Psicologia

Prioridades na vida

Prioridades na vida
Contente
  1. Definição do conceito
  2. O que eles são?
  3. O que os influencia?
  4. Como determinar?
  5. Como organizar corretamente?
  6. Exemplos de priorização na vida humana
  7. Conselho psicológico

Se duas pessoas forem colocadas nas mesmas condições de existência, com oportunidades iguais, suas vidas certamente serão diferentes. É tudo sobre prioridades - todos terão seus próprios em qualquer caso. Como as prioridades da vida afetam nosso destino, como determiná-las e organizá-las de maneira ideal, este artigo contará.

Definição do conceito

Em si o conceito de "prioridade" é amplamente utilizado - em direito, negócios, gestão. Mas a ideia mais ambiciosa sobre ele foi formada por psicólogos. Essa definição significa uma parte da vida, seu componente, que é de suma importância para uma determinada pessoa. Nossas esferas de vida são as mesmas - trabalho, comunicação com entes queridos, família, criatividade, etc. Mas a atitude em relação a eles não é a mesma.... Isso significa que dois workaholics que são semelhantes entre si valorizam seu trabalho em graus variados, e duas mães zelosas, donas de casa, colocam sua atitude em relação à família e aos filhos em lugares diferentes.

Uma pessoa faz sua escolha, estabelece prioridades. Alguns especialistas acreditam que ele faz isso subconscientemente, focando em predisposições pessoais, educação familiar, exemplos de outras pessoas. Mas priorização É um processo mais complicado do que pode parecer à primeira vista. E, nisso, as prioridades da vida diferem daquelas na administração do tempo ou no campo jurídico.

Precisamos de prioridades como diretrizes. É de acordo com eles que construímos a nossa vida. Eles são recursos inestimáveis, fontes de energia e força pessoal. Percebendo isso, uma pessoa pode conscientemente direcionar mais energia para uma determinada área da vida que é importante para ela.

O investimento renderá juros - esta área prioritária logo se tornará a base de sua motivação.

O que eles são?

As principais prioridades da vida são conhecidas há muito tempo.

  • Uma família - pais, filhos, cônjuges, relações pessoais com entes queridos e entes queridos.
  • Profissão e trabalho - autorrealização como especialista, funcionário, carreira, conquistas, renda.
  • Educação - tanto as instituições educacionais quanto o autodesenvolvimento pessoal de uma pessoa devem ser incluídos aqui, porque o processo de compreensão de novos conhecimentos nos acompanha por toda a nossa vida.
  • Hobbies - nossos hobbies, hobbies, interesses, muitas vezes diferentes das atividades profissionais.
  • Estado de saúde - uma área importante, sem a qual outras muitas vezes não têm sentido. A atitude em relação à saúde caracteriza amplamente a pessoa como um todo.
  • Comunicação e interação social - nossos amigos, funcionários, associados e aliados.
  • Imagem - a imagem que criamos, aparência, estilo, impressão.

Nem todas essas áreas podem ser classificadas como valores incondicionais, mas dificilmente alguém diria que cada um deles é importante e de uma forma ou de outra afeta o resto. Se estivermos doentes, é improvável que tenhamos sucesso no trabalho e na interação social. Se parecermos mal, não cuidarmos de nós mesmos, acreditando que "imagem não é nada", dificilmente seremos felizes em nossa vida pessoal. Se as esferas de hobbies e famílias "cederem", a pessoa se tornará viciada em trabalho e todas as outras prioridades para ela desaparecerão. A distribuição harmoniosa e razoável de prioridades permitirá que você viva com prazer e satisfação, seja feliz.

O que os influencia?

O modo como uma pessoa define suas prioridades é influenciado por muitos fatores.

  • Era - os jovens têm necessidades diferentes das pessoas maduras ou idosas, pelo que as suas prioridades são habitualmente distribuídas com predominância a favor da educação, carreira, contactos sociais e comunicação. Os idosos valorizam mais a saúde e as questões familiares. Com a idade, os valores mudam várias vezes, algo se conquista, algo perde sua relevância, algo sai por cima. Este é um processo normal e natural.
  • Circunstâncias de vida - eventos importantes que mudam o sistema de valores de um indivíduo. Nasceu um bebê - e agora a prioridade dos jovens pais mudou, a família e os cuidados com os filhos vieram à tona, embora até recentemente eles estivessem se esforçando por uma carreira e educação. Mas a saída do decreto para as mães é um período de mudanças regulares, as questões trabalhistas voltam novamente ao patamar de significativas, embora não as principais.
  • Problemas surgindo, julgamentos - às vezes uma esfera é quase insignificante para nós até que surjam problemas nela. O divórcio ou perda de um ente querido obriga-nos a reconsiderar o valor da família, o desenvolvimento da doença traz a esfera da saúde “para os líderes”. Essa mudança de prioridades é mais severa, quase obrigatória.
  • Características pessoais - inclui o caráter e o temperamento de uma pessoa, sua experiência de vida, o exemplo dos pais, a educação. Nas mesmas circunstâncias, as pessoas tomam decisões diferentes, e essa é a influência do inconsciente.

As prioridades, portanto, não são um sistema monolítico e estático que é inabalável ao longo da vida. Não funcionará construí-los de uma vez por todas. Eles mudarão dinamicamente, mudarão de importância com a idade e no decorrer dos eventos. As mudanças serão de curto prazo e superficiais e, às vezes, profundas e de longo prazo. Então, você pergunta, por que organizar qualquer coisa? Deixe tudo fluir pela gravidade. Mas aqui está um erro comum.

Ao criar um modelo ótimo de prioridades de vida, a pessoa cria um “núcleo”, uma estrutura interna rígida que, apesar do dinamismo do sistema, geralmente permanece inalterada ao longo da vida.

Como determinar?

É muito simples. Pegue um pedaço de papel e escreva em ordem decrescente as áreas da vida que mais importam para você.... Dê uma olhada na lista. O que estiver no topo será o principal para você.O que vai ser no final, talvez, requeira correção, atenção mais atenta. Cada um faz a escolha sozinho, mas surge a pergunta - é eficaz? A pessoa está satisfeita com sua priorização ou é internamente desconfortável?

Digamos que o trabalho esteja em primeiro lugar e a família no meio ou no final da lista. Essas pessoas costumam ser caracterizadas por um sentimento de culpa diante de seus parentes, que os corroe, mas é difícil mudar alguma coisa. Ou, digamos, no início havia uma esfera de comunicação. É óbvio para os especialistas que tal pessoa depende da opinião pública, tem complexos e medos, precisa de apoio e ajuda. Tente mudar as prioridades em alguns lugares, imagine como sua vida poderia mudar em relação a isso. Por exemplo, coloque seu trabalho em segundo lugar e sua família em primeiro lugar. Você se sentirá bem e confortável se, a partir de hoje, dedicar algumas horas por dia ao trabalho, e aos filhos ou pais - mais algumas horas?

Avalie sua lista de acordo com as seguintes afirmações.

  • O homem existe para se desenvolver, evoluir constantemente, não para ficar parado - você tem sucesso com seu sistema de valores?
  • O principal são pessoas, parentes e amigos. O seu sistema os atende, é útil para eles?

Qualquer desconforto interior, insatisfação com sua vida é um sinal para revisar seu sistema existente, para mudar algo nele... Se as prioridades forem organizadas harmoniosamente, uma pessoa obtém a plenitude de vida sobre a qual todos gostam de falar.

Como organizar corretamente?

Não existe uma receita universal para organizar os valores e em que ordem. Tudo é individual. Mas a regra geral é que o arranjo não é nada semelhante ao que você usa para determinar a prioridade de certas tarefas ou tarefas no trabalho. Os psicólogos geralmente recomendam considerar um sistema de valores individual e compará-lo com o esquema a seguir em termos de grau de importância.

  • Deus, espiritual, princípios e crenças.
  • Você mesmo, saúde.
  • Relações com família e amigos, filhos.
  • Trabalho e execução profissional.
  • Todas as outras áreas em uma ordem conveniente para você - hobbies, amigos, imagem, etc.

Existem vários maneiras de definir suas próprias prioridades.

Diário ou memórias de Arkhangelsky

O método foi descrito por Gleb Arkhangelsky. Oferecido pegue um caderno ou caderno e faça uma descrição de cada dia. Cinco minutos à noite serão suficientes para inserir todas as informações necessárias sobre como você gastou a maior parte do seu tempo, esforço, energia e recursos hoje. Identifique o evento principal do dia. Não precisa ser a conclusão bem-sucedida de um projeto difícil no trabalho. Pode ser uma agradável contemplação conjunta de uma nevasca no caminho com uma criança para a escola ou jardim de infância, uma carta de um velho amigo. O evento principal é considerado o evento, ao lembrar que você relaxa, sorri, expira de alívio... Às vezes, os acontecimentos do dia são negativos, enquanto suas emoções são opostas, mas sempre brilhantes.

Na frente do evento principal registrado, indique a área da vida com a qual ele está diretamente relacionado. No final da semana, escolha entre sete eventos o evento principal da semana, no final do mês - o evento do mês, no final do ano - o evento do ano.

Normalmente você não precisa esperar um ano, ao final de um mês ou dois, a pessoa tem uma ideia totalmente clara e visual de qual esfera é a principal para ela.

"Ambulância"

Este método é derivado do anterior. Depois de identificar a área principal, identifique as áreas de menor prioridade da mesma maneira. Trabalhe com eles, pense no que está faltando para que eles "subam" ainda mais em sua classificação pessoal. Obviamente, a área no final da lista precisa de uma ambulância. Conscientemente, dedique pelo menos meia hora de sua vida diária a isso. Aos poucos, a sensação de harmonia interior retornará, pois o desequilíbrio será eliminado.

Exemplos de priorização na vida humana

Os exemplos abaixo são muito condicional, uma vez que não levam em consideração as características individuais de uma pessoa. Mas, para começar, você pode se concentrar neles, e a compreensão do que você precisa virá gradualmente.

Para um homem

Acontece que, para os homens, as questões de implementação profissional são sempre mais importantes do que outras. Isso se deve às peculiaridades da psicologia de gênero. O homem fica feliz se se sente vencedor, conquistador, caçador. Para a grande maioria dos homens, a lista de prioridades começa com o trabalho. Isso não significa que todos os representantes do sexo forte ignorem outras áreas da vida. Um exemplo médio pode ser assim.

  1. Trabalho e profissão, dinheiro, renda.
  2. Família e filhos, entes queridos, pais.
  3. Hobbies e comunicação.
  4. Imagem.
  5. Saúde.

Homens propensos ao egoísmo hobbies são frequentemente classificados em segundo lugar depois do trabalho, e aqueles que aprecia relacionamentospode até duvidar do que deve vir primeiro - trabalho ou família. Uma coisa é quase sempre a mesma - a maioria dos homens tende a subestimar a importância de sua própria saúde. Essa área assume uma posição mais significativa apenas quando ocorrem doenças graves. Há algo em que trabalhar.

Para a mulher

A maioria das mulheres tem princípios diferentes. Historicamente, a evolução fez deles os guardiões do lar e, portanto, não é surpreendente que as senhoras costumam colocar a família e os filhos em primeiro lugar. Somente quando não há harmonia na vida, essa esfera é deslocada para baixo por uma mulher. Um exemplo - uma mulher tem que "puxar" uma família, para criar os filhos sozinha. Mesmo nesse caso, tudo é feito para o bem da família, e ela é o principal. Mas às vezes há uma substituição de acordo com o "tipo masculino" quando o trabalho é prioritário. Mas isso geralmente é raro.

As prioridades de uma mulher, em média, costumam ser assim.

  1. Família, entes queridos, filhos, relacionamentos.
  2. Imagem.
  3. Saúde.
  4. Trabalho, implementação na profissão, sociedade.
  5. Todo o resto.

Desvios significativos costumam deixar as mulheres infelizes. Se um homem workaholic obtém verdadeiro prazer de suas realizações profissionais, o que em geral não contradiz sua natureza, então uma mulher workaholic internamente sofre de falta de família, relacionamentos, e quanto mais profundamente ela esconde tais pensamentos, mais destrutivas as consequências podem ser para ela.

Para um adolescente

Quando a criança entra na categoria adolescente, a questão da priorização é de extrema importância. Os jovens de hoje muitas vezes sofrem de falta de objetivos claros, não porque não saibam como estabelecê-los, mas porque não conseguem decidir o que é mais importante. Em geral, a psicologia do desenvolvimento dita esse modelo médio.

  • Relações em sociedade, comunicação.
  • Imagem.
  • Treinamento e seleção de diretrizes profissionais.
  • Passatempo.
  • Família e pais.
  • Outros valores.

A desarmonia no sistema de valores na adolescência é muito perigosa, pois pode ter consequências negativas de longo prazo - distúrbios na formação da auto-estima, decisões erradas na escolha de uma universidade, profissão, relações íntimas precoces apressadas, etc.

Conselho psicológico

Alguns pais acham que podem impor seu próprio sistema de valores aos filhos. A influência da educação é, obviamente, alta, mas não absoluta. Além disso, as prioridades dos pais podem ser desconfortáveis ​​e desagradáveis ​​para a criança. Portanto, a melhor tática é a observação e uma atitude positiva. Jogadas e dúvidas não podem ser evitadas, cada pessoa passa por elas. É importante que ele viva sua própria vida com suas próprias prioridades, e não com um modelo imposto de fora que não o fará feliz.

Se você está agora em um estado de reavaliação de valores, então vale a pena ouvir as seguintes recomendações de psicólogos clínicos.

  • Ouça sua voz interior, a intuição, muitas vezes nos indica claramente em quais áreas as mudanças fundamentais são necessárias.
  • Construa suas prioridades sem levar em conta a opinião pública. Esta é apenas a sua vida.
  • Pergunte a si mesmo com mais frequência se gosta do que está fazendo no momento. Caso contrário, vale a pena reavaliar o valor do escopo na lista pessoal.
  • Trabalhar, ler, assistir filmes, peças de teatro. Freqüentemente, a resposta à pergunta sobre o que é mais importante na vida é encontrada dessa forma. Você vai sentir isso pela resposta emocional.
sem comentários

Moda

a beleza

casa