo curto e Bombay devem ser penteados com escova pelo menos uma vez por semana;
  • persas e siberianos de cabelos compridos requerem um cuidado especial - os gatos devem ser penteados diariamente, primeiro com um pente com dentes raros, depois removendo o pelo com uma capa impermeável e, no final do procedimento - com um pente de dentes frequentes; os animais podem ser lavados até quatro vezes ao ano; após os procedimentos com água, a lã deve ser tratada com um agente especial para facilitar o penteado;
  • Devon Rex encaracolado depois de pentear, é imperativo acariciá-lo com as mãos molhadas: então as fibras encaracoladas vão se encaixar naturalmente em ondas perfeitas.

Não há grandes dificuldades no atendimento. Se o dono ama sinceramente seu animal de estimação, ele encontrará facilmente tempo para escolher uma dieta, pentear o pelo, se comunicar e brincar. Bem, o animal de estimação fofo responderá com 100 por cento de reciprocidade e se encantará não apenas com um humor brincalhão, mas também com uma aparência luxuosa.

Veja o vídeo abaixo sobre as características dos gatos pretos de Bombaim.

1 comentário

Perfeitamente!

Moda

a beleza

casa