Entrevista

Entrevista: estrutura, tipos e características

Entrevista: estrutura, tipos e características
Contente
  1. O que é isso?
  2. Estrutura
  3. Tipos
  4. Visualizações
  5. Estágios
  6. Recursos para diferentes trabalhos
  7. Como responder as perguntas corretamente?
  8. Erros típicos
  9. dicas e truques

Uma boa formação, sólida experiência profissional e assim por diante são importantes. Mas a maioria dos empregos é entrevistada de qualquer maneira. Os candidatos em potencial precisam saber quais tipos de procedimento existem e quais são suas características em diferentes casos.

O que é isso?

A resposta a esta pergunta não é difícil se você se colocar no lugar do empregador. Do ponto de vista dele, o objetivo entrevista favorece uma avaliação da aptidão dos candidatos para empregos. Eles são avaliados de acordo com uma variedade de critérios.

E perguntas capciosas, tarefas complexas são colocadas por um motivo - são elas que permitem caracterizar com sucesso esta ou aquela pessoa, suas qualidades profissionais.

Estrutura

Este procedimento tem várias partes. Normalmente existem:

  • o início da conversa;
  • perguntas gerais e conhecimento inicial do candidato;
  • elucidação dos traços de personalidade adaptativos;
  • determinação das características intelectuais de uma pessoa;
  • determinação do cumprimento das responsabilidades profissionais futuras;
  • bloco com perguntas não padronizadas;
  • terminando a conversa.

Tipos

Existem vários tipos de entrevistas.

Individual

Na maioria das vezes, é ele quem se entende pela palavra "entrevista". Este formato assume nO contato confidencial mais próximo de um recrutador (chefe) com um candidato. Conseguimos discutir rapidamente um amplo conjunto de questões. Mas a subjetividade da avaliação por parte do recrutador é grande. E isso vai levar muito tempo.

Grupo

Não se trata apenas da situação quando é convidado para uma entrevista 2 ou mais pessoas (na verdade, um formato de grupo). Também existe uma subespécie de painel, quando 2 ou mais entrevistadores estão envolvidos no procedimento. Essa técnica não deve ser confundida com as entrevistas em grupo simuladas, freqüentemente encontradas no marketing de rede. Na realidade, ele é projetado para avaliar as qualidades de liderança, a capacidade de organizar o trabalho.

Ao reunir as pessoas como um grupo, os empregadores também esperam economizar seu próprio tempo.

Controlo remoto

No passado, um telefone foi usado para ele. O Skype e outros mensageiros agora são usados ​​ativamente. Ao contrário do mito popular, aparência e maneiras nesse formato são julgadas quase mais exigentes do que em uma entrevista tradicional de escritório. Eles tentam usar entrevistas remotas não apenas para candidatos não residentes ou estrangeiros. É considerado um excelente método de seleção primária.

Visualizações

Além dos tipos, as entrevistas são divididas nos seguintes tipos.

Situacional

Este método não é tão incomum; é freqüentemente usado para avaliar candidatos à liderança. Eles oferecem uma ou outra situação condicional a partir da qual é necessário encontrar a saída ideal. Esta técnica é apreciada porque permite que você veja a maneira de pensar de uma pessoa e entenda como ela está pronta para agir corretamente.

Ninguém procura exercer pressão psicológica, porque não corresponde a tal formato.

Sem custos

Parece mais uma entrevista no sentido usual da palavra, mas como um conhecido. O candidato a emprego tem muito mais a dizer do que seu empregador. Uma opção comum é pedir para você falar sobre sua vida. Nesse tipo de narrativa, é muito difícil construir modelos e usar "caseiros". Além disso, o entrevistador sempre controla o curso da conversa e pode direcioná-la na direção certa.

Biográfico

O resultado final é focar na vida do candidato. Mas aqui o papel do entrevistador já é mais ativo.... Eles podem ser solicitados a falar sobre os motivos para escolher uma instituição educacional e especialização nela. Naturalmente, eles também estão interessados ​​em:

  • motivos ao escolher um emprego anterior e ao abandoná-lo;
  • o que uma pessoa considera insatisfatório, infiel em sua vida nos últimos anos;
  • relacionamento com outras pessoas;
  • experiência em gestão e assim por diante.

Por competências

Como é fácil de entender pelo nome, neste caso são verificados conhecimentos, habilidades e habilidades de vários tipos. Devido às limitações de tempo, eles estão interessados ​​na competência geral. Por exemplo:

  • para um contador termos e definições econômicas básicas são importantes;
  • para a secretária - tipos de documentos e organizações, sua estrutura aproximada;
  • para engenheiro e designer - fundamentos da matemática superior, resistência dos materiais, padrões.

Estressante

Você não precisa ser um especialista em psicologia para entender que, em uma situação difícil e ambígua, as pessoas se comportam de maneira diferente do que em repouso. Entrevista estressante projetado para sacudir a paz de costume, determinar a estabilidade do candidato. Todo empregador deseja evitar quebras devido à instabilidade, imprevisibilidade de comportamento.

A gravidade do procedimento varia muito, dependendo da escala dos requisitos. Na maioria das vezes, o recrutador faz uma lista de perguntas e testes difíceis junto com um psicólogo.

Estágios

Vamos considerar os principais estágios de uma entrevista completa.

Entrevista por telefone

O papel dessa etapa não é apenas chegar a um acordo sobre o momento ideal para a entrevista ou adiá-la imediatamente para outro dia. Já pela maneira de falar, apresentando-se durante uma conversa telefônica, julgam uma pessoa. Claro, isso "funciona" em ambas as direções. O candidato ao cargo pode avaliar um potencial empregador já neste momento. Sim, você pode dizer o quanto quiser o procedimento é preliminar, mas é a primeira impressão que é sempre mais forte.

Preparação

Se você for convidado para uma entrevista de emprego, é muito cedo para se alegrar. É imperativo pensar nos mínimos detalhes como se mostrar. E é importante fazer isso independentemente de o chefe (recrutador) ter uma conversa preliminar com os candidatos, uma segunda ou última entrevista. É óbvio que você precisa arrumar as roupas e os sapatos, cuidar da higiene - ou não vir de jeito nenhum. Mas não é só isso.

Um bom candidato, independentemente do cargo e do grau de chances de ocupá-lo, tentará aprender mais sobre a empresa e sua liderança. É útil mesmo na fase de conversas telefônicas ou durante a correspondência para descobrir:

  • a localização exata do local onde a entrevista está agendada;
  • características do sistema de acesso;
  • código de vestimenta corporativo;
  • funcionários com quem se comunicar;
  • possíveis tarefas de teste;
  • documentos e materiais necessários.

Uma apresentação de alta qualidade significa que o empregador receberá uma resposta às perguntas:

  • quão competente é o candidato como um todo;
  • quais tecnologias, habilidades e técnicas na profissão que possui;
  • a quais posições de vida ele adere;
  • quão proposital e diligente.

Claro, você deve chegar exatamente no horário em que está programado para comparecer à entrevista. Vale a pena conhecer com antecedência as características da rota, cuidando da facilidade de manutenção do seu carro pessoal e calculando o tempo de viagem. Melhor - com opções alternativas. Se de repente houver um atraso devido a circunstâncias imprevistas, você precisa ligar imediatamente e avisar... Esses princípios aumentarão suas chances tanto na entrevista inicial quanto na entrevista de acompanhamento.

Na maioria das vezes, a conversa dura de 10 a 40 minutos (cerca de 75% dos casos). Em 10% dos casos, leva de 40 a 60 minutos e a probabilidade de uma entrevista de 61 a 90 minutos é inferior a 1%. E longas conversas aguardam candidatos a cargos de liderança na organização, mas não funcionários comuns.

Importante: se a organização fixa constantemente novas datas de entrevistas ou realiza mais de duas, não adianta trabalhar. Isso permite que você diga imediatamente que os funcionários não são apreciados aqui.

Um encontro

Não importa o formato da reunião com o empregador - se será uma conversa com o chefe da organização, ou com o chefe de uma filial (unidade estrutural), ou com um recrutador. Você precisa se comportar de maneira educada e correta desde os primeiros segundos. Tanto o servilismo quanto o orgulho excessivo e a autoglorificação são inaceitáveis. Ao fazer isso, é importante demonstrar boa vontade, uma atitude geral positiva e confiança.

Se você já tem outro emprego, precisa pensar claramente em como tirar uma folga para uma entrevista. Algumas recomendações:

  • se possível, marque uma reunião fora do horário comercial normal;
  • tente substituir o almoço por uma entrevista;
  • motivar cuidadores com problemas de saúde, dificuldades dos filhos ou pais;
  • declarar-se testemunha de um acidente ou outro incidente.

