Plantas de aquário

Como e de que você pode fazer fertilizantes para plantas de aquário com suas próprias mãos?

Como e de que você pode fazer fertilizantes para plantas de aquário com suas próprias mãos?
Contente
  1. Por que você precisa de cobertura?
  2. Receitas de micronutrientes
  3. Onde posso comprar os componentes iniciais?

Não só o aquário requer manutenção, mas também as algas que nele vivem. Para que a flora aquática cresça plenamente e crie um microclima favorável e agradável, é necessário criar um meio nutritivo para ela. Tradicionalmente, os fertilizantes de aquário são usados ​​para isso, que incluem potássio e ferro - são esses oligoelementos que contribuem para o crescimento acelerado das algas. Se desejar, você pode fazer fertilizantes com as próprias mãos em casa.

Por que você precisa de cobertura?

Para que a flora do aquário mantenha o seu efeito decorativo, as algas devem ser alimentadas de vez em quando com preparações que contenham micro e macroelementos úteis para as plantas aquáticas. Muitas pessoas usam argila azul normal, mas é melhor recorrer a suplementos complexos com ferro, zinco, potássio, bem como fósforo, sódio e iodo.

A quantidade e a composição dos fertilizantes usados ​​dependem diretamente de uma série de fatores:

  • o volume da flora do aquário no recipiente;
  • a quantidade de líquido no aquário;
  • intensidade da iluminação natural e da iluminação artificial;
  • concentração de dióxido de carbono em um reservatório artificial;
  • temperatura de aquecimento da água.

lembre-se disso biocenoses em reservatórios artificiais diferem significativamente daqueles que ocorrem em terra, portanto, as preparações destinadas à flora terrestre não podem ser tomadas para alimentar plantas aquáticas. O fato é que as plantas comuns precisam de nitrogênio, fósforo e potássio.Todos esses microelementos também são necessários para espécies de vegetação de aquário, mas a dosagem deve ser mínima, uma vez que já estão presentes no líquido na forma de resíduos de peixes, anfíbios e outros habitantes de um reservatório artificial.

Se as dosagens forem excedidas, a microbalança do reservatório pode ficar desequilibrada, o que levará a uma deterioração do aspecto das algas.

Ao mesmo tempo e a deficiência de micronutrientes é perigosa - os verdes param de crescer, param de se multiplicar, mudam de forma e cor, o que na maioria das vezes também leva à morte da planta. Portanto, é imperativo manter um equilíbrio estrito tanto na fabricação quanto na aplicação de fertilizantes. As dosagens recomendadas devem ser seguidas exatamente.

Para que as plantas cresçam e se desenvolvam totalmente na água, elas precisam de oxigênio e um pouco de dióxido de carbono. Além disso, as algas precisam de nitrogênio, que usam para formar compostos protéicos. Potássio também é necessário - é responsável pela fotossíntese, e sua falta leva à parada do crescimento e deficiência de proteína. Tudo isso provoca uma mudança de cor em algas e outras plantas aquáticas. Se seus animais de estimação não tiverem ferro suficiente, manchas esbranquiçadas aparecerão na superfície das placas das folhas.

Se você notar que as folhas da planta ficaram escuras e manchas esbranquiçadas apareceram nelas, provavelmente a planta está apresentando falta de fósforo. Todos esses sinais devem ser considerados na escolha de um fertilizante.

Preparações que contribuem para o crescimento total e posterior reprodução das algas são vendidas em pet shops, mas se desejar, qualquer pessoa pode prepará-las por conta própria.

Receitas de micronutrientes

Para fazer uma mistura de micro e macro fertilizantes para a flora aquática, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:

  • escalas;
  • termômetro;
  • luvas de latex;
  • varas de madeira;
  • frascos;
  • copo de medição;
  • componentes químicos da mistura.

Detenhamo-nos em mais detalhes nas prescrições de medicamentos que você sempre pode fazer em casa por conta própria.

Os aquaristas recomendam o uso dos seguintes componentes para criar micronutrientes:

  • ácido bórico;
  • cobre;
  • zinco;
  • molibdato de amônio;
  • sulfato de manganês.

Prepare água limpa com antecedência - você precisará de cerca de 0,5 litro dela. Em um recipiente adequado, a água deve ser aquecida a 30-40 graus. Os componentes da mistura são introduzidos alternadamente em água, agitados até à dissolução final e são adicionados mais 0,5 L de líquido quente.

A composição resultante é despejada no aquário diariamente na proporção de 0,5 ml por 100 l de líquido. A concentração máxima permitida é de 1 ml por 100 litros.

Outra receita de fertilizante composto eficaz inclui os seguintes ingredientes:

  • sulfatos de ferro, magnésio, cobre e zinco;
  • Ácido Cítrico.

Todos os componentes são adicionados separadamente a água morna destilada, bem agitados até que os componentes secos estejam completamente dissolvidos e infundidos por cerca de 2 horas. Em seguida, adicione 4 ampolas de vitaminas (ferovit e cytovit), 2 ampolas de vitamina B12 solúvel, além de 20 ml de ácido sulfúrico (você pode substituir por 10 ml de ácido sulfúrico + 10 ml de ácido bórico).

Se as plantas do aquário forem deficientes em fósforo, misture 75 gramas de fosfato de potássio e dilua em 1 litro de água. A solução resultante é adicionada ao reservatório na proporção de 1 ml para cada 100 litros de água.

Com uma deficiência de nitrogênio, uma composição de nitrato é preparada, para a qual 65 gramas de nitrato de potássio são tomados e dissolvidos em 1 litro de líquido aquecido. A solução é adicionada no mesmo volume da solução de fosfato.

Para compor uma mistura de potássio, 110 gramas de sulfato de potássio são despejados em 1000 ml de água aquecida e dissolvidos. A composição é introduzida na água de acordo com o esquema: 1 ml da mistura por 10 litros de líquido.

Onde posso comprar os componentes iniciais?

Todos os ingredientes dos suplementos de algas à base de micronutrientes podem ser comprados em lojas especializadas que vendem produtos químicos.Infelizmente, esses pontos de venda na maioria dos casos são encontrados apenas nas grandes cidades e, em pequenos assentamentos, a busca por reagentes pode apresentar algumas dificuldades. No entanto, há uma saída - muito provavelmente, você encontrará tudo o que precisa em lojas de jardineiros e jardineiros, farmácias e lojas de ferragens.

Preparar fertilizantes de algas é simples, com a maioria dos amadores acreditando que a autoprodução se tornará um negócio mais lucrativo do que a compra de medicamentos de marca prontos. Além disso, essas soluções podem ser armazenadas por um longo tempo (sempre em local fresco e escuro). A dosagem para fazer as composições deve ser alterada dependendo do volume de água, do nível de iluminação e, claro, do estado das plantas.

Algumas pessoas acreditam que as receitas caseiras são piores e mais fracas do que as prontas, mas este não é o caso. Claro, você não terá uma identidade completa com as formulações proprietárias, pois nenhuma marca abrirá sua tecnologia e receita. No entanto, sua contraparte não será pior e a probabilidade de você ficar satisfeito com seu próprio produto é muito alta.

Raramente, mas há momentos em que os curativos caseiros não funcionam, apenas agravam o mau estado das algas. Os seguintes fenômenos podem ser observados:

  • ocorre deformação ou destruição das folhas;
  • a planta não cresce tão rápido quanto gostaríamos;
  • surtos de algas ocorrem.

Em qualquer um desses casos precisa ser completamente mudado uma composição de fertilizantes para outra e determinar a dosagem ideal por tentativa e erro.

Mas equivoca-se a opinião de que os fertilizantes caseiros são mais baratos do que os adquiridos - o custo dos próprios reagentes é baixo, mas não se esqueça dos custos iniciais que serão necessários para adquirir os equipamentos necessários à fabricação das misturas.

Para fertilização do aquário com suas próprias mãos, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa