Psicologia

Tudo sobre senso de humor

Tudo sobre senso de humor
Contente
  1. O que é isso?
  2. Formação
  3. Funções
  4. O que acontece?
  5. Problemas de pessoas sem senso de humor
  6. Como desenvolver?

A psicologia é uma das ciências mais populares e interessantes. Ela estuda todos os detalhes da personalidade humana. Então, um dos mais interessantes e polêmicos é uma característica como o senso de humor. O senso de humor é um traço de caráter que toda pessoa deve ter. Hoje, em nosso artigo, examinaremos mais de perto o que é, quais são os tipos de senso de humor e se pode ser desenvolvido em você mesmo.

O que é isso?

O senso de humor é um traço psicológico do caráter de uma pessoa. Sua manifestação externa reside no fato de que uma pessoa é capaz de ver e perceber as características do mundo ao seu redor e percebê-las de um ponto de vista inesperado e muitas vezes cômico. A capacidade de brincar é muito valorizada nos círculos sociais, então uma pessoa com senso de humor geralmente se torna a vida da festa.

Um grande número de cientistas (tanto profissionais quanto teóricos) está estudando o senso de humor. A esse respeito, há um grande número de opiniões conflitantes sobre esse fenômeno.

Além da psicologia, ramos científicos como a linguística e a antropologia estão empenhados no estudo dessa característica humana.

Acredita-se que o humor e a piada são uma forma de amenizar a situação, aliviar a tensão nervosa, relaxar e animar. Ao mesmo tempo, o nível intelectual das piadas indica o nível de desenvolvimento da sociedade. Por exemplo, coisas primitivas como rodapés indicam um baixo desenvolvimento da sociedade e vice-versa - piadas com muitos significados e referências são características de pessoas eruditas. Assim, podemos concluir que a qualidade do humor é influenciada por um grande número de fatores pessoais e sociais (por exemplo, nível educacional, situação social no grupo, comunidade, país, etc.).

Uma pessoa que tem um senso de humor desenvolvido é emocionalmente estável e percebe corretamente todos os sinais sociais... É importante notar o fato de que esta característica psicológica é inerente apenas aos humanos; nenhum outro organismo vivo no planeta Terra tem senso de humor.

Em alguns casos, o humor pode desempenhar um papel tão importante como proteção psicológica. Com o auxílio de piadas, a pessoa esconde sua dor, passa por situações difíceis da vida. Os cientistas também observam que, embora o senso de humor seja um fenômeno universal, ele também pode ter um significado altamente especializado. Assim, um senso de humor coletivo e piadas específicas são característicos de diferentes categorias de pessoas, por exemplo, mulheres, crianças, representantes de um estrato social ou de uma profissão, etc.

Formação

De acordo com as disposições da psicologia, o senso de humor é um traço de personalidade que começa a se formar na primeira infância. Depende muito do ambiente externo da pessoa. Portanto, os pais devem prestar atenção a quem seu filho se comunica, bem como a quais grupos sociais ele se desloca diariamente.

Este indicador é importante no sentido de que sem um senso de humor correto e oportuno, será muito difícil para uma pessoa mais tarde na vida. Assim, além da educação geral e do desenvolvimento de qualidades como tolerância, gentileza, sinceridade, abertura, sociabilidade, deve-se dar atenção ao desenvolvimento do senso de humor. Ao mesmo tempo, o senso de humor não está em um estado estável, ele pode se desenvolver e melhorar ao longo da vida de uma pessoa. Além disso, pode mudar qualitativamente, em natureza e direção.

Tudo depende do que a pessoa está interessada, onde ela trabalha e em que camadas sociais ela está.

Funções

Como mencionado acima, um senso de humor desenvolvido é um sinal de alta inteligência, que é inerente a ambos os sexos (mulheres e homens). Tem uma função importante na vida de cada pessoa e ajuda a enfrentar muitas situações da vida. Considere alguns dos papéis principais que o humor desempenha na sociedade moderna.

  1. Em primeiro lugar, é necessário notar o grande significado social dessa característica psicológica. Uma pessoa com um senso de humor desenvolvido será capaz de se integrar de forma rápida e fácil em quase qualquer empresa. Ao mesmo tempo, com a ajuda de piadas, brigas e conflitos podem ser evitados, a tensão interpessoal pode ser reduzida a nada.
  2. O humor ajuda a pessoa a ver seus problemas de fora, a se relacionar com eles mais facilmente. Conseqüentemente, esse traço de caráter ajuda a vivenciar várias situações negativas na vida (por exemplo, ser demitido do trabalho ou se separar de um ente querido), que de outra forma poderiam levar a vários distúrbios psicológicos.
  3. O senso de humor ajuda a pessoa a expressar seus sentimentos de maneira mais fácil. Por exemplo, isso diz respeito à agressão.
  4. As piadas ajudam a criar um senso de coesão em qualquer grupo social. (seja um grupo de amigos ou uma equipe de trabalho).

A lista acima do propósito funcional do humor não está encerrada. Para cada pessoa, ele pode adquirir seu significado pessoal, seus horizontes.

O que acontece?

O senso de humor é uma característica individual, por isso pode variar de pessoa para pessoa. Pode ser cintilante, sutil, hipertrofiado, perverso, sarcástico, etc. Além disso, é amplamente aceito que o senso de humor difere significativamente entre homens e mulheres. Vamos considerar vários tipos e tipos de senso de humor.

  • Afiliado... Este tipo é um dos mais difundidos e tradicionais.As pessoas que desenvolveram um bom senso de humor sutil gostam de brincar e contar piadas constantemente. Ao mesmo tempo, eles são positivamente dispostos para com os outros e de forma alguma tentam ofendê-los. O tipo de afiliado é usado para criar um círculo social forte e amplo, ajuda a estabelecer um bom relacionamento com as pessoas ao redor. Se falamos sobre o tipo de pessoa que se caracteriza por esse tipo de humor, então elas se diferenciam em características pessoais como gentileza, estabilidade emocional, relacionamento harmonioso consigo mesmo, sociabilidade.
  • Autodestrutivo... Esse tipo é considerado peculiar, específico e, em certo sentido, pode ser autodestrutivo. Esse senso de humor não é inerente a todos, respectivamente, nem todas as pessoas perceberão positivamente essas piadas. Pessoas com senso de humor autodestrutivo adoram zombar de seus defeitos. Acredita-se que esse tipo seja típico de pessoas que gostam de se apresentar em público (por exemplo, para comediantes e artistas de stand-up). A natureza de tais personalidades é bastante difícil, elas são propensas à depressão e neuroses, não confiam em si mesmas.
  • Otimista... Já pelo nome desse tipo, pode-se entender que tal senso de humor é característico de pessoas positivas. Eles sempre procuram encontrar momentos positivos (mesmo nas situações mais difíceis e críticas) e, portanto, seu senso de humor é muitas vezes aprovado pela maioria das outras pessoas. A principal tarefa das piadas dessas pessoas é a formação do bom humor e o combate às situações de estresse e conflito.
  • Agressivo... Esse tipo de senso de humor costuma ser chamado de negro. Ele pode ser percebido de forma negativa pelas pessoas ao seu redor, uma vez que o curinga ridiculariza propositalmente seus defeitos (critica os outros de uma forma cômica). Uma característica do humor negro é a presença de um alto nível de sarcasmo. Na maioria das vezes, esse tipo de humor é típico dos homens.

É muito importante que os entes queridos tenham bom senso de humor, caso contrário, seu relacionamento pode ser prejudicado.

Problemas de pessoas sem senso de humor

Uma pessoa privada de um traço de personalidade tão importante como o senso de humor experimenta grandes dificuldades em seu comportamento social. A sua ausência pode levar a que seja difícil para uma pessoa fazer amizades e relacionamentos amorosos, bem como quaisquer outros contactos com outras pessoas.

Freqüentemente, essas pessoas são muito melindroso, eles carecem de um traço tão importante como a auto-ironia. Assim, eles são muito difícil de viver e se adaptar na sociedade. Na maioria das vezes, essas pessoas se sentem muito solitárias, não têm amigos íntimos.

É importante ressaltar que ter senso de humor é uma característica constante.... Não pode acontecer que desapareça (no entanto, os psicólogos relatam raras exceções associadas a traumas mentais ou psicológicos graves).

Como desenvolver?

Como mencionado acima, o senso de humor é uma qualidade que se forma e se desenvolve no caráter de uma pessoa desde a infância. No entanto, se você não está satisfeito com o nível de suas piadas e não sabe o que fazer para "elevá-las" a um nível mais alto, siga os conselhos de especialistas.

Regras fundamentais

O humor é um traço de personalidade que pode contribuir para o sucesso na vida. É por isso que as pessoas se esforçam para desenvolvê-lo e aprimorá-lo constantemente. Para começar, deve-se notar que esta característica não é herdada, respectivamente, se você não a possui, então você não pode culpar seus pais ou ancestrais distantes. O senso de humor é formado no processo de educação e na maior parte depende do meio social em que a pessoa passa a maior parte do seu tempo.

Se você já atingiu a idade adulta, mas ainda não está feliz com a qualidade de suas piadas, então você antes de mais nada você precisa começar a desenvolver suas propriedades comunicativas. A questão é que o humor é um reflexo da interação entre você e seu ambiente imediato. Quanto mais você se comunicar com as pessoas que são interessantes para você, mais rápido seu senso de humor se desenvolverá e melhorará. É importante prestar atenção a si mesmo e ao seu comportamento. Você deve estar em harmonia consigo mesmo. Ao mesmo tempo, deve-se desenvolver um traço de caráter como a capacidade de rir de si mesmo.

Observe suas ações e pensamentos cômicos.... Tente olhar para você mesmo e seu comportamento de um ângulo novo e até então inexplorado. Assim, você treinará uma qualidade tão importante de seu caráter como a auto-ironia. Procure perceber momentos engraçados e cômicos nos acontecimentos do dia a dia, no seu comportamento diário. Procure o lado criativo do comportamento diário.

Além disso, a pessoa que deseja aprimorar e desenvolver seu senso de humor, deve se desenvolver e se aprimorar constantemente: ler livros, participar de eventos educacionais (palestras, seminários, conferências, master classes, etc.). Também é importante desenvolver seu vocabulário.

Uma mente ampla é a base das piadas de qualidade. Não se esqueça de que o humor é um fenômeno positivo que deve conter apenas bondade e otimismo. Em nenhum caso deve causar fenômenos negativos externos. Portanto, para que suas tentativas humorísticas não prejudiquem os outros, você deve desenvolver qualidades como tolerância, sensibilidade e tolerância.

Mergulhe no reino do humor regularmente. Para fazer isso, assista constantemente a performances de comediantes e filmes de comédia, leia literatura humorística, etc. Também é importante desenvolver um senso de ironia.

Exercícios

Os especialistas destacam que, para desenvolver o senso de humor, é necessário fazer os exercícios adequados.

  1. Um dos exercícios mais comuns é o uso de associações. Aprenda a ver nas coisas que à primeira vista são incompatíveis, algo em comum e a distingui-las de tudo o mais. Além de associações, você também pode usar outras técnicas artísticas (por exemplo, comparações, epítetos, metáforas).
  2. Não tenha medo de dizer coisas absurdas em voz alta. Uma frase ou palavra que parecia boba à primeira vista pode se tornar um verdadeiro sucesso dos quadrinhos em sua empresa.
  3. Tente inventar piadas altamente especializadas e universais. O primeiro funcionará para seus amigos mais próximos com quem você compartilha interesses comuns (por exemplo, piada sobre seus filmes favoritos usando referências a esses filmes), enquanto o último será bem recebido em outros casos.
  4. Use a hipérbole (exagero) para criar piadas. Se você atribui grande importância às situações ou percebe o que está acontecendo de forma exagerada, aprenderá a fazer piadas improvisadas que se encaixam em uma determinada situação de vida.
  5. Reorganize as palavras em expressões estabelecidas e estáveis. Além disso, você pode usar palavras de significado semelhante, em vez das que estavam originalmente implícitas.
  6. Tentar inventar várias piadas rimadas é muito útil para desenvolver o senso de humor.... Tais expressões cômicas e poemas são lembrados por muito tempo, e então passados ​​de boca em boca por muito tempo.
  7. Forme uma atitude positiva em relação à vida e a todas as situações que ocorrerem. Tente minimizar a negatividade, pare de se comunicar com pessoas tristes e deprimidas. Assim, você terá motivos constantes de alegria, risos e brincadeiras.
  8. Deixe sua imaginação e fantasia correr solta. Às vezes, as piadas mais engraçadas e fervorosas se formam no subconsciente de uma pessoa, que não pode ser pensado de propósito se você se concentrar o máximo possível na sua rotina e nas tarefas diárias.
  9. Reaja com uma piada por uma piada. Se seu amigo ou qualquer outra pessoa próxima disse algo engraçado no processo de sua comunicação conjunta, tente responder com algo igualmente engraçado e continue com o tópico.
  10. Preste muita atenção às reações dos outros às suas piadas. Adapte-se a ela, reforce e desenvolva aquelas tendências que causam uma resposta positiva.

Portanto, o senso de humor é um traço de caráter que ninguém pode prescindir em sua vida. É muito importante desenvolver esse traço de personalidade desde a infância. E mesmo que seus pais tenham perdido o momento e não tenham dado atenção suficiente, você não deve ficar chateado.

Você também pode melhorar suas capacidades humorísticas na idade adulta, o principal é ouvir os conselhos e recomendações de especialistas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa