Psicologia, caráter e educação dos gatos

Como fazer amizade entre gatos em um apartamento?

Como fazer amizade entre gatos em um apartamento?
Contente
  1. Você deve ter vários gatos?
  2. Preparando-se para um novo animal de estimação
  3. Primeiro encontro
  4. Por que os gatos estão em conflito?
  5. Como parar uma luta
  6. Como fazer amigos?
  7. Erros freqüentes

Quem adquire um gato deve entender que essa é uma responsabilidade enorme. E se você decidir ter mais de um animal de estimação, a responsabilidade aumenta significativamente. Em nosso artigo, vamos falar sobre como fazer amigos entre gatos em um apartamento.

Você deve ter vários gatos?

Se os donos de um gato na casa não forem suficientes, então você pode ter um segundo. Esta solução tem vantagens (os gatos são excelentes analgésicos) e desvantagens (custos de manutenção aumentados). Portanto, você precisa pensar se tem tempo livre suficiente para cuidar dos dois animais e se vai “puxá-los” financeiramente.

Muitas pessoas têm um segundo animal de estimação, pensando que o primeiro fica entediado por ficar sozinho em casa durante a ausência do dono. Isso não é razoável. Deve-se entender que os representantes da raça felina não são animais gregários, portanto não precisam de companhia. A atenção do proprietário é outra questão, deve ser dada a qualquer animal de estimação: tanto cães como gatos.

Consiga um segundo gato como empresa apenas se se você não fica em casa o dia todo e não consegue dedicar tempo suficiente aos animais de estimação. Porém, é importante entender que alguns animais de estimação não conseguem encontrar uma linguagem comum e entrarão em conflito constante, mesmo que o dono faça de tudo para reconciliá-los.

Um animal oprimido sempre experimentará um estresse que não levará a nada de bom. Se os animais de estimação não se darem bem por muito tempo, um deles terá que ser dado a outra família.

Preparando-se para um novo animal de estimação

Antes de começar um segundo gato, é recomendável preparar um apartamento dividindo-o em zonas. Se cada um deles tiver seu próprio bebedouro, comedouro e bandeja, eles se tornarão amigos muito mais rápido. É aconselhável que os animais não se cruzem durante a alimentação, nas áreas de recreação e sanitários.

Lazer

Para um gato iniciante, você deve fazer um local separado para dormir, é desejável que esteja em outra sala... Um gato dos velhos tempos nunca deixará um "novato" ir para o seu lugar de descanso. Prepare um colchão separado para o novo inquilino e coloque-o longe do "quarto" do outro gato. Será uma grande vantagem se houver uma porta entre os quartos. À noite terá que ser fechado, pelo menos durante a primeira semana.

Alimentando

Se os bichinhos ainda não estão familiarizados uns com os outros e não tiveram tempo de fazer amigos, então, muito provavelmente, eles mostrarão agressividade quando as tigelas com comida estiverem próximas. Portanto, o gato "novo" precisa ser alimentado em uma tigela separada em outro cômodo, onde o gato "velho" nunca se alimenta. Depois de um tempo, quando os bichinhos se tornam amigos, as tigelas podem ser colocadas lado a lado ou compradas em dobro.

Não é recomendado alimentar os animais em horários diferentes. Assim, os dois gatos estarão ocupados comendo e não terão tempo para comer de um competidor.

Banheiro

Antes de comprar um novo animal de estimação, considere comprar uma segunda caixa de areia. No momento em que aparece, a caixa de areia do primeiro gato já deve estar suja. Assim o animal vai entender que esse banheiro já pertence a alguém e, muito provavelmente, vai escolher aquele que é mais limpo.

Gatos estranhos são estritamente proibidos de ir ao mesmo banheiro, pois um conflito surgirá e o animal de estimação oprimido começará a cagar nos cantos.

O "novo" gato deve ser posicionado de forma a não atrapalhar o "antigo". Não é recomendado alterar as condições do gato antigo. É importante que ele não sinta qualquer violação de seus direitos devido ao aparecimento de um segundo animal de estimação.

Primeiro encontro

O processo de namorar gatos é muito importante. Como seu relacionamento será construído no futuro depende desse fator. Quase todos os proprietários cometem neste momento um erro grosseiro: ou empurra-os cara a cara, fechando-os numa sala, ou imediatamente os conduzem para salas diferentes, tirando a oportunidade de comunicar. Tanto no primeiro como no segundo caso, o conflito será inevitável e uma luta certamente ocorrerá.

Antes do encontro você precisa aparar as garras de ambos os gatos. A “manicure” deve ser feita em breve, mas não é recomendado cortar as garras pela raiz, passar por cima das pontas com uma lixa de unha. Novas garras de animais de estimação podem ser aparadas em casa e na entrada. Além disso, essa tarefa pode ser facilmente realizada em qualquer salão para animais em poucos minutos.

Alguns criadores recomendam misturar os cheiros de ambos os gatos quando possível.

Este procedimento simples é bastante simples: pegue uma toalha seca e acaricie os dois animais sucessivamente. Preste atenção especial às patas, bochechas e a área sob a cauda.

Trazer o recém-chegado para casa deve ser correto: pegue uma caixa de tamanho adequado e coloque o gato nela. Corte pequenos orifícios para que ela possa acompanhar o que está acontecendo ao seu redor. No processo de conhecimento, todas as portas internas devem ser abertas para que em caso de briga um dos gatos possa escapar. Pelo contrário, é proibido abrir janelas.

Coloque a caixa com o recém-chegado no meio da sala e não deixe sair por um bom tempo. É importante que o veterano se acostume com o novo perfume. Isso dará aos gatos a oportunidade de se comunicarem.

Depois de uma hora, você pode abrir a transportadora, porém, o gato deve permanecer dentro. Ele mesmo vai entender quando você puder sair. Alguns animais de estimação são selecionados imediatamente para explorar uma nova área, outros podem ficar dentro de casa por meio dia. Deixe ao animal o direito de escolher.

Quando um recém-chegado decide sair da caixa, o veterano começará a mostrar que este território pertence a ele. Você pode ouvir rosnados ameaçadores.Na maioria dos casos, o "novato" por toda a sua aparência mostra que não se importa. Ele tenta não cruzar os olhos com o agressor. Por meio dessas ações, o pet mostra que não é um apoiador de conflitos. O proprietário não deve interferir, é preferível atuar exclusivamente como observador até o momento em que estourar uma briga.

Patas soltas e miados agressivos são considerados reações normais. Seja paciente e deixe os animais resolverem as coisas, caso contrário você apenas atrasará o momento da luta. Quanto mais cedo os bichinhos encontrarem uma linguagem comum, mais cedo a paz reinará na casa, qualquer indício de conflito desaparecerá.

Se os dois gatos olharem nos olhos um do outro, sem olhar para cima, você deve ter cuidado. Sinal de que o recém-chegado não quer se reconhecer como hóspede e está pronto para lutar por uma vaga. Os animais de estimação podem permanecer neste estado de alguns segundos a 2-3 horas. Se você não tiver tempo para sentar e monitorá-los por tanto tempo, precisará separá-los em salas diferentes.

Observe que é o segundo gato que precisa ser levado embora, o "primogênito" deve permanecer onde normalmente está. Do contrário, você provocará um conflito ainda maior, porque os veteranos acharão que o território está perdido.

Por que os gatos estão em conflito?

Os gatos podem iniciar uma briga de forma totalmente inesperada e, às vezes, até mesmo proprietários experientes não conseguem identificar a causa do conflito. Os seguintes fatores são comumente observados.

  • Temer. Esta é a causa mais comum de uma briga. Normalmente, o medo é percebido em um novo colono. Quando os “novatos” atacam o “primogênito”, agem de acordo com o princípio: “O ataque é a melhor defesa”.
  • Defendendo o território. O principal agressor neste caso é o veterano. Afinal, o quarto há muito pertence apenas a ele e ao proprietário.
  • Conflito sexual - comum durante o estro. Neste caso, os animais podem ser alojados em quartos diferentes. Se você não planeja ter filhos, é recomendável castrar os machos e as fêmeas.
  • Outros interesses. Aqui, comida, banheiro ou brinquedos podem ser a causa. Normalmente, esses problemas são percebidos apenas entre os proprietários das raças de gatos mais orgulhosos e ciumentos, por exemplo, o siamês. Eles acreditam que o dono pertence apenas a eles.

Como parar uma luta

Se apenas sibilar não bastasse e o conflito se transformasse em briga, os gatos cavalgam, se espancam e se arranham, então você precisa intervir. O desenvolvimento futuro dos eventos dependerá totalmente do proprietário.

Abaixo estão os principais pontos que devem ser observados durante a resolução do conflito.

  • A maneira mais eficaz é usando um cobertor, colcha ou toalha de banho. Se você colocar um pano grosso nos animais de estimação durante uma luta, eles congelarão. Você precisa, sem hesitação, pegar um recém-chegado e carregá-lo para a próxima sala, bem embaixo do cobertor.
  • Em raras ocasiões, a luta não para nem mesmo sob as cobertas. Nessa situação, você pode usar um esfregão para afastar os gatos uns dos outros. O proprietário deve reagir rapidamente, desde que ninguém fique gravemente ferido.
  • Animais de estimação podem ser mergulhados em água fria. Esta é uma das formas mais eficazes de acabar com o conflito, os beligerantes vão se espalhar por diferentes cantos.

Os gatos são criados por alguns dias, então o dono deve realizar novamente o processo de namoro. Se a situação se repetir, em dois dias reuniremos os animais novamente. As manipulações continuarão até que eles comecem a se tratar bem.

Se forem encontrados arranhões após uma luta, eles devem ser tratados. pomada anti-séptica. Em caso de ferimentos graves, é necessária uma chamada de um veterinário.

Como fazer amigos?

Gato e gato

Dois homens adultos em um apartamento causam muitos transtornos, pois quase sempre entram em conflito. Na natureza, descobriu-se que o habitat dos gatos é muito maior do que o das fêmeas. Conseqüentemente, quantos gatos ele fertiliza depende da vastidão desse território.É por isso que os gatos têm uma atitude negativa perante o facto de alguém ocupar as suas instalações.

Animais de estimação adultos podem tratar bem uns aos outros por meses, mas ainda haverá conflitos ocasionais. Com a ajuda de uma luta, eles serão capazes de determinar quem está no comando e, se possível, remover um oponente de sua sala.

Se houver uma fêmea por perto, pronta para acasalar, então a luta entre os gatos será especialmente feroz e, muito provavelmente, terminará em ferimentos graves ou na morte de um animal de estimação, se as forças não forem iguais.

Além de brigar, os bichinhos vão marcar o território a cada vez, tentando interromper o cheiro de um competidor, o que acarretará um cheiro desagradável na casa e difícil de intemperizar.

Será quase impossível reconciliar gatos adultos, portanto, é recomendável castrar os dois inquilinos pelo menos um mês antes de se encontrarem.

Gato e gato

E se é quase impossível fazer amizade com dois machos, então os animais de estimação heterossexuais podem se dar muito bem. Mas esteja preparado para o fato de que nos primeiros dias de comunicação, o gato irá periodicamente mostrar caráter, sibilar ou bater no gato. É assim que ele mostra sua liderança.

Os animais de estimação devem ser alimentados ao mesmo tempo, mas em quartos diferentes. Se comerem de uma tigela, o macho constantemente comerá tudo sozinho. Conseqüentemente, o gato ganhará quilos extras rapidamente e ficará constantemente desnutrido. Ambos afetarão negativamente a saúde.

Muitos proprietários, para evitar a fertilização dos animais, simplesmente os criam em quartos.

Infelizmente, isso quase nunca funciona. Se você não planeja criar animais de estimação, é recomendável castrar o macho ou esterilizar a fêmea.

Gatinho e gato

Os machos são mais céticos em relação aos gatinhos do que aos gatos. Os gatos, por sua própria natureza, nunca ligam para os gatinhos e, em caso de conflito, podem até matá-los. Mas é improvável que um gato adulto brigue com um gatinho, porque o macho entende que ele não representa nenhum perigo. E depois de algumas semanas, os bichinhos com certeza farão amizade. No entanto, você ainda deve jogar pelo seguro: não deixe os animais sozinhos no início. Quando o gatinho crescer, mais comunicação se desenvolverá com base em seu gênero.

Gato e gato

A natureza dos gatos é diferente: eles podem ser teimosos, orgulhosos e até brigões. Raças agressivas raramente fazem amizade com um recém-chegado. Não é recomendado o uso de força para criar animais de estimação, então o gato desenvolverá uma antipatia ainda maior por um competidor. Você terá que ser paciente e persistente.

Representantes de raças calmas, por exemplo, o gato de pêlo curto britânico, conseguem se dar bem não só com um animal adulto, mas também com um gatinho.

Erros freqüentes

Às vezes, os proprietários, na tentativa de reconciliar os animais de estimação, se comportam de maneira incorreta. Aqui está uma lista dos erros mais comuns.

  • É proibido bater em animais de estimação, mesmo em caso de briga. Nenhum castigo físico é recomendado.
  • Não tente se colocar na liderança. O homem é o líder da matilha apenas para o cão. Os gatos não reconhecem uma pessoa como uma cabeça. Você deve ser apenas um amigo para eles.
  • Não deixe o velho com ciúme. Você deve dar atenção igual a ambos os animais.
  • Não coloque gatos cara a cara. Um animal de estimação deprimido pode ficar muito chateado, parar de comer e até morrer.
  • Lembre-se de que os gatos são animais predadores. Nunca os separe com as mãos desprotegidas, pois podem causar lesões graves durante a luta.

Como fazer amigos entre gatos, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa