Plantas de aquário

Filamento em um aquário: causas das algas e como lutar

Filamento em um aquário: causas das algas e como lutar
Contente
  1. Descrição
  2. Razões para o aparecimento
  3. Como lutar?
  4. Medidas de prevenção

Filamenta é uma alga de aquário famosa pela sua imensa sede de vida. Ela busca conquistar todo o espaço disponível do aquário, e logo será impossível enxergar os habitantes do aquário através dos fios grossos. Alguns peixes gostam de festejar com linha, mas mesmo assim esta planta faz muito mais mal do que bem. É importante livrar-se disso a tempo, mas não é tão fácil de fazer.

Descrição

Primeiro, o aquarista nota filamentos incomuns crescendo do solo e puxando para cima. Nas raízes, vê-se desarrumado, cobrindo o solo em camadas. Depois de um curto período de tempo, esses fios crescem de forma que todo o resto da vegetação é capturado por esse fenômeno e fica coberto por um mofo desagradável. Este é o tópico.

Este nome refere-se a vários tipos de algas, cujas diferenças só podem ser vistas ao microscópio.

No entanto, é muito importante determinar o tipo de planta, pois isso permitirá determinar a causa do seu aparecimento e evitar erros no futuro.

Existem várias variedades.

Edogonium

O convidado indesejado mais frequente em aquários domésticos. A princípio, lembra uma leve orla na vegetação, e depois fios verdes se estendem dela. Normalmente a razão para o aparecimento desta espécie é considerada uma deficiência de nutrientes na água e no substrato.

Spirogyra

Parece um limo verde pouco atraente, cuja escala aumenta a cada dia.

Rizoclonium

Geralmente ocorre em aquários novos onde o microclima ainda não foi formado. Esta espécie se sente confortável com altos níveis de amônio e baixos níveis de nitritos.Assim que o equilíbrio biológico for estabelecido, a planta desaparecerá.

Ao toque, essas algas são viscosas, desagradáveis, quando retiradas da água ficam penduradas. Em um aquário, esta planta é perigosa porque leva à morte de outra vegetação. Os fios se enroscam em torno dos caules e folhas dos vizinhos verdes, para os quais a luz cessa de fluir, respectivamente, o desenvolvimento pára e a planta morre.

Outro problema surge quando o filamento morre.

Neste caso, muitas substâncias tóxicas entram na água a partir de suas partículas podres, cuja quantidade só aumenta e com o tempo se torna destrutiva para os peixes de aquário.

Há casos em que peixes pequenos ou alevinos se enredam em densos matagais filamentosos e morrem. Além disso, a fibra filamentosa altera significativamente o aspecto estético do aquário, sob sua influência a água parece turva, despenteada, a competência do aquarista está em dúvida. A única vantagem desta planta pode ser considerada o fato de que seu aparecimento fala de condições favoráveis ​​para o desenvolvimento das plantas no aquário.

Razões para o aparecimento

Antes de prosseguir com os métodos de tratamento de um flagelo como o filamentoso, é importante descobrir a razão de seu aparecimento. Sua ocorrência pode ser influenciada pelos seguintes fatores:

  • iluminação potente - esse aquarista adora luz natural ou artificial e, quanto mais luz houver, mais confortável será a sensação de algas filamentosas; frequentemente observada em aquários onde as luzes ficam acesas por mais de 8 horas por dia;
  • deficiência de oxigênio - isso é possível se o sistema de aeração não for usado;
  • pequena vegetação no aquário - se poucas outras plantas forem plantadas, então o fio começa a se enriquecer com componentes úteis contidos no solo, que devem ser direcionados para o desenvolvimento de outras culturas de aquário;
  • troca rara de água - a água suja contém uma alta porcentagem de nitratos, que são necessários para o crescimento da fibra filamentosa;
  • transferência com outras plantas - o fio pode "mover-se" para dentro do aquário doméstico, prendendo-se no caule de outra planta, que foi comprada para plantar em reservatório artificial.

Como lutar?

Para se livrar das algas filamentosas, em primeiro lugar, é importante estabelecer uma operação de filtro de alta qualidade e reduzir a intensidade das luminárias. Substitua a luz azul por uma mais fraca. Quando o filtro está entupido, amônia se acumula na água, o que é favorável para o desenvolvimento de fibras filamentosas, portanto, comece a limpar o filtro com mais frequência do que antes. Plante mais plantas no aquário, plantas flutuantes e aquelas que se desenvolvem rapidamente servirão. As novas algas começarão a absorver nutrientes, retirando-os da fibra filamentosa, o que por sua vez diminuirá o ritmo de crescimento.

Monitore o nível de ferro na água. Sua concentração permitida é de 0,2 mg / l. Se a Spirogyra se instalou no aquário, remova-a manualmente.

Às vezes, essa se torna a única medida eficaz para combater matagais de filamentos. Vendo os fios característicos das plantas, enxágue as algas e retire os primeiros vestígios do fio emergente. Para que essa vegetação desagradável morra rapidamente, escureça o aquário por três dias durante o período das atividades de limpeza.

Outro método de luta é o uso de água oxigenada, tão detestada pelos fios. Os aquaristas usam o produto em proporções de 6 a 10 mg por litro de água.

Você também pode combater esse fenômeno de forma natural, por exemplo, adicionando habitantes que gostam de festejar com fios verdes.

Estes incluem peixes com dentes de peixe, platies, jordanella, bagre, gastromizones. Ligue o oxigênio apenas durante o dia e desligue o compressor à noite.

Medidas de prevenção

É sempre mais fácil prevenir o aparecimento de tecido filamentoso do que superar seus densos matagais. Para prevenir este fenômeno prejudicial, siga as recomendações de um aquarista experiente.

  • Antes de lançar uma nova planta no aquário, examine-a cuidadosamente quanto à presença de cotão ou fios estranhos, enxágue-a bem, removendo todas as partículas suspeitas. Essa medida evitará a transferência de plantas filamentosas para a planta.
  • Fique de olho na pureza da água do aquário, faça uma troca semanal de 1/3 do volume de água, preencha com a água fresca que se depositou durante o dia. Água suja contém produtos de decomposição e nitratos, que têm um efeito benéfico no desenvolvimento das fibras filamentosas.
  • Não coloque o aquário em um local ensolarado. A pior parte para ele é a janela. Controle a iluminação artificial, ligue os aparelhos de iluminação por no máximo 12 horas por dia - esse tempo é suficiente para a confortável existência de peixes e plantas, mas quando o tempo de iluminação diminui, o fio vai desacelerar seu crescimento descontrolado.
  • Plante o máximo de plantas possível no aquário. No caminho, absorvem todos os nutrientes do solo, não dando lugar ao fio, e suprimem seu desenvolvimento. As colheitas mais simples e baratas são adequadas para esse propósito, mas na maioria das vezes os aquaristas aconselham o uso de erva-calau. Se as plantas são plantadas em um aquário com ciclídeos, nem sempre isso leva a um resultado bem-sucedido, pois esses peixes gostam de cavar na terra e a vegetação não cria raízes. Nesse caso, escolha plantas com um sistema radicular forte.
  • Alimente seus animais de estimação do aquário em dosagem. Remova restos de fragmentos de comida do aquário. Os alimentos que ficam no fundo passam a ser processados ​​por bactérias, por isso um ambiente favorável para a reprodução do filamento ocorre no recipiente.
  • Ao iniciar um novo aquário, acenda as luzes apenas 4 horas por dia durante os primeiros três dias, aumente o horário de verão em uma hora todos os dias. Não adicione fertilizante a um novo aquário.

Como retirar o filamento do aquário, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa