Plantas de aquário

Por que aparecem algas marrons no aquário e como se livrar delas?

Por que aparecem algas marrons no aquário e como se livrar delas?
Contente
  1. Descrição
  2. Sintomas de ocorrência
  3. Razões para o aparecimento
  4. Quais ferramentas você pode usar?
  5. Métodos de controle
  6. Profilaxia

A presença de algas no aquário indica que o tanque desenvolveu seu próprio biobalanço. As algas aparecem em todos os elementos localizados no recipiente. Se aumentarem muito rapidamente, isso afetará negativamente o estado geral de todos os peixes. Somente a manutenção oportuna do aquário pode garantir a manutenção ideal da quantidade de algas. Mas se foram encontradas formações marrons no recipiente, isso significa que são algas marrons.

É necessário considerar com mais detalhes as razões para a reprodução ativa das algas, bem como quais métodos podem resolver o problema.

Descrição

As algas marrons são microrganismos que se espalham como células únicas e formam colônias. Pertencem às diatomáceas, ou seja, estão divididas em duas partes - um epiteco e uma hipótese, unidas por uma única concha bastante dura, mas porosa, responsável pelo metabolismo das algas.

Com a ajuda da divisão, as algas se multiplicam. Quando a filha é separada da mãe, parte da carapaça da mãe vai primeiro e, em seguida, cada uma delas recria uma nova armadura. A casca tem uma impregnação de sílica, por isso não pode mudar de tamanho. Isso leva ao fato de que cada geração seguinte é menor em tamanho do que a anterior. Mas isso não impede que as algas deixem sua placa na superfície do aquário.

As algas marrons de aquário costumam formar colônias tubulares e, nesse caso, parecem arbustos.

Geralmente crescem rapidamente, podendo atingir uma altura de até 20 cm, embora sejam geralmente representados por formações planas, que consideramos placa. As algas marrons geralmente se acumulam em cantos sombreados, onde uma grande quantidade de matéria orgânica está presente. Com sua reprodução ativa, outros habitantes do aquário sofrem.

Sintomas de ocorrência

Uma característica distintiva da presença de diatomáceas no aquário é o aparecimento de uma camada empoeirada marrom. Ela se manifesta em várias superfícies - nas folhas, pedras, paredes do aquário, plantas.

A placa marrom no aquário indica o desenvolvimento ativo de algas marrons, já que a cada dia a placa fica cada vez mais escura.

Se você começar a luta nos estágios iniciais, então a placa nas decorações ou pedras pode ser facilmente removida com um pano, e você pode simplesmente sacudi-la das folhas das plantas. Deve-se notar que tal placa é bastante empoeirada, uma vez que uma nuvem de poeira é formada ao sacudir.

Com o tempo, a placa fica preta conforme as camadas começam a se formar. Além disso, se a camada superior estiver empoeirada, as camadas inferiores já são bastante difíceis de limpar, geralmente com um pano. Tem-se a impressão de que todos os objetos do aquário estão cobertos de areia escura, quase preta. Desta forma, é bastante difícil ver o conteúdo do aquário através do vidro.

Se as algas marrons aparecerem em grandes quantidades, os peixes não sentirão grandes mudanças, mas as plantas podem sofrer. As manchas resultantes nas folhas das plantas interferem na passagem normal da fotossíntese. Se você não reagir à situação que surgiu, as plantas morrerão. A placa aparece rapidamente nas folhas novas. Se você não lidar com isso a tempo, então, em sua base, podem aparecer algas mais complexas na remoção, como uma barba preta.

Razões para o aparecimento

É muito importante saber a idade do aquário desde o início ou reiniciar desde o início. Este indicador será decisivo na determinação dos motivos.

Novo aquário

Se o aquário não for usado por mais de três meses, aparecem algas marrons, pois as plantas ainda não criaram raízes e o ciclo do nitrogênio não foi estabelecido. É o excesso de matéria orgânica que dá origem ao surgimento desses microrganismos vivos, pois leva a processos de decomposição. O pH da água doce é ligeiramente alcalino ou neutro, portanto, alguns compostos essenciais para as plantas ainda não estão disponíveis... Assim, se pH <7, então a amônia se apresentará na forma disponível para as plantas, e já em pH> 7, a amônia já é usada como nutrição de algas.

Muitos aspirantes a aquaristas têm horas de luz do dia bastante longas.

Não é necessário acender inicialmente o recipiente por 12 horas, pois as algas aparecerão a 100%.

Se aderir ao arranque correcto do aquário, bem como utilizar pós bacterianos, então este problema simplesmente não surgirá. Não fertilize um aquário "fresco" imediatamente. Os especialistas recomendam adicionar apenas potássio à água durante os primeiros 1-2 meses, o que evitará que o fundo do aquário fique amarronzado.

Recipiente antigo

Se considerarmos um aquário que está em funcionamento há muito tempo, que já possui um ecossistema próprio equilibrado, então os motivos para o aparecimento de algas marrons serão diferentes dos de um aquário novo. O motivo mais comum é um grande acúmulo de matéria orgânica. Isso pode acontecer se o peixe não comer comida e parte dela simplesmente se acomodar no fundo, a água raramente é reposta e o filtro já está entupido.

Em seguida, todos os objetos no aquário são cobertos com uma camada marrom. Se você não substituir as lâmpadas do aquário a tempo ou fizer uma troca abrupta das lâmpadas, isso também pode ser a causa do aparecimento de algas marrons.A troca das lâmpadas deve ser feita gradativamente, mantendo a folga por cerca de 3 a 4 semanas, para que as plantas possam se adaptar rapidamente à nova iluminação. As diatomáceas geralmente aparecem em recipientes com temperatura da água abaixo de +22 graus, pois preferem água fria.

Uma camada marrom também pode aparecer se os peixes foram tratados no recipiente total. Normalmente, as substâncias tóxicas no aquário retardam o desenvolvimento das plantas, afetando assim o equilíbrio ecológico do aquário. O resultado são algas marrons. A mesma situação pode surgir após o uso do sal.

Importante! Se o aquário for cuidado por uma pessoa, então uma espécie de regime é estabelecido. Se outra pessoa começar a cuidar do aquário, é possível uma mudança no ecossistema interno.

Quais ferramentas você pode usar?

Para que peixes e plantas se sintam bem, é necessário livrar-se da flor marrom a tempo, para lutar contra as algas marrons, aderindo às seguintes recomendações:

  • se considerarmos um aquário novo, a limpeza mecânica ajudará - toda a placa deve ser removida cuidadosamente com uma lâmina comum ou um raspador especial;
  • para limpar as folhas das plantas da placa bacteriana, não é necessário usar esponjas ou espuma de borracha, apenas remova cuidadosamente com as mãos para não danificar a planta;
  • a placa forma-se rapidamente no fundo do aquário, por isso deve ser limpo com bastante frequência com uma mangueira;
  • na mudança da água, vale a pena retirar a placa da decoração, conchas, seixos e seixos, bastando enxaguá-los com água;
  • as mangueiras e filtros do compressor precisam de lavagem regular;
  • uma excelente solução seria comprar peixes que gostam de comer algas marrons - bagre ancistrus, girinoheilus e alga siamesa;
  • é melhor recusar preparações químicas, pois elas não só destroem as algas, mas também prejudicam as plantas e os peixes do aquário, embora o uso de alguns antibióticos, por exemplo, a penicilina, seja permitido.

Métodos de controle

Quanto mais cedo você começar a lutar contra as diatomáceas, melhor, pois é muito mais fácil se livrar delas no estágio inicial. Considere os principais métodos para eliminar algas marrons.

Condições ótimas

Você deve criar e manter as condições ideais no aquário para o crescimento e desenvolvimento normal de plantas e peixes. É necessário seguir a rotina diária correta, os parâmetros da água e a temperatura. Para combater as manchas marrons, a manutenção adequada do aquário é essencial. Normalmente aparece durante uma limpeza de má qualidade.

Troque a água em 1/3 ou ¼ parte todas as semanas. Se o aquário for muito afetado por algas marrons, vale a pena trocar a água com mais frequência. A temperatura da água deve ser de pelo menos +22 graus, se fosse menor, então definitivamente deveria ser aumentada até +24 graus. O peixe vai se sentir bem, mas as algas definitivamente não vão gostar.

Não se deve superalimentar os peixes, pois muitas vezes a placa se forma no fundo de uma grande quantidade de matéria orgânica.

Os peixes devem consumir completamente todos os alimentos em 15 minutos. Caso não consigam dar conta da porção proposta nesse tempo, vale a pena reduzir sua porção, e toda a matéria orgânica sedimentada deve ser retirada do aquário para evitar o processo de decomposição.

O número de peixes também afeta a probabilidade de desenvolvimento de algas marrons. Com um aquário densamente povoado, vale a pena limpar com mais frequência, além de sifonar o solo e purificar a água. Atenção deve ser dada à qualidade da água da torneira.

Se contiver muito fósforo, isso também pode contribuir para o desenvolvimento da placa marrom.

Iluminação

Muitas vezes, a iluminação do tanque do aquário desempenha um papel decisivo na formação de placas desagradáveis. Pode ser um dia muito longo ou muito curto. Se o aquário ainda estiver "fresco", vale a pena excluir a previsão de um longo dia.Para lidar com o problema, basta limitar-se a uma jornada de 6 horas por dia, apenas 3 dias consecutivos. Em seguida, você pode retornar ao modo normal de 10 horas. A regularidade ajudará a manter seu aquário limpo e seus peixes saudáveis.

Você deve descartar as lâmpadas que expiraram. Embora também não seja recomendado fazer uma substituição abrupta. Vale a pena trocá-los em etapas - uma após a outra, enquanto o intervalo deve ser de cerca de 3 semanas entre a sua substituição. Com uma mudança rápida de iluminação, as algas se reproduzirão ativamente. Use apenas lâmpadas projetadas para aquários. Sua potência é de 1 W / litro.

Importante! Se o aquário ficar exposto à luz direta do sol por muito tempo, o aparecimento de uma camada marrom é inevitável.

Vale a pena limitar o tempo a 2-3 horas por dia.

Métodos químicos

Esses métodos só devem ser usados ​​se as medidas acima não ajudarem. Vale lembrar que a química afeta o estado de todo o ecossistema. Normalmente, drogas como a Bicilina-5, a penicilina ou o Algetten são usadas para combater a placa. Eles permitem que você elimine rapidamente a placa formada, mas ela reaparece com o tempo, se a causa não for eliminada.

Limpeza mecânica

Se o aquário for jovem, portanto, o ecossistema ainda não se formou, então o aparecimento de algas marrons não é nada assustador. Basta usar ação mecânica para limpar o recipiente da placa. Geralmente, ele pode ser limpo facilmente, até mesmo com os dedos.

Para remover placas fortes das paredes do aquário, vale a pena usar raspadores, escovas ou esponjas.

Se a placa precisar ser removida das folhas das plantas, você deve agir com muito cuidado aqui. Se as folhas já estão começando a se decompor sob a influência de algas, é melhor cavar completamente essa planta do aquário ou cortar as folhas doentes.

Luta biológica

O método biológico é a retirada das algas com a ajuda de outros habitantes do aquário. Caracóis, moluscos, camarões, comedores de algas, ancistrus, bagres girinoheilus e bagres ototsinklus adoram banquetear-se com algas marrons.

Profilaxia

Para fins preventivos vale a pena seguir algumas recomendações de especialistas.

    • Crie iluminação ideal em todos os cantos do contêiner. Quando o dia é muito curto, vale a pena usar iluminação adicional, uma excelente solução seria o uso de lâmpadas com luz espectral vermelha.
    • Você deve respeitar a temperatura da água de +22 a +26 graus Celsius, já que algas marrons se reproduzem em água fria.
    • Vale a pena repor a água regularmente, sem esquecer de levar em consideração o nível de pH, a quantidade de silicatos, fosfatos, iodo e nitratos. Você deve tomar água purificada, não água corrente.
    • É necessário colocar filtros que possam tirar os silicatos da água.
    • Encha o aquário com plantas para que as algas recebam o mínimo de alimento possível.
    • Os especialistas aconselham colocar um pedaço de cobre ou zinco no fundo do aquário, pois esses metais podem eliminar as algas marrons.
    • Depois de limpar o aquário, vale a pena fornecer o máximo de luz por um tempo, o que eliminará completamente o problema.

    Como se livrar de algas marrons em um aquário sem química, você pode aprender no vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa