Psicologia

Labilidade: conceito, características, causas do aparecimento e métodos de tratamento

Labilidade: conceito, características, causas do aparecimento e métodos de tratamento
Contente
  1. Conceito e características
  2. Variedades
  3. Sintomas e diagnóstico
  4. Relacionamento com outras pessoas
  5. Razões para o aparecimento
  6. Métodos de tratamento e prevenção
  7. Conselho psicológico

O conhecimento de certos estados psicológicos (desvios, distúrbios) é extremamente importante para qualquer pessoa. Isso se aplica totalmente a um estado de instabilidade. É menos conhecido do que a depressão ou a neurose, mas não se torna menos perigoso com isso.

Conceito e características

Em psicologia, o termo "labilidade mental" tem um significado diferente do que em fisiologia. Este não é mais o número de sinais elétricos transmitidos ao longo das fibras nervosas, mas a taxa de ocorrência do processo mental mais a taxa de alternância entre eles. Em qualquer caso, a atenção é dada não apenas ao nível de instabilidade em um determinado momento, mas também às diferenças neste nível em várias situações.

Em geral, labilidade é entendida na ciência como:

  • mobilidade ou mobilidade (em uma situação normal);
  • instabilidade (com manifestações patológicas);
  • variabilidade (dinâmica de certos processos).

Uma vez que todos os processos biológicos do corpo são controlados pelo sistema nervoso, em última análise, a labilidade geral está associada a ele. Isso se aplica à frequência das oscilações cardíacas, ao número de respirações e à temperatura corporal. O clima está ainda mais fora de questão. Portanto, há uma relação direta entre a gravidade da variabilidade e o risco de patologias. Muitas anormalidades psicológicas e mentais podem ser corrigidas com a devida atenção ao estado do sistema nervoso autônomo. Mostra a tensão do ambiente estressante muito antes do cérebro.A atividade dos principais órgãos e sistemas é intensificada, inicia-se o uso das reservas internas. Somente se a situação de tensão persistir por muito tempo, o sistema nervoso central já está conectado.

É importante compreender que os limites da labilidade "normal" e "anormal" durante a vida de uma pessoa estão mudando constantemente. Tanto a idade quanto a frequência das situações estressantes são importantes.

Muitas vezes está escrito que a labilidade da psique é definitivamente um momento negativo. Não é assim, porque tal propriedade de uma pessoa permite que ela se adapte a um ambiente em mudança, mude. A falta de possibilidade de mobilização mental, a relutância em reajustar o comportamento de alguém, às vezes, não causa menos dano do que a instabilidade. Em uma psique normal, ambos os pontos devem estar presentes, que aparecem apenas onde são apropriados. Dificuldades e problemas estão associados a um grau excessivo de ambas as condições. Normalmente, o aumento da labilidade significa que uma pessoa tem um tipo específico de temperamento. Pessoas coléricas são caracterizadas por um aumento na velocidade de reação emocional estabelecida no nível fisiológico.

Muitas vezes, as mudanças de humor estão associadas a:

  • condições neuróticas;
  • trauma mental na infância;
  • uma situação traumática anterior de conteúdo semelhante;
  • o despreparo de uma pessoa para certas mudanças sociais, violentas convulsões na sociedade.

É importante entender que a labilidade também pode ser provocada por fatores puramente fisiológicos:

  • distúrbio cerebral orgânico devido a trauma;
  • envenenamento por substâncias psicoativas e entorpecentes;
  • Neoplasias malignas;
  • patologias vasculares.

    Portanto, a determinação das verdadeiras causas da instabilidade anormal é muito importante. Em primeiro lugar, os fatores fisiológicos deverão ser verificados e, se possível, excluídos. Condições patológicas graves freqüentemente devem ser eliminadas em unidades de internação. O transtorno orgânico da personalidade (a chamada síndrome astênica) é acompanhado por várias manifestações negativas, incluindo fadiga, aumento da sensibilidade, diminuição da atividade e tontura. Em qualquer caso, as alterações rápidas de humor patológicas e “condicionalmente normais” têm características (sinais) comuns.

    Em caso de manifestações agudas e injustificadamente fortes de emoções, mesmo em crianças e adolescentes, é necessária a ajuda de profissionais. Não pense que tudo vai passar por si mesmo. Mesmo que não seja pelas patologias (mencionadas acima ou outras), pode-se temer a formação de um tipo de personalidade lábil. As pessoas que se relacionam com ele são bem conhecidas: seu humor muda devido a fatores aparentemente insignificantes. Assim, sendo apanhados pela chuva, não tendo tempo de entrar no ônibus ou quebrar uma xícara, tais indivíduos caem em profundo desânimo ou descarregam sua irritação nos outros.

    Psicoterapeutas e outros especialistas sabem com certeza: no processo de um teste elementar, pessoas com personalidade instável podem mudar seu humor de maneira inconsistente em literalmente um minuto. Isso envolve:

    • aumento da irascibilidade;
    • potencial impressionante para conflito;
    • fraqueza de autocontrole;
    • tendência a ataques histéricos.

    A classificação de desvios de caráter, desenvolvida por Lichko, aplica-se principalmente a crianças. Eles são caracterizados como emocionalmente voláteis e imprevisíveis em seu comportamento. É o suficiente que alguém "olhe para eles da maneira errada" para agressão ou um profundo declínio na autoconfiança. Por outro lado, elogios aparentemente insignificantes podem ser facilmente usados ​​para manipular essas crianças. Ambos os extremos devem ser revertidos antes que tenham tempo de causar consequências negativas.

    Variedades

    Mesmo a característica mais geral da labilidade mostra que ela se divide em uma série de variantes.Assim, a acentuação lábil de caráter na infância e na adolescência costuma ser acompanhada por infantilismo e / ou é mascarada por ele. Alguns especialistas acreditam que o infantilismo é uma espécie de base para a formação de várias psicopatias e outros desvios. Como resultado de muitos anos de pesquisas psiquiátricas, foi possível comprovar que a labilidade emocional em muitos casos é acompanhada por reações paradoxais, ações desmotivadas. Ao se ofender com alguém por um motivo insignificante, a pessoa cai na gargalhada histérica ou, inversamente, quando ocorre algum evento inegavelmente alegre, as lágrimas fluem como um rio.

    Juntamente com os processos psicomotores emocionais, são observados. Portanto, em um momento de alegria tempestuosa, a excitação motora está invariavelmente presente. Se o humor piora, a atividade é drasticamente reduzida, até uma relutância completa em fazer qualquer coisa. A labilidade psicoemocional quase inevitavelmente dá origem a:

    • aumento da impressionabilidade;
    • frivolidade;
    • desconfiança;
    • alta sensibilidade às críticas de outros;
    • excitação incontrolável.

    O tipo afetivo-lábil de acentuação de caráter deve ser claramente distinguido da labilidade no sentido próprio da palavra. Uma característica dessa acentuação é uma compensação bastante alta de traços negativos de personalidade com suas propriedades positivas. Mas, ao mesmo tempo, uma pessoa tende a confiar sem limites em vários tipos de autoridades, sejam personalidades famosas, ambiente imediato, doutrinas filosóficas, religiosas e políticas, julgamentos de que goste. O que é importante, o resfriamento em relação a tudo isso (muitas vezes com uma transição para posições opostas) pode ocorrer muito facilmente e até repetidamente. Não é difícil entender as consequências de tal inconsistência.

    Com a acentuação lábil, quase tudo depende do estado emocional atual. Às vezes é impossível adormecer, o apetite desaparece, surge um desejo inesperado de solidão ou de ficar em companhias barulhentas. Pessoas com essa acentuação podem ter ligações emocionais profundas e duradouras, formar famílias fortes e ser amigas de alguém por décadas. Ao mesmo tempo, muito também depende da disposição de outras pessoas em tolerar brigas e peculiaridades frequentes. Pessoas com tal desvio de caráter são extremamente difíceis de suportar a separação daqueles a quem estão ligados; é duplamente e triplicado para eles suportar críticas e avaliações negativas do objeto de sua paixão.

    Além disso, deve-se dizer sobre a labilidade intelectual (que muitas vezes é esquecida, reduzindo tudo a uma esfera puramente emocional). Esta propriedade da psique permite que você processe uma grande quantidade de fatos, eventos, julgamentos, observações. Esse processamento acontece subconscientemente. Indivíduos intelectualmente instáveis ​​podem:

    • mudar rapidamente de uma fonte de informação para outra e vice-versa;
    • processar simultaneamente informações de diferentes naturezas;
    • alternar instantaneamente entre as tarefas individuais, mesmo se seu conteúdo não estiver relacionado de forma alguma ou mesmo completamente oposto.

    Esse lado da labilidade atraiu a atenção dos psicólogos apenas na segunda metade do século XX. A gigantesca aceleração do ritmo de vida tornou-o a única forma possível de adaptação das pessoas ao mundo moderno. Pessoas intelectualmente lábeis podem, por exemplo, durante uma viagem de transporte, pensar em uma palestra que acontecerá em uma reunião, sem se esquecer de onde precisam trocar de trem, onde descer e assim por diante. Chamadas, barulho, conversas não atrapalham a solução de tais problemas.

    Deve-se ter em mente que estamos falando de uma adaptação de alta qualidade, e não de uma simples mudança caótica de atenção.

    Sintomas e diagnóstico

    Tendo conhecido o impacto negativo da labilidade emocional na vida cotidiana, não é difícil entender que o diagnóstico oportuno de tal desvio em crianças é extremamente importante.Somente corrigindo prontamente o comportamento é que o nível de socialização pode ser aumentado e os problemas subsequentes podem ser evitados. A grande dificuldade, entretanto, está associada à ausência de desvios geralmente específicos até os 10-12 anos. Até mesmo psicólogos experientes, observando um jogo ou uma comunicação cotidiana, acham difícil identificar quaisquer sinais suspeitos. Mas você pode prestar atenção a um fator de risco como doenças de vários órgãos do corpo, provocadas por microrganismos condicionalmente patológicos.

    A localização do foco infeccioso não importa: podem ser patologias pulmonares e distúrbios do sistema músculo-esquelético e distúrbios na digestão e anormalidades no trabalho do fígado, glândulas endócrinas. Às vezes, outras patologias também podem provocar mudanças psicológicas negativas. Ao mesmo tempo, a característica comum é que as doenças, embora relativamente fáceis, demoram e podem retornar rapidamente. Pesquisas que irão esclarecer o papel e a importância de cada síndrome na formação da labilidade ainda estão por vir. Mas já é claro que eles atuam, se não a causa direta dos desvios, pelo menos o pano de fundo.

    A gravidade das manifestações de labilidade em adolescentes é maior do que em crianças. Isso se deve a uma psique mais desenvolvida e diferenciada, que em uma série de propriedades já se aproxima da psique dos adultos. Mas os psicólogos têm que superar outra dificuldade: dos 12 aos 17 anos, e às vezes um pouco mais tarde, a instabilidade emocional ocorre em quase todos os casos. Pais, parentes mais velhos, colegas de classe e em geral todos aqueles que se comunicam com adolescentes problemáticos podem fornecer ajuda inestimável aqui. O primeiro sinal que nos permite falar sobre o dobramento da labilidade é uma mudança excessivamente frequente e extremamente abrupta de humor sem um bom motivo.

    Notas levemente diminuídas na escola, notas negativas de colegas (em aprovação) e eventos semelhantes podem piorar seu humor por um longo tempo. Mas, ao mesmo tempo, basta uma exclamação de aprovação para que melhore por muito tempo. Adolescentes emocionalmente instáveis ​​costumam ficar "entusiasmados" com certos hobbies, mas também podem se decepcionar rapidamente com eles. Outro sinal é a paixão por artistas populares, figuras criativas. Esse entusiasmo pode chegar ao ponto da imprudência.

    Todas essas manifestações são mais fáceis de notar apenas na família, na escola. Portanto, desempenham um papel decisivo no diagnóstico precoce. Psicólogos qualificados certamente entrevistarão todos para confirmar ou refutar a suposição de labilidade emocional. Adolescentes inclinados a ela se sentirem bem na família, se estiverem rodeados de atenção, serão apreciados. Mas, em uma situação desfavorável, deve-se tomar cuidado com o crescimento de um simples desejo de independência para uma rejeição constante de todos os parentes.

    A labilidade dos menores exclui quase completamente as reivindicações de liderança nos círculos sociais formais e informais. Este tipo de personalidade possui outras manifestações características:

    • uma compreensão clara de sua instabilidade emocional e problemas relacionados;
    • o desejo de se oferecer aos outros sem "alteração" radical, sem se ajustar à opinião alheia;
    • a capacidade de entender o que as outras pessoas pensam deles (desde os primeiros segundos de comunicação);
    • uma resposta adequada a esta atitude (necessariamente demonstrada abertamente).

    Às vezes, a labilidade se confunde com a acentuação histérica. Ao mesmo tempo, um certo grau de egocentrismo é manifestado, mas a enfatizada demonstratividade das ações é excluída. A capacidade de sentir empatia por outras pessoas e tornar-se emocionalmente ligado a elas permanece. Em contraste com o caráter puramente histérico, não há aventureirismo sofisticado e enérgico, o desejo a todo custo de atrair a atenção das pessoas.Em vez de reivindicações de exclusividade, sonhos de paz e tranquilidade são típicos (inclusive para seus amigos, círculo próximo).

    Deve-se notar que um tipo de personalidade lábil também pode ter uma conotação cicloidal. A peculiaridade dessa acentuação é, como o próprio nome sugere, oscilações de humor cíclicas. Como resultado de estudos especiais, outros desvios da norma podem ser detectados, embora sejam relativamente raros. É possível presumir a presença de labilidade em adultos para as circunstâncias habituais de acompanhamento:

    • falta de atenção;
    • fortes choques mentais;
    • falhas de vida longa e / ou muito sérias;
    • defeitos de educação estabelecidos;
    • influências estressantes sistemáticas.

    Ao diagnosticar, também é necessário coletar informações sobre:

    • mudanças nos níveis hormonais;
    • avitaminose;
    • ingestão insuficiente ou excessiva de oligoelementos importantes para o sistema nervoso.

    Relacionamento com outras pessoas

    Tendo lidado com as características gerais e com os sinais característicos de labilidade, devemos agora descobrir: como se comportar perto de pessoas que estão inclinadas a isso, que erros não devem ser cometidos. Indivíduos emocionalmente instáveis ​​podem afundar em uma aparência de depressão e às vezes até expressar pensamentos suicidas. Mas esse humor negativo passa rapidamente, e soar o alarme mais uma vez é indesejável.

    Você também não deve perceber o comportamento de uma pessoa lábil como uma manifestação de promiscuidade ou má educação: é extremamente raro "manter-se sob controle" e "desenvolver autocontrole". Mas pensar sobre sua linha de comportamento, que deve ser a mais correta possível, é muito importante.

    É importante entender que uma personalidade instável em adultos costuma ser briguenta, pode "explodir" com qualquer grosseria e até mesmo apenas com a crítica. As famílias também tendem a aumentar o autoritarismo e o desejo de escândalos. Resta apenas mostrar boa vontade. É necessário evitar a raiva e a raiva recíprocas, porque isso só piorará as coisas. Também é recomendado excluir conversas sobre tópicos deliberadamente desagradáveis ​​e provocativos, para não ficar pessoal.

    Razões para o aparecimento

    As causas básicas da estabilidade limitada do sistema nervoso e da psique podem ser:

    • estresse;
    • defeitos cerebrais orgânicos e outras patologias neurológicas;
    • psicose e psicopatia;
    • demência;
    • erros de educação e um mau exemplo de pais, filhos mais velhos.

    Métodos de tratamento e prevenção

    Somente profissionais podem selecionar o tratamento! A luta contra a labilidade por sobrecarga emocional é realizada por psicólogos. Em casos mais graves, são prescritos medicamentos ansiolíticos, às vezes tranquilizantes ou antidepressivos. É necessário ensinar aos pacientes métodos de reação sequencial sem conflito, para treinar a atenção e as qualidades volitivas. A prevenção inclui:

    • normalização das relações familiares;
    • tratamento atempado e completo de doenças somáticas;
    • exclusão de maus exemplos a seguir;
    • minimizando o estresse, aliviando o estresse emocional.

    Conselho psicológico

    Os psicólogos recomendam que você sempre conduza um exame completo se houver suspeita de labilidade. Sono saudável e alimentação adequada, massagem relaxante, caminhadas ao ar livre são muito importantes. Qualquer automedicação é inaceitável, mesmo que o diagnóstico seja definitivamente confirmado. Por parte dos outros, a sensibilidade e a atenção são muito importantes. Ao mesmo tempo, devem também descartar o falso “humanismo”, buscando ajuda prontamente.

    O que é labilidade emocional, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa