Psicologia

Características e sinais de narcisismo perverso

Características e sinais de narcisismo perverso
Contente
  1. Peculiaridades
  2. As causas e formação da patologia
  3. Sinais
  4. Desenvolvendo um relacionamento com um narcisista
  5. Técnicas Típicas de Violência Moral
  6. Métodos de tratamento
  7. Dicas para a vítima

Na medicina moderna, vários tipos de distúrbios psicológicos que uma pessoa pode enfrentar são descritos com detalhes suficientes. Esses distúrbios incluem narcisismo perverso. O estado em que uma pessoa não percebe ninguém além de si mesma às vezes pode ir além e, neste caso, já pode ser considerada uma patologia. É difícil diagnosticar essa doença psicológica, porque é impossível diagnosticar uma pessoa com certeza sem ter os conhecimentos adequados em psicologia e psiquiatria. Este artigo irá descrever com mais detalhes as características desta doença, seus sinais e métodos de tratamento.

Peculiaridades

O narcisismo perverso é um distúrbio específico da personalidade e certos padrões de comportamento que podem se manifestar igualmente em mulheres e homens. Pessoas com esse transtorno são popularmente chamadas de "narcisistas". No entanto, não vale a pena chamar assim toda pessoa que se ama demais, porque essa doença é difícil de determinar sem ser um médico profissional. Além disso, esta doença assume diferentes formas, quando uma pessoa que sofre desta doença não representa nenhum perigo para a sociedade. As características do narcisismo perverso também incluem:

  • auto-estima pessoal elevada e irracional;
  • falta de sentimento de pesar ou experiência em relação a outras pessoas;
  • um sentimento de superioridade sobre todos os outros membros da sociedade.

Falando de um homem “narcisista” que sofre de patologia grave, podemos citar que tais indivíduos “jogam” seus próprios jogos contra o sexo oposto. O que, por sua vez, muitas vezes afeta negativamente o último. As mulheres começam a sofrer de depressão e, às vezes, de traumas psicológicos mais graves.

Os narcisistas perversos têm um comportamento peculiar e até específico, que desenvolvem por mais de um ano. Essas pessoas muitas vezes negam suas ações e muitas vezes não fazem o que prometem. Essas pessoas quase sempre tentam subjugar a vontade de seu interlocutor ou parceiro.

Os narcisistas perversos adoram manipular os sentimentos dos outros sem experimentar os verdadeiros sentimentos. Eles são simplesmente estranhos para eles. Essas pessoas nunca consideram as opiniões dos outros. Muitos médicos acreditam que as pessoas com patologia avançada são absolutamente insensíveis e de sangue frio.

As causas e formação da patologia

Até o momento, não há uma resposta clara dos especialistas por que esse distúrbio ocorre. Mas, como muitos outros transtornos e complexos, pode ter raízes na infância. Isso também pode estar associado a um complexo de inferioridade, insatisfação com sua aparência ou posição na sociedade. A provocação desta doença pode ser causada por uma educação inadequada ou atenção insuficiente dada à criança.

Às vezes, os especialistas falam até mesmo sobre uma predisposição genética para esse tipo de distúrbio. E às vezes esse distúrbio pode ser um sintoma de doenças ainda mais perigosas, por exemplo, pode muito bem ser esquizofrenia.

Sinais

É bastante difícil listar todos os sinais de um “narcisista”, porque cada pessoa é inerentemente muito individual e, portanto, a doença pode se manifestar de uma forma ou de outra de maneiras diferentes. No entanto, os pontos gerais mais significativos que tornam possível reconhecer um "narcisista" incluem:

  • fantasias muito fortes de grande sucesso, das quais o suposto narcisista fala constantemente;
  • a presença de desejos de reverência por parte de pessoas específicas e da sociedade como um todo;
  • arrogância e ambição excessiva, não suportada por quaisquer ações;
  • negatividade aberta a qualquer crítica em sua direção;
  • todos os tipos de disfarces de complexos;
  • usando outras pessoas para seus próprios objetivos egoístas.

Homens e mulheres com essa patologia nunca se interessam pelo sucesso de outras pessoas, inclusive das próximas. Freqüentemente, falam sobre ídolos e os desprezam de todas as maneiras possíveis. Existem alguns sinais que são de natureza sexual. Portanto, os narcisistas homens são sempre muito arrogantes, desejam tornar-se muito ricos e famosos a todo custo.

Esses homens, via de regra, não negam nada a si mesmos, mesmo que isso não seja permitido. Freqüentemente, eles negligenciam a atitude do belo sexo. Além disso, os homens são muito exigentes e orgulhosos. Narcisistas masculinos típicos dependem financeiramente de seus pais ou de uma senhora do coração. Via de regra, pensam na família no último momento ou não pensam, colocando-se em primeiro plano. Quanto às mulheres, sua patologia de narcisismo perverso se manifesta da seguinte forma:

  • monitoram excessivamente sua aparência, chegando ao ponto do absurdo;
  • à procura de parceiros ricos e ricos, mesmo que entendam que não são páreo para eles;
  • admiram-se a cada oportunidade, elogiando-se de todas as maneiras possíveis;
  • muitas vezes, em busca de uma aparência ideal, as mulheres narcisistas recorrem a cirurgias plásticas, outras intervenções cirúrgicas e ao uso excessivo de cosméticos decorativos.

Apesar de uma senhora poder ter este tipo de patologia, é bastante difícil identificá-la. Na aparência, tais pessoas bem tratadas não parecem de forma alguma mentalmente doentias e procuram o seu próprio benefício, pelo contrário, muitas vezes são admiradas.Essas meninas, como os narcisistas homens, não preferem ganhar dinheiro sozinhas, na maioria das vezes são financiadas pelos pais. Em qualquer caso, algumas pessoas podem simplesmente ter alta auto-estima e isso não significa de forma alguma que estejam doentes.

Portanto, vale ressaltar mais uma vez que é impossível simplesmente diagnosticar um vizinho, parente ou alguma pessoa estranha, mesmo sabendo de certas características desse patologista.

Desenvolvendo um relacionamento com um narcisista

Muitos indivíduos, ao iniciar uma conversa com interlocutores, não conseguem reconhecer imediatamente um narcisista. Também é muito difícil identificá-lo apenas olhando para ele. Pessoas com patologia são muito corajosas e costumam causar uma boa primeira impressão, o que os torna agradáveis ​​de se interagir. É quase impossível suspeitar de qualquer coisa até certo momento.

Os primeiros estágios de um relacionamento com um homem ou mulher que sofre de narcisismo perverso podem parecer muito “doces”. Muitos pesquisadores até os chamam de "lua de mel", mas aí tudo muda radicalmente e a relação começa a ser completamente diferente. Como as pessoas com perversão narcisista têm transtorno de personalidade grave, muitas vezes se sentem infelizes sem demonstrá-lo. Mas quando o parceiro se cansa deles, eles param de esconder, mostrando sua verdadeira essência. Então, o relacionamento pode literalmente se transformar em um pesadelo real.

É difícil dizer se é difícil dizer se devemos iniciar relações amigáveis ​​com essas pessoas, tudo depende da forma da doença e de quão negligenciado é o próprio comportamento. Mas se falamos sobre patologia séria e diretamente sobre o relacionamento do casal, então esse relacionamento é um beco sem saída. Se eles se desenvolvem por um certo tempo e trazem algum tipo de prazer, então no futuro eles não trarão nada de bom.

Claro, pode haver exceções em casais, especialmente se a “natureza narcisista” ainda quiser ser curada.

Técnicas Típicas de Violência Moral

Apesar de ser difícil prever o comportamento de um narcisista, os especialistas observam certos clichês e técnicas específicas que as pessoas com essa patologia usam com habilidade. Portanto, a técnica é chamada de dados.

  • Exagerando qualquer problema, embelezando as situações a seu favor.
  • Relutância em ouvir um parceiro, em compreender seus sentimentos e emoções. "Troca" frequente de atenção total para si mesmo, enquanto o parceiro discute algo importante e vital. Ao fazer isso, o narcisista pode usar o ridículo, mudando dramaticamente o assunto da conversa.
  • O fato de o parceiro narcisista interpretar mal as palavras de seu interlocutor também pode ser um alerta.
  • Além disso, as pessoas com essa doença podem simplesmente boicotar aqueles com quem se comunicam, sem explicar os motivos.
  • E, por fim, podem apresentar ataques repentinos de agressão, mesmo contra pessoas próximas e parentes. Muitas vezes, eles podem ficar com raiva quando algo dá errado.

Um narcisista perverso sempre tentará destruir outra pessoa para obter todo o poder sobre ela. E muitas personalidades fracas, infelizmente, sucumbem a tal influência.

Métodos de tratamento

O diagnóstico e eventuais medidas terapêuticas devem ser prescritos por um profissional. Esta doença, via de regra, não é detectada logo no início do seu aparecimento e, portanto, torna-se crônica, o que torna as sessões de terapia problemáticas. Via de regra, os especialistas desenvolvem um determinado curso de tratamento, tentando despertar o interesse do paciente e impulsioná-lo para a autocura. São as sessões de psicoterapia que mostram os melhores indicadores na cura, e não no tratamento com medicamentos. É aconselhável prescrever este último caso, caso a pessoa tenha, além de um transtorno, depressão, ataques de pânico ou qualquer fobia, tudo isso requer ajuste obrigatório.

Em quaisquer situações específicas com distúrbios mistos, um especialista pode prescrever ao paciente tranquilizantes, antidepressivos, outros sedativos e remédios fitoterápicos. No entanto, os medicamentos em maior medida atenuam os sintomas de um distúrbio específico sem curar a doença. Para obter o melhor resultado, deve-se aplicar uma terapia complexa, que necessariamente inclui encontros com um psicoterapeuta.

Dicas para a vítima

É claro que a melhor maneira de evitar problemas é não entrar em contato com essas pessoas, pois é muito difícil resistir a elas. Os narcisistas perversos parecem se alimentar da energia daqueles que visam, é difícil fazer qualquer coisa a respeito. Via de regra, se um homem-narcisista despreza sua mulher na vida cotidiana e em muitas outras coisas, no que diz respeito à família, então é difícil fazer qualquer coisa aqui. Na maioria das vezes, especialistas e psicólogos de família resolvem problemas de situações mais simples associadas a brigas domésticas.

Mas se estamos falando especificamente sobre o narcisista, então uma terapia de longo prazo será necessária aqui ou as pessoas terão que se dispersar.... Às vezes, as mulheres escolhem a humildade, mas, novamente, ela não é o suficiente por muito tempo. A mulher deve perceber que, se por acaso seu escolhido sofre dessa patologia e é um tirano, então isso não é culpa dele. Isso já aconteceu. Mas isso não é, de forma alguma, uma razão para perseverar e permitir que sejam ridicularizados de todas as maneiras possíveis.

Em casos raros, a correção do comportamento com a ajuda de um especialista dá frutos, mas apenas se o próprio narcisista pervertido estiver interessado nela, e não sua vítima. Também deve ser entendido que as pessoas narcisistas muitas vezes sofrem de sensações que as destroem por dentro. Alguns deles até sofrem de solidão, porque não conseguem se controlar.

Para informações sobre as características e sinais do narcisismo perverso, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa