Entrevista

O que dizer sobre os pontos fortes e fracos da entrevista?

O que dizer sobre os pontos fortes e fracos da entrevista?
Contente
  1. Por que essa pergunta é feita?
  2. Regras de introspecção
  3. Quais são as qualidades negativas?
  4. E quanto aos traços positivos?

Em busca de um novo emprego, o candidato elabora um currículo, o que ajuda a se preparar para a segunda fase de contratação - a entrevista. Os recrutadores costumam fazer perguntas sobre os pontos fortes e fracos do candidato. Como escolher as respostas certas, sobre o que você pode ou não falar com os entrevistadores - esta será a nossa conversa de hoje.

Por que essa pergunta é feita?

Se tal pergunta for inicialmente considerada por você como provocativa, então você precisa urgentemente reconsiderar esse ponto de vista, porque para o empregador esta é uma pergunta completamente natural. Afinal, em uma entrevista, a principal tarefa é encontrar um candidato para uma posição que atenda aos requisitos especificados. E a maneira mais fácil de fazer isso é recebendo informações sobre as qualidades positivas e negativas do candidato. Durante a conversa, o recrutador poderá avaliar o quão honesto é o entrevistado, aberto ao diálogo, adequado na autoestima, capaz de analisar o próprio comportamento, autoconfiante, compreende quais qualidades pessoais são importantes para o trabalho proposto e irão influenciá-lo, pode navegar rapidamente pela situação.

Mas, acima de tudo, ele está interessado nas habilidades profissionais do candidato, sua experiência, realizações e prêmios.... Se este é o primeiro emprego, então é ainda mais importante convencer o empregador da sua própria motivação, do desejo de adquirir essa experiência numa empresa tão forte.

É igualmente importante destacar suas qualidades comunicativas, a capacidade de construir relacionamentos com seu chefe e outros colegas.

Regras de introspecção

Para responder às perguntas correta e honestamente, você precisa se preparar adequadamente para a entrevista.A preparação consiste na introspecção. Muitas vezes, as perguntas dos questionários de emprego são um questionário detalhado que ajuda a avaliar as suas próprias oportunidades de trabalho nesta empresa. Se houver familiaridade com o empregador no momento da entrevista, então vale a pena determinar com antecedência se o seu tipo de personagem é adequado para o trabalho proposto. Existem 5 tipos de profissões:

  • pessoa - pessoa (por exemplo, professor, médico, guia);
  • homem - natureza (agrônomo, florista, veterinário);
  • pessoa - um técnico (engenheiro, mecânico de automóveis, projetista);
  • pessoa - um signo (programador, financista, tradutor);
  • uma pessoa é uma imagem artística (restaurador, performer, cantor).

Para que seu trabalho seja amado, você deve seguir os conselhos dos psicólogos e escolhê-lo de acordo com o seu tipo. Nesse caso, é fundamental descobrir quais qualidades o candidato deve ter (perseverança, alta resistência ao estresse e assim por diante). A saúde física também é importante. Afinal, um dedo quebrado não é importante para um contador, mas muito importante para um cirurgião ou pianista.

Identificando deficiências

Reserve um tempo para a introspecção quando ninguém estiver no caminho. Arme-se com papel e uma caneta. Escreva suas qualidades positivas em uma metade da folha e as negativas na outra. Lembre-se de que você está fazendo este trabalho para você mesmo, portanto, seja sincero consigo mesmo. Se você entende como pode consertar as desvantagens, marque aqui - isso ajudará na entrevista. A cada 2-3 meses, ajuste a lista analisando como ela muda.

Para tal análise, é melhor ter um documento eletrônico ou em papel separado. Isso pode ser um poderoso incentivo para o autoaperfeiçoamento. Mas um ponto importante neste trabalho não é apenas a introspecção, mas também a compreensão de que a vaga a que se candidata pode não corresponder de forma alguma às suas capacidades e desejos. Talvez você deva procurar outras opções, e não estragar sua vida com um trabalho não amado.

De toda a lista resultante, selecione as 7 características mais fortes e o mesmo número de características fracas. Pense sobre o que falar ao se encontrar com um recrutador, e o que é melhor não.

Avaliando os benefícios

Para falar sobre seus pontos fortes, você precisa considerar, que são avaliados de três maneiras.

  • Conhecimento profissional e visão geral (não apenas conhecimento de lançamentos contábeis, mas a capacidade de trabalhar no Excel, 1C; desejo de aprender sobre as mudanças na legislação; conhecimento de línguas estrangeiras e assim por diante).
  • Experiência com colegas e clientes, capacidade analítica para prever a situação e resolver problemas, capacidade para planear o seu próprio trabalho e o trabalho dos subordinados.
  • Qualidades pessoais que são interessantes especificamente para a profissão escolhida: pontualidade para um comissário de bordo, criatividade para um artista, trabalho em equipe para um jogador de futebol. Em geral, entusiasmo, honestidade, disciplina, uma abordagem criativa para os negócios, determinação, confiabilidade, dedicação, paciência e respeito pelos outros são considerados qualidades pessoais positivas.

Toda pessoa tem fraquezas, isso é normal. Quanto mais completamente o trabalho for feito para identificar as deficiências antes da entrevista, mais fácil será contornar as armadilhas na reunião com o entrevistador. De fato, entre as deficiências estão aquelas que podem afetar negativamente o trabalho (visão ruim para um relojoeiro), ou aquelas que apenas ajudam (vida noturna para um bartender de boate).

Vale a pena ler atentamente os requisitos para candidatos, a fim de transformar suas desvantagens em vantagens.

Quais são as qualidades negativas?

O pedido mais comum de um potencial empregador é cite três qualidades negativas. Os agentes profissionais que conduzem tais entrevistas freqüentemente alertam: não minta dizendo que você não tem falhas. Isso indica autoestima superestimada e falta de autocrítica. Eles se separam de tais candidatos sem arrependimento.

A conversa será mais produtiva se você transformar suas desvantagens em vantagens. Para isso, ao se candidatar a uma vaga, vale a pena dar voz a uma lista que é relacionada a trabalhos futuros, mas não é fundamental para a vaga escolhida. Por exemplo, pouco conhecimento de matemática não fará mal nenhum ao escolher um voucher para um cliente e informar seu preço em 10 dias, porque há uma calculadora à mão.

Não vale a pena falar sobre as qualidades claramente positivas como negativas: "Eu fico muito tempo sentado no trabalho, porque quero fazer tudo na hora certa." Além disso, a menção do próprio workaholism não é bem recebida pelos gerentes de contratação.

Se você tentar nomear uma longa lista de suas deficiências, isso não será percebido como autocrítica, mas como estupidez.

É bem possível transformar suas fraquezas em vantagens se você oferecer uma alternativa: "Tenho medo de voar de avião, mas estou pronto para fazer viagens de negócios de carro ou trem" ou "Não sei trabalhar nisso programa, mas estou pronto para aprender. "

Mas existem exemplos ruins que nunca devem ser mencionados durante a entrevista.

  • “Mudei de emprego várias vezes porque todos os homens se apaixonam por mim o tempo todo.”
  • “Tive que mudar de emprego porque meus chefes não gostavam de mim e meus colegas estavam constantemente mexendo comigo.”
  • "Minha mãe doente precisa de remédios caros, então estou procurando um trabalho bem pago."
  • “De manhã, levo meus filhos ao jardim de infância, escola, universidade e minha esposa para trabalhar no outro lado da cidade, então posso chegar atrasado ao meu escritório.”

Mesmo que seja assim, simplesmente não é necessário mencioná-lo deste ângulo. A conversa será muito mais produtiva se você falar sobre como consegue lidar com as desvantagens. Por exemplo: "Tenho um temperamento explosivo, mas estou aprendendo a controlar minhas emoções, participo de treinamentos sobre esse tema." Não vale a pena mencionar aquelas qualidades que nada têm a ver com um trabalho potencial: amor por tricô ou cozinha, se você está se candidatando a uma vaga de enfermeira.

Pessoas à procura de emprego pela primeira vez falta de experiência é chamada de principal desvantagem... É muito importante aqui indicar a sua vontade de aprender, frequentar cursos, participar em webinars para ser um funcionário digno.

É importante notar que a falta de experiência o ajudará a se acostumar rapidamente com as novas condições, não se comparando com as organizações anteriores.

Assim, podemos listar as seguintes desvantagens:

  • pedantismo;
  • aumento da emocionalidade;
  • falta de experiência profissional em geral ou em empresa similar;
  • confiabilidade;
  • fraca resistência ao estresse (quando o dispositivo está na biblioteca, por exemplo);
  • auto-escavação;
  • falta de experiência com equipamentos de escritório (se o dispositivo não estiver no perfil);
  • franqueza excessiva.

Você não deve ligar para:

  • preguiça;
  • não pontualidade;
  • medo de novas pessoas (ao escolher uma profissão do tipo "pessoa a pessoa");
  • medo de responsabilidade;
  • desejo de receber um grande salário;
  • amor pela leitura de literatura romântica e assim por diante.

Além disso, não responda em monossílabos. Explique o que você está fazendo para corrigir a situação. Não discuta com o entrevistador. Raciocine suas respostas com uma voz calma, gentilmente.

E quanto aos traços positivos?

Ao se preparar para a entrevista, selecione na lista de qualidades positivas que são mais significativas para o emprego em perspectiva (pelo menos sete). Classifique-os e selecione os 3-5 mais importantes. Certifique-se de preparar exemplos que provem seu valor. Por exemplo, a inovação proposta economizou muito dinheiro para a empresa. Se o exemplo for documentado (carta, jornal, pedido), isso será uma clara vantagem em seu portfólio.

É difícil falar sobre você sem idealizar, mas a história deve ser verossímil... Quem está sentado à sua frente não se comunica com os candidatos pela primeira vez e consegue distinguir a decoração da imagem real.

Fale apenas sobre as qualidades que são importantes para o cargo escolhido (gerenciar a construção da sua própria casa indicará suas habilidades de organização, que são necessárias para o capataz).

Cite não apenas as boas qualidades (trabalho árduo, perseverança), mas confirme-as com os fatos de sua biografia: “Participei duas vezes do concurso“ Professor do Ano ”, porque da primeira vez fiquei numa posição inferior, mas graças à minha perseverança, fui o vencedor do concurso pela segunda vez.” É aqui que devemos falar sobre nossos próprios prêmios, títulos, títulos acadêmicos e bolsas obtidas. Se possível você pode demonstrar seu próprio trabalho - layouts, bordados, desenhos, modelos.

Gerentes de recursos humanos experientes são muito fáceis de identificar uma mentira, portanto, qualquer resposta a uma pergunta deve ser verdadeira. E não vale a pena apontar todas as qualidades positivas, porque a cada entrevista o recrutador vê à sua frente um workaholic resistente ao estresse e pró-ativo que pode trabalhar em modo multitarefa. Tem certeza de que é exatamente isso que você precisa para trabalhar em uma linha de transporte?

Antes da entrevista, vale a pena ensaiar sua história para evitar informações desnecessárias, palavras parasitas, movimentos nervosos, timbre de voz muito alto. Ainda assim, é importante permanecer natural e sincero. E então o sonho acalentado de conseguir uma boa posição certamente se tornará realidade.

Você aprenderá como falar adequadamente sobre seus pontos fracos em uma entrevista no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa