Plantas de aquário

Planta do aquário Vallisneria: plantio, cuidado e manutenção

Planta do aquário Vallisneria: plantio, cuidado e manutenção
Contente
  1. Descrição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Crescente
  5. Reprodução

Para normalizar o ambiente emocional da casa ou do espaço de trabalho, bem como para atrair o bem-estar e estabilidade financeira, os designers de interiores recomendam a instalação de reservatórios artificiais - aquários. Para que este artigo traga exclusivamente benefícios e emoções positivas, é necessário assumir toda a responsabilidade não só com a sua escolha e instalação, mas também com o seu design.

Em modernas lojas especializadas para este evento, é possível adquirir uma grande variedade de produtos para diversos fins, inclusive algas marinhas. É das plantas aquáticas que depende o aspecto estético do reservatório, e o tempo que o proprietário vai dedicar à manutenção da ordem nele depende da tecnologia de cuidado delas.

Para minimizar este indicador, os aquaristas profissionais recomendam prestar atenção à planta aquática despretensiosa - vallisneria.

Descrição

Vallisneria é uma planta de aquário perene que pertence à família Vodokrass. Em condições naturais, esta espécie cresce nos trópicos, subtrópicos e regiões de clima temperado. A planta aquática se sente confortável em todos os tipos de corpos d'água. Devido ao seu aspecto decorativo, grande variedade de cores e várias formas, Vallisneria tornou-se uma planta procurada e popular entre os aquaristas.

A aparência da cultura se assemelha a longas fitas que, crescendo até a superfície da água, começam a rastejar ao longo dela.

O tamanho das folhas varia de 50 cm a 2 metros, e sua cor pode ser apenas verde ou verde com um tom avermelhado. O sistema radicular fino e flexível pode ter até 10 cm de comprimento. Folhas e bigodes originam-se no colo da raiz.

Por pertencer a plantas dióicas, Vallisneria possui flores discretas e pouco atraentes, que consistem em pequenas corolas com folhas brancas e centro amarelo, coletadas em inflorescências altas.

Pelo fato de o comprimento das plantas ultrapassar a profundidade do reservatório, elas são polinizadas, após o que todas as inflorescências femininas afundam na água, onde a cápsula poliespermosa amadurece e se abre.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer planta, Vallisneria tem uma série de vantagens e desvantagens.

Vantagens:

  • alto desempenho estético;
  • produção rápida de rebentos;
  • despretensão;
  • purificação da água de substâncias nocivas e tóxicas;
  • enriquecimento de oxigênio da água;
  • a presença de várias subespécies.

Desvantagens:

  • a necessidade de desbaste regular;
  • a incapacidade de crescer em água contendo metais pesados;
  • a necessidade de usar iluminação adicional.

Visualizações

Em seu habitat natural, os biólogos possuem mais de 10 espécies desta alga, que diferem nos seguintes indicadores:

  • comprimento e largura da chapa;
  • espectro de cores;
  • tipo de veias;
  • forma de folha.

A principal característica da Vallisneria é uma mudança na aparência após uma mudança no habitat.

Para o paisagismo de lagos domésticos e lagos artificiais, você pode usar diferentes tipos de vallisneria.

  • Espiral - uma bela planta, cujos pedúnculos femininos assumem a forma de uma espiral. A altura máxima das chapas com bordas serrilhadas é de 90 cm e a largura pode ser de até 15 mm. O processo de polinização ocorre na superfície da água devido ao contato direto entre as inflorescências feminina e masculina.
  • Gigante - uma planta alta com folhas verdes ricas que crescem em cachos inteiros. A altura máxima das chapas é de 2 metros e a largura pode ser de até 40 mm. Este tipo só é usado para recipientes domésticos muito grandes ou tanques decorativos. Para evitar o entupimento do aquário, os especialistas recomendam plantar esta alga apenas nos cantos do tanque ou paralelamente à parede posterior.
  • Tigre - uma bela vista, na superfície das folhas, com pontos e listras pretas bem visíveis, que lembram a impressão da pele de um tigre. É graças a esse recurso que a subespécie ganhou seu nome. A altura das folhas verdes claras não excede 100 cm.
  • americano - subespécies de pequenas folhas, em uma roseta da qual um grande número de folhas é formado, lembrando a forma de fitas macias. Bordas serrilhadas podem ser vistas em todas as chapas. Manchas disformes com manchas vermelhas são visíveis nas folhas verdes. Em condições de cultivo confortáveis, a altura da folha pode chegar a 1 metro e sua largura é de 25 mm. Esta subespécie é amplamente utilizada para decorar a parede posterior de aquários transparentes.
  • Asiático - uma subespécie nativa da Ásia (Japão). A altura máxima de um arbusto é de 50 cm, e seu diâmetro pode chegar a 10 cm. Para melhorar o desempenho estético, os floristas recomendam o plantio de 2 a 3 arbustos ao mesmo tempo.
  • Vallisneria nana - uma subespécie anã, tem folhas muito finas de uma rica tonalidade verde. A altura máxima das plantas em reservatórios artificiais está na faixa de 30 a 50 cm, mas na natureza você pode ver algas de até 70 cm de altura. Graças ao seu arranjo compacto e baixa altura, as algas não interferem na penetração da luz no aquário e não se tornem um obstáculo à livre circulação dos peixes.

Crescente

Apesar do alto grau de decoratividade, esta variedade de algas é uma planta despretensiosa que necessita de um mínimo de atenção e energia. Vallisneria é a planta ideal para o aquarista iniciante, que, tendo adquirido um pequeno arbusto desta alga, será capaz de obter um grande número de rebentos jovens sem muita dificuldade para fazer o paisagismo do seu lago de origem.

Devido à alta intensidade de crescimento de algas, seu conteúdo consiste na alimentação regular, capina e desbaste de espaços verdes.

O solo mais adequado para rebentos jovens é areia grossa ou cascalho médio, cujo diâmetro não deve exceder 0,5 cm. A espessura da camada de solo não deve ser inferior a 40 mm. As algas despretensiosas não precisam de turfa ou argila - suspensão de sedimentação, folhas caídas e os restos de vida aquática servem como um terreno fértil para elas. O principal é deixar o colo da raiz na superfície do solo durante o processo de plantio.

Para obter espaços verdes bonitos e saudáveis, os floristas recomendam alimentação regular.

Em lojas especializadas, você pode comprar fertilizantes especiais na forma de comprimidos ou pasta grossa, que devem ser colocados próximo ao sistema radicular. Uma mudança semanal de 30 por cento da água também tem um efeito positivo nas algas. O enriquecimento adicional da planta com dióxido de carbono pode ser omitido.

Parâmetros básicos da água:

  • faixa de temperatura - de +20 a +25 graus Celsius;
  • nível de acidez - não mais do que 7 unidades;
  • o indicador de rigidez não deve ser superior a 8.

Para evitar o alongamento das plantações e o aparecimento de desbotamento, é necessário fornecer iluminação intensiva do reservatório por 12 horas.

Um sistema de filtragem deve ser instalado no aquário, o que ajudará a remover as seguintes impurezas, provocando uma série de problemas irreparáveis:

  • sais de cálcio - a formação de pontas duras e quebradiças que se deformam rapidamente;
  • ferrugem - decadência e morte de uma planta inteira;
  • antibióticos - diminuição da resistência a várias doenças.

Para reduzir a densidade das plantações, é necessário desbastá-las constantemente. Os especialistas não recomendam o corte parcial das chapas. Esse procedimento pode ter um efeito negativo na planta e provocar a morte de todo o arbusto. É melhor remover completamente toda a saída junto com as raízes.

Os seguintes fatores adversos podem retardar o crescimento e a reprodução dessas algas:

  • condições de baixa temperatura da água ou oscilações freqüentes de temperatura;
  • baixo nível de luz;
  • a presença de plantas incompatíveis na mesma área;
  • falta de micronutrientes;
  • a presença de nitratos e fosfatos;
  • a presença de medicamentos na água para o tratamento de peixes e outros tipos de algas;
  • uso de água não filtrada.

    Ao limpar e arrumar o aquário, deve-se ter muito cuidado para não machucar as mãos nas pontas muito afiadas das folhas.

    Reprodução

      Para obter algas jovens dois métodos de melhoramento podem ser usados:

      • seminal;
      • vegetativo.

      O método de sementes prevê o plantio conjunto de espécimes masculinos e femininos, que devem ser polinizados na superfície da água durante o período de floração. Depois de um tempo, caixas de sementes se formam nas algas fêmeas, que gradualmente afundam na água e se abrem lá, jogando a semente no solo. Este método não é popular e raramente é usado.

      Para a reprodução doméstica, é necessário atentar para a produção vegetativa de novas plantas, que envolve o plantio de brotações formadas nos bigodes do solo.

      Os floristas recomendam que você primeiro enterre as crianças pequenas sem separá-las do arbusto-mãe, e somente depois que várias novas placas de folhas aparecerem, você poderá cortá-las com segurança do bigode e plantá-las no local planejado. Graças a este método, é possível não só obter um grande número de algas jovens, mas também esverdear grandes áreas de água em um curto período de tempo. Em 12 meses, cerca de 100 brotos podem ser plantados de um arbusto.

      Um aquário com peixes e algas vivos é tanto um animal de estimação quanto um gato, cachorro ou papagaio. Para que todos os habitantes de uma represa artificial se sintam bem e encantem seus donos, é necessário um grande esforço, tempo e recursos financeiros. Antes de ir ao armazém, você deve estudar cuidadosamente todas as regras para cuidar dos habitantes de um reservatório doméstico.

      O vídeo a seguir vai falar sobre as características do conteúdo de vallisneria.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa