Psicologia

Dúvida: causas e sinais, maneiras de superar

Dúvida: causas e sinais, maneiras de superar
Contente
  1. O que é isso?
  2. Causas
  3. Sinais
  4. Impacto na vida humana
  5. Como lidar com a dúvida?
  6. Conselho psicológico

Cada pessoa tem que lidar com situações difíceis da vida de vez em quando. Alguns corajosamente tomam a iniciativa em suas próprias mãos e facilmente superam todas as dificuldades. Outros começam a duvidar de suas próprias forças, tentam evitar responsabilidades e têm medo de tomar uma decisão final. Neste último caso, estamos falando sobre auto-dúvida.

O que é isso?

Para a maioria das pessoas, a palavra "insegurança" está associada ao conceito de "complexo de inferioridade", pois uma pessoa insegura duvida de suas habilidades, aptidões e aptidões. A maioria das pessoas notórias tem dificuldade em se comunicar com o sexo oposto, tem vergonha de sua aparência e não consegue defender sua opinião no trabalho.

Sentimentos de insegurança surgem da baixa auto-estima. A pessoa não acredita em sua própria força e tem medo de avançar em direção à realização de algum objetivo. O medo de ser rejeitado, incompreendido, não aceito dá margem à indecisão. Como resultado, há um desejo de se fundir com a multidão, não de se destacar.

Na psicologia, a incerteza está relacionada ao medo interior, medo de assumir responsabilidades e tomar decisões. Essa definição existe: a dúvida sobre si mesmo é o medo de expressar sentimentos reais, mostrar individualidade nas várias esferas da vida, perceber seu potencial com força total. Portanto, este conceito significa o medo de ser você mesmo.

Esse sentimento é um grande freio no caminho para a autorrealização e o sucesso.

Causas

As raízes da insegurança remontam à primeira infância. Neste momento, um sistema de autopercepção está sendo formado.Baseia-se na resposta de outras pessoas. Elogios, punições ou rejeições têm grande influência no desenvolvimento da auto-estima. Às vezes, as mães superprotegem seus filhos e controlam cada passo deles. Acontece que a criança recebe pouco carinho e amor dos pais.

Freqüentemente, os pais repreendem seus filhos por erros e ações ineptas. Assim, colocam na cabeça da criança a ideia de que ela deve saber e saber tudo, pensar rápido e nunca cometer erros.

O bebê sente desconforto nos momentos em que algo não dá certo para ele. Ele começa a temer que outras pessoas o rejeitem da mesma forma que seus pais, por pouco conhecimento de uma língua estrangeira, incapacidade de dançar ou cantar. Formando gradualmente complexo de inferioridade. A falta de elogio e apoio dos pais, o respeito básico desvaloriza os pensamentos e sentimentos do homenzinho. Essa atitude dos pais em relação aos filhos pode levar a distúrbios psicossomáticos. A psicossomática se manifesta na angústia mental e em várias doenças corporais.

Às vezes, a base para uma criança é o comportamento inseguro ou agressivo dos adultos.

Os motivos para a manifestação de complexos e diminuição da autoestima podem ser traços de caráter. Pessoas fracas geralmente seguem seus próprios medos. Caso surja algum obstáculo na forma de implementação do negócio planejado, eles abandonam os objetivos pretendidos. A falta de vontade de buscar uma saída digna de uma situação difícil indica falta de fé na possibilidade de realizar planos ou sonhos.

A incerteza freqüentemente aparece na idade adulta. O problema surge como resultado de experiências negativas. Quando uma pessoa se depara com crítica, condenação ou rejeição total, ela se fecha em si mesma, tentando evitar experimentar novamente a dor mental.

O despedimento do trabalho muda muito a atitude em relação a si mesmo.

Sinais

Às vezes pessoas inseguras esconda seus sentimentos atrás de uma máscaraisso não combina com sua alma vulnerável. Um estado agressivo freqüentemente indica uma crença na incapacidade de alguém de influenciar a situação, indica um complexo de inferioridade existente e desamparo interno. Eles não conseguem encontrar maneiras adequadas de defender seus interesses, então escolhem as táticas de fuga ou ataque.

Uma pessoa indecisa não quer chamar a atenção dos outros para sua própria pessoa. Ele prefere viver discretamente, como se estivesse distante da sociedade. O descanso ativo ao ar livre é substituído pela leitura de livros e pela exibição de vários programas de TV. Uma pessoa insegura minimiza a comunicação e raramente faz novos amigos, pois para ela é difícil conhecer alguém e fazer amizades.

Tais indivíduos com medo de qualquer mudança na vida, pois temem que a situação de vida com isso possa piorar. Pessoas inseguras têm vergonha de perguntar aos outros sobre algo em voz alta, pedir-lhes ajuda. Eles concordam em qualquer relacionamento com o sexo oposto, mesmo que eles não gostem de seus parceiros ou parceiros em nada. Estamos prontos para receber o menor salário, mas não para cruzar a barreira interna e pedir para a administração aumentá-la. O custo de seus serviços é sempre significativamente subestimado.

A manifestação de numerosos medos leva ao seu desenvolvimento em fobias. Pessoas que não estão confiantes em suas próprias habilidades são caracterizadas pelos seguintes sintomas: medo, ansiedade, depressão, indecisão, timidez, timidez, desamparo, impotência, desânimo, aborrecimento, irritação, nervosismo, fadiga, depressão, problemas de comunicação, indisposição de ser no centro das atenções, a insatisfação consigo mesmo, a rejeição da própria aparência, um olhar aborrecido ou ansioso.

Em discurso

Na maioria das vezes pessoas inseguras são interlocutores chatos e desinteressantes, pois têm medo de dizer uma palavra a mais, errar ou machucar acidentalmente o oponente. A fala incoerente e inexpressiva surge da incapacidade de lidar com sua própria excitação:

  • a voz pode soar muito baixa;
  • o sujeito parece pedir desculpas a todos;
  • às vezes ocorre gagueira;
  • para alguns, desencadeia-se uma reação defensiva - nesse caso, o notório passa a falar muito, a fofocar, a usar linguagem obscena.

No comportamento

A maioria das personalidades indecisas há um desejo de subestimar seus próprios méritos. Outros, ao contrário, começam a se comportar. arrogantemente... Dessa forma, eles se esforçam para superar o complexo de inferioridade. As tentativas de se afirmar às custas dos outros são sua reação defensiva.

Qualquer dúvida dos interlocutores sobre a grandeza dessa pessoa causa raiva e agressão.

Em gestos

Uma personalidade insegura é freqüentemente revelada por movimentos restritos, ombros levemente inclinados, curvados ou curvados. Visto de fora, pode parecer que uma pessoa está carregando uma carga pesada. Um andar tímido, um olhar tímido, esfregar periodicamente várias partes do corpo denunciam imediatamente uma personalidade indecisa. Às vezes o assunto começa a se agitar sem motivo, muda de um pé para o outro, faz movimentos bruscos e rápidos. Ele pode tocar algo em suas mãos, tocar seus dedos.

Impacto na vida humana

A incerteza impede um indivíduo de viver plenamente. Ele destruiu a autoimagem adequada de muitas pessoas. Afinal, cada pessoa deve estar ciente de sua própria atratividade e singularidade. Você precisa dominar a habilidade não de negar suas deficiências, mas de transformá-las em vantagens. Um indivíduo indeciso freqüentemente não consegue encontrar seu lugar no mundo. A falta de liberdade interna o priva da oportunidade de alcançar grande sucesso na vida.

Muitos por este motivo recusar quaisquer compromissos. Eles têm medo de tentar algo novo, de procurar seu destino. O medo de cometer até mesmo um pequeno erro faz com que as pessoas inseguras sintam o mais forte desconforto mental e um sentimento de sua própria insignificância. Uma pessoa indecisa se esforça o mínimo para atingir um objetivo. Quanto mais dúvidas prevalecerem, menor será a probabilidade de você construir uma carreira de sucesso no trabalho e uma vida familiar feliz.

Uma pessoa insegura vive em constante medo de que outras pessoas a condenem. Esses medos o forçam a se manter afastado dos outros, impedindo-o de construir plenamente as relações interpessoais. Essas pessoas precisam se comportar de maneira não natural, fingir, esconder seu próprio "eu" sob uma concha blindada. Isso pode levar a consequências terríveis. Uma vida dupla interior pode provocar um ataque de agressão.

A complexidade contribui para a diminuição do tônus ​​do corpo e freqüentemente leva à apatia e à depressão.

Como lidar com a dúvida?

É muito difícil remover completamente o sentimento de insegurança. Não passa tão rápido quanto gostaríamos. Você precisa ser paciente. Primeiro você precisa lidar com suas próprias crenças e atitudes.... Então, para melhorar a autoestima, é preciso lembre-se de suas realizações específicas. Pense no que suas virtudes merecem amor e respeito.

Ame a si mesmo com todas as suas falhas e falhas. Não se repreenda por suas falhas e fraquezas. Elogie-se até mesmo por pequenas realizações e pequenas vitórias. Aprecie suas capacidades e sempre estabeleça metas claras para si mesmo. Indique uma certa visão do que você deseja alcançar no final. A meta estabelece disciplinas e motiva para realizações específicas.

Não se concentre em pensamentos perturbadores, jogue-os fora de sua cabeça. Dê a si mesmo o direito de errar, evite a autocrítica e a autoflagelação excessivas. Pessoas de sucesso vêem o fracasso como uma experiência positiva.Não esconda suas emoções, desejos e demandas. Saiba como recusar pessoas.

Acredite em si mesmo e ousadamente vá em direção à realização do seu objetivo.

Comunique-se mais com outras pessoas. Durante a conversa, tente se concentrar na outra pessoa. Você precisa falar alto e claro, enquanto tenta olhar seu oponente nos olhos.

Sinta-se à vontade para expressar seus sentimentos. Ao comunicar seus desejos ou necessidades, tente usar o pronome "eu". Dê emoções positivas às pessoas ao seu redor. Estabeleça contatos próximos com seus entes queridos: convide-os para o teatro, museu ou qualquer evento de entretenimento, arrume-lhes surpresas. Pratique a construção de relacionamentos.

Não tenha medo de ofender a outra pessoa. Você precisa ser capaz de colocar um camarada excessivamente agressivo no lugar, mas, ao mesmo tempo, se comportar dentro dos limites da decência, mantenha distância. É parte integrante de uma pessoa autoconfiante. Não deixe ninguém te humilhar. Não compare sua própria pessoa com as que estão ao seu redor, livre-se de estereótipos.

Controle as emoções, em qualquer circunstância, mantenha a calma e a compostura.

Repita as situações que levam ao sucesso em sua mente, imagine tudo nos mínimos detalhes, até mesmo o cheiro e o toque. Certifique-se de usar a esfera emocional. Crie em seu pensamento um cenário de sucesso de suas ações, programe um desfecho favorável do evento. Nunca repasse situações infelizes em sua cabeça. O passado deve ser facilmente abandonado.

Mudar as atividades ajuda a desviar a atenção de pensamentos desagradáveis ​​e olhar para o evento do outro lado, portanto, quando surgem emoções negativas relaxe e faça outra coisa. Aprenda a planejar as próximas ações. Estabeleça metas específicas para você. Implemente-os. Ter um hobby aumenta a autoconfiança. Escolha uma especialidade ao seu gosto.

Leve um estilo de vida saudável... Envolva-se constantemente na autoeducação, adquira novos conhecimentos, expanda seus horizontes, busque a excelência. O trabalho consciente e a atividade física moderada aumentam a autoconfiança. Não sucumba à apatia e à preguiça, não coloque suas esperanças no caso do destino ou de amigos e familiares influentes. Diário treinar força de vontade.

Mantenha a liberdade de espírito e originalidade de pensamento.

Conselho psicológico

Os psicólogos recomendam que as pessoas que têm o hábito de pensar em suas experiências as anotem em um caderno especial no sentido oposto. Para fazer isso, você deve primeiro reconhecer e vivenciar seus sentimentos negativos, depois mudá-los e escrever afirmações positivas. Este exercício ajuda a mudar a atitude em relação a você mesmo e a erradicar alguns medos.

Os especialistas aconselham a inscrição em uma seção de esportes ou clube de dança. Há também um exercício de 3 semanas.

  1. Durante a primeira semana, você deve escrever afirmações positivas que o deixam feliz todos os dias. No sétimo dia, você precisa ler a lista inteira.
  2. A próxima semana é dada para registrar as circunstâncias em que você teve dúvidas sobre suas próprias habilidades. Analise-os, descubra os motivos que contribuem para a sua indecisão, identifique os principais medos e formas de se livrar deles.
  3. Use a última semana para superar suas inseguranças. Anote todos os seus sentimentos e emoções positivos, bem como as etapas para erradicar as declarações negativas.

Existe um método chamado "Símbolo da Vitória", o que adiciona autoconfiança. Você precisa escolher qualquer forma ou padrão geométrico e torná-lo seu símbolo de vitória. Que o talismã esteja sempre ao seu lado. Mesmo uma rápida olhada nele será associada à vitória para você. Em última análise, um resultado bem-sucedido das ações planejadas será alcançado.O talismã da confiança pode ser feito com um determinado perfume ou colônia, um determinado terno ou vestido.

lata faça algumas ações extraordinárias. Por exemplo, vista roupas extravagantes e dê um passeio com elas. Tente conversar com um estranho na rua. Vá além das atividades habituais.

Você pode recorrer a poderosos recepção de visualização. Para fazer isso, você precisa imaginar mentalmente o resultado desejado dos próximos eventos nos mínimos detalhes. Você deve tentar criar imagens vívidas em sua cabeça, para imaginar um resultado favorável de qualquer negócio. Ao mesmo tempo, você precisa reconhecer seu próprio valor e se sentir uma pessoa significativa e autossuficiente.

Os especialistas recomendam revisar seu círculo social. A interação com outras pessoas se reflete no estado interior de uma pessoa. Elimine aqueles que estão perdendo seu tempo com conversa fiada. Responda apropriadamente às críticas e elogios de outras pessoas. Filtre afirmações ruins sobre você.

Você precisa entender que é impossível agradar a todos. Apague qualquer crítica não construtiva de sua memória. Não fique pensando nisso em sua mente. Qualquer afirmação é a opinião subjetiva do indivíduo, portanto nem sempre reflete um conhecimento profundo do assunto e imparcialidade.

Os psicólogos lembram às pessoas insatisfeitas com sua aparência que o corpo e o rosto são dados ao homem por natureza, portanto têm um valor especial. Somente indivíduos autoconfiantes são capazes de perceber esse fato. Eles não criarão beleza artificial, colocando em risco suas vidas, cirurgias plásticas e dietas exaustivas.

Uma pessoa autossuficiente não se envolve em autocrítica e autoflagelação. Ele presta muita atenção ao seu mundo interior, busca os aspectos positivos em si mesmo e os desenvolve. Não são as características faciais individuais que dão às pessoas atrativos, mas um brilho especial nos olhos e uma luz que emana de dentro. Apaixone-se por sua própria aparência.

Os exercícios a seguir o ajudarão a superar sentimentos negativos sobre sua aparência.

  1. Elogie-se e diga isso em voz alta o tempo todo. Por exemplo: "Como estou linda hoje!"
  2. Crie novas afirmações todos os dias, escreva-as e repita-as ao longo do dia. Eles podem soar mais ou menos assim: "Estou encantada com minha aparência", "Meus entes queridos me adoram", "Sou uma mulher bonita, gentil e agradável."
sem comentários

Moda

a beleza

casa