Psicologia

Pedante e pedantismo: o que significa?

Pedante e pedantismo: o que significa?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Quem é pedante?
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Visão geral da espécie
  5. Comparação com o perfeccionista
  6. Como se tornar?
  7. Como se livrar do pedantismo?

A atitude em relação aos pedantes na sociedade é ambígua. Alguns admiram sua máxima exatidão e precisão em tudo, enquanto outros ficam irritados. E os próprios pedantes muitas vezes se tornam reféns de seu modo de vida. Qual é a essência do pedantismo, como reconhecer um pedante e o que fazer a respeito, este artigo irá lhe dizer.

O que é isso?

Pedantismo ou pedantismo - um certo traço de personalidade, uma característica qualitativa. Esta definição em psicologia significa uma tendência para a ordem e extrema precisão em tudo o que uma pessoa faz: no trabalho, na vida cotidiana, nas relações pessoais e sociais. O termo vem da palavra francesa pedante - professor, bem como da palavra latina pedagogans - professor, professor. A palavra chegou ao léxico dos falantes de russo na época da moda para professores franceses, tutores e governantas. Esse era o nome de um mentor muito exigente, intransigente e indulgente.

Pedantismo é um traço de personalidade característico que afeta todas as esferas da vida humana. Homem pedante difere do perfeccionista, há uma série de diferenças de escrupulosidade. Pessoas com pedantismo são caracterizadas pela diligência e tendência ao formalismo. Eles são muito organizados e só se sentem confortáveis ​​em perfeita ordem quando agem de acordo com regras predeterminadas.

Para pessoas pedantes, não existem pequenas coisas sem importância. Procuram fazer de tudo, não esquecer de nada, e as pequenas coisas, às quais muitos não prestam atenção, com pedantismo adquirem uma importância dominante. Qualquer interferência na ordem dos negócios e ações, que o pedante considere corretas, é recebida com desagrado.

A psicologia frequentemente considera pedantismo como um dos lados do narcisismoafinal, todos os esforços que uma pessoa faz, de fato, visam a agradar-se de si mesma, mesmo que as ações do pedante sejam incompreensíveis para os outros, pareçam inadequadas, bizarras para eles.

Com hipertrofia e excessos, o pedantismo cria os pré-requisitos para o desenvolvimento dos transtornos de ansiedade do psiquismo. E é muito importante aprender a determinar a medida e saber exatamente quando uma pessoa começa a precisar de assistência médica qualificada.

Quem é pedante?

Uma pessoa extremamente precisa é chamada de pedante. Essa é uma pessoa que não permite um único detalhe a mais nas roupas, ela é sempre arrumada, arrumada, escrupulosa tanto no que diz respeito à sua imagem quanto em tudo que lida. O significado da palavra não é negativo e, portanto, é errado escrever todos os pedantes na categoria de pessoas com deficiência. E as manifestações externas do tipo de personagem pedante são diferentes. Em alguns, eles são suavizados, enquanto em outros são impressionantes.

Para o próprio pedante, seu traço característico pode ser muito útil.... Precisão, dedicação no trabalho, o hábito de estar sempre atualizado são muito valorizados em qualquer ambiente profissional. Em algumas profissões, por exemplo, em direito ou finanças, sem essa precisão, não há lugar nenhum. mas em várias esferas da vida, o pedante passa por momentos difíceis.

Uma mulher com pedantismo ela pode estar muito focada na limpeza do apartamento e simplesmente não terá tempo para outras áreas de sua vida. Cara é difícil construir relações pessoais com esse tipo de personagem, pois ele invariavelmente exigirá ordem em tudo e a partir do segundo tempo. Se dois pedantes se encontrarem, as coisas podem ficar ainda piores, já que cada um deles terá suas próprias idéias claras sobre a ordem e os dois sistemas de valores podem não coincidir em absoluto, então ambos os parceiros começarão a sofrer.

É muito fácil reconhecer um pedante. Ele sempre parece uma marca. Seu guarda-roupa pode não estar na moda e na moda, mas todas as coisas estarão impecavelmente limpas, frescas e passadas. Você não notará o caos em seu cabelo ou acessórios. Para um pedante, é muito importante a impressão que sua imagem causará nos outros e, portanto, essas pessoas procuram evitar brilhos ofuscantes. É importante que eles se sintam confortáveis, saber que seguiram todas as regras.

Os pedantes são exigentes consigo próprios... Todos procuram se planejar com antecedência, seguem à risca os planos estabelecidos. O formalismo inerente a personalidades pedantes frequentemente interfere na adaptação rápida.

Se algo extraordinário e inesperado acontece, o pedante se perde, ele precisa de tempo para aceitar novas condições e elaborar novos planos. Eles começarão a agir somente depois disso.

Vantagens e desvantagens

É difícil nomear os méritos ou deméritos do pedantismo. Tudo depende do grau de manifestação desse traço e de quem o avalia. Se falarmos sobre algum sistema de estimativa média, então para positivo as qualidades dos pedantes incluem sua responsabilidade, compromisso, diligência. Qualquer tarefa e negócio será executado por um pedante no tempo. Isso contribui para o crescimento profissional e uma carreira de sucesso. Os pedantes são disciplinados, sempre levam o trabalho iniciado à sua conclusão lógica. Eles podem ser encarregados dos projetos e negócios mais importantes. Tudo será feito estritamente de acordo com as instruções, de acordo com todas as regras, dentro do prazo.

Minuses consistem em uma certa natureza categórica inerente a todas as personalidades pedantes. Eles estão convencidos de que suas regras estão corretas e fora de questão. Se uma pessoa também é capaz de defender persistentemente sua posição, torna-se difícil para os pedantes evitar conflitos.

A maioria dos pedantes tende a retardar os processos neuropsíquicos, eles raramente tomam decisões rápidas, eles podem se apegar a pequenas coisas e detalhes, retardando a si mesmos e aos outros.É difícil para eles em situações onde instruções claras não são estabelecidas e eles precisam agir de acordo com as circunstâncias. O desejo de controlar todas as áreas de sua vida deixa o pedante sempre em tensão.

A maioria dos pedantes não sabe como organizar seu descanso, não consegue relaxar totalmente nem mesmo nas férias e, portanto, sofre mais frequentemente de estresse, doenças psicossomáticas, estados de ansiedade.

Visão geral da espécie

Por sua natureza, o pedantismo pode ser moderado e excessivo, com muitas opções grau de manifestação: de leve a obsessivo.

Excessivo

Freqüentemente, o pedantismo excessivo leva ao desenvolvimento de doenças: neurose, transtorno obsessivo-compulsivo. Nesse caso, o estado se torna obsessivo. Uma pessoa pode cair em agressão se alguém ou algo violar a ordem por ela estabelecida. Uma xícara parada no lugar errado, a incapacidade de lavar as mãos aqui e agora pode levá-lo a um estado de ansiedade exacerbada e fazê-lo perder a paciência por um longo tempo.

Os pedantes dolorosos são chamados anankastami... Eles são caracterizados por constante retorno mental ao objeto ou ação perturbadora. Com um grau de manifestação brando, uma pessoa pode se socializar com sucesso na sociedade, mas graus severos requerem a ajuda obrigatória de um psiquiatra, psicoterapeuta, uma vez que a integração independente na sociedade é difícil ou impossível.

Moderado

O pedantismo moderado é considerado uma qualidade empresarial importante. É um estado racional que uma pessoa pode controlar. Mesmo que a ordem seja violada, a pessoa não experimenta sofrimento a esse respeito, apenas um pequeno incômodo, que ela, com certeza, se apressará em eliminar imediatamente.

Para um pedante moderado, a limpeza faz parte de sua estratégia de vida pessoal que o ajuda a atingir seus objetivos.

Comparação com o perfeccionista

Um pedante difere de um perfeccionista porque, para ele, a forma é mais importante do que o conteúdo.... O principal tarefa um pedante vê seguir instruções, regras, manter a ordem. Essa é sua necessidade interior. Para o perfeccionista, o conteúdo é mais importante do que a forma com que é vestido. Ele pode desprezar instruções e violar prazos com o único propósito de alcançar o melhor resultado possível, mesmo que isso exija a reescrita de todas as leis e regulamentos do zero.

O perfeccionista pode não se importar se a louça de sua casa está limpa, se ele está bem arrumado, e esta é a diferença fundamental entre ele e o pedante. A atenção aos detalhes inerente aos pedantes, o perfeccionista passa a aplicar apenas quando há uma ameaça à reputação, a fim de obter uma avaliação positiva dos outros.

Um perfeccionista se esforça para ter sucesso em grandes coisas e empreendimentos, é importante para um pedante fazer pequenas coisas corretamente e com precisão. Essa diferença é especialmente perceptível nos negócios. Um gerente perfeccionista tolera facilmente as imprecisões dos funcionários ao fazer negócios, apenas o resultado é importante para ele. O pedante chefe exigirá que cada documento seja compilado exatamente ao ponto, sem correções.

Os perfeccionistas estão mais abertos à inovação. Os pedantes são conservadores e não gostam de tudo que é novo, desconhecido e, portanto, potencialmente perigoso - é impossível controlar o desconhecido.

Mas existem alguns recursos comuns:

  • um aumento do nível de ansiedade;
  • certa rigidez e falta de flexibilidade, adaptabilidade fraca;
  • longos períodos experimentando quaisquer situações traumáticas, especialmente seus próprios erros;
  • hesitações e dúvidas sobre a qualidade e correção das ações, autocrítica.

Como se tornar?

Esta questão é relevante para aqueles que desejam aumentar a eficiência pessoal e, portanto, consideram necessário usar os aspectos positivos do pedantismo.... Mesmo uma pessoa talentosa e com grandes ambições não pode alcançar grandes alturas se não aprender a ser arrumada e obrigatória, executiva e atenta aos detalhes. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver seus melhores pedantes.

  1. Crie uma regra para planejar seu dia com antecedência, todas as noites, de sua lista de tarefas à sua lista de tarefas. Tente seguir seus planos com firmeza, fazendo ajustes apenas nos casos mais extremos.
  2. Arrume as coisas no apartamento, coloque tudo no seu devido lugar. Isso ajudará a sentir a ordem interna, a organizar. Use aplicativos especiais para manter sua casa arrumada. Eles o lembrarão de acordo com o cronograma estabelecido quando for a hora de tirar o pó, passar o pano no chão ou regar as flores.
  3. Tente não ir a lugar nenhum e nunca se atrase. Inclua em seus planos um pouco mais de tempo para a estrada, preparação, se houver pelo menos um risco mínimo de que você possa se atrasar.
  4. Evite ser emocional. Preste atenção ao seu discurso, tom, formulação, não seja prolixo e intemperante.
  5. Passe pelo menos uma hora por dia com sua aparência: penteado, maquiagem, arrumação de roupas e sapatos, exercícios, procedimentos cosméticos.

Importante! Mantenha um diário e registre a implementação desses pontos. Existem aplicativos que permitem adicionar essas tarefas ao seu plano diário e acompanhar se você terminou ou não. Por completar você receberá pontos, por falha eles serão retirados. Estimula e motiva.

Como se livrar do pedantismo?

É mais difícil deixar de ser um pedante meticuloso com pedantismo excessivo e, no caso de uma manifestação dolorosa, não se pode prescindir da ajuda de especialistas. Se ainda não evoluiu para um distúrbio sério, é hora de trabalhar em você mesmo. Aqui estão algumas diretrizes básicas para esse caso.

  • Seja paciente com as pessoas... Todos são diferentes e ninguém é obrigado a tratar a ordem da mesma forma, a ser limpo e atencioso. Se você sentir que tudo está "fervendo" por dentro, expire, respire fundo e diga rapidamente para si mesmo alguns dos méritos óbvios da pessoa sobre quem você iria liberar sua raiva apenas um minuto atrás. Isso o ajudará a mudar rapidamente seu ponto de vista e evitar conflitos.
  • Determine em que você gasta mais tempo e energia. Observar e registrar o tempo gasto mostrará as pequenas coisas que o "consomem". Reduza custos e use o tempo liberado para melhorar sua competência, para crescimento pessoal ou educação adicional, autoaperfeiçoamento.
  • Aprenda a aceitar os erros não como um desastre, mas como uma experiência. Obtenha algo positivo e útil com eles. Analise cada um desses casos, mas evite criticar-se.
  • Introduzir artificialmente uma pequena quantidade de caos em sua vida... Peça a amigos ou parentes, colegas de trabalho, para monitorá-lo, não para lhe dar alguns dias para limpar a mesa ou estante, como você fazia antes. Nada acontecerá com os livros em alguns dias. Quando você compreender que a vida não muda a partir disso, não desmorona, a atitude para com as ninharias se tornará mais tolerante.
  • Encontre um hobby ou volte para ele se o abandonou. Isso o ajudará a aprender a relaxar e a aproveitar seus momentos de lazer.
sem comentários

Moda

a beleza

casa