Psicologia

Life balance wheel: uma descrição do exercício e sua aplicação

Life balance wheel: uma descrição do exercício e sua aplicação
Contente
  1. O que é isso?
  2. Por que é necessário equilíbrio na vida?
  3. Como trabalhar com um círculo?
  4. Possíveis erros de enchimento
  5. Interpretando os resultados do exercício
  6. Como se candidatar à autorrealização?

Cada pessoa sonha em viver em harmonia consigo mesma e com o mundo ao seu redor. E para muitos é muito importante que seus objetivos e desejos se tornem realidade. No entanto, nem sempre é esse o caso. Vamos tentar descobrir quais são as causas de tais problemas e como eles podem ser resolvidos usando um conceito como a roda do equilíbrio da vida.

O que é isso?

A vida humana é diversa e repleta de muitos interesses e atividades. Mas se você pensar com cuidado, então todo o "conteúdo" de nossa existência pode ser condicionalmente dividido em várias áreas nas quais estaremos inevitavelmente envolvidos. É muito importante que essas áreas estejam em harmonia entre si, mantenha o equilíbrio. Se alguma área da vida começa a ficar para trás no desenvolvimento ou, pelo contrário, a ultrapassar o resto, surge um desequilíbrio. Assim, surgem problemas de outra natureza.

Por exemplo, uma pessoa deseja muito construir uma carreira e dedica todo o seu tempo e energia a essa ocupação. Claro, ele tem um vazio na vida pessoal, já que não sobra tempo para dar atenção a parentes, amigos, filhos. Lidar com problemas de saúde nem sempre é possível a tempo. Gradualmente, isso leva a todo um conjunto de problemas não resolvidos.

A razão para esses problemas é simples - a elevação de uma esfera da vida ao posto de principal, e isso acarreta um sério desequilíbrio, uma vez que as outras áreas da vida "cedem".

Não é assustador se tal situação persistir por um tempo. Por exemplo, se você precisa concluir algum projeto importante com urgência.Demora na maior parte do tempo em um determinado período, mas com o seu fim tudo deve voltar ao normal. É ruim se isso acontecer o tempo todo, sistematicamente.

Para entender exatamente por que o desequilíbrio ocorria, bem como para descobrir como colocar tudo em ordem, uma ferramenta psicológica interessante foi inventada - a roda do equilíbrio da vida (roda da vida). A ideia de sua criação é atribuída a um certo Paul John Meyer. Algumas fontes afirmam que ele era terapeuta, outras o chamam de psicólogo, e em algum lugar dizem que Meyer se especializou em coaching. Mas esta não é a informação mais importante. O principal é que a ferramenta que ele inventou e o exercício do mesmo nome realmente funcionam. E agora eles são muito procurados no campo do autodesenvolvimento e crescimento pessoal.

Se você aprender a usar a roda do equilíbrio corretamente, poderá ver de onde vêm os problemas, analisar e avaliar cada área de sua vida, definir corretamente as prioridades entre elas, definir metas e traçar maneiras de alcançá-las. Com a ajuda da roda da vida, é possível identificar os pontos fortes da personalidade, bem como os pontos fracos que requerem mais atenção, desenvolvimento adicional e adaptação.

Este método é muito simples. Para dominá-lo, nenhum treinamento especial é necessário. O principal é ser honesto consigo mesmo e, depois de pensar a respeito, dar respostas verdadeiras às suas perguntas. Assim, a imagem da vida será desenhada sem embelezamento, de forma objetiva. E ficará claro em que direção você precisa se mover.

Por que é necessário equilíbrio na vida?

Muitas pessoas em algum momento começam a entender que, ao que parece, não experimentam a alegria há muito tempo, não sentem o prazer da vida, que a vida parece estar passando, e elas estão apenas assistindo de algum mundo paralelo . E ainda assim, tantas coisas não foram feitas, tantas coisas não foram vistas, reconhecidas e criadas, tantos objetivos não foram alcançados e tantos desejos caíram no esquecimento. Os dias passam em uma sequência cinza monótona no modo "casa-trabalho". Questões relevantes surgem sobre por que isso está acontecendo, o que está sendo feito de errado, como consertar a situação. Mas as respostas não são encontradas, e a ignorância é seguida por amargo desapontamento e dor pelos anos passados ​​sem rumo.

E tudo porque uma parte significativa de nossa vida é inevitavelmente gasta no cumprimento de exigências externas, na submissão à multiplicidade de condições criadas pela existência em sociedade... Depois de viver por muitos anos no modo de "piloto automático" e depois voltar, entendemos o valor do tempo perdido e lamentamos que:

  • nossos filhos cresceram tão rápido e de alguma forma imperceptível, e mais importante, sem nós;
  • marido / esposa por muitos anos vive sem nosso amor, atenção e carinho;
  • pais morreram sem esperar o momento em que seu filho teria tempo livre para comunicação;
  • tantas oportunidades de desenvolvimento foram perdidas;
  • a educação desejada não foi obtida;
  • tantas idéias não foram incorporadas na realidade;
  • tantos livros não foram lidos;
  • tantas cidades e países não foram vistos.

A harmonia desapareceu, o recurso de energia se esgotou, a alma foi reduzida a pedacinhos. Um quadro terrível, deprimente, até trágico, não é? Aqui é para para que você não precise admirar tal imagem no final, e um equilíbrio de vida é necessário. Para fazer tudo, para que todas as áreas da vida estejam plena e igualmente preenchidas umas com as outras e, ao mesmo tempo, sinta alegria e satisfação.

Um excelente assistente para atingir esse objetivo é trabalhar com o método psicológico eficaz "a roda do equilíbrio da vida".

Como trabalhar com um círculo?

Então, a roda da vida ou a roda do equilíbrio da vida é um círculo dividido em setores (segmentos), cada um dos quais representa uma área diferente de nossa vida. Para se beneficiar deste método, a roda da vida precisa ser fazer as pazes corretamente. E, como qualquer outro exercício, possui uma técnica especial.

Inicialmente você precisa desenhe o próprio círculo, Avançar divida-o com linhas em vários segmentos... Então identificar áreas da vida que serão incluídas nos segmentos... Mais tarde preencha o círculo, avalie o nível de satisfação com cada área da vida e analise o resultado.

Escolha de áreas da vida

O ponto mais importante ao fazer uma roda é escolha das esferas da vida. Aqui você precisa levar em consideração todos os principais aspectos da vida, sem sobrecarregar o círculo com nuances insignificantes. Recomenda-se selecionar 6 ou 8 esferas, uma vez que os modelos de roda existentes têm muitos segmentos. Mas se precisar expandir a lista, por exemplo, até 10-12 esferas, você mesmo pode desenhar um círculo, sem usar um modelo.

Existem duas opções de enchimento mais comuns.

  • Clássico. Os segmentos incluem saúde, família, carreira, lazer, amigos, hobbies, criatividade, crescimento pessoal, autoeducação, desenvolvimento espiritual, negócios, finanças, etc.
  • Roda de esfera-papel. Inclui pessoas que estão intimamente ligadas à vida de uma pessoa: mãe, pai, esposa, marido, filhos, colegas, amigos, namoradas.

Existem outras opções também, por exemplo combinado. Eles trazem tanto as esferas da vida quanto os papéis das pessoas. Você pode incluir na lista itens como brilho de vida, energia e tom, unidade com a natureza, autorrealização e muito mais. Em um mundo, observe atentamente a sua vida com o olho interior e pense no que ela consiste. Depois disso, anote os pontos e, em seguida, decida qual das opções acima é realmente importante. Coloque isso no círculo.

Tamanhos de setor

Os tamanhos dos setores dependem do número de áreas da vida que você deseja incluir no círculo para avaliar o equilíbrio. Quanto mais posições forem selecionadas, mais estreitos serão os setores. Se houver poucas posições, as áreas serão amplas. Normalmente eles são feitos iguais uns aos outros, como pétalas de camomila.

Mas você pode levar em consideração o seguinte momento: para todas as pessoas, cada área da vida tem seu próprio valor, seu próprio tamanho ideal. Para alguém, a família é mais importante, alguém vê a carreira como o objetivo de toda a sua vida e alguém prioriza o desenvolvimento espiritual. Portanto, uma abordagem individual não é proibida. Você pode fazer setores de tamanhos diferentes: ao olhar para o quadro geral, isso permitirá que você entenda quais áreas são sua prioridade. Mas, no final das contas, o papel principal será desempenhado não pelo tamanho do setor, mas pela escala de avaliação de cada esfera da vida.

O objetivo principal deste exercício é avaliar o quão bem-sucedido você se sente em todas as áreas. A avaliação é realizada em uma escala de 1 a 10. Colocamos o zero no centro do círculo e dividimos todos os raios-linhas que dividem a roda em setores em segmentos iguais, afastando-nos do centro para a borda do círculo.

Quando tudo estiver pronto pense o quão bem ou, pelo contrário, mal desenvolvido cada uma das áreas selecionadas, dê a sua avaliação. Em seguida, pinte o setor até a divisão em que você classificou a esfera. O resultado final deve ser uma imagem fiel de sua vida.

Se uma roda redonda aparecer à sua frente, então tudo em sua vida está realmente harmonioso, e se os segmentos da roda estiverem em níveis diferentes, isso indicará um desequilíbrio.

Possíveis erros de enchimento

Embora não seja difícil preencher o círculo, algumas pessoas ainda cometem erros. Considere o que pode estar errado.

  1. Usando um molde de roda com setores prontos. Melhor não. Seria mais sensato criar sua própria roda e dividi-la em quantos setores forem necessários.
  2. Ausência de critérios para a pontuação mais alta possível. Para avaliar qualquer coisa, você precisa ter uma ideia tanto dos resultados insatisfatórios quanto dos excelentes. Por exemplo, o que deve estar em sua compreensão da vida pessoal para que possa ser avaliada em 10 pontos. Ou o que saúde, carreira, hobby deveriam ser. Você precisa entender claramente o que exatamente o tornará uma pessoa feliz. E já com isso comece, fazendo uma avaliação do estado atual das coisas.
  3. Falta de definição de termos reais para atingir novos objetivos. Aqui é importante avaliar de forma racional e sóbria suas capacidades e correlacioná-las objetivamente com seus desejos. Certifique-se de planejar o que deseja fazer e quando. Mas o prazo não deve ser estendido muito ou muito reduzido.

Interpretando os resultados do exercício

A principal etapa deste exercício é análise (interpretação) dos resultados, cujo objetivo é determinar o quão desequilibrada sua vida está, e em tentando entender o que e como fazer para restaurar o equilíbrio... As seguintes questões são apropriadas aqui.

Quais setores foram os mais fracos?

Se você avaliar todos os setores de maneira razoável e honesta e fornecer uma pontuação objetiva, verá imediatamente em que área há problemas e no que precisa ser prestado atenção. E aqui é apenas necessário correlacionar esta avaliação com o critério de maior pontuação. É importante entender o que exatamente poderia corrigir o quadro e aproximar essa esfera do ideal.

Quais áreas da vida você avaliou mais?

Não será supérfluo ficar contente com a existência de tais áreas. Este já é um bom resultado. Talvez, quando você começar a ajustar outros setores de sua vida, isso sirva como uma fonte de sua força e acrescente motivação a seus esforços.

Como todas as esferas da vida estão relacionadas umas com as outras?

Algumas esferas podem estar distantes umas das outras, enquanto outras estão intimamente interligadas. Mas todos os aspectos da existência ainda estão interconectados, porque a vida é um todo único. Ao melhorar uma área, você sem dúvida verá mudanças positivas em outras áreas. Por exemplo, sua roda tem uma classificação baixa em finanças, saúde e lazer. À medida que as finanças aumentam, novas oportunidades se abrem. Você pode resolver problemas urgentes de saúde, relaxar, tirar férias, fazer uma viagem, ir ao cinema, a um show.

O que precisa ser feito para fortalecer os setores fracos da roda da vida?

Inicialmente, é preciso atentar para as áreas que podem ser colocadas em ordem em pouco tempo e com o mínimo de esforço.... Por exemplo, identifique as três primeiras áreas nas quais você pode consertar algo em uma ou duas semanas, depois em seis meses e depois em um ano.

A partir desses pequenos passos, um caminho é construído para objetivos altos e grandes.

Quais das áreas são atualmente as mais importantes?

Este é um momento crucial, especialmente se muitas áreas de sua vida "cederam" e não marcaram mais do que seis pontos. Profissionais de coaching afirmam isso é melhor engajar-se ativamente no fortalecimento de vários setores relacionados entre si do que trabalhar em todos eles separadamente. A vantagem dessa abordagem é a ausência de atividades monótonas que entediam rapidamente as pessoas.

Mas devemos lembrar que o recurso de energia, força, inspiração, oportunidades e habilidades é diferente para cada pessoa... Por um período de tempo, as coisas vão avançar na eclosão de um desejo de mudar tudo para melhor, você será pró-ativo e cheio de entusiasmo, mas mais cedo ou mais tarde vai se cansar de qualquer maneira, aí o processo vai ficar mais lento. Como resultado, você se sentirá culpado por não ser capaz de concluir o trabalho tão rapidamente quanto gostaria e ficará insatisfeito.

Para evitar que isso aconteça, você precisa delinear as três tarefas mais importantes e simples e planejar as etapas necessárias para resolvê-las. Descreva tudo em detalhes, avalie cada ação com sensatez e sobriedade. Só neste caso será possível implementar todo o plano como um todo: tanto a curto como a longo prazo. Como resultado, trazer a roda do equilíbrio da vida de volta ao normal não parecerá tão assustador e difícil.

É importante começar, e então tudo depende do seu desejo.

Como se candidatar à autorrealização?

O uso deste exercício para autorrealização pode ocorrer de várias maneiras.

  1. Se na roda resultante a lacuna entre as áreas for pequena, significa que a pessoa tem tempo suficiente para quase tudo.Nesse caso, o método "com o mundo em uma string" pode ser adequado. Ou seja, você precisa olhar e pensar sobre o que exatamente está faltando em cada uma das esferas da vida e tentar preencher a lacuna, e imediatamente depois começar a perceber o potencial da sua personalidade onde você achar necessário.
  2. Aqueles quem é fraco em uma área da vida, recomenda-se fortalecer o trabalho com ela, principalmente se sua pontuação não ultrapassar um ponto.
  3. Quando, se a maioria das áreas estiver em boas condições, você pode escolher duas ou três que são mais importantes e promissoras para vocêe concentre seus esforços em trabalhar com eles. Graças a isso, é perfeitamente possível reduzir temporariamente a atenção para o resto dos lados mais fortes. Por exemplo, uma pessoa que está indo muito bem no trabalho pode não gastar muito tempo em férias vazias, mas para fazer em seu tempo livre realizando suas ambições criativas ou seus negócios favoritos, hobbies, hobbies agradáveis.

Para auto-realização, você deve imediatamente identifique por si mesmo as áreas que precisam ser melhoradas para que não interfiram neste processo. Isso pode ser feito da seguinte forma.

  1. Determine qual das áreas tem o maior mergulho. É ele quem pode puxar todas as outras esferas da vida para o fundo.
  2. Pense em qual área da vida impede sua autorrealização.... Talvez você esteja prestando muita atenção a algo que poderia contribuir para a realização de suas habilidades e capacidades. Talvez precisemos prestar menos atenção a uma área e mais a outra.
  3. Entenda qual das áreas afeta mais todas as outras. Talvez, tendo feito uma aposta e intensificado seus esforços no seu desenvolvimento, você possa entrar rápida e imperceptivelmente no caminho da autorrealização. Por exemplo, você não tem dinheiro suficiente para começar a desenvolver seu próprio negócio. Isso significa que todas as tentativas devem ser feitas para melhorar o setor financeiro.

Quando você define claramente para si mesmo a área na qual gostaria de realizar o potencial de sua personalidade e, em seguida, estabelece uma meta específica para si mesmo, será mais fácil analisar o quadro todo.

Então você pode facilmente e sem problemas mover-se na direção certa, sem se distrair com ninharias.

sem comentários

Moda

a beleza

casa