Resultados

Mas, independentemente dessas sutilezas, o resultado prático ainda é importante. As pessoas se interessam naturalmente por placas que possibilitem determinar se decidiram ser convidadas para um novo emprego ou não (e não aceitarão). Sem dúvida, os sinais positivos serão:

  • uma conversa entusiasmada entre um recrutador ou um chefe;
  • oferta de visita guiada ao território;
  • a entrevista está demorando mais do que o planejado;
  • a conversa se inclina para salários, bônus e benefícios de trabalhar em uma organização;
  • pergunte se há alguma recomendação.

A falha é geralmente expressa nos seguintes pontos:

  • mau humor do entrevistador;
  • sua desatenção ao interlocutor;
  • uma conversa claramente desconfortável;
  • encerramento antecipado da conversa.

Mesmo que haja suspeita de que não foram contratados, é preciso fazer um gesto de boa vontade. Ou seja - envie uma carta de agradecimento após a entrevista. Tempo e esforço desperdiçados com você. Só isso merece respeito.

Importante: escrever tal carta de acordo com um modelo definitivamente não vale a pena - é melhor se concentrar em seus próprios pensamentos e emoções.

Recursos para diferentes trabalhos

Uma conversa entre um homem ou uma garota com um chefe de departamento, CEO ou recrutador não é toda a história da entrevista. Muito depende do perfil do funcionário que está sendo contratado. Assim, se houver vaga na especialidade de programador, gestores experientes não tentarão avaliar seu profissionalismo com “cinco questões mágicas”. Mas eles certamente vão perguntar sobre os projetos mais interessantes que eu tive que lidar. Ao falar sobre um projeto independente, você deverá explicar como as diferentes funções foram combinadas por uma pessoa.

Se o programador disser que trabalhou em equipe, o recrutador perguntará como tudo foi construído ali. Eles também podem perguntar sobre:

  • hobbies;
  • desejo de mudar este ou aquele momento no atual local de trabalho;
  • ideia do local ideal para trabalhar.

Algumas organizações até conduzem entrevistas para o cargo de carregador. Você não precisa ir até lá com roupas de trabalho, como seria lógico ao entrevistar um representante de vendas, advogado, comerciante ou economista. É mais correto vir em uma forma normal de trabalho. Deve estar em perfeita ordem. Importante: a oferta para fumar nada mais é do que um teste de força de vontade e disciplina; bom é o candidato que se recusa.

Mas uma conversa com os recrutadores espera não apenas as pessoas das profissões acima ou, por exemplo, um oficial de crédito, mas também os gerentes de topo. Espera-se que os executivos em potencial conheçam pelo menos informações tão profundas sobre a empresa quanto os funcionários de baixo escalão de longa data. Às vezes, você terá que mostrar seu conhecimento de teoria organizacional, fluxo de trabalho, especificações de mercado em geral e concorrentes em particular. Da mesma forma, só que com menos detalhes, perguntam a quem enviou currículos ao gerente territorial, gerente do restaurante, analista.

Mas o futuro assistente de vendas precisa se comportar com a mesma prudência. Aqui estão alguns conselhos:

  • fale de todas as atividades profissionais apenas sobre vendas bem-sucedidas;
  • fale claramente e em voz alta, com uma voz bem posicionada;
  • responder em detalhes à pergunta sobre o conhecimento de mercadorias vendidas anteriormente, indicando pequenas nuances.

É importante para um designer demonstrar vontade de resolver não apenas padrões complexos, mas também tarefas atípicas. Muitas vezes, muitas perguntas são feitas com o objetivo de mostrar a flexibilidade de pensamento. Também há dúvidas sobre a construção de cadeias lógicas quando há falta de dados iniciais. Eles podem ser solicitados a formular tantas maneiras atípicas de usar coisas simples. As opções são muitas, mas a essência é a mesma - o designer terá que pensar constantemente.

Aqueles que vão assumir a posição de um administrador de sistema podem ser questionados sobre:

  • equipamento elétrico de segurança;
  • causas de falhas eletrônicas comuns;
  • as principais características dos dispositivos eletrônicos populares;
  • reparo, ajuste de PC.

Uma entrevista para um mensageiro geralmente se resume a uma avaliação:

  • Capacidade de comunicar;
  • desenvoltura;
  • a capacidade de manter a boca fechada;
  • experiência;
  • vida pessoal.

O corretor de imóveis geralmente é questionado sobre:

  • experiência de trabalho;
  • habilidades acumuladas;
  • uma forma típica de descanso;
  • motivo da demissão;
  • as nuances do mercado imobiliário;
  • expectativas de crescimento de carreira.

Para avaliar o engenheiro-chefe, eles estão interessados ​​em:

  • a capacidade de desenvolver planos de desenvolvimento técnico;
  • a capacidade de melhorar a qualidade da tecnologia;
  • criação de produtos competitivos;
  • conformidade com os padrões e requisitos de design.

Aqueles que se candidataram ao cargo de secretária, administradora de salão de beleza ou representante médico devem conhecer a fundo a papelada. Em um salão de beleza é extremamente importante representar as características dos cosméticos, e o representante médico é obrigado a entender medicamentos e equipamentos especiais.

A entrevista de quem deseja ser babá e professora pode igualmente ter como objetivo o conhecimento da alfabetização pedagógica.Mas, no primeiro caso, a capacidade de se controlar e trabalhar pacientemente com a criança também é importante.

Uma entrevista para um comerciante geralmente envolve um teste de conhecimento:

  • envio;
  • armazenar;
  • circulação de mercadorias diversas.

Como outros especialistas (o mesmo garçom), o merchandiser pode ser questionado sobre a atitude em relação aos antigos empregadores. Nesse caso, você deve responder de forma educada ou neutra. Quanto à conversa com o motorista, os recrutadores estão profundamente interessados ​​na experiência de condução e na presença de maus hábitos, conhecimento da área.

Conhecimento útil de idiomas, habilidades de reparo de automóveis, habilidades de despachantes de carga. Uma entrevista para um florista envolve não apenas um conhecimento profundo de flores e do mercado de flores, mas também um teste de criatividade. Eles definitivamente vão pedir para você fazer um buquê.

É importante para a enfermeira:

  • habilidades de trabalho em grupo;
  • interação com médicos e enfermeiras "difíceis";
  • a capacidade de resolver situações imprevistas;
  • prontidão para dominar rapidamente novas informações, métodos de tratamento e reabilitação.

A maior parte da entrevista com o promotor se resume a formalidades. A única coisa em que podem se concentrar é em suas habilidades de comunicação e na capacidade de estabelecer contato com estranhos. Ao mesmo tempo, a abertura excessiva não é incentivada.

Quem já apresentou currículo para bibliotecário terá que verificar seus conhecimentos sobre biblioteconomia, o procedimento de armazenamento das publicações e sua emissão. Eles também estarão interessados ​​em saber o quanto os candidatos leem e o que preferem entre a literatura.

Levando em consideração as últimas tendências, o conhecimento dos princípios básicos dos direitos autorais está se tornando cada vez mais relevante.

Como responder as perguntas corretamente?

É sempre útil estudar exemplos prontos de diálogo na Internet e na literatura comum. Mas não é só isso que permitirá que você tenha sucesso. Vice-versa, tendo memorizado fórmulas prontas puramente mecanicamente, as pessoas se condenam ao fracasso. euQualquer recrutador experiente pode reconhecer isso em segundos.

Um candidato a emprego que decide se vender por um preço mais alto (e esse é o objetivo principal) deve lembrar-se firmemente de que a comunicação ideal é a comunicação de maneira natural. Qualquer insinceridade, falsidade, exagero imediatamente põe fim à ideia. Freqüentemente, você terá que enfrentar perguntas ridículas. Você precisa respondê-las educadamente, da forma mais consistente e lógica possível. Lembre-se de que isso pode ser parte de um cenário planejado para minar a calma do candidato. Você tem que se comunicar constantemente, ficar em silêncio e esperar, organizando seus pensamentos - definitivamente uma estratégia fracassada.

Se eles perguntarem por que deveriam contratar um determinado candidato, eles terão que se concentrar não no profissionalismo, mas na psicologia. Esta pergunta é feita para ver se uma pessoa é capaz de se desligar de sua auto-apresentação. Vale a pena se preparar para a resposta a esta pergunta: descreva a falha mais grave. Os empregadores devem estudar a biografia dos candidatos. E é por isso a melhor estratégia para se comunicar com eles é a honestidade. Também é necessário mostrar a capacidade de negociar e fazer compromissos razoáveis.

Erros típicos

Ao se candidatar a um emprego, qualquer pessoa deve conhecer muitas outras sutilezas. Portanto, se o empregador deixa claro que não está pronto para discutir salários, barganhar bônus e abonos, então é melhor não focar neste assunto e não tentar "forçar" suas demandas a qualquer custo. É altamente recomendável lembrar o conteúdo do currículo e não discordar dele em suas respostas e monólogos. É muito importante validar todas as habilidades que estão no currículo. Pessoas sem experiência de trabalho são incentivadas a caracterizar atividades educacionais e sociais - quaisquer realizações que mostrem o lado bom da pessoa irão melhorar a experiência.

Mesmo que não haja essa experiência, eles farão perguntas sobre os objetivos de vida e de carreira. Ao se inscrever em uma grande organização em nível internacional ou federal, faz sentido falar sobre as perspectivas de desenvolvimento e crescimento na carreira.Esta pergunta pode ser feita tanto para promotores e mensageiros, e até mesmo para faxineiros e encanadores. Nesse caso, você pode falar diretamente - Quero um emprego e uma renda estável. Importante: seja qual for a pergunta, é muito útil respondê-la de forma a não solicitar esclarecimentos e solicitações adicionais.

Depois de cada entrevista ruim você precisa analisar cuidadosamente as perguntas e suas respostas. Isso permitirá que você evite repetir erros no futuro. Todos entendem com este espírito - "o que não convém e como se comportar corretamente."

Vale a pena considerar: todas as desculpas "porque me atrasei / me atrasei" têm muito pouco efeito. Melhor fazer o seu melhor e chegar a tempo ou com uma pequena margem. Também não vale a pena se apressar muito, pois isso pode colocar o empregador em uma posição desconfortável.

dicas e truques

Combinar entrevistas com seu trabalho principal é difícil. Mas se você não conseguir liberar tempo suficiente, poderá, como último recurso, tentar marcar um encontro para um fim de semana, um feriado. Ou uma entrevista no Skype.

Você também pode se reunir durante o horário de trabalho, apresentando diferentes motivos e pretextos. Mas então, em um novo lugar, eles podem perguntar sobre as razões para tal ato. E ele pode criar imediatamente uma impressão negativa. Somente a máxima honestidade e abertura podem ajudar. Às vezes, você não deve arriscar, mas confiar a parte principal de sua busca de emprego a uma agência. É verdade que essa solução eficaz pode ser bastante cara. Mas aqui você não precisa escolher muito.

Após um longo hiato, qualquer candidato é claramente visto como não muito valioso. Esta é uma verdade objetiva, confirmada pela experiência de centenas de milhares de pessoas. Mas há uma ótima maneira de ter um efeito benéfico, mesmo em um caso tão difícil. Precisamos estar atentos ao fato de que um recrutador ou chefe em potencial não é um inimigo feroz, mas uma pessoa igualmente normal. E a principal coisa que ele deseja é conseguir um funcionário completo para um cargo vago..

Essa atitude permitirá que você encontre a maneira certa de sair até mesmo das situações mais embaraçosas. É muito útil enfocar nas habilidades e competências adicionais que foram dominadas durante um intervalo do trabalho. É preciso também enfatizar a experiência de freelancer, que pelo menos pouco tem a ver com a essência do trabalho que se avizinha. Mesmo projetos e realizações relativamente pequenos devem ser mencionados - cada um deles pode se tornar um fator decisivo. Recomendações de ex-gerentes e ex-colegas de clientes também se tornarão uma vantagem.

É muito útil mostrar motivação, demonstrando:

  • conhecimento dos mais recentes padrões da indústria;
  • posse de software e ferramentas técnicas atualizadas;
  • conhecimento das últimas mudanças na legislação e regulamentos;
  • conhecimento dos nomes de celebridades recentes no campo profissional.

Às vezes, um teste insidioso aguarda na entrevista - para falar sobre os aspectos negativos. Aqui você precisa seguir uma linha muito tênue. Uma história pálida e pouco convincente não é muito impressionante, e uma história muito brilhante torna uma pessoa um candidato muito desagradável aos olhos de um recrutador. Uma pessoa normal e madura não esconde seus defeitos, mas não se concentra muito neles. Ele simplesmente dirá: existem tais e tais fraquezas, mas estou trabalhando nelas; e tentará formular tudo de forma que as próprias desvantagens pareçam vantagens.

Mais algumas recomendações:

  • não falar sobre aspectos negativos que não estejam diretamente relacionados ao trabalho;
  • cumprir imediatamente o código de vestimenta da empresa;
  • prepare suas perguntas para o recrutador (isso demonstrará interesse);
  • manter contato visual com o interlocutor;
  • certifique-se de estar interessado nas condições de trabalho;
  • termine a reunião dizendo adeus educadamente.
sem comentários

Moda

a beleza

casa