Psicologia

Autoconfiança: o que é e como desenvolvê-la?

Autoconfiança: o que é e como desenvolvê-la?
Contente
  1. Definição de confiança
  2. O que significa ser uma pessoa confiante?
  3. Significado psicológico
  4. O que acontece?
  5. De que depende?
  6. Como aumentar?
  7. Conselho psicológico

Confiança na sua força É uma boa qualidade que permite a qualquer um de nós passar pela vida com facilidade e liberdade. Então, todos os obstáculos estão no ombro. Esse comportamento leva as outras pessoas a serem positivas e serve como um bom exemplo. No entanto, como é realmente difícil ser uma pessoa forte e hipócrita. Essa qualidade de caráter não é concedida a todos. Como desenvolver? Você precisa agir. É possível que você deseje há muito tempo se tornar uma pessoa forte, mas não sabe por onde começar.

Definição de confiança

Uma pessoa que tem confiança no caráter é dotada de uma mente que não permite dúvidas sobre as ações realizadas por uma pessoa. Em outras palavras, um indivíduo com comportamento confiante confia completamente em sua atividade de pensamento e a considera livre de erros. A confiança é categorizada em graus. Vamos listá-los:

  • a confiança moral é baseada na lei comportamental da sociedade;
  • a confiança física é baseada em fundamentos físicos;
  • a certeza metafísica dá força ao pensamento.

Os psicólogos distinguem dois tipos de confiança: autoconfiança e confiança na correção dos julgamentos. Em geral, a confiança é o estado mental de uma pessoa que considera todos os seus conhecimentos verdadeiros. Esse traço de caráter é desenvolvido com base em certa experiência de vida.

Os psicólogos também distinguem confiança externa, que se baseia em fatores vindos de fora. Tal fenômeno ocorre quando uma pessoa é doutrinada com um certo modelo de comportamento e, portanto, impõe confiança em seus pontos fortes e capacidades.

Às vezes, a própria pessoa se inspira que sua visão de mundo é verdadeira. Este fenômeno ocorre devido a treinamento autógeno, que se destinam a aumentar a auto-estima.

A autoestima cai se a pessoa não está confiante em suas habilidades. Isso fala de seu interior problemas psicológicos... Nesse caso, você precisa buscar ajuda de um especialista. No entanto, a ajuda de um especialista também será necessária quando uma pessoa mostrar notas de comportamento muito autoconfiante. Isso fala de sua percepção inadequada da realidade circundante.

Conclusão: se nos basearmos no conhecimento social e humanitário e nas conclusões filosóficas, podemos dizer que a confiança é uma espécie de indicador de qualquer conhecimento e habilidade.

O que significa ser uma pessoa confiante?

Quando seu comportamento sugere que você é confiante, dessa forma você influencia outras pessoas e elas, por sua vez, influenciam você. Você sente a base da paz interior (isso lhe dá força para se manter à tona) e tem o direito de tomar decisões voluntárias. Ao mesmo tempo, você compreende perfeitamente que outras pessoas o influenciam de uma forma ou de outra. Eles também têm o direito de fazer certas escolhas em suas ações.

Uma pessoa confiante não esconde seus sentimentos e intenções.... Sua psicologia trata de permitir-se viver a vida com tranquilidade e confiança. Portanto, ele vive para as pessoas, e as pessoas o retribuem.

Lembre-se de que ser confiante não significa ser agressivo com outras pessoas. Pelo contrário, a psicologia humana visa ser gentil e simpática. No entanto, a autoconfiança não implica de forma alguma submissão... Uma pessoa confiante não causa negatividade e restringe emoções onde uma pessoa com outros traços de caráter pode atacar e causar danos a outras pessoas.

A agressão é um mau traço de caráter. Isso não significa autoconfiança de forma alguma. Vice-versa, uma pessoa insegura tenta esconder tal falha por meio da raiva. Ao fazer isso, ele causa ainda mais raiva em outras pessoas. No final das contas, essa pessoa pode sentir uma insegurança ainda maior em suas habilidades se receber uma rejeição digna por suas ações agressivas. A conclusão aqui é a seguinte: você não pode se comportar de maneira desafiadora, pensando que assim poderá "enraizar" sua posição na sociedade. Esse comportamento pode até sair pela culatra e é mais provável que suas expectativas sejam insuficientes.

Lembre-se: autoconfiança significa que você se sente tão bem na companhia quanto as outras pessoas e não desvie o olhar ao falar com outra pessoa, mantenha as costas retas e a cabeça ligeiramente levantada, e sempre fale com segurança e clareza.

Quando uma pessoa está confiante em sua retidão, ela não deve se desviar dela e seguir em frente. Se você não pode fazer isso, você está sofrendo de baixa auto-estima. Para ganhar autoconfiança, você também deve conhecer seus direitos e responsabilidades. Saiba que todo indivíduo tem direito à felicidade, aos sentimentos, ao respeito na sociedade e ao direito de voto.

É muito fácil testar sua confiança. Basta perguntar a si mesmo as seguintes perguntas: "Você se sente confiante quando se comunica com parentes?" "," Você acha que é muito mais confortável e fácil para você se comunicar com seus entes queridos do que com o resto? "

Ao responder a essas perguntas, você será capaz de determinar o grau de autoconfiança. Se você tem medo de se comunicar com estranhos e se comporta de forma agressiva com os entes queridos, então seu comportamento não pode ser chamado de confiança. Uma pessoa autoconfiante deve inspirar respeito nos outros, e as pessoas próximas devem sentir que podem confiar em você em qualquer momento difícil. Então você pode dizer com segurança sobre você: "Estou confiante em minhas habilidades, conhecimento e experiência."

Significado psicológico

Psicoestabilidade, ou seja, a autoconfiança é necessária para se sentir confortável ao expressar os próprios pensamentos. Essa qualidade de caráter dá a capacidade de resistir a qualquer estresse psicológico e inspira a confiança de outras pessoas. Ao mesmo tempo, quaisquer sentimentos negativos que possam afetar gravemente o humor das pessoas ao redor são postos de lado.

A confiança no caráter é uma expressão familiar a muitas pessoas na Terra. Não importa quais línguas eles falam. Está provado que pessoas inseguras são as que mais sofrem com as neuroses... Em sua esfera emocional, existe medo, ansiedade, etc.

É por isso que é tão importante "endurecer" o caráter e ter a orientação certa em todas as áreas. Rita e Rüdiger Ulrich criaram uma definição de autoconfiança. Por esse fator, eles significam a apresentação de certos requisitos e a implementação independente desses requisitos.

Neste caso, deve haver ambiente social ao redor a pessoa que apresenta esses requisitos e implementos. Além disso, uma pessoa autoconfiante pode atender aos pedidos que deseja. Além disso, a pessoa deve ter habilidades especiais para a implementação dos requisitos e tarefas.

Existem outras opiniões que sugerem que significado psicológico da autoconfiança é parte integrante do comportamento de uma pessoa que busca ocupar a posição certa na sociedade. Tendo confiança no caráter, qualquer indivíduo pode fazer reivindicações e satisfazê-las por si mesmo.

O famoso pesquisador científico I.P. Pavlov chegou a propor uma teoria. Consiste no seguinte: o predomínio dos processos de inibição na psique sobre seus processos de excitação pode servir como causa da incerteza de uma pessoa. Portanto, tal pessoa não pode expressar seus sentimentos e pensamentos.

Psicoterapeuta Salter com base nesta teoria deu característica de uma pessoa autoconfiante.

Portanto, pode ser considerado forte em certos casos.

  1. Quando uma pessoa fala emocionalmente, ela expressa seus pensamentos de forma aberta, autêntica e espontânea. Ele confia em seus sentimentos e eles são genuínos. Portanto, em sua fala não há suavização na manifestação dos impulsos positivos e negativos.
  2. Quando o comportamento e a fala são expressivos e congruentes, isso indica que uma pessoa é compreensível tanto em termos de sentimentos quanto de comportamento.
  3. Quando uma pessoa sabe resistir ao inimigo e até atacá-lo, apesar da opinião dos outros.
  4. Quando uma pessoa não se esconde atrás de formulações na fala e costuma usar o pronome "eu".
  5. Quando uma pessoa não se envergonha de seus méritos e qualidades pessoais e ousadamente aceita elogios.

É muito importante desenvolver autoconfiança já na adolescência. Isso permitirá que uma pessoa no futuro passe pela vida com facilidade e liberdade. Graças à autoconfiança o indivíduo adquire qualidades pessoais como:

  • autoconsciência que permite tomar decisões;
  • auto-aceitação que permite que você seja realista;
  • autoestima elevada e autoestima elevada, que permitem atingir um sentimento de autossatisfação;
  • responsabilidade pela própria vida e pela vida de outras pessoas, o que permite lidar com os problemas do dia a dia.

O que acontece?

A confiança permite que você faça uma avaliação real de suas capacidades. Esse estado de espírito costuma ser confundido com arrogância. No entanto, esse estado psicológico tem alguns aspectos. Eles podem ser negativo e positivo. Vamos considerá-los.

  1. Existe autoconfiança externa e excessiva. Por exemplo, uma pessoa só parece confiante em suas habilidades. Pode ser que um funcionário inexperiente afirme ser capaz de realizar a tarefa em um determinado momento.Ele não entende que superestimou muito suas qualidades pessoais e profissionais. Portanto, na data de vencimento, a tarefa permanece não realizada. Como resultado, um indivíduo com qualidades pessoais superestimadas fica completamente desapontado com suas atividades.
  2. A autoconfiança, quando se trata da esfera profissional, expressa-se nos conhecimentos e nas habilidades necessárias. Por exemplo, uma pessoa trabalha no ramo de publicidade. Ele é criativo, inteligente e experiente. Essas qualidades dão confiança em suas habilidades e possibilitam ir na direção certa.
  3. Os diagnósticos básicos podem determinar o nível de autoconfiança. Consiste em um conjunto de algumas observações e perguntas. Você quer se testar? Em seguida, responda a algumas perguntas.
  4. Por exemplo, você está em uma situação difícil. Seu amigo ou ente querido é o culpado por isso. Você pode avaliar suas ações? Ou diga o que você realmente sente por ele?
  5. Você pode se dar ao luxo de expressar uma opinião de que não gosta de algo?
  6. Você pode deixar claro para seu oponente que precisa obter uma resposta definitiva dele?
  7. Você consegue planejar suas atividades e agir estritamente de acordo com o planejado?

Se você respondeu a todas as perguntas com a palavra "não", então você tem algo em que trabalhar em termos de mudança de pensamento... Autoconfiança total implica expandir os limites de sua consciência e trabalhar constantemente consigo mesmo. Você deve estar acompanhado de liberdade absoluta na atividade mental. Pessoas autoconfiantes não bloqueiam o acesso a novas ideias, não analisam suas ações e não as dividem em certas e erradas. Eles não superestimam certos conceitos e valores, e também reconhecem e reorganizam suas verdadeiras necessidades e motivos.

Pessoas com o pensamento certo confiam em sua intuição, amam a si mesmas e às pessoas ao seu redor, sempre admitem seus erros. Eles sabem ouvir e não tiram conclusões antecipadamente. Por exemplo, em uma disputa, uma pessoa deseja transmitir a outra a verdade, o que não é tão simples quanto parece à primeira vista. E seu oponente já tirou conclusões e, portanto, bloqueou novas conversas. Portanto, você precisa ser capaz de ouvir os outros.

Seguindo algumas regras simples, você aprenderá aos poucos a respeitar a opinião pessoal.

De que depende?

A autoconfiança não surge do nada e não vem desde o nascimento. É baseado em um caráter sólido e possui alguns critérios.

Auto-imagem

O primeiro papel aqui é desempenhado pela autoconsciência, que aparece em uma idade precoce e se desenvolve durante a vida da pessoa. A autoconsciência inclui os seguintes componentes:

  • autocontrole;
  • auto estima;
  • autopercepção;
  • auto-respeito.

O nível de reivindicações de personalidade

Este critério é formado por sucesso e fracasso. Os desejos de todas as pessoas são diferentes. Alguns desejam uma coisa, enquanto outros desejam outra. Se o nível de aspirações for baixo (também tem sua própria estrutura individual para cada pessoa), então os desejos de uma pessoa podem não se realizar.

Para atingir objetivos elevados, uma pessoa precisa ter um alto nível de ambição.... Se um indivíduo diz que "não tem sucesso, portanto, ele não precisa fazer mais nada", então tal afirmação indica seu baixo nível de aspirações.

Se uma pessoa se encontra em uma determinada atividade e consegue graças aos seus esforços, isso significa que ela tem um alto nível de aspirações.

Como aumentar?

Autoconfiança e autoconfiança estão na paz interior. Especialistas desenvolveram alguns recomendaçõesisso permitirá que você sempre alcance o que deseja. Vamos considerá-los.

  1. Você precisa autoidentificar, a saber entenda a si mesmo. Para fazer isso, selecione um horário específico. Sente-se em uma cadeira e pense em como você se comporta ao interagir com outras pessoas. Pense em situações em que você teve que defender sua opinião.Como você se sentiu ao mesmo tempo: vencedor ou perdedor? Que palavras você disse? Em seguida, fique na frente do espelho e tente repetir as palavras que você pronunciou quando discutiu sobre algo. Se você mesmo perceber que sempre se comporta de maneira insegura com as outras pessoas, comece a corrigir a situação. Entenda que você mesmo criou um estereótipo de comportamento. Não tenha medo de dizer: "Não vou mais engolir palavras e pronunciar frases baixinho, mas vou falar alto e com confiança quando tiver que defender meu ponto de vista na vida."
  2. Comece a desenvolver o pensamento positivo. Basta olhar para si mesmo com outros olhos e dizer: "É hora de mudar por dentro." A consciência humana é flexível o suficiente, então você pode direcioná-la na direção certa. Esta é a sua força.
  3. Tome uma atitude. Sempre pense apenas nas coisas boas e no sucesso. Ao fazer isso, inclua lógica e razão. Quanto mais você raciocina, mais sua atividade de pensamento se desenvolve e se torna mais inteligente. Lembre-se que certos conhecimentos e um discurso muito desenvolvido dão confiança nas suas ações.
  4. Perceba que você é uma pessoa que possui suas próprias qualidades e dignidade características. Você deve ser capaz de definir metas para si mesmo e ir em direção à sua implementação. Então você terá autoconfiança.
  5. Assuma a responsabilidade por uma pessoa fraca ou comece a ajudar os animais. Isso aumentará sua autoestima e poderá se sentir muito mais confiante no mundo ao seu redor.
  6. Se as pessoas ao seu redor não ouvem bem a sua opinião, não desanime. Apenas tente defender seu ponto de vista falando devagar, com clareza e clareza. Isso requer algum treinamento. Fique na frente de um espelho e olhe diretamente nos olhos. Em seguida, prepare seu discurso e pronuncie-o. Deixe as frases soarem afirmativas.
  7. A postura é de grande importância. Portanto, sempre mantenha a cabeça erguida e as costas retas. Isso ajudará você a respirar corretamente e seu coração funcionará sem interrupções.
  8. Observe a rotina diária e dieta alimentar. Pare de se atrasar para o trabalho e livre-se dos maus hábitos. Isso aumentará sua autoestima e aumentará sua autoconfiança.
  9. Agradeça às pessoas que ajudaram em algo.
  10. Seja uma pessoa ativa. Participe de várias atividades. Isso o ajudará a aprender como se comunicar com outras pessoas e a parar de se sentir inseguro.
  11. Tente encontrar amigos e pessoas que pensam como você. Isso tornará mais fácil para você sempre encontrar uma linguagem comum com estranhos.
  12. Cuidado com sua aparência. Cabelo e tratamentos que melhoram o estado do cabelo e da pele. Roupas bonitas e aparência brilhante certamente lhe darão confiança em suas habilidades.

Conselho psicológico

      Uma pessoa que não confia em suas habilidades não será capaz de realizar nada na vida. É por isso aprenda a sair da sua zona de conforto e a agir. Contando com o conselho de psicólogos, você pode aumentar facilmente sua auto-estima.

      Diretrizes bem simples o ajudarão a encontrar o caminho para você mesmo. Isso dará força para continuar a lutar consigo mesmo. Os especialistas dizem: "Superar a si mesmo é fazer a coisa mais difícil."

      E para fazer isso, use as seguintes dicas na prática.

      1. Cada pessoa tem seus pontos fortes e fracos. Então aqui Sempre destaque seus pontos fortes e corrija seus pontos fracos. Não tenha vergonha de suas qualidades positivas. E lembre-se de que todas as pessoas cometem erros. Portanto, não se demore neles, mas siga em frente. Na vida cotidiana, há muito mais conquistas do que derrotas.
      2. Exercício... Movimento é vida.
      3. Seja mentalmente móvel e não fique preso a problemas... Ninguém ficou mais forte com as experiências ainda. Se houver um incômodo, então é melhor pensar em como sair dele, mas simplesmente não chore e não fique histérico.
      4. Não se preocupe ou se apresse.
      5. Reserve um certo tempo todos os dias para se recuperar. Relaxe mais. A meditação ajuda muito bem nisso.
      6. Conheça seus direitos e responsabilidades. Então você não precisa dar desculpas a ninguém. Uma pessoa alfabetizada sempre será capaz de se defender, pois conhece as leis e regras de comportamento em sociedade.
      7. Seja uma pessoa organizada... Sempre execute em primeiro lugar as tarefas que você considera mais importantes e responsáveis. Assim, você não precisa corar na frente de seus superiores e dar desculpas.

      Se você cometeu algum erro, não brinque e não gire, mas simplesmente peça perdão. Então tente consertar tudo, de preferência logo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa