Acessórios de cozinha

Recipientes de armazenamento de alimentos a vácuo

Recipientes de armazenamento de alimentos a vácuo
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Tabela de vida de prateleira
  4. Vantagens e desvantagens

Hoje, os recipientes a vácuo são bastante populares, são usados ​​por quase todos, porque são convenientes e compactos. Neste artigo, falaremos com mais detalhes sobre esses contêineres e tentaremos responder a todas as perguntas que preocupam os consumidores.

Peculiaridades

Um recipiente de plástico comum é bem conhecido de todos e provavelmente está em todas as cozinhas - geralmente é usado para armazenar alimentos em casa. Basicamente, é apenas um recipiente no qual você pode armazenar alimentos e economizar espaço na geladeira.

Mas o tempo não pára, a ciência e a tecnologia estão se desenvolvendo, graças às quais nasceu uma invenção como o recipiente a vácuo. Também é feito de plástico, desempenha as mesmas funções, mas tem suas próprias vantagens, graças às quais tal produto empurrou seu antecessor muito para trás.

Um recipiente para alimentos a vácuo é um recipiente totalmente selado para armazenar vários produtos alimentícios, tanto cozidos quanto crus.

O efeito de aperto é obtido devido à presença de fechos de vedação especiais. Além disso, o tanque está equipado com uma minibomba especial, com a ajuda da qual o excesso de ar é removido do recipiente.

Nos últimos dez anos, tem havido uma tendência pronunciada no uso de materiais como cloreto de polivinila, mais conhecido como plástico. Este material é usado com freqüência e rapidez, e muitos produtos diferentes, tanto industriais quanto domésticos, são feitos dele. Os plásticos também encontraram aplicação na indústria de alimentos, e eles começaram a fazer recipientes a vácuo para armazenar produtos alimentícios a partir deles. Além de plástico, vidro e aço inoxidável.

Variedades

Dada a grande demanda e o entusiasmo que surgiu em torno deste produto, a escolha e o sortimento dele são bastante extensos. Estão à venda produtos de vários fabricantes, cada um deles tentando oferecer um recipiente a vácuo novo e mais aprimorado à escolha do consumidor.

Hoje, no mercado de embalagens para alimentos, você pode ver os seguintes tipos.

Recipiente com bomba acoplada

Este tipo de recipiente está equipado com um dispositivo especial que garante a criação do vácuo necessário na loiça. A loiça garante o máximo grau de evacuação do ar, para que os produtos conservem as suas propriedades úteis e o seu aspecto original. 7 vezes mais.

Esses recipientes são geralmente feitos de vidro. São muito resistentes a diversas influências, inclusive químicas. Deve-se ter em mente que os recipientes de vidro com bomba são muito caros. Além disso, para evacuar o ar, você precisará de acesso à rede elétrica para conectar a bomba. Uma versão mais barata de um recipiente com bomba é um produto de plástico.

Recipiente com bomba embutida

O recipiente possui uma bomba mecânica embutida na tampa. Neste caso, a eletricidade não é necessária, o ar é bombeado na medida necessária para estender a vida útil do produto em 4 vezes. As vantagens deste tipo de contêiner incluem:

  • preço;
  • nível de bombeamento de ar;
  • confiabilidade;
  • mobilidade.

As desvantagens incluem as seguintes nuances:

  • a complexidade do design da capa;
  • é estritamente proibido manter o recipiente no freezer;
  • não pode ser lavado na máquina de lavar louça;
  • é proibido colocar no forno microondas para aquecer alimentos.

Na escolha desses produtos, todos os parâmetros devem ser levados em consideração para não se confundir com a escolha.

Recipiente de evacuação manual

Para criar o espaço de vácuo necessário no recipiente, você precisa pressionar a tampa com a mão. Nesses recipientes, os alimentos são armazenados 2 vezes mais tempo do que em um recipiente de plástico normal.

Tais modelos de recipientes a vácuo, via de regra, podem ser utilizados em forno de micro-ondas e colocados no freezer. Mas mais desejável antes de tomar qualquer uma dessas decisões, familiarize-se com a rotulagem que o fabricante indica diretamente na embalagem. Pratos com tampa para evacuar o ar são procurados, o que se deve ao preço acessível.

Tabela de vida de prateleira

O principal objetivo do uso de recipientes a vácuo é estender a vida útil dos produtos alimentícios. Vamos dar uma olhada mais de perto nos indicadores de preservação, olhando para a tabela.

produtos

Armazenamento normal, dias

Armazenamento em um recipiente a vácuo, dias

Refeição pronta

3–4

10–15

Carne crua e peixe

3

7–9

Queijo tipo cottage

3

7–9

Queijo duro

10

45

Salsichas

3–4

15–20

Frutos do mar

1–2

5

Vegetais frescos

2–3

7–10

Frutas frescas

3

7–10

Verduras lavadas

2–3

6–8

Produtos de farinha

3

7–10

Sobremesas de creme, bolos

2–3

6–8

Como você pode ver, o resultado do uso de recipientes a vácuo é bastante sério. A vida útil de produtos alimentícios prontos e crus aumenta significativamente. Isso permite reduzir o tempo gasto no preparo de novos pratos e economizar recursos financeiros de forma significativa.

Vantagens e desvantagens

A popularidade deste produto, é claro, está associada a uma série de vantagens que possui. Os principais aspectos positivos dos recipientes a vácuo incluem os seguintes fatores:

  • os alimentos armazenados a vácuo não perdem por muito tempo suas propriedades, vitaminas e minerais, mesmo que não estejam na geladeira;
  • não há efeito da desidratação dos produtos;
  • os produtos não perdem sua cor, cheiro e sabor naturais;
  • alimentos em um recipiente a vácuo são completamente isolados de qualquer cheiro estranho;
  • a possibilidade de aumentar a vida útil do produto.

    Quanto às deficiências, a maioria delas está associada ao uso indevido da louça.É muito importante estudar as informações fornecidas pelo fabricante antes do uso. Alguns recipientes, como já mencionado, não podem ser colocados no congelador, microondas, máquina de lavar louça.

    Muitos consumidores estão se perguntando quais são os benefícios e os danos do uso desta panela. Já descobrimos com benefícios, mas não há mal nenhum se o produto for certificado e tiver todos os documentos necessários para comprovar sua qualidade e segurança. O material com o qual são feitos os recipientes a vácuo é totalmente seguro e não causa nenhum dano à saúde humana.

    Ao escolher um contêiner, certifique-se de considerar:

    • quem é o fabricante;
    • qual é a qualidade do produto;
    • de que material o recipiente é feito.

    Um contêiner de alta qualidade, confiável e durável certamente não pode ser barato. Portanto, se eles estão tentando lhe vender uma capacidade aparentemente boa, mas a um preço baixo, você deve pensar sobre isso e estudar novamente as características do produto.

    Veja abaixo para mais detalhes.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa