Plantas de aquário

Criptocoryne: variedades, cuidado e reprodução

Criptocoryne: variedades, cuidado e reprodução
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Como plantar?
  5. Como conter?
  6. Reprodução

A escolha de um projeto para um aquário doméstico é uma etapa crucial que requer conhecimentos especiais. A vegetação em um aquário não é apenas uma fonte de oxigênio na água. Também é capaz de suportar processos vitais no corpo de qualquer espécie de peixe e outros habitantes do aquário. Ao escolher as plantas, você deve prestar atenção ao Cryptocoryne.

Uma planta despretensiosa possui uma grande variedade de espécies. Este artigo discutirá as características e variedades da planta, bem como os métodos de sua reprodução, métodos de plantio e condições de detenção.

Peculiaridades

Uma planta da família dos aróides tem a aparência de um arbusto em miniatura com um grande rizoma. A altura do arbusto depende da espécie e do conteúdo e pode variar de 5 a 100 cm. Em um aquário doméstico, a planta pode crescer até 26 cm de altura.

Uma raiz pode produzir 4-16 folhas. Sua forma é diferente e a superfície ao toque é lisa ou borbulhante.

As cores da planta são variadas - Cryptocoryne existe em cores diferentes do marrom ao verde ao avermelhado.

O nome da vegetação tem duas partes:

  • cripto (lat.) - oculto;
  • koryne (grego) - orelha.

De fato, há uma pequena orelha dentro da flor. A própria flor parece uma flauta. É muito difícil conseguir a floração de uma planta em um aquário. Na maioria das vezes, os amadores precisam apenas admirar as folhas.

A planta do aquário se desenvolve muito lentamente e também se reproduz. No entanto, deve ser destacado que a raiz raramente perde folhas, por isso a planta se diferencia pela sua resistência e durabilidade.

As raízes da vegetação são muito tenras, mas bastante resistentes.Se você tentar arrancar a planta do solo, o sistema radicular não será danificado e sairá facilmente.

Uma abordagem cuidadosa é necessária ao escolher um solo para Cryptocoryne. A espessura do solo deve ser de no mínimo 5 cm, para que o desenvolvimento da planta não diminua a temperatura do solo e da água devem ser iguais.

Das características da planta, também vale destacar dependência de longo prazo a novas condições de detenção. É por isso a planta pode ser transplantada uma vez por ano.

Para um desenvolvimento saudável e prevenção de doenças, recomenda-se trocar a água do aquário uma vez por semana. Nesse caso, basta trocar um quinto do volume de água por água doce.

A variedade de espécies permite que você escolha uma planta que irá satisfazer qualquer requisito... A planta pode se dar bem no fundo ou primeiro plano, no centro do aquário ou em um local com sombra.

Visualizações

A variedade de espécies é impressionante em seu número. Vale a pena considerar as variedades mais populares da planta.

Aponogetonolistny

A vegetação nativa é as Filipinas. Em seu habitat natural, a planta atinge 50 cm de altura. No aquário, a planta cresce até 30 cm.O extenso rizoma é bem desenvolvido e é constituído por longas raízes.O caule é reto, de comprimento curto. As folhas são pecioladas, lanceoladas, em forma de roseta.

O comprimento das folhas é de 20 cm, a largura é de 4 cm. A cor das folhas é verde brilhante, o prato é estriado. A nervura central das folhas é convexa e perceptível. O resto das veias são menos perceptíveis.

Criptocoryne amarelo

A ilha do Sri Lanka é o berço desta espécie. A vegetação despretensiosa tolera bem mudanças nas condições de detenção. Devido ao seu belo aspecto, a planta é muito procurada pelos aquaristas.

A forma do Cryptocoryne amarelo lembra um arbusto, não tem caule. Altura da planta: 20 cm. A cor das folhas pode mudar dependendo da iluminação - de verde brilhante com veios vermelhos a bordô.

A planta cresce e se reproduz rapidamente. A reprodução é vegetativa e realizada brotos de raiz.

Wendta

Bela vegetação que cresce na imensidão da ilha do Sri Lanka. Ele pode crescer tanto debaixo d'água quanto em terra. As cores originais tornaram esta espécie popular entre os amadores.

Wendta tem várias das subespécies mais famosas:

  • vendta verde;
  • Wendta é marrom.

A primeira subespécie parece um arbusto. As folhas são alongadas - do verde claro ao verde escuro. A haste está faltando.

A segunda subespécie tem folhas mais longas do que a primeira variedade. A altura da planta chega a 30 cm. Sistema radicular rasteiro com rizoma longo.

Em um aquário doméstico a planta deve ser protegida contra iluminação forte. A planta não tolera raios diretos e prefere sombra perto de algas e plantas do aquário. A iluminação não afeta o crescimento e a cor das folhas de forma alguma.

Propagado por camadas de raízes. Ele cresce rapidamente, então o arbusto desta variedade parece esteticamente agradável no meio de um grande aquário.

Parva

A menor espécie de Cryptocoryne. A espécie despretensiosa tolera perfeitamente mudanças nas condições do habitat. As mudanças no conteúdo não afetam o desenvolvimento e a aparência da planta.

No entanto, parva requer uma certa quantidade de luz, por isso é mais frequentemente plantado em primeiro plano. E também a iluminação afeta o desenvolvimento do sistema radicular e das folhas.

Além disso, uma certa composição do solo é necessária para o desenvolvimento do rizoma. É melhor escolher areia. A reprodução ocorre com o auxílio de camadas de raízes, que podem ser separadas após a formação de 5 folhas.

Folha pontederia

Ela cresce na imensidão da ilha de Sumatra, principalmente em áreas pantanosas. Folhas em forma de coração são coletadas em um arbusto. O comprimento das folhas pode ser de até 6 cm, a altura do arbusto em si é de 20-30 cm. Folhas pontiagudas de cor verde brilhante crescem nos pecíolos.

As condições tropicais são adequadas para manter em um aquário, uma vez que a planta se desenvolve melhor em alta umidade. Propagado por brotos de raízes.

Cryptocoryne Beckett

Planta com 12 cm de altura em forma de roseta de folhas em forma de coração. Cada lado das folhas tem uma cor diferente. O lado externo é pintado em uma delicada cor de oliva, a placa interna é de cor acastanhada. A manutenção da planta não requer condições específicas.

No entanto, o grau de iluminação deve ser considerado. A vegetação não tolera raios diretos. A planta se propaga por rebentos de raízes e cresce bem nos trópicos.

Uma planta ornamental despretensiosa fica bem junto com outra decoração de planta. Esta espécie ficará melhor em primeiro plano ou no centro do aquário.

Roxa

As condições do habitat afetam a aparência da planta, dificultando a identificação da variedade. O arbusto em forma de roseta de 40 cm de altura possui folhas ovais. Os lados externo e interno das folhas têm cores diferentes: a chapa externa é colorida em diferentes tons de verde, e a chapa interna tem muitos tons de vermelho.

A vegetação não requer iluminação especial. Purple Cryptocoryne prospera em luz natural e sombra.

Isso não significa que a aparência das folhas não mude. À sombra, as folhas da planta ficam desbotadas. É por isso para o desenvolvimento normal da planta e cores vivas, deve-se usar iluminação artificial. A planta também adora um ambiente úmido. Tais condições facilitam o rápido desenvolvimento e floração.

Griffith

Este Cryptocoryne é nativo da Indonésia. No ambiente natural, vive em áreas pantanosas. O sistema radicular é fibroso. Os caules juntamente com as folhas atingem uma altura de 35 cm, as folhas são densas, em forma de ovo, o comprimento e a largura são de 8 e 5 cm, o topo da folha é ligeiramente pontiagudo.

O lado externo do prato é esverdeado com manchas escuras, o lado interno é verde claro com toques prateados e bordô.

Na folha você pode ver uma nervura central, de onde se estendem as nervuras laterais, que são muito menos visíveis.

Em forma de coração

A vegetação nativa fica na Tailândia e na Indonésia. As folhas ovais, juntamente com os pecíolos, crescem até 35 cm de altura. O comprimento e a largura de uma folha é de 12 e 6 cm, existem exemplares com bordas onduladas das folhas e ápice ligeiramente pontiagudo.

O lado externo da folha geralmente tem uma tonalidade verde-azulada, a placa interna é colorida em verde-oliva claro com uma tonalidade vermelha.

A nervura central da folha é convexa na parte inferior, ligeiramente deprimida na parte superior. Até 5 veias são visualmente perceptíveis. O rizoma é bem desenvolvido e apresenta tonalidades brancas e acastanhadas.

Criptocoryne grande

A pátria é a ilha de Kalimantan. A altura das folhas é de 50 cm Externamente, a planta assemelha-se ao cordato de Cryptocoryne. No entanto, o grande Cryptocoryne se distingue por um rizoma extenso e folhas grandes. As folhas são ovais ligeiramente estreitadas em direção à base. Seu comprimento é de 15 cm, largura - 7 cm. As veias são perceptíveis na quantidade de 5 peças. Esta variedade é adequada para grandes aquários.

Ambiente favorável para o desenvolvimento e crescimento - solo fechado, semi-aberto e terreno aberto.

Vesicular

Ela cresce nas regiões noroeste da ilha de Kalimantan. A usina recebeu esse nome devido à compactação na parte externa da chapa. Refere-se à vegetação perene com um rizoma longo.

As folhas são alongadas e verdes brilhantes. O comprimento das folhas chega a 11 cm, a largura 5 cm, nas laterais as folhas são onduladas, mais perto do ápice são ligeiramente pontiagudas. A base das folhas é arredondada. A veia central é proeminente e proeminente. As nervuras laterais são visíveis na quantidade de 7 peças.

Como escolher?

Ao comprar um aquário criptocoryne, vale a pena escolher plantas com um rizoma bem desenvolvido. As folhas devem estar saudáveis ​​e sem danos. A presença de folhas deformadas levará ao fraco crescimento e desenvolvimento do arbusto.

Ao escolher uma planta para aquários com uma mudança constante de iluminação, você deve prestar atenção a tipos como Wendt, Parva, Cryptocoryne Willis, Lucens.

Para decorar o aquário com vegetação alta, escolha variedades como aponógeno, afinis, cordato.

Aponogetonolítico Cryptocoryne, Parva, Albida como uma iluminação brilhante. Com pouca luz, variedades como affinis e griffith crescem bem.

E também o principal critério na escolha de qualquer tipo de planta é ausência de "doença criptocoryne". Este incômodo ocorre devido a uma mudança na composição da água durante a manutenção. Os principais sinais dessa doença são as folhas amolecidas e amareladas. Tal planta não crescerá e morrerá imediatamente quando movida de um reservatório para outro.

Como plantar?

A planta é plantada a uma certa distância de outra vegetação.

A distância é determinada com base na variedade. Na maioria das vezes, a Cryptocoryne é plantada a uma distância de até 10 cm do caule de outra planta.

Ao plantar uma planta, siga estas instruções:

  • com a ajuda da mão direita, segure o caule de forma a agarrar com os dedos a parte central do rizoma, enquanto as raízes devem ficar na mão;
  • em seguida, com os dedos da mesma mão, é feita uma pequena depressão no solo;
  • então, o resto do rizoma com brotos, se houver, é enterrado;
  • depois disso, você precisa puxar com cuidado a mão e nivelar o solo perto da planta.

Quando devidamente plantada, o sistema radicular da planta permanece no solo.

Como conter?

Nas condições adequadas para manter os criptocórnios no aquário, a planta pode se deliciar com sua aparência por muito tempo.

A vegetação despretensiosa não requer iluminação especial. Criptocoryne pode crescer à sombra ou sob luz natural, e pode crescer tanto em água recém-trocada quanto em água não muito doce. Além disso, a planta não é afetada de forma alguma pelo suprimento de dióxido de carbono.

Plantar uma planta é melhor em solo lamacento. Cryptocoryne não recusará alimentação adicional na forma de argila e bolas de turfa e fertilizantes insolúveis. Pode ser aplicado fertilizantes líquidos.

Mas deve-se levar em conta a presença de outra vegetação, que, com alimentação viva, pode crescer rapidamente. E também Cryptocoryne deve ser alimentado com fertilizantes minerais.

Os minerais têm um efeito benéfico na aparência externa e decorativa.

Uma mudança repentina de iluminação não é recomendada. Por exemplo, mover o aquário de um local ensolarado para a sombra. Mudanças na composição da água e na temperatura também podem levar a uma condição chamada doença criptocoryne. A vegetação doente apresenta folhas amareladas e podres que se dissolvem na água.

Uma planta que sofreu tal doença pode ser salva se o sistema radicular não tiver sido danificado. É necessário trocar a água e separar as partes deterioradas.

Embora o Cryptocoryne pertença a plantas despretensiosas, ele também precisa de certas condições para sua manutenção:

  1. a espessura do solo deve ser de no mínimo 5 cm;
  2. temperatura confortável da água - de +25 a +29 graus Celsius;
  3. ambiente ácido - pH 6,5-7,4;
  4. dureza da água - 6-10 gH;
  5. a água do aquário deve ser trocada uma vez por semana;
  6. a planta requer um transplante anual;
  7. potência de iluminação difusa - 0,4-0,5 W / l.

A floração também pode ser alcançada em certas condições. Para fazer isso, você precisa executar várias etapas.

  • Um vaso de flores comum é preenchido com solo sem mistura de cal e húmus com a adição de turfa.
  • O arbusto é plantado no solo, polvilhado com pedras decorativas e transferido para o aquário. O abastecimento de água deve ser feito 4 cm acima do nível do solo e o aquecimento do solo deve ser feito com aquecedor de fundo.

Com esse conteúdo, a planta consegue florescer em até um ano.

Reprodução

A reprodução da planta ocorre após um ano de crescimento e é realizada sem a intervenção do aquarista. Cryptocoryne se reproduz vegetativamente com a ajuda de brotos do sistema radicular.

Se você tem vegetação madura em seu aquário, às vezes vale a pena criar. Nesse caso, deve-se atentar para o número de folhas das plantas jovens. Se o rebento tiver pelo menos 3 folhas, a vegetação jovem pode ser separada com segurança do rebento-mãe. Assim, o jovem Cryptocoryne cria raízes melhor e se desenvolve rapidamente. Algumas variedades de plantas têm extensos sistemas de raízes que podem ser usados ​​para propagação vegetativa.

A propagação da planta deve ser abordada com muito cuidado. Para uma reprodução segura, o momento do transplante deve ser escolhido.

É melhor usar a poda de raiz. Ao usar a última opção, a planta não precisa ser plantada fora do solo.

Ao podar o rizoma, você deve examiná-lo cuidadosamente para a presença de rins. Em seguida, marcações são colocadas e cortadas de forma que haja rins em cada parte. Essa técnica vai garantir o fornecimento de nutrientes a cada parte da planta. Além disso, as partes aparadas são imersas em água, onde o broto mãe cresce.

O crescimento e desenvolvimento das plantas jovens depende da qualidade da poda e das condições de manutenção. Depois que as raízes germinaram e as folhas emergiram do botão, o Cryptocoryne deve ser transferido para o jarro. Mas para um maior crescimento, você pode deixar as plantas no aquário.

No estágio inicial de crescimento, os jovens a vegetação deve ser protegida de caracóis e algas.

Também existe uma maneira propagação por sementes.

No entanto, esta opção é quase impossível com a criação artificial. Vários cientistas e biólogos estão trabalhando nessa direção e têm obtido algum sucesso.

Então, especialistas alemães forçaram os insetos a rastejar para a parte interna do tubo da flor, onde o sistema reprodutivo da planta está localizado. Em seguida, o orifício foi fechado com um cotonete. Como resultado do experimento, foram obtidas sementes de algumas espécies. As plantas destinadas à floração cresceram em condições especiais. A vegetação foi cultivada em luz natural por alguns meses. Essas plantas tinham um rizoma e folhas bem desenvolvidos.

Para obter sementes artificialmente, certas condições devem ser criadas para os insetos que irão polinizar a planta. Para fazer isso, um saco plástico é colocado sobre a flor e insetos são colocados nele. A presença constante de insetos no interior da flor durante todo o período de polinização pode ser garantida por uma mudança constante de iluminação. Após a polinização, o saco é removido.

A planta cresce em condições normais até que o fruto amadureça. Depois a fruta é imersa em água. As sementes se desprendem da casca e começam a crescer. O tempo de germinação das sementes dura até seis meses. Primeiro, as sementes flutuam e depois pousam no solo. Em seguida, são coletados e semeados em recipientes de vidro.

A composição do solo deve incluir areia com adição de turfa e argila. Espere até que as plantas jovens atinjam a altura de 3 cm, depois disso, você precisa movê-las para o aquário. Você também pode usar outras condições para o melhoramento de sementes. A planta é movida de um solo fechado para um solo semicoberto com alta umidade.

Após a transferência de um terreno fechado para as condições normais de cultivo, a planta começa a crescer rapidamente, desenvolver-se e florescer.

Para as peculiaridades do conteúdo de Cryptocorynes, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa