Plantas de aquário

Planta de aquário Hornwort: descrição, plantio e conteúdo

Planta de aquário Hornwort: descrição, plantio e conteúdo
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Condições de cultivo
  4. Reprodução
  5. Como plantar?
  6. Cuidado correto
  7. Possíveis problemas

Hornwort (Ceratophýllum) é considerada a planta aquática mais abundante do mundo. É muito despretensioso, pouco exigente para a iluminação e a temperatura da água e é barato. Quase todos os aquaristas novatos começam a "assentar" seu primeiro aquário com a compra desse hidrófito particular, que acelera o ajuste do equilíbrio biológico no novo aquário.

Peculiaridades

Hornwort é uma planta aquática perene. Encontrado em todos os continentes, exceto na Antártica. No cultivo cultural, é usado para paisagismo de aquários e lagoas caseiras. Aparência atrativa combinada com propriedades benéficas garantem a demanda constante por ceratophyllum. Hornwort é versátil. Este é um elemento decorativo no design de um aquário e um fito-substrato de desova e um filtro biológico que purifica ativamente a água de nitratos e matéria orgânica.

Os caules são finos, retorcidos, espessos, cobertos por folhas verdes aciculares ou verde-amarronzadas, semelhantes a agulhas de coníferas. As folhas dissecadas lembram chifres, circundando o caule na forma de um cacho decorativo fofo. Hornwort está livremente localizado na coluna de água, pode sobressair parcialmente acima da superfície e não tem um sistema radicular. A nutrição vem diretamente da água para as células das folhas e caules. Os processos do caule filamentoso do rizóide são fixados na parte inferior do aquário aos elementos do solo - troncos, pedras, lodo.

A floração ocorre na coluna d'água. Inflorescências de panícula solta com flores pequenas (cerca de 2 mm) unissexuais em um pedúnculo curto são fixadas em internódios.Polinizado sob a água por riachos de água. O fruto da hornwort é uma pequena noz (até 5 mm) com crescimentos semelhantes a espinhos.

Uma característica desse tipo de flora aquática é o envolvimento da folhagem com uma cutícula - uma casca fina semelhante a gordura de substância cutina. A cutícula atua como uma espécie de membrana entre as folhas e o meio aquático do aquário, protegendo o hidrófito de ser comido pelos habitantes do aquário.

Variedades

Existem cerca de 30 espécies botânicas de hornwort, mas várias são usadas no aquário como hobby.

  • Submerso (também conhecido como verde escuro, subaquático, com três ossos). Tem caules longos avermelhados e folhas dissecadas verdes escuras em forma de agulha. Cresce na coluna d'água. Pode ser cultivada flutuando livremente ou presa ao solo. Nas condições do aquário, a sazonalidade de crescimento desta espécie de erva-doce é preservada. Com a diminuição da temperatura no inverno, o crescimento fica mais lento, a planta perde parte das folhas mais baixas (apenas as pontas dos brotos permanecem) e "se ajusta" ao fundo para o inverno.

Recebeu reconhecimento universal e difundido entre aquaristas de todo o planeta por sua versatilidade, despretensão, rápido crescimento.

  • Choupo semi-submerso (verde claro) tem folhas dissecadas verde-claras e um caule frágil ramificado. Está crescendo rapidamente. Em aquários baixos, pode sombrear outra flora verde e, portanto, requer controle de crescimento constante. A luz intensa afeta a cor da planta - as delicadas folhas verdes claras adquirem um tom escarlate. Nas lojas de animais dos departamentos de floricultura aquática, raramente é vendido devido à fragilidade dos caules.
  • Mexicano. Cresce bem em água mole e dura. Sobrevive em água fria (até 6 graus), desenvolve-se bem em aquários tropicais com uma temperatura de + 25 ... +30 graus. Colocado ao longo da lateral ou próximo ao fundo do aquário. Arvoredos compactos decorativos de erva-calau mexicana de 15 a 20 hastes parecem pitorescos.

A desvantagem desta espécie é a extrema fragilidade dos caules, o que cria problemas significativos durante o seu transporte e impede a sua introdução generalizada na aquicultura.

  • Cubano (cauda vermelha, "rabo de raposa"). Possui uma haste altamente ramificada de tonalidade roxa. Os entrenós localizam-se próximos uns dos outros, a folhagem é fofa, abundante. Os ramos cerrados são extremamente bonitos, na forma se assemelham a uma cauda grossa de raposa, por isso esse nome ficou com a erva-calau cubana. A peculiaridade desta variedade é o crescimento constante durante todo o ano, sem quaisquer ajustes adicionais.

Possui o mais alto efeito decorativo e a haste mais durável de todos os tipos.

Condições de cultivo

Hornworts são pouco exigentes com as condições de detenção. Este hidrófito se sente mais confortável na água a uma temperatura de + 22-25 graus, com uma dureza média da água e em um ambiente neutro ou ligeiramente ácido (pH 5,5-6,8). Deve-se notar que A água quente promove o rápido crescimento de ceratófilos.

O modo de iluminação é importante para as hornworts. O horário de verão deve durar de 10 a 12 horas. Hornwort prefere luz fraca e difusa. Ao colocar um aquário, é imperativo levar em consideração que os ceratófilos não suportam a luz solar direta: sob sua exposição prolongada, as plantas morrem.

O tamanho do aquário deve ser escolhido levando em consideração o rápido crescimento do ceratophyllum. Essas plantas são capazes de encher um pequeno aquário inteiro em um curto espaço de tempo. A capacidade ideal é de 100-120 litros, mas você pode cultivá-los em pequenos tanques se monitorar constantemente o crescimento das plantas e cortá-las a tempo.

Reprodução

A criação de ceratophyllum em um aquário é considerada um processo fácil. Novos brotos crescem na erva-do-calau a partir do topo dos caules. Basta cortar com cuidado o rebento jovem, colocá-lo no aquário e deixá-lo flutuar livremente perto da planta adulta. Às vezes, os brotos se separam da planta-mãe, então a nova hornwort começa a crescer por conta própria. Você pode propagar o arbusto vegetativamente - divida a haste longa em partes (cerca de 10-15 cm cada).

As estacas presas ao solo ou flutuando livremente na água logo começam a crescer ativamente. O caule crescido começa a arbustos com novos brotos fofos. A incrível madeira perfurada ocupa cada vez mais espaço no aquário.

Como plantar?

A maioria dos aquaristas não planta hornworts, mas deixa novas plantas flutuando livremente no lago. Mas uma planta de flutuação livre muitas vezes cresce em uma formação nodal complexa que não pode ser desvendada de forma alguma. Recomendado para plantio ventosas especiais. O material de plantio é bem preso a eles com uma linha de pesca e as ventosas são fixadas no fundo ou nas paredes do aquário. Este método facilita muito os cuidados posteriores: é conveniente retirar as plantas do recipiente para lavar e retirar as áreas podres.

Não é necessário adicionar alimentos nutritivos ao substrato de fundo, uma vez que as hornworts não têm raízes e se alimentam totalmente do ambiente aquático.

Cuidado correto

Deve ser entendido que os hidrófitos são um elo importante no equilíbrio biológico de um aquário. As plantas aquáticas precisam de manutenção adequada, atenção constante e cuidados adequados. Em condições favoráveis, o ceratophyllum cresce muito rapidamente (em um mês o caule pode aumentar em 0,9-1,2 m) e pode ocupar todo o espaço do aquário, suprimindo outra vegetação.

Ao cuidar de uma erva-calau, 2 aspectos são necessários.

  • Poda sistemática talos crescidos demais para que a integridade decorativa do reservatório não seja perturbada e outros tipos de flora aquática não sejam oprimidos.
  • Lavagem regular da folhagem com água corrente, para limpá-la de detritos, placas e resíduos orgânicos que se acumulam na planta, como em um filtro biológico. Isso deve ser feito com o máximo cuidado para que, após o procedimento, permaneçam o mínimo possível de fragmentos de galhos de caules frágeis.

Os aquaristas novatos (e não apenas eles) devem estar bem cientes de que A erva-calau despretensiosa e despretensiosa é um organismo vivo. As condições "espartanas" de sua detenção não devem ser consideradas a norma.

A planta não se desenvolverá com sucesso sem iluminação adequada, em um reservatório abertamente sujo, em um ambiente aquático com indicadores hidroquímicos críticos.

Possíveis problemas

Hornworts são resistentes a doenças e raramente afetados por doenças. Quando expostas à luz solar direta ou à iluminação muito agressiva, as delicadas folhas ficam amarelas. Quando esses sintomas aparecem, é necessário eliminar o fator desfavorável e cortar as partes danificadas da planta.

Uma mudança brusca nos parâmetros ambientais (caso seja necessário transplantar o arbusto para outro aquário) pode levar à perda de folhas, o caule nu não será mais capaz de se recuperar. Você pode cortar os brotos apicais e colocá-los na água, mas terá que descartar o caule.

Se uma infecção de planta entrou no aquário, você precisa remover cuidadosamente a erva-calau e toda a flora do aquário, enxaguar cuidadosamente com água corrente e tratar com um desinfetante leve especial. As plantas devem ser colocadas em um tanque temporário para aguardar o período de desinfecção do aquário.

A seleção da flora aquática para um aquário não é uma tarefa fácil. Os aquaristas se esforçam para encher o aquário não apenas com plantas altamente decorativas, mas também com propriedades úteis. Nesse sentido, nem todas as plantas aquáticas podem ser comparadas à erva-calau. Ele se adapta rapidamente a um novo aquário e começa a funcionar ativamente enquanto outras plantas estão em fase de aclimatação.

Ele absorve ativamente o dióxido de carbono, produz oxigênio e normaliza o ciclo do nitrogênio. A água dos aquários com erva-cerrada permanece limpa por muito tempo, pois esta planta é um filtro biológico. Resíduos de matéria orgânica, matéria em suspensão, lodo são depositados em sua densa vegetação. Tudo isso, com uma quantidade suficiente de oxigênio, é rapidamente oxidado e a água não fica turva.

A vegetação fofa, além de sua função estética, é um substrato de desova ideal e habitat para alevinos.

Entre as desvantagens da planta, está a significativa fragilidade dos caules, bem como a necessidade de monitorar constantemente o seu crescimento, a fim de eliminar oportunamente o enchimento excessivo do reservatório com vegetação. Qualquer aquarista, mesmo um iniciante, pode lidar com o cultivo da erva-calau.

Dicas para cuidar de sua erva-calau esperam por você em seguida.

sem comentários

Moda

a beleza

casa